Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Tchobi

////// Alpine CDA-117 + PXA-H100

Recommended Posts

Advertência: os critérios utilizados para este review são meramente comparativos. A rigidez para determinadas afirmações são condizentes com o alto nível deste sub-fórum “Hi-Fi”.

 

Índice:

 

I – Primeiras Impressões

II – Segundas Impressões + utilização com o PXA-H100

III - Curiosidades

 

I – Primeiras Impressões

 

Amigos,

 

Gostaria de compartilhar com vocês minhas primeiras impressões do aparelho Alpine CDA-117 que substituiu em meu set o CDA-9887. Esta substituição somente ocorreu devido à entrada digital do IPOD, algo que definitivamente superou minhas expectativas.

 

CDA-117 vs CDA-9887 – Comparação com o antecessor

 

 

Resumo:

 

Prós: Entrada digital do IPOD, detalhamento do áudio, Sintonia do Rádio AM e FM, RBDS (Rádio Broadcast Data System), interface com o usuário

Contras: não faz 3 WAY, não possui a tecnologia IMPRINT (multi-eq) e alteração das cores de fundo dos botões. Requer o PXA-H100 para realizar as duas primeiras funções citadas.

Preço médio: USD 280.00 + frete + impostos alfandegários

 

 

Detalhes:

 

 

1) CD-Player

 

Senti discreta superioridade no áudio, apesar de ambos possuírem as mesmas especificações para o CD-Player. Esta ligeira superioridade se nota nos agudos e na presença do som. Mas, por ser ligeira, não justificaria, na minha opinião, substituí-lo por causa disso.

 

 

2) Entrada USB para Pen-Drive e IPOD

 

2.1) Pen Drive – Aceita o uso de pen-drive, mas o acesso às músicas é relativamente lento. Não é tão fácil encontrar uma determinada música, entre 10.000 por exemplo.

 

2.2) IPOD – Chegamos ao clímax deste review. Quando ouvi o áudio do IPOD processado pelo Burr-Brown de 24 bit do aparelho, fiquei emocionado, impressionado, maravilhado com o detalhamento do áudio. Era como se eu ouvisse todas as músicas do IPOD pela primeira vez novamente. Portanto, definitivamente, para quem utiliza e já descobriu a maravilha que é ter um IPOD, recomendo sinceramente que adquiram este aparelho. Neste quesito, está há anos luz quando comparado com a entrada analógica do CDA-9887 e similares.

 

 

3) Recursos de áudio - Relevantes

 

3.1) Equalizadores – Mantém-se igual ao 9887, com 5 bandas paramétrico e 7 bandas gráfico.

 

3.2) TA (Alinhamento de tempo) – Senti ligeira superioridade na qualidade deste TA, no quesito de não alterar tanto a musicalidade, timbre original da música. Entretanto, nota-se ainda esta alteração e para mim, continuará desligado. Consegui compensar um pouco do palco com o balanço, e apesar de estar longe do que um TA faz, me satisfez pela integridade do áudio.

 

3.3) Media Xpander (Loudness) – Possui somente uma opção ON e OFF. Nada de personalizar o nível do loudness.

 

3.4) HPF (High Pass Filter) - Somente há cortes em 60,80 e 100Hz.

 

3.5) Subwoofer - Não encontrei a possibilidade de escolher a frequência de corte do SUBWOOFER. "Acredito" que quando o HPF é ativado, o SUBWOOFER receba o respectivo corte em LOW PASS. (É algo a investigar...)

 

 

4) Interface – Usuário e Funções

 

Percebi melhora no acesso às funções de todo o aparelho. Bem mais intuitivo, principalmente para acessar as músicas do IPOD, pois não há necessidade de retornar a RAIZ do IPOD para localizar uma música. Existe uma espécie de botão “VOLTAR” que permite que retorne exatamente na pasta do artista que estava previamente, bem na música selecionada. Isto é de grande utilidade.

 

 

5) Radio AM e FM

 

Percebi melhora na captação de sinal, que no 9887 requeria uma antena externa de qualidade. Mesmo com uma antena interna foi possível sintonizar as estações com mais facilidade. Alteraram alguma coisa no circuito de entrada da antena. Além disso, achei interessante o recurso de RBDS, onde em determinadas estações, você visualiza no display o nome da música, informações de trânsito e notícias do dia.

 

 

6) Design

 

Sinceramente, achei o aparelho ligeiramente mais bonito que o 9887, apesar de não haver possibilidade de alterar as cores dos leds dos botões. Somente o CDA-117i (aparelho fabricado na Europa) possui esta função.

 

 

7) Conclusão geral

 

No áudio em geral, percebe-se um realce nos agudos, mesmo com o equalizador e Loudness desligados. Para quem somente ouve CDs originais ou CDs de mp3, não acho que encontrará "tantas" vantagens com este aparelho novo. Entretanto, para quem utiliza o IPOD, há um abismo na fidelidade de áudio entre os dois, onde o 9887 utiliza o DAC do IPOD, com sinal analógico, o 117 utiliza um processador de 24 bits da Burr-Brown para reproduzir as músicas captadas em formato digital, como em CDS. Vale a pena também ressaltar a facilidade em operar este novo aparelho, bem como os recursos adicionais para captação de rádio.

 

Estou muito satisfeito com o aparelho. São minhas primeiras impressões.

Estou aguardando um PXA-H100. Quando instalá-lo postarei minhas impressões, pois é possível que ele “suje” e interfira na fidelidade do áudio e isto, sem dúvida, é crucial para nós que primamos por fidelidade.

 

 

II – Segundas Impressões – Utilização com o PXA-H100

 

Tive a oportunidade de testar o CDA-117 com o Processador PXA-H100, o qual me permitiu utilizá-lo na configuração 3 WAY, bem como com inúmeras freqüências e ordens de atenuação para low, high e bandpass.

 

Quando liguei o som pude perceber nitidamente a perda de qualidade. Parecia que retornara ao meu antigo CDA-9887. Este processador perturbou consideravelmente a definição e timbre do som original. Por este motivo darei preferência a filtros passivos (que terão de ser criteriosamente projetados).

 

Percebi também certo atraso na resposta aos comandos. Por exemplo, quando mexia nos níveis de LOW, MID ou HIGH, de 0 a -12 db, o display não acompanhava a velocidade em que eu o alterava. Isto também se repetiu com a utilização do “Time Alignment”.

 

Conclusão ”pessoal” sobre o PXA-H100: mesmo com a opção de 3 WAY, não vale a pena acoplar este processador a HU. Pelo fato de possuir inúmeros estágios por onde o áudio percorre, nota-se com facilidade as alterações no áudio original.

 

Conclusão "pessoal" sobre a substituição do CDA-117 pelo CDA-9887: dada a nitidez, principalmente nos agudos do CDA-117, sem dúvida vale a pena a substituição do mesmo. O CDA-9887 possui um PXA-H100 incorporado. Após uma semana de audição, posso dizer que tanto em modo CD, CD-MP3 e principalmente em modo IPOD, há uma considerável diferença na qualidade e naturalidade do áudio entre os dois aparelhos.

 

 

III - Curiosidades:

 

O Alpine CDA-117 possui equalizador de 5 bandas, time alignment, 4V de RCA, entrada digital para IPOD e um processador Burr-Brown de 24 bits.

 

O Alpine CDA-105 possui também entrada digital para IPOD, 2V de RCA e um processador de 16 bits.

 

Não me deixaria surpreso saber que o CDA-105 supera o CDA-117 em pureza de áudio, pelo fato de passar por menos estágios e considerando-se também que a grande maioria das músicas que possuímos, mesmo no formato “Apple Lossless”, são digitalizadas a 16 bits. Alguns amigos que me disseram que o CDA-9884 superava o CDA-9887, pelo mesmo motivo. Isto não é novidade.

 

Às vezes se faz necessário colocar na balança o que é mais importante: imagem ou musicalidade, linearidade ou fidelidade. Tarefa nem sempre fácil.

 

Aguardo neste momento o review daqueles que comprarem o CDA-117 para que tenhamos mais opiniões condizentes ou não com as expostas acima.

 

Abraços,

Ricardo

Editado por Tchobi
  • Upvote 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens pelo review Excelente.

 

Fiquei muito interessado em testar esse alpine novo. Eu tambem nao vivo sem ipod

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito legal o review, este alpine novo é muito bonito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabens pelo review.

 

Uma dúvida: Você sabe se ele é compativel e mantem esse nivel de fidelidade com o iphone?

 

Como ja tenho iphone, pra mim, é a diferença entre comprar ou não o aparelho.

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo review! O iPod faz um serviço fantástico mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

4) Interface – Usuário e Funções

 

Percebi melhora no acesso às funções de todo o aparelho. Bem mais intuitivo, principalmente para acessar as músicas do IPOD, pois não há necessidade de retornar a RAIZ do IPOD para localizar uma música. Existe uma espécie de botão “VOLTAR” que permite que retorne exatamente na pasta do artista que estava previamente, bem na música selecionada. Isto é de grande utilidade.

 

O 9887 também possui isso. so que mascarado.

 

Belo review. To pensando em trocar meu 9887 por um desses mais o processador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida: Você sabe se ele é compativel e mantem esse nivel de fidelidade com o iphone?

 

Como ja tenho iphone, pra mim, é a diferença entre comprar ou não o aparelho.

 

Sim, o cabo para IPOD (já incluso) é compatível também com o iPhone.

 

Tchobi,

 

How much? Onde vc comprou?

 

 

O aparelho foi comprado pelo EBAY e custou, já com o frete, USD 350.00 + os impostos alfandegários. Saiu na casa de R$ 1.000,00.

 

Link no EBAY

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, o cabo para IPOD (já incluso) é compatível também com o iPhone.

 

 

 

O aparelho foi comprado pelo EBAY e custou, já com o frete, USD 350.00 + os impostos alfandegários. Saiu na casa de R$ 1.000,00.

 

Link no EBAY

Otimo preço. Lembro que paguei 260 dollares no meu 9887. Vou esperar baixar uns 50 dollares para ai ver se vale a pena mesmo.

Editado por H2o0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até q enfim a ALPINE tomou vergonha na cara e lançou um player q toca IPOD via USB!

 

E é relativamente barato. Creio que seja uma excelente compra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, o cabo para IPOD (já incluso) é compatível também com o iPhone.

 

 

 

O aparelho foi comprado pelo EBAY e custou, já com o frete, USD 350.00 + os impostos alfandegários. Saiu na casa de R$ 1.000,00.

 

Link no EBAY

 

Valeu Tchobi!

 

Vou nesse aparelho por causa do seu belo review!

 

Gde abs!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois q o camarada acostuma com ipod ja era...

Se quebrar ele vai lah e morre em 1000 conto mas num fica sem ...

Rssss

Depois que comprei o meu ..

Minha coleçao de CD's esta toda empoeirada!

Muito interessante esta opçao de controlar o ipod via USB...

Um caso a se pensar...

Parabens pelo review

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tchobi, quando der testa para aí nós:

se desabilitar o HPF do 117, o sub tocará em full também?

 

Dava um dedo pelo comparativo 117 x 7892, não pelo detalhamento, óbvio que dará 117.

 

Queria comparar musicalidade mesmo, transparência, relaxamento, que é coisa BEM DISTINTA de clareza...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Ricardo!

Alguma nova impressão sobre o imprint? Ou realmente é fato?

Esta semana estou trabalhando no acerto dos F.R.

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tchobi, quando der testa para aí nós:

se desabilitar o HPF do 117, o sub tocará em full também?

 

Dava um dedo pelo comparativo 117 x 7892, não pelo detalhamento, óbvio que dará 117.

 

Queria comparar musicalidade mesmo, transparência, relaxamento, que é coisa BEM DISTINTA de clareza...

 

Constatei que o SUB somente trabalha em FULL. Ele em nada se altera quando se ativa o High-Pass do Stereo...

 

 

Grande Ricardo!

Alguma nova impressão sobre o imprint? Ou realmente é fato?

Esta semana estou trabalhando no acerto dos F.R.

Abs

 

É fato. Muito DSP (chinês) = Hiss

Sim, estou ansioso por ouvir estes Fullranges.

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou seja o 9887 é mais player. Tirando o PXA-H100.

Junto fica de igual a igual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ou seja o 9887 é mais player. Tirando o PXA-H100.

Junto fica de igual a igual.

 

O CDA-9887 tem muito mais funções que o CDA-117 e por este motivo perde em musicalidade para ele.

Entretanto, adicionando o PXA-H100 ao CDA-117, tive a impressão que abafou tanto o som, que o CDA-9887 o superaria neste quesito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tchobi, primeiro parabéns pela disposição em fazer comparações e escrever no fórum, comentar e tal...

Vou fazer alguns comentários, mas são apenas reflexões minhas, sou novato no som automotivo.

 

Fiquei curioso porque já tive o PXA-H100 com o 9884 e no início usava as atenuações 0 a -12 db de cada via, e o que percebi é que isso detonava o som. O que recomendaria é sempre deixar tudo em zero e trabalhar os ganhos independentes no amplificador, a diferença era brutal.

Também nunca achei o 9884 sozinho melhor que o 9884 com PXA-H100, só que é preciso gastar um tempo regulando, eu gastei só uns 3 meses. É só uma opinião diferente da que vc citou de outro colega.

Existe um Hiss no PXA-H100, isso é fato, mas dá para conviver.

 

Outra curiosidade, não consigo imaginar um sistema bem acertado sem o corte e amplificação correta do subwoofer, se o player não tem controle no corte do sub, imagino um cross passivo?

Também não consigo imaginar um 9887 com vários modos de corte e ajustes e ainda sim perdendo, foi muito interessante suas colocações, merece uma reflexão, ajustes podem piorar as coisas ou melhorar, o ideal seria testar antes de comprar então.

 

Também não consigo perceber tantas diferenças entre CD original no DRZ e um IPOD acima de 300k em M4a. Vc disse que a diferença entre DAC do ipod e do Alpine foi grande, eu queria estar aí para ouvir, mas é só sisma minha, apenas opinião pessoal mesmo.

 

Agora no meu caso, um DRZ9255 realmente foi outro nível em comparação ao 9884+PXA-H100, em termos de fidelidade.

 

Então parabéns pelos depoimentos e reflexões que se cria em cima disso, eu recomendo que cada pessoa faça seus testes mesmo, cada pessoa percebe o som de forma diferente.

Editado por Minerim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tchobi, primeiro parabéns pela disposição em fazer comparações e escrever no fórum, comentar e tal...

Vou fazer alguns comentários, mas são apenas reflexões minhas, sou novato no som automotivo.

 

Minerim, parabéns por todas as suas colocações. Eu as achei muito válidas!

 

Fiquei curioso porque já tive o PXA-H100 com o 9884 e no início usava as atenuações 0 a -12 db de cada via, e o que percebi é que isso detonava o som. O que recomendaria é sempre deixar tudo em zero e trabalhar os ganhos independentes no amplificador, a diferença era brutal.

Também nunca achei o 9884 sozinho melhor que o 9884 com PXA-H100, só que é preciso gastar um tempo regulando, eu gastei só uns 3 meses. É só uma opinião diferente da que vc citou de outro colega. Existe um Hiss no PXA-H100, isso é fato, mas dá para conviver.

 

Concordo. Eu tinha um Fosgate Punch 200a4. Ele possuia também um hiss dado aos seus vários estágios de dsps e consegui conviver por alguns anos, até adquirir um amplificador da Wharf Audio, no caso o Clean, que praticamente não possui hiss por conter somente componentes analógicos e não conter DSP's. Foi uma diferença gritante. E veja que a Rockford Fosgate é uma marca internacionalmente renomada. A realidade é que grande parte dos amplificadores, incluindo os renomados, estão repletos de componentes eletrônicos baratos (dada a competividade do mercado). Isto também acontece com os HU's. Com a Alpine não poderia ser diferente. Mas no caso, me refiro ao processador PXA-H100 que está sendo vendido no EBAY a USD 150,00. Como que um processador de áudio deste preço poderia realizar cortes precisos, time alignment e ainda possuir qualidade de áudio? Amigo, em outro tópico, estávamos discutindo sobre o preço de componentes eletrônicos para Hi-Fi. Sendo que há componentes que variam de 50,00 até 2.000,00 euros cada peça (vide indutores de precisão, "Mundorf Air-Core Foil Coils"). Então como esperar que um simples processador com crossover ativo, com componentes baratos possua a mesma qualidade de um som criteriosamente projetado?

 

Todos os meus cortes farei com componentes passivos. Desisti dos ativos. Mas isto vai de cada um e depende também da qualidade dos componentes comparados, tanto passivos, quanto ativos. É algo para refletir e pesquisar!

 

Outra curiosidade, não consigo imaginar um sistema bem acertado sem o corte e amplificação correta do subwoofer, se o player não tem controle no corte do sub, imagino um cross passivo?

 

Sim, isto também me chamou atenção. Entretanto possuo um crossover ativo no amplificador do subwoofer, além de ajuste de fase. A grande maioria dos amplificadores possuem a chave de lowpass. Porém somente isto não é suficiente quando buscamos por um sistema com cortes precisos. Não adianta eu cortar meu sub em 50, 80 ou 100 Hz se meus MIDS respondem, por exemplo à partir de 70 Hz. Há necessidade de um ajuste fino também em lowpass. Concordo contigo! E vou mais longe. O ajuste de fase, hoje em dia se faz indispensável. A grade maioria das HU somente possuem a opção de 0 ou 180º de fase, quando no mundo real, isto pode ficar num valor bem diferente destes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também não consigo imaginar um 9887 com vários modos de corte e ajustes e ainda sim perdendo, foi muito interessante suas colocações, merece uma reflexão, ajustes podem piorar as coisas ou melhorar, o ideal seria testar antes de comprar então.

 

Exatamente. Existe uma febre no ser humano por números. Querem, porque querem recursos e mais recursos. Isto é uma grande ilusão, na maioria dos casos. Nem sempre o aparelho top de linha é superior em musicalidade. Estou até agora curioso em ouvir o CDA-105: aparelho mais simples, porém com entrada digital para IPOD igualmente.

 

Também não consigo perceber tantas diferenças entre CD original no DRZ e um IPOD acima de 300k em M4a. Vc disse que a diferença entre DAC do ipod e do Alpine foi grande, eu queria estar aí para ouvir, mas é só sisma minha, apenas opinião pessoal mesmo.

 

No CDA-117, praticamente, não se percebe a difereça entre um CD original e uma música do IPOD em Apple Lossless, dada a interface USB, digital deste aparelho. Entretando, no CDA-9887, CDA-9886, CDA-9885, CDA-9884, etc, a interface com IPOD era analógica, utilizando o DAC do IPOD e não da HU. Então neste caso particular, te digo que a diferença é gritante entre o atual e os antecessores.

 

Agora no meu caso, um DRZ9255 realmente foi outro nível em comparação ao 9884+PXA-H100, em termos de fidelidade.

 

Amigo, o DRZ9255 da Clarion é um dos melhores aparelhos inventados até hoje. Possui componentes de primeira linha. Não foi influenciado pela onda "chinesa". Eu tiro o chapéu para este aparelho.

 

Então parabéns pelos depoimentos e reflexões que se cria em cima disso, eu recomendo que cada pessoa faça seus testes mesmo, cada pessoa percebe o som de forma diferente.

 

Obrigado por ter enriquecido este tópico!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpem sujar o tópico mas...

 

a Pioneer usa que tipo de conexão com o iPod?

 

Existe então um certa tendência da Alpine em comunicar com um iPod digitalmente, nesse caso será que vão criar um modelo no nível multi-funcional do 9887 com conexão digital?

Editado por binganhola

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui está sendo falado do Alpine CDA117...

 

Em relação ao Pioneer, depende do modelo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqui está sendo falado do Alpine CDA117...

 

Em relação ao Pioneer, depende do modelo.

 

Percebi que o tópico era sobre o 117, e queria obter um informação visando comparar unicamente o sistema utilizado pela Pioneer e o sistema utilizado pela Alpine.

 

A propósito: DEH4080UB.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

 

 

Tentei encontrar algo falando por aqui a respeito do W505 com o H100, mas não achei.

 

Tenho este setup instalado no carro, e to "pastando" para ajustar, e lendo acima, me senti igual! O som com o Imprint pelo ajuste "automático" fica um lixo... só tem agudo e médio...

 

Vou tentar fazer as atenuações zeradas, trabalhando com as outras regulagens.

 

Há algum tópico aqui no fórum falando só do H100?

 

Abs e desculpa ter desvirtuado um pouco!

 

 

KK

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...