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- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

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ZANON

Impacto no consumo do carro....

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To com essa duvida na minha cabeça faz tempo....

Partindo do principio que o amp puxa 30A, a bateria vai puxar essa carga do alternador, que por sua vez vai puxar do motor. Certo?

 

30A é significativo no consumo do carro?

tipo, se eu fizer uma viagem de 2 horas, com o amp consumindo 30A/h, qual vai ser o impacto no consumo?

 

alguem ja tentou medir isso??

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logo depois que postei, resolvi perguntar para meu pai, que é engenheiro e manja pacas de carro:

 

30A em 14.4V = 432W

432W = aprox. 0,6hp

 

ele CHUTOU que o ar condicionado de um carro 1.0 deve "sugar" por volta de 2hp...

entao se meu carro que faz 15km/l sem ar, e 10km/l com ar, eu sei que 1 HP = 2,5km/l

 

ou seja, 0,6hp deve consumir por volta de 1 ou 1,5 km/l (no exemplo acima)

 

acho que essa conta de padeiro pode nos ajudar a calcular quanto custa andar diarimente com o som no talo... hehehehe

 

será que essa logica é muito louca, ou faz sentido?

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1 ou 1,5 km/l?

 

Nããããooo!!! BEM menos!

 

E a diferença de 5 km/l não é justificável por causa do ar

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0.6cv fazer 1~1,5km/l ?? nao nao...

 

E outra. vc faz a viagem com o amp tocando 100% do tempo somente senoide e no volume maximo ?

 

Essa energia vem da bateria, que por sua vez vem do alternador, que por sua vez tem um regulador que so manda energia pra bateria SE precisar, se ela estiver carregada, ele nem manda carga. fica somente o que o carro consome mesmo. Entao vc tem uma reserva.

 

 

eu acho que essa conta que vc fez eh somente uma conversao de energia em força. e nao do impacto que o som avi ter na potencia do carro.

 

O que vai pesar no carro, eh se o consumo for o que a bateria consegue fornecer e ainda precisar da energia toda dl alternador. Ai o alternador pesa o motor mesmo...

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Ar ligado nao tira 5km/l nunca em viagem. So se ele litaralmente fizer nevar.

 

Pelo contrario, eu tinha uma teoria de q com ar ligado em VIAGEM o carro consumia igual e ate um pouco menos. E vi q isso tem explicaçao.

Sem o ar, e de janelas abertas, cria-se um coeficiente de arrasto maior.

Ja com ar, e janelas fechadas, a diminuiçao da resistencia do ar compensa em alguns casos esse consumo do Ar.

 

Doidera ne... Mas ja comprovei isso varias vezes com o carro anterior daki de casa, um Palio ELX 1.0. Se bem q o ar tava mais pra ventilaçao fria do q ar-condicionado. <_<

Editado por Felipe Algumacoisa

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Essa história de janela aberta vs ar concionado rende muita discussão...

 

Aumenta o Cx sim, que não é constante e acaba deslocando a curva.

 

Bom, depende do carro, depende do motor, depende da velocidade. No meu carro, vale a pena viajar de janela aberta até uns 100 por hora... De 100 a 140 tanto faz, acima de 140 melhor com ar ligado... Acima de 180 melhor ar desligado e janela fechada :vts

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só pra ficar claro que meu carro nao tem ar condicionado e que a diferenca de 15km/l pra 10km/l eu chutei, e usei como exemplo apenas!!!

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0.6cv fazer 1~1,5km/l ?? nao nao...

 

E outra. vc faz a viagem com o amp tocando 100% do tempo somente senoide e no volume maximo ?

 

Essa energia vem da bateria, que por sua vez vem do alternador, que por sua vez tem um regulador que so manda energia pra bateria SE precisar, se ela estiver carregada, ele nem manda carga. fica somente o que o carro consome mesmo. Entao vc tem uma reserva.

 

 

eu acho que essa conta que vc fez eh somente uma conversao de energia em força. e nao do impacto que o som avi ter na potencia do carro.

 

O que vai pesar no carro, eh se o consumo for o que a bateria consegue fornecer e ainda precisar da energia toda dl alternador. Ai o alternador pesa o motor mesmo...

 

quando viajo sosinho(pra praia) a viagem dura 2 horas com o som no talo... chego na praia quase rouco de tanto cantar as musicas berrando.. hahahahah

meu modulo atual é um audio art 240.4xe(bridge no sub, normal para os speakers da frente)

 

somente senoide no volume maximo nao, mas pelo manual do meu novo amp(Zed audio leviathan) o consumo maximo tocando musica eh 30A(6 canais de 250rms em 2ohms, heheheh). Por sinal, recomendo uma lida no manual desse amp... tem MUITA informação legal, pena que eh tudo em ingles, mas eu consegui entender beeeem tranquilo.

 

concorda que puxando 30A por duas horas o alternador vai acabar tendo que trabalhar, assim pesando o motor?

 

 

edit: roco->rouco

Editado por ZANON

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Essa história de janela aberta vs ar concionado rende muita discussão...

 

Aumenta o Cx sim, que não é constante e acaba deslocando a curva.

 

Bom, depende do carro, depende do motor, depende da velocidade. No meu carro, vale a pena viajar de janela aberta até uns 100 por hora... De 100 a 140 tanto faz, acima de 140 melhor com ar ligado... Acima de 180 melhor ar desligado e janela fechada :vts

 

Rende discussao mesmo, mas q em viagem o carro faz 5km/l menos por causa de ar-cond. creio q n aconteça mesmo.

 

E em relaçao as velocidades deve ser por ai... E acima de 180 nessas estradas brasileiras, e o tanto de animais soltos na pista, pode ir rezando tmb... Se for num popular entao fio, deixa logo pronto o testamento pros parentes...

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Montana passa de 180 ? rsrs

 

numa descida com vento a favor e gasolina podium(ou alcool) tudo eh possivel.... hahahaha

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numa descida com vento a favor e gasolina podium(ou alcool) tudo eh possivel.... hahahaha

 

Rolando de uma montanha, tambem deve passar, concorda ?

rsrs

 

 

Na questão de consumo no ar, aqui em casa a scénic faz 13Km/l na estrada sem ar e 12,5km/l com ar ligado.

 

acho que depende de vários fatores essa questão.

 

;D

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Montana passa de 180 ? rsrs

 

 

numa descida com vento a favor e gasolina podium(ou alcool) tudo eh possivel.... hahahaha

 

Siena 1.4 foi a 190 com subidas e descidas consecutivas... Fiz pra experimentar 1x, pra nunca mais, o carro fica na corda bamba, um vento ou um desnivel eu ja n estaria mais aki... :pirou:

 

Pelo q conheço do 1.8 da GM deve chegar facil. Ow motorzinho valente

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1.8 da montana ?

 

o 1.4 deve andar mais, mais bêbado que o 1.8 flex da montana é so motor de monza que foi transformado no 1.8 flex power. JSAIOEAH

 

 

PS: confio mais nos motores FIAT, do que nos GM.

Editado por Leonam

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só pra ficar claro que meu carro nao tem ar condicionado e que a diferenca de 15km/l pra 10km/l eu chutei, e usei como exemplo apenas!!!

Imaginei!

A diferença é de 1 km/l, talvez 1,5km/l em carros 1.0

 

Montana passa de 180 ? rsrs

Fácil, em plano. Mesmo a 1.4

 

1.8 da montana ?

 

o 1.4 deve andar mais, mais bêbado que o 1.8 flex da montana é so motor de monza que foi transformado no 1.8 flex power. JSAIOEAH

 

 

PS: confio mais nos motores FIAT, do que nos GM.

Bebe mas anda! Faço 5 km/l no álcool quando mantenho acima de 170 o tempo todo.

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1.8 da montana ?

 

o 1.4 deve andar mais, mais bêbado que o 1.8 flex da montana é so motor de monza que foi transformado no 1.8 flex power. JSAIOEAH

 

 

PS: confio mais nos motores FIAT, do que nos GM.

 

Deixa eu adivinhar...

 

Você comprou uma Montana 1.8 e não estava feliz, trocou por uma 1.4, achou que melhorou um pouco mas ainda estava insatisfeito, vendeu e pegou um Palio 1.4, e agora sim está satisfeito com o desempenho e consumo.

 

É isso?

 

Ou não? :blink:

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Deixa eu adivinhar...

 

Você comprou uma Montana 1.8 e não estava feliz, trocou por uma 1.4, achou que melhorou um pouco mas ainda estava insatisfeito, vendeu e pegou um Palio 1.4, e agora sim está satisfeito com o desempenho e consumo.

 

É isso?

 

Ou não? :blink:

 

 

 

para velho ...

 

1.4 da fiat é CAPADO perto do 1.4 GM .

 

1.4 GM é o mais forte da categoria , 105 Cv .

 

 

só p constar , 1.8 da montana tem mais torque e mais final ... só que não gira muito igual o 1.4 .

 

 

esse 1.8 GM é tão ruim que a fiat não tinha motor e usou no palio 1.8R e no Stillo. hahahahaha

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pra começar.... o alternador não impoe a mesma força, carregando ou nao a bateria?

 

não sei do que estão falando....

 

a não ser que voce tenha 4 alternadores no carro... dae sim, pode chutar de 15km/l para 10 ou 8.... pois daí sim vai pesar no motor....

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para velho ...

 

1.4 da fiat é CAPADO perto do 1.4 GM .

 

1.4 GM é o mais forte da categoria , 105 Cv .

 

 

só p constar , 1.8 da montana tem mais torque e mais final ... só que não gira muito igual o 1.4 .

 

 

esse 1.8 GM é tão ruim que a fiat não tinha motor e usou no palio 1.8R e no Stillo. hahahahaha

 

Comparando 1.4 fiat com GM, o fiat é capado mermo... Viajei dirigindo o Prisma da minha prima 1x, sentei o pé, e o motorzin alem de ter um otimo desempenho e com o pé embaixo nao consumiu nada :blink:

 

O 1.8 GM nao sei se J. Guilherme pode confirmar... Se voce viajar sem forçar mto... de boa, quase parando tmb nao, mas normal a 130, sem forçar nas retomadas, e ate forçando nas ultrapassagens, ele nao consome mto nao. Pelo menos foi assim numa viagem q fiz a Recife com Corsa Sedan 1.8 do meu tio.

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pra começar.... o alternador não impoe a mesma força, carregando ou nao a bateria?

 

não sei do que estão falando....

 

a não ser que voce tenha 4 alternadores no carro... dae sim, pode chutar de 15km/l para 10 ou 8.... pois daí sim vai pesar no motor....

 

 

 

conforme a carga que precisa o alternador gira mais pesado , por isso o aumento do consumo .

 

já tive set que perdi 3 km/l por causa do peso dos equipamentos + carga solicitada do alternador .

 

 

se preocupar com potencia musical em viagem é besteira ... 30 AH em pico é muita coisa .

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Deixa eu adivinhar...

 

Você comprou uma Montana 1.8 e não estava feliz, trocou por uma 1.4, achou que melhorou um pouco mas ainda estava insatisfeito, vendeu e pegou um Palio 1.4, e agora sim está satisfeito com o desempenho e consumo.

 

É isso?

 

Ou não? :blink:

 

 

Nada disso,

 

comecei a zuar a montana so pra ver o Jão brabo aqui. rsrs

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Em carro 1.0 não sei afirmar bem, mas comigo o Ar Condicionado ligado altera coisa de 0,4-0,5km/l ;)

 

O 1.8 GM nao sei se J. Guilherme pode confirmar... Se voce viajar sem forçar mto... de boa, quase parando tmb nao, mas normal a 130, sem forçar nas retomadas, e ate forçando nas ultrapassagens, ele nao consome mto nao. Pelo menos foi assim numa viagem q fiz a Recife com Corsa Sedan 1.8 do meu tio.

Se o Jão confirma não sei, mas eu confirmo! sahusahuashuhuashuas

 

Ele é beberrãozinho, mas na estrada até bebe pouco se você mantiver em 120km/h, com uns picos de 140km/h. Mas daí pisou de novo, lá vai o consumo lá pra baixo! uhsahuashuashuasuhashua

A grande vantagem desse motor é o torque avantajado! Não tem Corolla, Civic, Astra pra bater ele de arrancada em 1ª e 2ª! Já o Sentra compete beeem ;)

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Em carro 1.0 não sei afirmar bem, mas comigo o Ar Condicionado ligado altera coisa de 0,4-0,5km/l ;)

 

 

Se o Jão confirma não sei, mas eu confirmo! sahusahuashuhuashuas

 

Ele é beberrãozinho, mas na estrada até bebe pouco se você mantiver em 120km/h, com uns picos de 140km/h. Mas daí pisou de novo, lá vai o consumo lá pra baixo! uhsahuashuashuasuhashua

A grande vantagem desse motor é o torque avantajado! Não tem Corolla, Civic, Astra pra bater ele de arrancada em 1ª e 2ª! Já o Sentra compete beeem ;)

 

Vc diz q altera isso na cidade ou em estrada?

 

Digae! É mto motor pra pouco carro... pouco freio... rsrsr mto bom

 

Qndo viajei nele ja tava preparado pro consumo la nas alturas, dai mantive velocidade em 120~130... Mas tmb na hora de ultrapassar eu aproveitava pra curtir o motorzinho... Mas mesmo assim ao fim da viagem de 3h o consumo foi normal normal...

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O loco, nem vou perder tempo tentando fazer conta, viajar com "30A na oreia"? eu hein...

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Seu amp não consome 30A contínuos, por isto o mais provável é que nãao tenha nenhum impacto sensível no consumo.

 

Já o ar, consome essa potência de forma constante.

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