Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Rilley

1 DD 3518 num celta!!! Digital Design

Recommended Posts

uhum interno e tipo regua, com essa litragem n vai ficar pouca n pros subs?

 

sim e a medida interna do duto (distancia da parede da caixa e o duto tem q manter a da boca, correto?

Ta boa essa litragem mas se quiser e tiver espaço pode aumentar.

 

A medida da area é a medida interna do duto, toda area tem que ser mantida ate o final do duto.

 

Faz um esboço de como vc pretende fazer a caixa, posiçao dos falantes e duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O duto vai ser interno certo?

Se sim vai ficar assim: 280L livres, duto 988cm²x80 comprimento(79L). Fb aproximado em 30hz.

Po, o cara tem mais de 300L livres.

 

Melhor deixar ele fazer a caixa com os 3XX Litros do que recomendar uma com 280L, ne...

 

A nao ser que voce tenha descontado o duto inteiro da litragem que ele postou la em cima, ao invés de somente a madeira utilizada pelo duto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta boa essa litragem mas se quiser e tiver espaço pode aumentar.

 

A medida da area é a medida interna do duto, toda area tem que ser mantida ate o final do duto.

 

Faz um esboço de como vc pretende fazer a caixa, posiçao dos falantes e duto.

 

ok tô fazendo aki e vou colocar as medidas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po, o cara tem mais de 300L livres.

 

Melhor deixar ele fazer a caixa com os 3XX Litros do que recomendar uma com 280L, ne...

 

A nao ser que voce tenha descontado o duto inteiro da litragem que ele postou la em cima, ao invés de somente a madeira utilizada pelo duto...

Eu nao estou recomendando caixa pra ele nao. Só estou passando os valores reais.

Se ele tem 365L livres - 79L de duto - os subs = vai ficar igual ou menor q 280 livres, certo?

Nao entendi descontar madeira utilizada, vou descontar o volume total q o duto ocupa dentro da caixa, mesmo assim o calculo do duto esta incorreto, pq ele nao passou a espessura do mdf, entao esta com as medidas internas do duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ele tem 365L livres - 79L de duto - os subs = vai ficar igual ou menor q 280 livres, certo?

Nao entendi descontar madeira utilizada, vou descontar o volume total q o duto ocupa dentro da caixa

Cara, isso de descontar o volume que o duto ocupa não faz sentido. Deve-se descontar o volume que a madeira utilizada pelo duto ocupa.

 

Pense comigo: quanto mmenor a frequencia, maior o duto. Se fossemos fazer uma caixa da forma como voce disse, se eu quisesse um Fb de 40hz, por exemplo, a caixa seria MUITO menor do que uma com Fb em 30hz. Desta forma, na caixa com 30Hz, o sub iria excursionar muito mais e poderia até ser danificado pelo tamanho da caixa em que esta inserido.

 

EDIT: O espaço utilizado pelo duto, ao meu ver, faz parte da caixa. Afinal, é uma quantidade de ar que ele terá que mover...

 

EDIT 2: Isso ao qual voce está se referindo é o Vnet (net volume). Geralmente, as pessoas aqui no fórum se referem ao Vb que deverá ser utilizado pelos falantes (até programas como BassBox e etc se baseiam no Vb).

Editado por hiperim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nao estou recomendando caixa pra ele nao. Só estou passando os valores reais.

Se ele tem 365L livres - 79L de duto - os subs = vai ficar igual ou menor q 280 livres, certo?

Nao entendi descontar madeira utilizada, vou descontar o volume total q o duto ocupa dentro da caixa, mesmo assim o calculo do duto esta incorreto, pq ele nao passou a espessura do mdf, entao esta com as medidas internas do duto.

A madeira vai ser acrescentada a medida externa, e vai ser usado 2 chapas de msf de 15mm pregadas e colocas uma ma outra resultando 30mm

O duto tô pensando em fazer somenter com uma camada, vai ter barras dentro da caixa para segura-la

 

segue rascunho da caixa, foi feito rapido por isso n ta perfeito:

OgAAADWN_KwV9FSHDo9RiQF2pFTe1yXWZTrhNu1mwxeLmZZAqfm5oyDYeKNyBhqQFCN7qNXuvUzK8vnL_ZjZxmrZXS0Am1T1UCNR0HWg7BUY1CINWVYz2O9na3oc.jpg

 

qualquer erro só flar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, isso de descontar o volume que o duto ocupa não faz sentido. Deve-se descontar o volume que a madeira utilizada pelo duto ocupa.

 

Pense comigo: quanto mmenor a frequencia, maior o duto. Se fossemos fazer uma caixa da forma como voce disse, se eu quisesse um Fb de 40hz, por exemplo, a caixa seria MUITO menor do que uma com Fb em 30hz. Desta forma, na caixa com 30Hz, o sub iria excursionar muito mais e poderia até ser danificado pelo tamanho da caixa em que esta inserido.

 

EDIT: O espaço utilizado pelo duto, ao meu ver, faz parte da caixa. Afinal, é uma quantidade de ar que ele terá que mover...

 

EDIT 2: Isso ao qual voce está se referindo é o Vnet (net volume). Geralmente, as pessoas aqui no fórum se referem ao Vb que deverá ser utilizado pelos falantes (até programas como BassBox e etc se baseiam no Vb).

velho eu n vou nem comentar sua resposta pq tô por fora de duto, só sei fazer a medidas da caixa externa e interna duto tô por fora

mais teoricamente concordo com tua ideia, axo q só deveria ser descontado a madeira q ta sendo usada no duto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O total deu 308L, pelas minhas contas, mas calculei mto rapidinho.

Editado por hiperim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O total deu 308L, pelas minhas contas, mas calculei mto rapidinho.

e o q vc axou da caixa?

 

vc tem o programa p simular?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e o q vc axou da caixa?

 

vc tem o programa p simular?

 

NO MEU CALCULO DEU 279,6 LITROS TOTAIS SEM DESCONTA DUTO, JA DESCONTANDO MADEIRA.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

NO MEU CALCULO DEU 279,6 LITROS TOTAIS SEM DESCONTA DUTO, JA DESCONTANDO MADEIRA.......

a madeira n vai des descontada e sim acresentada

essas são as medidas internas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

riley achei essa area enorme pra fazer uma caixa com baixa fb... isso dessa maneira faz com que o duto fique muito longo

fazendo com que o mesmo fique volumoso e toma litragem liquida da caixa, vo simular um aproximadamente aqui com area menor porem mantendo a largura

externa de 90cm...

há e lógico tb não pode ser muito estreito pra não ficar soprando, vou ver oque dá usando 90 x 8cm !

 

edit:

 

 

não teria como vc fazer uma caixa trapezoidal ? quanto menos angulos retos melhor heim ...

o duto ficaria pouco mais complicado pra se trabalhar mais teria menos turbulencia dentro do box,

especialmente na curva interna do duto..

 

edit 2;

 

em relação aos 80cm de comp. no seu desenho não é assim que se faz pra deixar um duto com angulo em 90° com

80cm no seu comp. primeiro vc pega até os 47 de prof. por 11 de alt .. blz depois medindo por dentro porem

na base desde a base da caixa vc soma os 33 que ele vai subir pra cima. ou seja onde vc marcou 33 por 11cm

seria 22 x11 naquele local. pois divida ele em duas partes depois some. 33 por é 11cm desde a base da caixa.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

riley achei essa area enorme pra fazer uma caixa com baixa fb... isso dessa maneira faz com que o duto fique muito longo

fazendo com que o mesmo fique volumoso e toma litragem liquida da caixa, vo simular um aproximadamente aqui com area menor porem mantendo a largura

externa de 90cm...

há e lógico tb não pode ser muito estreito pra não ficar soprando, vou ver oque dá usando 90 x 8cm !

 

edit:

 

 

não teria como vc fazer uma caixa trapezoidal ? quanto menos angulos retos melhor heim ...

o duto ficaria pouco mais complicado pra se trabalhar mais teria menos turbulencia dentro do box,

especialmente na curva interna do duto..

 

edit 2;

 

em relação aos 80cm de comp. no seu desenho não é assim que se faz pra deixar um duto com angulo em 90° com

80cm no seu comp. primeiro vc pega até os 47 de prof. por 11 de alt .. blz depois medindo por dentro porem

na base desde a base da caixa vc soma os 33 que ele vai subir pra cima. ou seja onde vc marcou 33 por 11cm

seria 22 x11 naquele local. pois divida ele em duas partes depois some. 33 por é 11cm desde a base da caixa.

 

Simula ai p v, n entendo muito desses programas n, e em relação aos cantos da caixa vou arredonda-los, e em relação ao duto mim passei nisso msm pq fiz rapido p sair do pc q tava tendo trovoada aki

huahauahuahuahaua

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

SD8000

correto porem vai ser em dobro de impedancia ou fexando certinho ?

 

eu axo que um sd5000 fexando corretamente está de bom tamanho heim... são

pesados devido ao enorme cone, não vão excursionar muito ...

 

e duas agm de 150A alimenta tranquilo um sd5000...

 

sobre a caixa está com muito volume, vc consegue um subgrave violento

com ela em 300 a 320 litros brutos internos e mantendo os 30Hz aproximadamente...

365 é coisa adoidado... certeza que queres 365 litros ? nessa litragem 30hz é ultra baixo hahahaha

 

uns 33 a 35 hz ficaria top nessa litragem de 365 l.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e te falo que usar uma chapa de 15mm no duto é boa ideia não heim mesmo que travado !

 

use mdf 18mm ou 25 ao menos no duto e 2 a 4 barras de meia roscadas travando cada as duas partes do duto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

correto porem vai ser em dobro de impedancia ou fexando certinho ?

 

eu axo que um sd5000 fexando corretamente está de bom tamanho heim... são

pesados devido ao enorme cone, não vão excursionar muito ...

 

e duas agm de 150A alimenta tranquilo um sd5000...

 

sobre a caixa está com muito volume, vc consegue um subgrave violento

com ela em 300 a 320 litros brutos internos e mantendo os 30Hz aproximadamente...

365 é coisa adoidado... certeza que queres 365 litros ? nessa litragem 30hz é ultra baixo hahahaha

 

uns 33 a 35 hz ficaria top nessa litragem de 365 l.

n n vão fechar 1 ohm a msm impendancia do SD8000, minha intensão no SD8000 é q tenho o SPL interno e futuramente um trio numa carroçinha ai precisarei do SD8000

 

Em relação a litragem essa caixa ta sendo feita só p teste, tirar onda, zoação, n é p campeonado e nem pro dia-a-dia, por isso litragem alta e freq baixa, a q eu vou fazer definitiva p meu carro quando comprar o outro q vai ser nos 35~40hz

 

Essa fica nisso msm

 

TRADUZINDO: Essa caixa é só p causar terror

hauhauahuahauahuah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e te falo que usar uma chapa de 15mm no duto é boa ideia não heim mesmo que travado !

 

use mdf 18mm ou 25 ao menos no duto e 2 a 4 barras de meia roscadas travando cada as duas partes do duto.

 

vou usar de 18mm nos dutos msm e nas laterais e parte de cima e baixo da caixa duas chapas de 15mm parafusadas e coladas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou usar de 18mm nos dutos msm e nas laterais e parte de cima e baixo da caixa duas chapas de 15mm parafusadas e coladas

lembrando que eu simulo aqui porem não se tem parametros heim.. pois os subs gringos tem diferenças fisicas

e mesmo que os comp. moveis sejam exatamente os mesmos vai ter mudança da mesma forma se levarmos em conta

os parametros da DD USA...

 

oque faço aqui é oque fiz com a minha na epoca desconto o volume ocupado pelos subs e dá certo viu ao menos aproxima muito bem

pois todas minhas simulações sem parametros somente descontando o volume dos subs ficaram 90 a 95% proximas de simulações reais

então é sim possivel simular uma boa caixa,. desde que se tenha ateção não tem erro..

 

bom vamos lá:

 

mantenda sua medidas como sendo internas o volume bruto é 365 litros descontei ( depois os subs, 2 DD de 18")

 

mantendo 90cm de largura só que por 8cm de altura resultando em 720cm2 de area. e uma enorme Fb devido ao duto reduzido consequentemente

muito sub grave, e comprimento de 57 cm apenas más atenção !!!!!!!! não tem curva nenhuma nele ! vc vai colocar com 50cm de comprimento ! pois

o duto é contado seu comprimento desde até o final da caixa !

 

 

vou ver oque dá aqui usando uma area maior porem prederá V liquido e o duto ficará muito longo, pra compensar.

 

edit erro

 

onde vc marcou 47 lá agora seria 50cm e só mais nada .. e uma curva 3" cortado, em pvc no fundo do duto.

pra melhorar o fluxo de ar..

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e por ultimo a simulação usando 90cm x 11 no duto.. comprimento final em 80cm igual o amigo morgado disse mesmo !

 

no local onde vc marcou 33 será 22cm.. o comprimento final total será os 80cm não se preocupe.

 

porem o volume liquido da caixa cai em função do aumento do duto.. más em ambos os casos terá bom resultado.

 

obs. a minha caixa não fiz curva no duto, está como na simulação acima no outro post. ou seja

Vb maior, duto menor e mais estreito e muita pressão tb. ( os meus são humildes 1515 heim hahahah)

e é trapezoidal (projeto inicialmente passado pelo moica em 40Hz depois refiz ela em 36...)

edit.

 

tb acho que vc terá menos turbulencia usando 50cm de duto devido a ter menos paredes em paralelo com a caixa.

e ter cuidado com um amp desses em 2 subs nunca é d+ hehehehe clipar então nem pensar ! nem se tiver mal alimentado...

 

espero ter ajudado aí..

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e por ultimo a simulação usando 90cm x 11 no duto.. comprimento final em 80cm igual o amigo morgado disse mesmo !

 

no local onde vc marcou 33 será 22cm.. o comprimento final total será os 80cm não se preocupe.

 

porem o volume liquido da caixa cai em função do aumento do duto.. más em ambos os casos terá bom resultado.

 

obs. a minha caixa não fiz curva no duto, está como na simulação acima no outro post. ou seja

Vb maior, duto menor e mais estreito e muita pressão tb. ( os meus são humildes 1515 heim hahahah)

e é trapezoidal (projeto inicialmente passado pelo moica em 40Hz depois refiz ela em 36...)

edit.

 

tb acho que vc terá menos turbulencia usando 50cm de duto devido a ter menos paredes em paralelo com a caixa.

e ter cuidado com um amp desses em 2 subs nunca é d+ hehehehe clipar então nem pensar ! nem se tiver mal alimentado...

 

espero ter ajudado aí..

 

qual dos dois dutos dara mais sub-grave?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual dos dois dutos dara mais sub-grave?

Boa pregunta kkkkkkkkk

 

ambas as configurações farão com que se tenha muito subgrave !!

 

eu no meu ponto de vista vendo pelo lado de vazão de AR com menos turbulencia iria no de 50cm apenas..

más não somente por isso e sim tb pelo volume que os sub's terão a mais dentro ca caixa...

subgrave = a muito volume mesmo não adianta ! |( no caso das LT's que na verdade é uma linha com varias dobras pra se colocar uma dentro de um carro, e um caso a parte não se comparando a nenhum dos projetos aqui falados por mim) por ser muito superior logicamente e volumosa somando

toda sua area e comprimento.

Editado por ((thytoin.))

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa pregunta kkkkkkkkk

 

ambas as configurações farão com que se tenha muito subgrave !!

 

eu no meu ponto de vista vendo pelo lado de vazão de AR com menos turbulencia iria no de 50cm apenas..

más não somente por isso e sim tb pelo volume que os sub's terão a mais dentro ca caixa...

subgrave = a muito volume mesmo não adianta ! |( no caso das LT's que na verdade é uma linha com varias dobras pra se colocar uma dentro de um carro, e um caso a parte não se comparando a nenhum dos projetos aqui falados por mim) por ser muito superior logicamente e volumosa somando

toda sua area e comprimento.

 

quando vc fla turbulencia se refere a q?

como um ponto negativo ou positivo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...