Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Abreu

Defeitos da Audison 5.1k

Recommended Posts

Postado em

All, após a instalação da minha Audison 5.1k, vimos os mesmos defeitos apresentados pelo amplificador de Cyro se repetirem.

Meu amplificador é novo, importação oficial e só tem alguns poucos minutos de uso.

Bem, o que acontece é o seguinte:

Se eu pegar meu kit 2 vias, usar seu crossover original e liga-lo apenas nos canais B do amplificador, ela entra em proteção. (com os canais em Full cortando apenas em 50Hz pelo player ou amplificador)

Se eu pegar o mesmo kit 2 vias, usar o crossover original e liga-lo nos canais A do amplificador, ela tambem entra em proteção. (com os canais em Full, cortando apenas em 50H pelo player ou amplificador)

Exatamente a mesma coisa acontece usando o crossover do kit 3 vias.

Problema no crossover? Não.

Pois ela faz isso tanto com o crossover do Focal 165KR de 2 vias quanto com o 165KRX3 3 vias.

Problema nos crossovers da Focal? Não. O crossover de Cyro é Morel é acontece exatamente a mesma coisa.

Problema no amplficador? Tambem acredito que não. Pois tanto o meu quanto o de Cyro fazem extamente a mesma coisa.

Bem, a unica forma que consigo legar o 2 vias é usando os crossovers ativos do amplificador, sem usar os crossovers originais do kit.

Mid-Bass em Band-Pass, de 50Hz a 3800Hz e tweeter com Hi-Pass em 3800Hz.

Para ligar o 3 vias é mais complicado.

Ligo o mid-bass nos canais B, usando o cross ativo do amplificador em band-pass, de 50Hz a 250Hz.

Ligo o mid-range e o tweeter nos canais A, usando o cross original do kit. Bem, ai é onde começam os problemas. Com o canal A em full, usando o crossover original do kit para o mid-range e tweeter, o amplificador entra em proteção. Mas ligando o crossover ativo do amplificador em 500Hz, ele não entra em proteção!

Se eu baixar o corte para 250Hz, onde se faria a transição entre o mid-bass e mid-range, ele entra em proteção!

É bem estranho, pois ele não entra em proteção assim que liga, mas sim a partir de um certo volume.

E quando ele está nessa situação os canais A ficam completamente distorcidos e seu aumentar o volume, ele arma proteção.

Minha suspeita é que os canais A (Classe A) desse amplificador sejam uma extensão dos canais B (Classe AB), que em baixo volume (até 50w RMS operam em Classe A) e o que esteja ocorrendo é que os mid-bass estão "encostando na frequencia do mid-range, baixando assim a impedancia dos canais a 2Ohms, e por isso ele esteja entrando em proteção.

A solução eu já encontrei, é separar bem as frequencias, ficando assim com alguns buracos na resposta sonora...

No 3 vias fica assim:

Mid-bass: 50Hz a 250Hz

Mid-Range: 500Hz até o corte original do crossover Focal

Tweeter: Usando o corte original do crossover Focal

Os problemas são:

- O buraco entre o mid-bass e o mid-range

- Usar 2 cortes HP no mid-range (500Hz 12dB/8 ativo no amplificador + corte original do cross Focal)

Não tenho como resolver nenhum desses problemas, pois se eu desligar o cross dos canais A o amplificador entra em proteção. Se eu baixa-lo para 250Hz, o amplificador entra em proteção!

Que erro de construção será este!?

Abraços.

Postado em

Vc não tem como testar usar parte dos cortes pelo Player e outros no amp. e não deixar buracos assim?

Apenas na tentativa de ajudar de alguma forma, parece que o Kleber deu uma explicação muito boa, acho que tem que ficar bem independente do cross original do kit, ou corta pelo player+amp e tira o cross, ou constrói um cross independente para cada via. Desculpa se falei besteira...

Postado em

Rapaiz...acho que o negocio ai temq ue funcionar.... e do jeito que vc falou, uma ligacao simples, e entra em protecao?? pode nao....

''Acredito que o ideal seja você entrar em contato com o importador para achar a possível solução.'' :+1

Postado em

Fala Abreu, nao sabia que tinha dado problema nao...

Rapaz no meu ta funcionando normal.

To usando o midbass nos canais B (cortados pelo DRZ)

E MId+twt nos canais A (cortados pelo cross do kit, full no DRZ)

Agora o que eu fiz e voce nao, foi colocar um resistor 10R x 5w no cross no lugar do midbass

mas nao sei se pode ser isso...

Podemos combinar um dia para trocarmos os amps e ver algm possivel problema...

Postado em

Fala Abreu, nao sabia que tinha dado problema nao...

Rapaz no meu ta funcionando normal.

To usando o midbass nos canais B (cortados pelo DRZ)

E MId+twt nos canais A (cortados pelo cross do kit, full no DRZ)

Agora o que eu fiz e voce nao, foi colocar um resistor 10R x 5w no cross no lugar do midbass

mas nao sei se pode ser isso...

Podemos combinar um dia para trocarmos os amps e ver algm possivel problema...

É bem estranho Cyro...

Naquela hora que você ouviu o som, o amplificador estava perfeito, sem cortar...

Mas estava dessa forma que citei acima, com um buraco entre o mid-bass e o mid-range.

Se eu tentar fechar esse buraco, seja subindo o low-pass do mid-bass para 500Hz ou descendo o ji-pass do mid-range para 250Hz, o amplificador entra em proteção.

É muito estranho, me parece que quando o mid-bass invade a frequencia de resposta do mid-range (ambos 4Ohms), a resistencia desce a 2Ohms nos canais A e assim o amplificador entra em proteção.

Mas isso não se confirma pois até mesmo com o cross do kit 2 vias ligados apenas nos canais B ele entra em proteção...

Abraços.

Postado em

Vitor, no manual dela nao diz nada?

eu tava vendo aqui na internet, mas nao achei em ingles.

Tem!

Mas no manual diz que pode tudo!

Pode ligar 1 kit, 2 kits, até 3 kits's 2 ou 3 vias!

Mas quando vamos para o amp, não dá certo!

Vou ver se Cyro pode ir lá para a gente fazer uns testes na dele para ver se dá os mesmos problemas.

Abraços.

Postado em

Como falei, a melhor coisa é entrar em contato com a Relm que com certeza eles devem ter alguma solução.

Ligamos!

Eles afirmam que ela é para funcionar normalmente com qualquer configuração que conste no manual...

Mas na pratica ela não está funcionando...

Por em quanto eu não acho que seja o meu amplificador, pois a de Cyro faz a mesma coisa.

E quando eu corto via cross ativo, ela não entra em proteção e toca normalmente.

Abraços.

Postado em

E indico fortemente! É um excelente amplificador...

perfeito prum 2 vias + sub...

unico amp que conheco que toca midbass forte e tem mta potencia pra sub

esses lance deve ser algo nao mto complicado

deve-se resolver

E eu pensando seriamente em pegar um desses!

Postado em

Abreu, ligando o crossover nos canais A, sem biamplificação, ccom os 2 falantes no crossover, entra em proteção?

Estranho...

Se foi tentando um biamp, ou sem uma das vias ligada ao crossover, vai dar mer**... raros são os crossovers com "carga fantasma" pra impedir que a via do crossover sem carga acabe colocando o amp em curto em algumas frequências. Aí o ideal é ligar o resistor que recomendei ao Cyro.

Postado em

Abreu, ligando o crossover nos canais A, sem biamplificação, ccom os 2 falantes no crossover, entra em proteção?

Estranho...

Se foi tentando um biamp, ou sem uma das vias ligada ao crossover, vai dar mer**... raros são os crossovers com "carga fantasma" pra impedir que a via do crossover sem carga acabe colocando o amp em curto em algumas frequências. Aí o ideal é ligar o resistor que recomendei ao Cyro.

Entra sim Kleber...

Estou começando a considerar que meu amp esteja com problemas...

No manual, ele diz aceitar todas essas ligações citadas, mas na pratica não.

Usando os crossovers originais, a partir de certo volume ele começa a piscar a luz de overload, que no manual diz ser quando o amplificador está trabalhando com impedancias abaixo de 1Ohm. O que acredito ser impossivel para um kit 2 vias de 4Ohms!

Hoje vou testar algumas coisas, e ver no que dá...

Se não tiver jeito mesmo, vou acionar a garantia e ver o que eles resolvem.

Abraços.

Postado em

Boa Tarde Abreu,

Meu nome é Fabio e sou o responsável comercial da RELM Audio, importadora oficial das marcas: AUDISON, HERTZ, CONNECTION, MOREL e GENESIS, acabo de te enviar um MP, por favor responda o quanto antes, com certeza descubriremos o que ocorre e daremos o tratamento necessário.

Atenciosamente,

Fabio

Postado em

Viu pessoal.

Como falei era só falar com o pessoal da Relm que com certeza eles iriam conseguir descobrir a possível causa do problema (se é que existe algum defeito/problema).

Postado em

Boa Tarde Abreu,

Meu nome é Fabio e sou o responsável comercial da RELM Audio, importadora oficial das marcas: AUDISON, HERTZ, CONNECTION, MOREL e GENESIS, acabo de te enviar um MP, por favor responda o quanto antes, com certeza descubriremos o que ocorre e daremos o tratamento necessário.

Atenciosamente,

Fabio

Opa Fabio, não recebi sua MP...

Estou aguardando.

Se preferir posso entrar em contato com vocês por telefone, atravez do Carlinhos da BestSound, onde comprei o amplificador.

Abrços.

Postado em

Coisas da vida...

Hoje ligamos novamente a 5.1K no crossover do kit 2 vias, apenas para certificar que realmente ela estava com defeito, eeee.... nada dela entrar em proteção!

Está tudo exatamente como estava! Mas dessa vez ela não entrou em proteção!

Na segunda vamos testar com o 3 vias e ver no que dá.

No momento, a unica diferença da ligação anterior é que agora os sub-woofers estão ligados.

Não estou usando os canais A, apenas os B e o sub-woofers.

Abraços.

Postado em

bom dia,

vamos testar a curva de impedancia dos kits em questão, pois dependendo da posição das chaves teremos uma impedancia abaixo de 2 ohms. tenho estes dois kits o krx2 e o krx3 vou testar hoje a noite e te posto o resultado, qualquer duvida me ligue 11 7883-0046 Vinicius

valeu

abraços

Coisas da vida...

Hoje ligamos novamente a 5.1K no crossover do kit 2 vias, apenas para certificar que realmente ela estava com defeito, eeee.... nada dela entrar em proteção!

Está tudo exatamente como estava! Mas dessa vez ela não entrou em proteção!

Na segunda vamos testar com o 3 vias e ver no que dá.

No momento, a unica diferença da ligação anterior é que agora os sub-woofers estão ligados.

Não estou usando os canais A, apenas os B e o sub-woofers.

Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...