Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
xellz*

Cuidados com Bateria Estacionaria.

Recommended Posts

falai galera,

Hj comprei 1 bat Moura clean de 105ah (usada) menos de 2 meses de uso.

so que, nao vou utiliza-la agora, devo mandar recarregar amanha..

e dps disso, qais cuidados devo ter para guarda-la?

pq fiquei sabendo q ela n pode ficar no chao, e mais algmas coisas.

algm pode ajudar? :s

desde ja agradeço.

Editado por xellz*

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não deixa ela no chão, e se possível o ideal seria carregar ela todo mês.

O ideal é você deixar ela em uma auto-elétrica.

Compartilhar este post

Link para o post

se for deixar em casa coloque ela sobre uma madeira e carregue todo mes ou a cada 2 meses em carga lenta que provavelmente não terá problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

se for deixar em casa coloque ela sobre uma madeira e carregue todo mes ou a cada 2 meses em carga lenta que provavelmente não terá problemas.

E não deixa num lugar tão quente... se ficar próximo dos 20º é o ideal....

Compartilhar este post

Link para o post

E não deixa num lugar tão quente... se ficar próximo dos 20º é o ideal....

Pois é .... pelo que sei, o calor é que pode destruir a bateria, e não o frio. Até hoje não encontro o motivo pra não poder deixar a bateria no chão.

E mesmo o lance de carregar a bat estacionária ... elas são deep cycle, portanto não sei se realmente precisa de grandes cuidados.

Editado por NoiseSteel

Compartilhar este post

Link para o post

Esse lance de bateria no chão pra mim é lenda, e das furadas. Eu mesmo vivia largando no chão e nunca tive problemas.

Quero ver se algum fabricante recomenda isto... No site da Moura mesmo não tem qualquer recomendação.

Compartilhar este post

Link para o post

frio estraga bat e não o calor

Saca só ... http://www.nauticurso.com.br/download/tudo_sobre_baterias.pdf

"Embora a bateria funcione melhor quando exposta ao calor, a exposição prolongada

a elevadas temperaturas é perigosa. A maioria das baterias fornece um aumento de

tensão momentâneo quando aquecidas"

"Algumas baterias podem ser afetadas por dano de

calor que ocorre durante carregamento incorreto. A perda permanente da

capacidade da bateria é também causada por armazenamento prolongado em

elevadas temperaturas."

"A duração de tempo que a bateria pode ser usada irá diminuir à medida que a

bateria envelhece. Uma bateria residindo em um laptop envelhece mais rapidamente

que quando usada em outras aplicações. Após um aquecimento, a temperatura de

operação oficial dentro de um laptop é 45°C (113°F). Tal temperatura ambiente alta

diminui drasticamente a expectativa de vida da bateria. A uma temperatura de 45° C,

por exemplo, a expectativa de vida de uma bateria de NiMH é menor que 50%

comparado quando utilizada à ideal temperatura de 20°C (68°F).

A essa alta temperatura ambiente, o efeito de desgaste da bateria é primeiramente

governado por temperatura ao contrário do ciclo de contagem. A situação é piorada

pelo fato de que a bateria se encontra em um alto estado de carga na maioria do

tempo. A combinação de calor e alto estado de carga promove oxidação da célula,

uma condição que não pode ser revertida, uma vez atingida."

Compartilhar este post

Link para o post

Esse lance de bateria no chão pra mim é lenda, e das furadas. Eu mesmo vivia largando no chão e nunca tive problemas.

Quero ver se algum fabricante recomenda isto... No site da Moura mesmo não tem qualquer recomendação.

Eu li uma vez o porque disso... mas esqueci e agora não consigo lembrar, nem achar o que era, mas eu lembro que tinha uma certa lógica...

pesquisei agora e achei uma história de um fabricante de bateria nos USA, ele disse que isso é um MITO que ERA UMA VERDADE hehehe, pois as primeiras baterias eram de vidro por dentro, envolto em uma caixa de madeira, dai se deixasse no chão, pegava umidade e a madeira inchava, podendo então quebrar o vidro... depois passaram a usar uma caixa de borracha dura, que era porosa, então poderia haver uma pequena fuga de corrente (será que poderia haver perda de áciso por osmoze tbm??? dependendo da umidade do chão??)... após a adoção das caixas que se usam hoje, isso é mito.

Sobre o calor, eu vi isso na prática, tem o banco do no-break de 48 baterias, e tem uma janelinha pequena, acabava pegando sol em tres baterias.... e as tres deram problema bem antes das outras...

Sem contar as baterias que temos nos postes, com temperaturas entre 40 e 55º +- dentro das caixas, estas duram uns 40% menos do que as daqui de dentro.

EDIT: a história acima é verdadeira... deem uma olhada quem achar interessante....

http://translate.google.com/translate?js=y&prev=_t&hl=pt-BR&ie=UTF-8&layout=1&eotf=1&u=http%3A%2F%2Fimages.google.com.br%2Fimgres%3Fimgurl%3Dhttp%3A%2F%2Fwww.powerstream.com%2F1922%2Fbattery_1922_WITTE%2Fbatteryfiles%2Ffig.328.jpg%26imgrefurl%3Dhttp%3A%2F%2Fwww.powerstream.com%2F1922%2Fbattery_1922_WITTE%2Fbatteryfiles%2Fchapter17.htm%26usg%3D__9DFuwi1o6nNG4gAaiFzKVmOiX-w%3D%26h%3D552%26w%3D279%26sz%3D26%26hl%3Dpt-BR%26start%3D90%26um%3D1%26itbs%3D1%26tbnid%3DcQ4gO9iJ4Vxp4M%3A%26tbnh%3D133%26tbnw%3D67%26prev%3D%2Fimages%253Fq%253Dold%252Bbattery%252Bglass%2526start%253D72%2526um%253D1%2526hl%253Dpt-BR%2526sa%253DN%2526ndsp%253D18%2526tbs%253Disch%3A1&sl=en&tl=pt

Editado por Marcelook

Compartilhar este post

Link para o post

essa de nao deixar bateria no chao é novidade pra mim...

sempre me preocupei em nao deixá-las no chao... kkkk

agora que sei que pode fica melhor de guardar (até em baixo da cama)!!

Compartilhar este post

Link para o post

essa de nao deixar bateria no chao é novidade pra mim...

sempre me preocupei em nao deixá-las no chao... kkkk

agora que sei que pode fica melhor de guardar (até em baixo da cama)!!

Quanto a não deixá-las no chão, acho que essa discussão dá pano pra manga, mas concordo que o que danifica as baterias é vibração e temperaturas acima de 25ºC (difícil mantâ-las abaixo disso, principalmente aqui no nordeste...). Já a respeito de guardá-las embaixo da cama, eu não o faria, por precaução, pois as baterias emanam gases (sei que isso ocorre quando estão sendo recarregadas ou mesmo sendo utilizadas, mas eu não arriscaria...)

Compartilhar este post

Link para o post

As baterias estacionarias tem caracteristicas diferente das baterias automotivas comuns.

Como já dito pelo colega, sáo do tipo deep cycle, isto é, permitem se descarregar (perca de tensão até 9 volts mais ou menos) sem perda da vida útil, ao contrário da bateria automotiva que se descarregar perde um pouco da sua vida útil.

Também não vi a lógica de não deixar no chão, a não ser evitar que se o ácido vazar, não irá ficar acumulado debaixo da bateria corroendo o chão.

Sobre calor ou frio, não vi ninguem armazenando numa estufa ou num local refrigerado, então imagino como leigo em baterias, que não deve dar problema em se tratando de bateria estacionária.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre calor ou frio, não vi ninguem armazenando numa estufa ou num local refrigerado, então imagino como leigo em baterias, que não deve dar problema em se tratando de bateria estacionária.

Em sistema de telecomunicações, as salas de baterias geralmente tbm são refrigeradas... exatamente para manter a vida útil delas...

Como citei acima... eu ja presenciei aqui na empresa isso na prática. Baterias comprada junto, fazendo parte do memo banco durarem menos por pegarem sol.

Compartilhar este post

Link para o post

Em sistema de telecomunicações, as salas de baterias geralmente tbm são refrigeradas... exatamente para manter a vida útil delas...

Como citei acima... eu ja presenciei aqui na empresa isso na prática. Baterias comprada junto, fazendo parte do memo banco durarem menos por pegarem sol.

Tem que passar filtro solar, senão dá câncer de caixa plástica... :vts

Vale lembrar que essas baterias são mais sensíveis que as automotivas na questão de temperatura de trabalho, pois seu projeto não contempla grandes variações de temperatura, como o projeto das automotivas contempla. Embaixo de um capu deve virar 80C facinho!

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei uma Moura Clean de 170, tenho uma Fonte Taramps 100A... como seria o ideal para carregar minha Moura, em 12,6 em 13,8 ou em 14,4.

Ajuda aí galera!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Comprei uma Moura Clean de 170, tenho uma Fonte Taramps 100A... como seria o ideal para carregar minha Moura, em 12,6 em 13,8 ou em 14,4.

Ajuda aí galera!!!

14,4 V. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

14,4 V. :legal:

Cara ponho em 13 ou 14v, capaiz os polos dela esquentam de queima a mão, moço, acho que no caso vou ter que arrumar um carregador de 10A, pq essa minha tá mandando muita carga nela, e BATERIA ESTACIONARIA, não é feita pra receber muita AMPERAGEM. Ela tem que ser carregada bem lentinha.

Mais é serio pega fogo os polos dela.

Editado por Robsonmig

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que passar filtro solar, senão dá câncer de caixa plástica... :vts

Vale lembrar que essas baterias são mais sensíveis que as automotivas na questão de temperatura de trabalho, pois seu projeto não contempla grandes variações de temperatura, como o projeto das automotivas contempla. Embaixo de um capu deve virar 80C facinho!

O que vc acha???

Compartilhar este post

Link para o post

Ajuda aí galera!!!

O ideal é a tensão que o fabricante determinar e o mesmo vai te informar o padrão de carregador a ser utilizado .

Passa um e-mail para Moura ou ligue no 0800 deles.

Abraço :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalhei em telecomunicaçao, as baterias muitas vezes ficam em lugares normais,em prateleiras todas juntas.Os armarios que distribuem a rede de internet em alguns locais as baterias ficam armazenadas dentro dele,com 1 cooler que quando fica calor na rua duvido que a temperatua nao fique entorno de 40c, creio que as baterias funcionem de boa em temperaturas elevadas e baixas obvio que nada muito exagerado.

Pequena OBS: Os locais onde ficam o ar condicionado das empresas de telecomunicaçao sao para refrigeras os aparelhos que ficam ligados pois sao muitos,a bateria nao e´ a causa das baixas temperatuas nas salas de telecomunicaçao

Editado por Patrick-Rs

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é a tensão que o fabricante determinar e o mesmo vai te informar o padrão de carregador a ser utilizado .

Passa um e-mail para Moura ou ligue no 0800 deles.

Abraço :legal:

BOA DICA.. ja fiz e estou esperando o e-mail de volta... um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Trabalhei em telecomunicaçao, as baterias muitas vezes ficam em lugares normais,em prateleiras todas juntas.Os armarios que distribuem a rede de internet em alguns locais as baterias ficam armazenadas dentro dele,com 1 cooler que quando fica calor na rua duvido que a temperatua nao fique entorno de 40c, creio que as baterias funcionem de boa em temperaturas elevadas e baixas obvio que nada muito exagerado.

Pequena OBS: Os locais onde ficam o ar condicionado das empresas de telecomunicaçao sao para refrigeras os aparelhos que ficam ligados pois sao muitos,a bateria nao e´ a causa das baixas temperatuas nas salas de telecomunicaçao

Pesquisei aqui e eles falam que o ideal seria uma temperatura de 25C, mais no caso em temperatura ambiente não dá erro, pq realmente a ventilação e refrigeração, são pelos outros componentes eletronicos e não especificadamente pelas baterias.

Acho que tb o ruim seria deixa o sol bater direto, nas baterias, mais logico que não vou fazer essa burrice.

Pq deixa minhas baterias no SOL... hehehehe... agora estou com problemas sobre o carregamento dela, pois tenho uma fonte TEF-100A. Que tá deixando os polos delas fervendo. Acho que baterias do tipo estacionarias não servem para utilizar fonte junto.

O que vou fazer é colocar a estacionaria em 2º lugar ligando o meu SOM e a minha fonte em uma Cral de 170A, talvez assim meu SOM aceite trabalhar com a estacionaria e a fonte juntos... vamos ver.. vou testar.

Um abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Cara ponho em 13 ou 14v, capaiz os polos dela esquentam de queima a mão, moço, acho que no caso vou ter que arrumar um carregador de 10A, pq essa minha tá mandando muita carga nela, e BATERIA ESTACIONARIA, não é feita pra receber muita AMPERAGEM. Ela tem que ser carregada bem lentinha.

Mais é serio pega fogo os polos dela.

Realmente a fonte é forte para carregar uma bateria de 170ah em carga lenta. Mas a tensão ideal é essa mesmo, 14,4V para que a bateria fique completamente carregada. Tenta achar um carregador/fonte de 20A e 14,4V, esse seria o ideal. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente a fonte é forte para carregar uma bateria de 170ah em carga lenta. Mas a tensão ideal é essa mesmo, 14,4V para que a bateria fique completamente carregada. Tenta achar um carregador/fonte de 20A e 14,4V, esse seria o ideal. :legal:

Uma fonte de 50A a 14,4v carregando uma bateria summer max 115ah n teria problema? ja que a fonte eh menor, soh deixar um tempo menor do que com a carregador/fonte de 20A que foi sugerido.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma fonte de 50A a 14,4v carregando uma bateria summer max 115ah n teria problema? ja que a fonte eh menor, soh deixar um tempo menor do que com a carregador/fonte de 20A que foi sugerido.

Não é que tem problema, a verdade é que quanto mais lenta for a carga, melhor será para a bateria, ou seja, você poderá prolongar a vida da bateria se ela sempre for carregada com baixa corrente.

Mas se a sua bateria não estiver totalmente descarregada a fonte não trabalhará com a corrente máxima, que no seu caso é 50A. Por exemplo, se sua bateria estiver com a tensão de 11,5V, e você ligar a fonte de 50A, a fonte não mandará os 50A, ela mandará uma corrente menor, pode mandar 20 ou 30A por exemplo, pois a bateria não está "zerada", ela não está "pedindo" tudo que a fonte pode solicitar. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...