Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gabriel rizzato

2 tornado 1100 com sd5000, eh mto?

Recommended Posts

galera,, no comeco eu ia pegar um sd3000 pra tocar os 2 tornados 1100w de 15'', mas agora eu comprei um sd5000, pra,, mais para frente colocar mais dois de 12'' soh q jah quero instalar os tornados,, sera q esse modulo eh mto para os autoflantes,, q q eu tenho q fazer pra nao queima-los?

desde jah vlw galera.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

galera,, no comeco eu ia pegar um sd3000 pra tocar os 2 tornados 1100w de 15'', mas agora eu comprei um sd5000, pra,, mais para frente colocar mais dois de 12'' soh q jah quero instalar os tornados,, sera q esse modulo eh mto para os autoflantes,, q q eu tenho q fazer pra nao queima-los?

desde jah vlw galera.

unica coisa que vc tem que faser para na oqueimalos e nao abusar do CLIP

Compartilhar este post

Link para o post

Cara em primeiro lugar qual a impedância dos falantes e a do módulo?

5K para dois falantes de 1100 é muito porém pode ser feito mas é sempre arriscado, mas dependendo da impedância vc trabalhando com a impedância dos falantes mais alta para q o módulo jogue menos potência neles fica mais tranquilo.

Esse lance de headroom é complicado, ñ deixa muita margem para erros ñ, qualquer vacilo manda os falantes pro saco...

E se eu fosse vc mais pra frente adicionaria mais falantes do mesmo modelo e diâmetro, para aproveitar o acoplamento...

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

ahh entendi, tenho q fzer com q o modulo mande menos potencia para os auto flantes para nao queimar,, soh q essa menor potencia nao vai fzer com q eu perca desenpenho dos modulos?, mas msm assim eh melhor q queima-los.

aushahus,

Compartilhar este post

Link para o post

Ñ é q vc tenha q fazer, mas seria uma medida de segurança, na verdade tem algumas especulações q dizem q o módulo trabalha melhor com os falantes com impedância maior q a dele, dizem q melhora o fator de amortecimento dentre outros fatores, mas ñ posso te precisar isso...

Mas de qualquer forma se vc pretende adicionar mais falantes nele vc já teria q ter comprado ele visando a impedância final do 4x falantes e ñ dos dois q vc já tem, do contrário quando vc colocar os 4x ñ vai casar a impedância...

Mas isso q te falei seria uma medida de segurança.

Coloca ai as especificações do módulo e dos falantes...

Compartilhar este post

Link para o post

eh q nao tenho a grana pra compra mais 2 auto flantes, por isso vou colokar somente os tornados q tenho sabe, mas eu entendo vc, pensei isso tbm, soh q prefiro tomar as medidas de seguranca e nao comprometer os autoflantes,, ai ai as especificacoes dos flantes e do modulo.

Aplicação: Woofer 15 polegadas

Potência: 1.100W RMS

Impedância: 4 ohms

SPL: 92 dB

Resposta freqüência: 38Hz a 1.500Hz

Freqüência de ressonância: 38 Hz

Diâmetro da bobina: 220 mm

Material do cone: Celulose fibra longa prensada

SD5000

5000WRMS @ 12,6V

3500WRMS com o dobro da impedância nominal

Consumo máximo = 520A

Freqüência de operação = 20 Hz a 15 KHz

Filtro subsônico variável de 20 à 50Hz

Sensibilidade de entrada = 0,5V - 6V

THD < 1%

Todas as proteções têm indicações diferentes.

Todas as proteções são auto-resetáveis

Proteção por sub-tensão da bateria em 8 volts (led azul pisca 10 vezes)

Proteção por sobre-tensão da bateria em 16 volts (led azul pisca 10 vezes)

Proteção por curto na saída (led amarelo pisca 10 vezes)

Proteção por sub-tensão da fonte < 40 volts (led vermelho pisca 10 vezes)

Proteção por temperatura (led vermelho fica aceso até a temperatura baixar)

Amplificador totalmente microcontrolado

Led de indicação de cliping

Led de indicação de bateria descarregada

Modo de economia de energia

Conectores de alta corrente na entrada e na saída

Conectores niquelados para melhor contato

Soft-Start e Soft-Stop 100% eficientes

Baixíssimo ruído de saída (sincronização fonte/amplificador)

Cooler interno com acionamento somente acima de 40°C.

Dimensões: 356mm comprimento x 277mm largura x 73mm altura.

Peso: 9000 g

Compartilhar este post

Link para o post

eh... agora so falta a gente descobrir a impendan cia do amplificador né colega ? [^]

Compartilhar este post

Link para o post

É então, com essas especificações vc teria mesmo q colocar o módulo para jogar toda a potência em cima dos subs e depois se vc adicionar mais dois ñ vai ficar o ideal pois ñ casara a impedância, se vc pretende utilizar mesmo esse módulo com esses subs, apenas os dois é bom tomar muito cuidado com o ganho e cortes, e ñ deixar clipar, do contrário será mais uma versão daqueles subs q já vem com efeito pirotécnico de máquina de fumaça...rs

Ex:

Se a sua intenção é colocar os 4x deveria ser assim:

o módulo de 2 Ohm o os falantes de 8 ou bobina dupla de 4x4 assim vc colocaria os dois para trabalhar no módulo a 4 Ohm jogando assim uma potencia menor nos mesmos depois vc adicionaria mais dois falantes iguais fechando a impedância com os 4x em 2 Ohm só assim o módulo liberando toda a potência...

Mas da pra fazer tem gente q coloca até mais potência q isso, mas é quase certo de depois aparecer um tópico assim:

"módulo torrando sub... O que pode ser??"

rs

Compartilhar este post

Link para o post

O Wander, "bafatudo" aqui do forum utiliza um SD 5000 para o par deles de tornado e disse que só com muita potência para eles renderem bem.

Tenta conversar com ele.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

desde jah vlw galera.

Eu acho potência excessiva. Mesmo que consiga isso sem causar danos aos falantes, saiba que estará no limite.

Outra coisa que eu não sei se entendi. Você quer usar os 02 de 12" no mesmo amplificador e por issso comprou um amplificador mais forte?

Compartilhar este post

Link para o post

entao galera, eh q estava certo de eu comprar um sd3000 pra esses flantes,, soh q nao tinha na empresa e eles me venderiam o 5000 pelo preco do 3000, ai pensei q seria uma boa e poderia ateh aumentar o som depois, mas agora fikei encucado,, pq c cloko os dois flantes agora corro risco de queimar,, e c colocar mais dois nao terei a impedancia correta.

galera, vlw ai pelas ajudas msm, eu sei poukissimo d som, e estou me baseando no q vcs dizem.

Compartilhar este post

Link para o post

Não queima, regulando bem, bem alimentado, com fiação adequada e não deixado o led de clip acender vai tocar legal sim..

Compartilhar este post

Link para o post

O Wander, "bafatudo" aqui do forum utiliza um SD 5000 para o par deles de tornado e disse que só com muita potência para eles renderem bem.

Tenta conversar com ele.

Abraço!

Ele esta com SD8000 pro par dos tornados dele... e está excelente!!! Mto forte!!!

Compartilhar este post

Link para o post

entao galera, eh q estava certo de eu comprar um sd3000 pra esses flantes,, soh q nao tinha na empresa e eles me venderiam o 5000 pelo preco do 3000, ai pensei q seria uma boa e poderia ateh aumentar o som depois, mas agora fikei encucado,, pq c cloko os dois flantes agora corro risco de queimar,, e c colocar mais dois nao terei a impedancia correta.

galera, vlw ai pelas ajudas msm, eu sei poukissimo d som, e estou me baseando no q vcs dizem.

Brow, faz o seguinte, deixa tudo regulado no 0 no player, tipo bass, lound, eq flat, hpf 63hz e coloca o volume do player em mais ou menos 70% da escala dele. Ai depois vc vai aumentando o ganho do sd...quando vc comecar a ver o clip piscar volta um pouco o ganho. Com essa receita, acho que nao queimara os tornados. O problema, é quando vc ou algum amigo seu toma umas e outras e quer aumentar o som mais do que os 70% e nao ve...ai pode esquecer...o som distorce e seu ouvido de bebum nao nota...entao deixa uma margem boa de seguranca para o clip, ou se tiver jeito de travar algum volume no player pra nao aumentar mais do que deve...Boa sorte ai

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso um SD5000 pro par de Tornados, só que meu SD é 1ohm. Nunca tive problemas.

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso um SD5000 pro par de Tornados, só que meu SD é 1ohm. Nunca tive problemas.

Abraço

Nesse caso ele só forneçe 3.500w e não os 5.000w

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso ele só forneçe 3.500w e não os 5.000w

Mesmo assim ainda sao 1300 Wrms a mais neh, isso se o carro tiver desligado e tensao em 12,6v, se tiver a tensão em 14v a potencia sera maior ainda, por isso eh bom tomar cuidado sempre e avaliar o clip mesmo com o carro em movimento...aquela velha requisição dos consumidores para as fabricas criarem um extensor de clip...to axando q vou criar um e vou ficar rico..hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

galera, vlw msm,, vo instala desse jeito por enqnto,,, e faco o q vcs disseram,, regulo no player pra 70% e boa,, dexa o pau tora.

kkkkkk

queria q fikasse pronto ateh o rodeio de colorado,, festa mto boa,, mas vamo v c da tempo ainda...

e nem flei qual eh meu projetooo neh,, entaoo, vai c esses tornados, com o SD5000, 4 drivers 305 da selenium,, 2 tweeters, um power one pra isso.Uma impact 90A + a do cofre de 70A( eh pouco, mas pra mim acho q da, nao vo usar em competicoes), tudo isso numa caixa embutida, na carroceria de uma silverado.. tomara q fike bom.. e vlw msm a dica de vcs...

qlq conselho ow dica eh sempre bem vinda..

abrass

Editado por gabriel rizzato

Compartilhar este post

Link para o post

Cara em primeiro lugar qual a impedância dos falantes e a do módulo?

5K para dois falantes de 1100 é muito porém pode ser feito mas é sempre arriscado, mas dependendo da impedância vc trabalhando com a impedância dos falantes mais alta para q o módulo jogue menos potência neles fica mais tranquilo.

Esse lance de headroom é complicado, ñ deixa muita margem para erros ñ, qualquer vacilo manda os falantes pro saco...

E se eu fosse vc mais pra frente adicionaria mais falantes do mesmo modelo e diâmetro, para aproveitar o acoplamento...

:+1

Não faz salada de fruta como vc tinha dito em colocar dois alto falantes de 15 e doi de 12"! Poe tudo de 15" e de mesma marca....no caso mais dois tornados de 15"!

Compartilhar este post

Link para o post

também não arriscaria.

mas se é pra usar tome muito cuidado com o ganho no amplificador.

eu deixaria no mínimo e tambem reduziria o level no cross.

Compartilhar este post

Link para o post

Com uma impact de 90A + uma auxiliar de 70A pode ter certeza que a chance de queimar está grande viu... Ainda mais pra um PowerOne que por si só ja consome uns 80A mais um SD5k que brincando consume uns 200A..

Com menos de 300A eu nem ligaria esses 2 amps juntos msm...

Tenta trocar esse teu SD5 por um módulo de uns 2k rms msm, pq alimentando com isso que vc tem de bateria é risco demais viu..

Compartilhar este post

Link para o post

Sem chance, 160ah de bateria pra esses dois é arriscado de mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...