Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Cyro

Teste de Amplificadores: 5.1k Vs DLS A7 Vs F#1

Recommended Posts

Postado em

Olá pessoas, o forum está muito parado ultimamente e resolvi postar esse breve review.

Como estava com três amplificadores em casa, resolvi aproveitar o feriado para testa-los no meu carro.

Testei cada amp por aproximadamente 30 minutos com basicamente três CDs (eram os que estavam na disqueteira do DRZ)

Taylor Swift - Fearless (Faixa 1)

Engenheiros do Hawaii - Acustico MTV (Faixa 2)

Dire Straits - Your latest trick (tirado de SACD) crédito pro abreu

O sistema é o seguinte:

DRZ9255

Morel Elate 3 vias

LRx5.1k (referência)

10w6v2

Rcas Monster XLN401 e M850

Speaker Knukonceptz CL3

The Cap 5 farad

LRx.5.1k

Era o que estava usando no carro ha alguns meses. Estou usando o cross do kit em bi-amp.

2x60 (Midrange e Tweeter)

2x160 (Midbass)

1x1050 (Subwoofer)

Impressoes:

Com o cross do kit em 0db do twt e mid achava um agudo um pouco fechado, entao estava usando em +2db no cross para ambos. O som estava muito bom, agudo aberto mas equilibrado, midbass presente tocando junto. E o subwoofer estava excelente (selada, 21L), descendo bem e tocando forte quando preciso.

DLS A7

Bem, liguei o A7 da mesma forma que estava o LRx.

2x70 (Midrange e twt)

2x70 (Midbass)

1x440 (Subwoofer)

Impressões:

Assim que liguei ja notei uma clara diferença nos agudos. Agudos mais abertos que a Audison, desliquei a eq que estava usando e mesmo assim ainda ficou mais aberto que o LRx. Senti uma melhora nos agudos em relação a Audison , nada absurdo mas uma melhora razoavel. Mais definicao e detalhamento (também nem tanto rsrsrs). Em relacao ao médio grave senti que os mids estavam rendendo um pouco menos que na Audison, até natural devido a potencia aplicada ser praticamente a metade. A surpresa ficou pelo sub, esperava uma perda brutal de spl com o DLS, mas nao foi isso que aconteceu, praticamente nao notei diferença em relacao a audison. Das duas uma, ou a Audson nao tem os 750 teoricos ou a DLS manda mais que os 440 declarados.

F#1 MRV-F900

Resolvi testar o monstrinho, mas nossa que trabalho que me deu. Tive que tirar bi-amp do cross do kit, os parafusos do cross tinham caido, tive que tirar o step para acha-los heheeheh. Enfim, depois de uma hora ocnsegui ligar tudo.

2x100 Morel Elate 3 vias (manual fala 100 e certificado de potencia 130)

1x400 (Subwoofer)

Impressões:

Percebi de cara duas coisas, primeiro a doida do TA, o cantor nao estava no meio e sim bem na frente da minha cabeça (natural né, o TA tava regulado pra bi-amp). Alem disso os agudos ficaram bem mais abertos, com o cross do kit em +2db os agudos estavam saltados demais, fadigantes mesmo. Mudei o midrange e o tweeter para 0db e tive uma melhora significativa. Midbass estavam mais ou menos como os do DLS. O subwoofer perdeu mto em spl, peso... Senti falta de grave e tive que aumentar um pouco no DRZ. NAo consegui regular o TA de jeito nenhum, parecia que nao alterava nada quando afastava o lado direito (Low Right). Só consegui ajeitar mesmo grosseiramente com uso do balance (+2 Right). Resolvi entao colocar o DRZ no modo Direct. O som nao mudou radicalmente mas a mudanca foi bem significativa, ganhei bastante em qualidade de agudos, porem nao tinha mais nenhum corte, e como o amp nao tem cross seria inviavel (midbass HPF em full e sub LPF em full tbm).

O resultado do F#1 nao foi exatamente o que eu esperava, esperava bem mais do amp (tudo bem que ja eram 14hrs e eu estava com fome e ja sem paciencia de regular).

Impressões gerais:

Tanto o 5.1k e o DLS A7 são otimas opções para um sistema 3way ou 4way passivo ou ativo. O 5.1k tem a vantagem dos canais B mais fortes, canal de sub mais forte (será?). Porem tem a disvantagem de nao fazer bridge. Já o DLS me parece um pouco superior nos médios e agudos. Já tem a disvantagem dos canais stereo nao serem tao fortes (principalmente pros midbass em relacao ao Audison). Acho que o F#1 merece mais atencao do que dediquei a ele, mexer melhor no TA e no DRZ e ver o que se conseque. Alem do que nao era uma condicao justa ja que ele sao 4 canais. Claro que esse simples review não tem o objetivo de dizer quem é melhor ou pior, apenas de mostrar o comportamento deles no meu sistema.

Se fosse para escolher um dos três para usar tudo como está ficaria com o DLS (por pouco) e depois com o 5.1k. Como vendi o 5.1k e vou enviar segunda, resolvi testar o DLS por uns dias.

Algumas fotos do teste, nao reparem na bagunça eheeheheeh

Fiquei com inveja da fonte do Fabio, como queria estar na minha cama fazendo isso com o Split ligado eheheheh.

02042010154.jpg

02042010155.jpg

02042010158.jpg

02042010159.jpg

02042010161.jpg

02042010163b.jpg

Abraço a todos e boa semana santa!

hand26

Postado em (editado)

Meu Cyro, voce tirou muitas duvidas minhas perante a isso. DLS nao é tão cavalo que nem o audison, so que pelo visto vale o que custa.

Um abraço. Vou ler dinovo depois. Regula o F1 pra postar o que achou pra galera.

obs: Isso dai é um W6?

Editado por H2o0
Postado em

Sim é um W6.

Bem interessante o teste. Considerando que o 5.1k tem canais classe A, estranho ele ser menor que o A7, ja que teoricamente precisa de maior área de dissipação de calor. O F#1 tem apenas 15Kg, levinho ele.

De qualquer forma bem bacana para orientar o pessoal. O sistema é de respeito, então a opinião é bem valida.

Postado em

Legal!! Realmente cansa esse troca-troca de amp...depois desse trabalhao []-[] []-[]

Cada vez mais vejo pessoas elogiando os DLS... e o unico que eu ouvi tocava muito bem....bem natural.

E a opcao de usar so um amp e sempre bem vinda, ne!

Postado em

Ah esqueci de comentar, pra qm acompanhou meu topico da 5.1k e o do abreu.

Liguei o cross com bi-amp tudo passivo e o DLS funcionou perfeitamente.

Acredito que seja realmente aquele lance que o Kleber falou, como a DLS tem os 4 canais canais ela "compartilha" o mesmo negativo igual ao cross...

Postado em

Fala Davi! Nem deu certo,da pra ver na foto, fiz o que voce falou mas depois nao tenho por onde passa-lo. Minha caixa é um pouco mais alta que a sua, mas td bem. Valeu pela ajuda heheheeh

abs

Show de bola !!!

testes são sempre bem vindos !!!

E ai Cyro, desenrolou o lance do cabo do w6 ?

Postado em (editado)

Essa questão do canal de SUB do audison é bem curiosa mesmo. Tive a mesma oportunidade, sair de um Lrx 5.1K pra um A5, e as impressões foram exatamente as mesmas.

Editado por Strayed
Postado em

Bem legal o teste.

Parabéns pela dedicação e paciência em postar aqui.

Minha sugestão é a seguinte se vc for tentar fazer os testes de novo: deixe o sub desligado, assim vc pode comparar o F900 com os demais - todos bi-amp.

De qualquer forma, sempre que faço uma troca de amplificadores para testar deixo o sub desligado (independente se eu tenho ou não um canal sobrando). NMHO, assim fica bem mais fácil de perceber as diferenças entre eles. []-[]

Postado em

É Eduardo tambem faço isso

para avaliar o stereo desligo o sub, é a unica forma de fazer e perceber mais claramente as diferencas.

Ia fazer exatamente o que voce falou mas tava sem paciencia eheheheh

Agora nao da mais.

Ja vendi 5.1k e DLS A7. To só com o F#1. Vou liga-lo hoje a noite.

Bem legal o teste.

Parabéns pela dedicação e paciência em postar aqui.

Minha sugestão é a seguinte se vc for tentar fazer os testes de novo: deixe o sub desligado, assim vc pode comparar o F900 com os demais - todos bi-amp.

De qualquer forma, sempre que faço uma troca de amplificadores para testar deixo o sub desligado (independente se eu tenho ou não um canal sobrando). NMHO, assim fica bem mais fácil de perceber as diferenças entre eles. []-[]

Postado em

O DLS é uma otima compra com certeza.

Optei pelo F#1 por questoes sentimentais ehehehe

Era o amp dos meus sonhos.

Vou usar o 3 vias Alpine F#1 SPX-Z18T

Postado em

Falta tambem ganhar na loteria

Devil´s mode OFF

rsrssrrsrsrs

agora so falta o combo DVI/PXI/TMI

(devil's mode ON) :)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...