Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

xellz*

Como sintonizar uma caixa.

Recommended Posts

Postado em (editado)

Bom, procurei no forum e nao achei.

to afim de montar minha caixa e nao sei como sintonizar a frequencia..

sou "novato" ;p

algm pode ajudar ?

ou se ja tem algm post sobre isso..

mandem o link por favor

woofers serao oversound bruthus 1200.

600rms

15"

;)

Editado por xellz*
Postado em

A sintonia depende da litragem, tamanho do duto ou area do duto e comprimento do duto.

A sintonia vai ser IGUAL independende do sub. O que vai mudar e a resposta da caixa, picos de resposta, ganho e F3 (frequencia minima de resposta) que vai varia conforme os parementros. Os que mais vai influenciar na respsota e litragem sao o Vas, Qts e Fs.

A caixa como exemplo, 50L duto de 4" por 20cm num sub com Vas 100, Qts 0.60 e Fs 38hz respondera com maior pico e descera menos que um sub com Vas 38, Qts 0.38 e fs 22 nessa MESMA caixa. Esse segundo sub tera uma resposta bem mais baixa e com menos picos que o 1º sub do exemplo.

Entao, o sub influencia na caixa, e muito...

Postado em

Por exemplo.

Se vc tem uma caixa de 50L e duto de 4" por 10cm ela tera uma sintonia X, mas se vc diminuir o volume dessa caixa para uns 40L e manter o mesmo duto de 4", vc tera que almentar o comprimento do duto para manter a mesma sintonia. Assim como, se vc almentar o volume da caixa e manter o mesmo diamentro de duto, vc tera que diminuir o comprimento do duto para manter a mesma sintonia.

Postado em

rapz axo que a galera nao entendeu

ele quer saber o calculo que faz pra descobrir a sintonia da caixa

ex: p saber o volume da caixa retangular...AxLxC/1000

e pra sintonia??

eu tbm nao sei ;)

[]-[]

Postado em

Anteninha bem apontada, se não resolver coloca um bombril na ponta! :rolleyes:

Sintonia varia de acordo com o volume da caixa e o tamanho do duto, isso compreende o diâmetro e comprimento dele. Não tem uma forma mágica para se descobrir a sintonia. Recomendo tu dar uma lida nos artigos que tem no site principal aqui da Autosom e procurar por tutoriais que explicam como usar o programa WinISD que ai tu vai aprendendo a ler os parâmetros e simular eles no programa para calcular a caixa. :legal:

Postado em

na verdade tem uma formula pra calculo de sintonia sim. Nao me lembro dela agora, mas nao eh das mais complicadas.

Agora, pra vc saber a resposta dessa caixa, tem que analisar e entender os parametros.

Postado em

Sim sim, existe uma fórmula, claro! Os programas nada mais fazem do que jogar os dados inseridos nessa fórmula e te dar o resultado, pra você não precisar recorrer a calculadoras, lápis e papel :P

Pra simplificar, aconselho a dar uma olhada nos artigos pra aprender o básico! Só se aprende de verdade testando =]

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...