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GIII lêndea_sc

Cerato x City x Linea x Vectra x Sentra

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Março 2010

Cerato x City x Linea x Vectra x Sentra

Mercado tem opções interessantes que não passam dos 55.000 reais

 

602_sedans_abre.jpg

 

O baile daqueles que ousam se colocar como alternativas aos imbatíveis Civic e Corolla vai começar. Para entrar na dança, duas regras básicas: ter câmbio manual e preço praticado de até 55 000 reais. Volkswagen Bora, Renault Mégane e Peugeot 307 também foram convidados, mas nem suas mães (as fábricas) parecem leválos a sério. Não tinham uma unidade sequer disponível para avaliação. Ainda insistimos nas concessionárias, sem sucesso. Eles praticamente não existem. Portas fechadas. Quem entrou, entrou. Na festa da pista de testes, em Limeira, alguns modelos, de fato, comemoraram. Outros, literalmente, dançaram.

 

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5º Sentra 2.0 16V flex

602_sedans_01.jpg

 

Em outros carnavais dissemos que o Sentra tem lá seus méritos, mas lhe faltava o motor flex. Agora, que o modelo finalmente se rende à dieta pluralista, ele acaba na última posição. O maior problema foi justamente a demora da Nissan em responder ao mercado. Civic e Corolla são igualmente japoneses (e avessos a mudanças) e ganharam motor flex em 2007. Quanto ao visual, o discreto tapinha dado na dianteira da linha 2010 passou longe de ser uma renovação significativa. Mecanicamente, o Sentra já não se destaca mais da concorrência. Ainda assim, o casamento do motor 2.0 16V com o câmbio de seis marchas é feliz, principalmente nas retomadas de velocidade.

 

Na análise mercadológica, o sedã da Nissan também foi mal. Simulando um teste de longa duração, ao fim de 60 000 km o dono de um Sentra teria desembolsado 77,2% mais dinheiro em revisões que o de um City. Para piorar, é do Sentra o título de seguro mais caro do comparativo: 3 190 reais, segundo a corretora Nova Feabri. Em preço de peças, o japonês só não foi pior que o Cerato. Na cesta elaborada por QUATRO RODAS e apurada pela Audatex junto às concessionárias, o orçamento fica em 4 400 reais 76,4% mais que o City.

 

602_sedans_02.jpg

 

Talvez o maior problema do Sentra esteja em ser apenas morno. Em tudo. Além da mecânica, que é boa, mas não empolga, o porta-malas de 442 litros só é maior que o do Cerato, com seus 415 litros. Na cabine sobra espaço, mas incomoda a ausência de certas gentilezas que o público conheceu nos últimos anos e das quais hoje não abre mão. No centro do teto há um único ponto de iluminação, de uma singeleza inigualável. A coluna de direção só tem ajuste de altura e, para quem vai atrás, falta apoio de braço central e porta-revista no encosto dos bancos dianteiros.

 

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4º Cerato 1.6 16V gas.

602_sedans_06.jpg

 

Pior que não ser flex é ser movido a gasolina e ter a chegada da versão flexível anunciada com quase um ano de antecedência. Essa é a realidade do Cerato, que se converterá ao álcool até o fim do ano, com estreia confirmada no Salão do Automóvel. Portanto, a chance de as atuais versões a gasolina se transformarem num mico são grandes. Não são apenas as tendências que detonam o Cerato atual. Ironicamente, sua garantia de cinco anos a maior entre as de todos do comparativo pode se tornar um ralo aberto de dinheiro. Ao passar por seis revisões, uma a cada 10 000 km, o Cerato exigirá um descabido investimento de 6 380 reais. A média é de 1 063,33 reais por parada, quase 210% mais que o gasto médio de 343,50 de um City. Ou seja, só com os gastos de manutenção, é possível anular a diferença do preço praticado entre ambos.

 

A Kia é a única marca do comparativo que não divulga oficialmente uma tabela com preços fixos de revisão, o que nos levou a considerar os preços fornecidos pela rede Autostar, uma das principais revendas da marca em São Paulo. Uma fonte ligada ao importador garante que a Kia, em breve, adotará a estratégia de revisões com preço fixo. Se a notícia se confirmar, é bom que a marca também reveja sua política de preço de peças. De acordo com a Audatex, a cesta de itens do Cerato fica em 4 835 reais, 9,9% mais cara que a do Sentra (4 400 reais), dono do segundo orçamento mais caro do comparativo.

 

602_sedans_07.jpg

 

Na cabine, o revestimento dos bancos decepciona: o tecido é áspero e algumas costuras são grosseiras. Em contrapartida, há uma série de pequenos caprichos, como iluminação dianteira e central, porta-óculos junto ao retrovisor e até estepe com roda de liga leve um luxo desproporcional às calotas de Vectra e Sentra.

 

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3º Vectra Expression 2.0

602_sedans_11.jpg

 

Sem o brilho das formas de City e Linea nem os elevados custos de vida de Cerato e Sentra, o Vectra conseguiu seu lugar no pódio. Tem o maior motor da turma, de 2 litros, mas a idade do projeto pesou na pista. Não se destacou em nenhuma prova dinâmica, mas também não foi o mais beberrão. Não é o mais completo, e ainda assim trata bem seus convidados. Duvida? Ele tem volante com regulagem de altura e profundidade, assim como Linea e City, além de abertura elétrica do porta-malas (como o Linea) e, exclusivamente, quatro vidros elétricos um toque com função de alívio de pressão da cabine para facilitar o fechamento das portas e capô com mola a gás, que dispensa a vareta de sustentação.

 

Os pecados do sedã da GM são típicos de um projeto antigo e as virtudes, de um carro amadurecido. Os repetidores laterais de pisca estão nas capas dos retrovisores e as palhetas do limpador de para-brisa são flat-blade, sem estrutura metálica aparente. Por outro lado, a decoração da cabine é monótona, sem charme. Nas portas, tudo é escuro, e as horríveis divisórias de carpete no porta-objeto fariam um carro popular chinês parecer luxuoso. Surpresa: o sedã Chevrolet é o único do grupo a oferecer porta-luvas refrigerado.

 

602_sedans_12.jpg

 

No mercado é fácil encontrar o Vectra Expression com câmbio manual a 50 000 reais, o que o deixa com o preço praticado mais baixo do comparativo. Para um veículo com perfil tão familiar, a GM pisa na bola ao não oferecer ABS sequer como opcional. E a assistência antitravamento fez falta ao sedã de 1 268 kg. Não apenas foi o pior nas provas de frenagem como precisou de mais espaço para parar que o City, outro sem o auxílio eletrônico. Câmbio e piloto automáticos e airbag duplo são seus únicos opcionais e acrescem 5 305 reais à conta.

 

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2º Linea LX 1.9 16V flex

602_sedans_16.jpg

 

Pela regra de arredondamento adotada pelas fábricas, o motor de 1 838,6 cm3 do Linea LX deveria ser 1.8, não 1.9. A esticadinha, segundo uma fonte ligada à Fiat, se deu pela necessidade de diferenciar este motor do 1.8 compartilhado com a GM. Essa história de cilindrada, porém, é mera curiosidade: não foi pelo motor que o Linea conquistou a vice-liderança. Pelo contrário, o conjunto mecânico foi sua pedra no pneu. Beberrão contumaz, o Linea foi o sedã com maior apetite, o que ajuda a explicar o volumoso tanque, com capacidade para 60 litros. Nas acelerações e retomadas, o Linea apanha de todo mundo. Sua salvação está no desenho bem resolvido, na boa relação de espaço para pessoas e bagagem e no custo-benefício. Na prática, o preço do Linea LX cai para 51 000 reais, o seguro é o mais barato deste confronto (2 462 reais) e o custo das revisões só é mais alto que o do City (2 148 contra 2 061 reais), assim como o valor do pacote de peças (2 581 contra 2 495 reais).

 

Se você optar pelo sedã da Fiat, não deixe de investir 1 997 reais no revestimento de couro, opcional. Com ele, o clima da cabine muda: ganha requinte e certo ar de esportividade, com um acabamento primoroso, mesmo nos cantos mais escondidos.

 

602_sedans_17.jpg

 

O convívio com o Linea revela um cuidado em receber bem. Há luzes de cortesia individuais na frente e atrás, banco traseiro com apoio de braço, três encostos de cabeça e três cintos de três pontos, quatro vidros um-toque e um bom sistema de som. Nos detalhes, há alguns deslizes. Para rebater o encosto do banco, é preciso aplicar muita força para puxar uma pequena alça de náilon, repousada sobre o tampão. Um pouco mais atrás, no porta-malas, outra derrapada. A cobertura do assoalho é mole, dificultando a acomodação de pequenos objetos acima da superfície irregular do estepe.

 

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1º City LX 1.5 16V flex

602_sedans_21.jpg

 

No comparativo de sedãs automáticos publicado em outubro de 2009, o City ficou atrás do Linea por uma questão de preço. Passado o calor do lançamento, os descontos surgiram e conduziram o valor de venda a um nível mais alinhado ao dos seus rivais. Mesmo assim, ele quase ficou fora desse comparativo, que tinha o valor de 55 000 reais como limite considerando sempre o preço efetivamente praticado. Na apuração dos custos de manutenção, um verdadeiro passeio sobre a concorrência: o City tem o menor custo de revisão até 60 000 km, o segundo melhor preço de seguro e o menor orçamento da cesta de peças QUATRO RODAS.

 

Com seu 1.5 de 116/115 cv, o City detonou na pista. Foi o melhor no 0 a 100 km/h (10,2 segundos) e no nível de ruído em ponto-morto (35,5 decibéis), o que na vida real se traduz em arrancadas fortes e num conforto acústico acima da média.

 

Vidro elétrico um-toque é um luxo exclusivo do motorista, mas só para descer. Porta-revista no encosto do banco dianteiro tem, mas só no lado direito. Não fará falta, pois o porta-objeto abaixo do assento traseiro é enorme.

 

602_sedans_22.jpg

 

Para um modelo visto por muitos como uma alternativa de bom porta-malas (504 litros) ao Civic (340 litros), o City merecia mais atenção da Honda. O compartimento de bagagem, apesar de espaçoso, tem dobradiças comuns (à exceção dele e do Cerato, todos têm sistema pantográfico) e a face interna não tem uma tira sequer de carpete ou plástico de revestimento.

 

Com dirigibilidade similar à do Sentra, mas com ajuste mais macio de suspensão e embreagem, o City é ágil e confortável. Também compartilha com o modelo da Nissan o engate preciso das marchas e a leveza e pronta-resposta do sistema de direção com auxílio elétrico.

 

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VEREDICTO

O City não teve trabalho para superar seus rivais. Briga boa mesmo ocorreu entre Linea, Vectra e Cerato. O Fiat anda pouco e bebe muito, mas tem o visual mais atraente. O Vectra mescla virtudes e defeitos, como capô com mola a gás e ausência de rádio. O Cerato esbarra no fato de não ser flex e no preço alto das peças. O Sentra, um pouco mais atrás, se ressente da falta de carisma.

 

 

P.S: Eu fico na dúvida entre Linea e Cerato. Mas quase certeza que ficaria com o Cerato. Garantia pr amim é só no 1º ano, depois fo**-se, o valor cobrado em revisão nas concessionárias é uma piada.

Editado por GIII lêndea_sc

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muito engraçado a classificação.

Enfim, minha opinião está longe de ser levada em conta.

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Os unicos q conheço na pratica são o City, Vectra e Sentra

Desses 3 com certeza absoluta escolheria o City..

O Vectra é uma carroça ...principalmente essa versão do teste...

O City e bem bacana ...painel legal ...espertinho pra andar ....

O Sentra não é ruim não ...

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Comparação do mês passado das 4Rodas...

 

Interessante o comparativo, levando em conta vários fatores que as pessoas procuram mesmo ao comprar um carro, por exemplo, seguro, preçod e peças etc etc...

 

Por gosto mesmo, não compraria um City... Mas enfim...

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fo** que a matéria só fala em preço de revisão e porta objetos.... e fato de não se flex eles chegam a encher o saco com isso... PQP....

 

EU não consigo gostar desse city... as proporçoes da corroceria não me agradam... não tem harmonia.

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Depois que andei no City mecânico :mac1:mac1:mac1

Gostei !

Minha lista seria essa:

City

Cerato

Linea

Sentra

Vectra

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Acho que "falta de carisma" não é um critério muito sério pra se avaliar um carro, eu colocaria o City em primeiro, o Sentra em segundo, e o resto deixa como tá hehe...

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Não entendi, o Linea foi o mais gastador, o que menos andou, com interior de Punto e ainda leva o segundo lugar?

 

Sinceramente, eu prefiro um motor mais econômico e que ande mais, com mais ítens de conforto e segurança do que um motor flex devorador de combustível. Só por que é flex é bom? Sai pra lá.

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To vendo que se eu precisasse comprar um sedan nessa faixa dos 55K, eu estaria completamente ferrado.

 

Todos esses custam muito e oferecem meia boca ... eu sairia desse orçamento alguns mil reais e compraria um carro sedan de verdade.

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O que me deixa mais contente é que quanto mais eu leio esse comparativos ultimamente é que eu vejo um carro ser melhor que o outro por menos defeitos do que por suas qualidades hahahahahhahaa :unsure:

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Não entendi, o Linea foi o mais gastador, o que menos andou, com interior de Punto e ainda leva o segundo lugar?

 

Sinceramente, eu prefiro um motor mais econômico e que ande mais, com mais ítens de conforto e segurança do que um motor flex devorador de combustível. Só por que é flex é bom? Sai pra lá.

 

O acabamento interno do Línea está longe de ser o mesmo do punto. Inclusive foi exatamente um dos pontos a favor do linea em relação aos demais, pois tem um certo requinte e acabamento superior a maioria.

Sem falar no seu preçi final que é bem atraente e no custo para mantê-lo.

Editado por GIII lêndea_sc

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ééé eu com 55 conto na mao... financiaria mais um ano e compraria um Civic/Corolla! kkkkk

 

eu gosto do linea! mais jamais pagaria o que pedem por ele...

 

dos outros comparados gosto tb só do cerato... claro que depois de Flex... sim eu me importo e muito com carro Flex! nao compraria um carro mono combustivel hoje nem por 10.000 a menos quem dirá pelo mesmo preço de um Flex... pra mim VALE A PENA E MUITO!!!

 

do resto nao compraria nenhum dos outros... nem vectra, nem City, nem Sentra por questao de gosto mesmo!!

 

e dos 5 repito se tivesse 55 conto pra comprar um carro a vista e fosse comprar um sedan.. financiaria um ano e pegaria um civic!

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To vendo que se eu precisasse comprar um sedan nessa faixa dos 55K, eu estaria completamente ferrado.

 

Todos esses custam muito e oferecem meia boca ... eu sairia desse orçamento alguns mil reais e compraria um carro sedan de verdade.

 

Simples, pega um TOYOTA semi-novo e estará MUITO bem servido! :legal:

 

Eu só desisti de um COrolla por não caber na minha garagem, claro, fiquei PUT0!

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na boa... na minha classificação, seria exatamente o contrário... começando pelo Sentra e terminando pelo city!

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Fico indignado com quem compra City, as vejos uns completos na rua e fico pensando: mas esse cara é muito burro mesmo, com o preço de um city completo podia pegar um Civic!! e com o preço do city básico da pra pegar um Civic seminovo.

Não gosto nada desse City, e também colocaria o Sentra em 1º, é um ótimo carro, e o linea em 2º.

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Andei num City 2000km, dirigindo uns 1000km. Te falar que eu gostei. Acho um carro legal, interessante. Pelo lixos que tem na concorrência, ele é o melhor. O problema do Sentra é a Nissan no Brasil. Não sei porquê, mas a Nissan não engrena no Brasil. Tiida foi um mico, Sentra há poucos na rua. Digo aqui em São Paulo, não sei nas outras regiões.

Agora, como falaram, o preço do City completo é osso duro, o Civic vale a pena.

 

Abraços

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Andei num City 2000km, dirigindo uns 1000km. Te falar que eu gostei. Acho um carro legal, interessante. Pelo lixos que tem na concorrência, ele é o melhor. O problema do Sentra é a Nissan no Brasil. Não sei porquê, mas a Nissan não engrena no Brasil. Tiida foi um mico, Sentra há poucos na rua. Digo aqui em São Paulo, não sei nas outras regiões.

Agora, como falaram, o preço do City completo é osso duro, o Civic vale a pena.

 

Abraços

:+1

City é muito gostoso de dirigir.

Já que falou, Tiida é legal mesmo, tava reparando em um sábado.

Um preto + umas 17 e baxo deve ficar tezão.

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Já endei em um Tiida SL, gostei mesmo. O carro é bem confortável, tem um bom espaço interno.

 

Sem falar que é completinho, ar digital, teto, couro, abs. Padrão mesmo, eu compraria.

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Tiida é 1.8 ou 2.0 ?

 

1.8 com 6 marchas ...

 

Tiida é um carro que nadou e morreu na praia. Cheio de coisas pouco comuns (até o banco traseiro reclina), mas é mico sim (nem computador de bordo tem). Amigo meu tem um Tiida, e quer vender mas não consegue ...

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ca****, que judiação...

É 6 marchas mecânico ? :mac1 :mac1 :mac1

 

A sexta marcha é praticamente um overload ... não rende quase nada.

 

Tem o Tiida automático de 4 marchas tbem, mas nesse eu não andei.

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A sexta marcha é praticamente um overload ... não rende quase nada.

 

Tem o Tiida automático de 4 marchas tbem, mas nesse eu não andei.

Entendi, achei que era 6 marchas curtinha.

To tentando acha alguma foto de um Tiida, baixo, com roda, qualquer coisa, mas não existe hauahau

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A sexta marcha é praticamente um overload ... não rende quase nada.

 

Tem o Tiida automático de 4 marchas tbem, mas nesse eu não andei.

 

overload não rapá, é overdrive!

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