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Marcos Vinicius

Construção de um Mega Capacitor caseiro

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hoje com o enorme avanço da tecnologia foi possivel criar algo q antes se imaginava quase impossivel um super capacitor com tamanho reduzido igual esses de hoje em dia... os mais renomados (marcas confiaveis) não duvido q dê tal capacitancia.. porem basta q pensem no principio basico de um capacitor pois seja ele com grande capacitancia media ou pequena ainda é um capacitor,, o dimencionamento dele é muito importante mesmo sem duvidas más o principal não é esse e sim o por q de estar adicionando esse capacitor.. afim de se estudar o consumo da carga intervalos picos, duração etc... tudo isso julga.. pensem nisso.. capacitores tem n funções em um circuito mais é preciso q se pense e saiba seu funcionamento antes de ir enfeitando algo com eles e talvez jogando dinheiro fora.

 

edit: erros de portugues :legal:

Editado por ((thytoin.))

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no spl basta um grave pesado e estendido q o MC se descarrega em segundos e depois se torna parte da carga do sistema pois o grave ainda continua consumindo heh...

 

O MC não se torna parte da carga... É diferente de uma bateria. Um capacitor, quando está com tensão interna igual à externa é uma resistência infinita.

 

Quando "sobra" carga (ou seja, a tensão sobe) ele se equilibra novamente. Se a tensão subiu, é porquê o consumo cessou. Ou seja, ele aproveita o que "sobra" de energia.

 

E qual a vantagem disto?

 

O capacitor vai eliminar os PICOS de consumo sobre o alternador/bateria, e vai distribuí-los por um período muito maior.

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http://autosom.net/artigos.asp

 

se tiver uma minima noção de consumo continuo (ex: SPL) e pico de consumo rapidos (ex trio) vc verá q MC'c auxiliam melhor somente trio... no spl basta um grave pesado e estendido q o MC se descarrega em segundos e depois se torna parte da carga do sistema pois o grave ainda continua consumindo heh... em trio ele se carrega 100% nos intervalos entre uma batida e outra auxiliando as baterias q não possuem tal velocidade de descarga..... não é preciso ser tecnico pra entender...

edit:

completando como já disse nos topicos de MC's..

em spl pesado MC é enfeite eu sou 1000 X mais adicionar baterias cabos robustos e ao inves de MC's investir em alternador mais potente ou outro meio de carregar as baterias.

 

o meu exemplo de mini trio seria pra apenas minha ideia de capacitores eletroliticos em paralelo q resultam em 70000 uF no maximo, porem em trio pesado segue a regra pra cada 1000W de som uma quantidade de capacitancia.

 

OBS: isso não aprendi lendo os artigos daqui.. pois apenas pesquisando eu vi q tinha algo sobre MC's no autosom,

aprendi em curso tecnico.. provado por A+B e etc.. por professores engenheiros .

 

 

É tão fácil... tem gente gastando rios de dinheiro em baterias, cabos, amplificadores, subwoofers... se os MC são tão bons de fato porque ninguém tenta dimensionar um pra seus respectivos sistemas? Porque os gringos tbm não o fazem?

 

Ao invés de ficar discutindo isso então porque não instalam um em seus sistemas e tirem a prova?

Só não me venham com números por favor... quero ver a facada valer apena sentindo a diferença nos ouvidos mesmo.

 

 

No mais... vou parar por aqui, afinal eu só tenho 25 anos e dois pontinhos embaixo do meu avatar não é?

Só me resta desejar boa sorte. :)

 

hoje com o enorme avanço da tecnologia foi possivel criar algo q antes se imaginava quase impossivel um super capacitor com tamanho reduzido igual esses de hoje em dia... os mais renomados (marcas confiaveis) não duvido q dê tal capacitancia.. porem basta q pensem no principio basico de um capacitor pois seja ele com grande capacitancia media ou pequena ainda é um capacitor,, o dimencionamento dele é muito importante mesmo sem duvidas más o principal não é esse e sim o por q de estar adicionando esse capacitor.. afim de se estudar o consumo da carga intervalos picos, duração etc... tudo isso julga.. pensem nisso.. capacitores tem n funções em um circuito mais é preciso q se pense e saiba seu funcionamento antes de ir enfeitando algo com eles e talvez jogando dinheiro fora.

 

edit: erros de portugues :legal:

Meu deus... é o meu tópico no SPL todod e novo... haha

 

E pq a mairoia nao usa MC em sistemas de SPL? Se, como disseram acima, o mínimo de capacitancia para graves continuos é de 1F cada 200w, facam as constas de qto sairia pra comprar um MC prum sistema de 500w (MC renomado, hein... hehe).

 

Afinal, quem tem espaco o suficiente em um carro pra usar 3, 4 ou 5 baterias de 150Ah?

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Galera, MC é só vantagem...

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se os MC são tão bons de fato porque ninguém tenta dimensionar um pra seus respectivos sistemas? Porque os gringos tbm não o fazem?

 

Porquê custa centenas de vezes mais caro.

 

Mas sim, o ideal seria usar capacitores mesmo. Baterias em automóveis na verdade são uma "gambiarra" que funciona de forma relativamente satisfatória por falta de opções com custo baixo.

 

Automóveis precisam de ACUMULADORES de energia, e baterias só podem ser consideradas como acumuladores por permitir ciclos de carga e descarga.

 

Agora, submeta uma bateria a alguns ciclos de carga e descarga seguidos pra ver quantos dias ela dura... Não é a toa que baterias automotivas não são feitas para serem descarregadas.

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Porquê custa centenas de vezes mais caro.

 

Mas sim, o ideal seria usar capacitores mesmo. Baterias em automóveis na verdade são uma "gambiarra" que funciona de forma relativamente satisfatória por falta de opções com custo baixo.

 

Automóveis precisam de ACUMULADORES de energia, e baterias só podem ser consideradas como acumuladores por permitir ciclos de carga e descarga.

 

Agora, submeta uma bateria a alguns ciclos de carga e descarga seguidos pra ver quantos dias ela dura... Não é a toa que baterias automotivas não são feitas para serem descarregadas.

 

como assim kleber? Tá dizendo que o ideal seria um sistema focado principalmente em MCs? O.O

 

Outra coisa, e quanto aos MCs, tu acha algum desses genéricos confiáveis de fato?

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Afinal, quem tem espaco o suficiente em um carro pra usar 3, 4 ou 5 baterias de 150Ah?

 

então acha q o mc vai substituir as baterias hehehehe tem carro q cabe 2 de 90A no cofre como o gol g4 por ex; atarz do banco pode colocar apenas uma de 150 ou se utilizar apenas um sub parrudo sobra espaço pra ela no PM.

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Porquê custa centenas de vezes mais caro.

 

Mas sim, o ideal seria usar capacitores mesmo. Baterias em automóveis na verdade são uma "gambiarra" que funciona de forma relativamente satisfatória por falta de opções com custo baixo.

 

Automóveis precisam de ACUMULADORES de energia, e baterias só podem ser consideradas como acumuladores por permitir ciclos de carga e descarga.

 

Agora, submeta uma bateria a alguns ciclos de carga e descarga seguidos pra ver quantos dias ela dura... Não é a toa que baterias automotivas não são feitas para serem descarregadas.

 

 

não li isso !

 

eu desisto.. use quem quiser aonde quiser e quantos quiser...

 

é um raciocinio tão simples pensar como atua um capacitor e mesmo depois de provar não adianta,, então tirem todas as baterias ligue só MC's no alternador de 90A e põe o set pra derreterem kkkkkkkkkkk

 

[^]

 

fui.

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Então ta né.. se vocês dizem....

 

 

Detalhe: Somos só nós brasileiros e outros infelizes de terceiro mundo que usam trambolhos de 150ah com velocidade de descarga ridícula no carro. :vts

 

Detalhe 2: O som automotivo de alta potência em sí já não é considerado uma gambiarra? :vts 2

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não li isso !

 

eu desisto.. use quem quiser aonde quiser e quantos quiser...

 

é um raciocinio tão simples pensar como atua um capacitor e mesmo depois de provar não adianta,, então tirem todas as baterias ligue só MC's no alternador de 90A e põe o set pra derreterem kkkkkkkkkkk

 

[^]

 

fui.

 

Pense em uma fonte DC, dessas com transformador mesmo, usando capacitor, o quanto de energia deve perder então, né?

 

São 60 recargas por segundo...

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não li isso !

 

eu desisto.. use quem quiser aonde quiser e quantos quiser...

 

é um raciocinio tão simples pensar como atua um capacitor e mesmo depois de provar não adianta,, então tirem todas as baterias ligue só MC's no alternador de 90A e põe o set pra derreterem kkkkkkkkkkk

 

[^]

 

fui.

 

ele não falou em tirar baterias.. mas colocar capacitores corretamente dimensionados!

 

Certamente, não estamos falando de 1 farad pra 1000wrms!

 

 

Outra coisa, que eu vi na prática: Um som que foi instalado na showcar (RS1200D + 2 308).. não tinha bat aux.. apenas a 75ah no cofre. Após refazer o acabamento, o som começou a render uns 40% do que rendia antes! Tu aumentava o volume mas o som não ia! Nisso, o instalador comentou: "ah, falta ligar o MC!"... ou seja.. um MC de ~5 farads... ele botou o MC pra carregar.. qdo ligou... putz.. o grave apareceu DE VERDADE.. praticamente dobrou!

 

Mas isso vale lembrar que.. cabeamento 21mm e bat no cofre! Ou seja, nunca q o rs1200d ia render tudo assim! O MC só "desentupiu o gargalo" do sistema!

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ele não falou em tirar baterias.. mas colocar capacitores corretamente dimensionados!

 

Certamente, não estamos falando de 1 farad pra 1000wrms!

 

 

Outra coisa, que eu vi na prática: Um som que foi instalado na showcar (RS1200D + 2 308).. não tinha bat aux.. apenas a 75ah no cofre. Após refazer o acabamento, o som começou a render uns 40% do que rendia antes! Tu aumentava o volume mas o som não ia! Nisso, o instalador comentou: "ah, falta ligar o MC!"... ou seja.. um MC de ~5 farads... ele botou o MC pra carregar.. qdo ligou... putz.. o grave apareceu DE VERDADE.. praticamente dobrou!

 

Mas isso vale lembrar que.. cabeamento 21mm e bat no cofre! Ou seja, nunca q o rs1200d ia render tudo assim! O MC só "desentupiu o gargalo" do sistema!

 

Alí que eu dizia...

 

Eu usaria um MC em uma unica situação.

 

Caso fosse montar um set modesto com seus 1000w rms pra tocar no meu carro usando uma unica bateria no cofre.

 

Passsando muito disso, a instalação de um MC que possa realmente dar uma melhora significativa ao sistema seria um investimento BURRO.

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Ops.. realmenet! rs

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Momento "E AGORA, JOSÉ?" de hoje:

 

Ao suprir um pico, a bateria se descarrega. Ao se carregar, ela também "desperdiçará" energia, atrapalhando um sistema, já que, pelo fluxo normal de corrente, ela vai se carregar assim que o consumo sobre o alternador diminuir (ou seja, a tensão do sistema subir)????

 

Assumindo a "teoria da atrapalhação", quanto mais baterias em um sistema de som, pior?

 

And now, Joseph?

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Momento "E AGORA, JOSÉ?" de hoje:

 

Ao suprir um pico, a bateria se descarrega. Ao se carregar, ela também "desperdiçará" energia, atrapalhando um sistema, já que, pelo fluxo normal de corrente, ela vai se carregar assim que o consumo sobre o alternador diminuir (ou seja, a tensão do sistema subir)????

 

Assumindo a "teoria da atrapalhação", quanto mais baterias em um sistema de som, pior?

 

And now, Joseph?

hehehe

 

Agora ferrou, hein?! haha

 

Kleber, te mandei uma MP. Se nao for muito incomodo... Nao vou mais encher o saco! hehe

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Momento "E AGORA, JOSÉ?" de hoje:

 

Ao suprir um pico, a bateria se descarrega. Ao se carregar, ela também "desperdiçará" energia, atrapalhando um sistema, já que, pelo fluxo normal de corrente, ela vai se carregar assim que o consumo sobre o alternador diminuir (ou seja, a tensão do sistema subir)????

 

Assumindo a "teoria da atrapalhação", quanto mais baterias em um sistema de som, pior?

 

And now, Joseph?

 

Não defendo a "teoria da atrapalhação" a não ser por possíveis perdas nas ligações dos cabos em sistemas de grande porte da bateria até o amplificador. Mas posso tentar uma resposta... hehe

 

Em sistemas comuns aqui no Brasil, onde geralmente se usa ~300ah pra 60~90ah de alternador creio que essa "atrapalhação" seja mínima tendo em vista que o consumo é praticamente todo direcionado aos acumuladores, ou seja, o alternador não é a fonte principal de energia.

 

No caso dos gringos onde em sistemas de gente grande os alternadores são dimensionados pra suprir em muitos casos até mais que 60% da demanda(exemplo do Stive Meade e seus mais de 1000ah de alternador) acho essa tal atrapalhação seja quase nula. Afinal pelo que sei, o alternador envia corrente para as baterias de acordo com a tensão das mesmas que se bem carregadas estarão por volta dos 13v(agm como sempre). Sendo assim, a corrente enviada para elas seria bem baixa influenciando quase nada(ou nada) no rendimento dos alternadores.

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A "teoria da atrapalhação" é um erro físico, elétrico, conceitual...

 

Primeiro, porquê energia não se perde... se transforma. Pode virar calor, mas não é o caso aqui. A energia que vai pro capacitor é energia que está disponível.

 

QUALQUER gerador (bateria, alternador, etc) possui resistência interna. Logo, quanto maior o consumo, maior a queda de tensão. #Fatoindiscutível.

 

Sendo assim, o capacitor só vai se carregar quando a tensão disponível no sistema for maior que sua tensão interna (mesma coisa para a bateria).

 

E sabe quando a tensão aumenta? Quando o consumo reduz.

 

Logo, o capacitor não vai se carregar enquanto o amplificador estiver consumindo... isto não existe! O capacitor não consome, apenas ARMAZENA. E a gente só armazena o que SOBRA, certo?

 

Logo, essa teoria de que o capacitor vai atrapalhar é puramente furada, sem sentido nem razão, afinal os capacitores existem em aparelhos eletrônicos, entre outras funções, para armazenar energia, e não para consumí-la.

Editado por Kleberlpa
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Ah, sim... só pra cutucar mais um pouco:

 

Bateria é um GERADOR, possui resistência interna.

 

Capacitor não é gerador, não possui resistência interna.

 

Logo, você pode exigir quanta corrente quiser sem quedas de tensão, exceto pela queda natual da descarga, que ocorre naturalmente em baterias E capacitores.

 

Querem mais alguam razão pra parar com estas idéias infundadas de que capacitor só atrapalha?

 

Em tempo, alguém realmente JÁ VIU algum sistema PIORAR por conta de um megacapacitor?

 

Não serve o que o amigo do primo do instalador disse...

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Afinal pelo que sei, o alternador envia corrente para as baterias de acordo com a tensão das mesmas

 

Não... o alternador está lá fornecendo quanta corrente for exigida... as baterias vão consumir dele uma corrente inversamente proporcional à carga nelas acumulada. Logo, quanto mais carregadas, menor é a corrente que elas vão consumir em sua carga.

 

MESMO comportamento em capacitores.

 

A diferençaa é que baterias, por conta de sua resistência interna, acabam consumindo menos corrente e levando mais tempo até se carregarem. E os capacitores, por nâo tê-la, vão se carregar o mais rápido possível, demandando maior corrente durante sua carga.

 

Ou seja, não adianta dizer que capacitor atrapalha... bateria atrapalha quase do mesmo jeito então.

 

A diferença é que uma bateria de 60A/h corresponde, em termos de tempo de descarga, a um capacitor de centenas de farads. Adivinha o que é maais barato então...

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Não... o alternador está lá fornecendo quanta corrente for exigida... as baterias vão consumir dele uma corrente inversamente proporcional à carga nelas acumulada. Logo, quanto mais carregadas, menor é a corrente que elas vão consumir em sua carga.

 

MESMO comportamento em capacitores.

 

A diferençaa é que baterias, por conta de sua resistência interna, acabam consumindo menos corrente e levando mais tempo até se carregarem. E os capacitores, por nâo tê-la, vão se carregar o mais rápido possível, demandando maior corrente durante sua carga.

 

Ou seja, não adianta dizer que capacitor atrapalha... bateria atrapalha quase do mesmo jeito então.

 

A diferença é que uma bateria de 60A/h corresponde, em termos de tempo de descarga, a um capacitor de centenas de farads. Adivinha o que é maais barato então...

 

Sim.. o que quis dizer(ao menos foi o que aprendi) é que o regulador de tensão dos alternadores envia a corrente de acordo com a demanda.

No caso, quando à um pico de grave a demanda é extrema, exigindo o máximo do(os) alternado(res). Já nos intervalos por exemplo a exigência é baixa caso as baterias estejam com a tensão acima dos 12.6v. Por isso a "teoria" não se aplicaria nesse caso.

 

Repito, não acho que um MC possa atrapalhar mas sim que em sistemas de SPL de grande porte a utilização deste é praticamente inútil. Salvo caso em que o cidadão esteja disposto a gastar mais de 2 mil reais em MC pra ver o "numerinho" perto dos 13.8v e ter rendimento UM POUCO maior.

 

Ah... esta do capacitor acumular energia apenas nos intervalos eu não sabia... vivendo e aprendendo.

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Sim.. o que quis dizer(ao menos foi o que aprendi) é que o regulador de tensão dos alternadores envia a corrente de acordo com a demanda.

No caso, quando à um pico de grave a demanda é extrema, exigindo o máximo do(os) alternado(res). Já nos intervalos por exemplo a exigência é baixa caso as baterias estejam com a tensão acima dos 12.6v. Por isso a "teoria" não se aplicaria nesse caso.

 

Repito, não acho que um MC possa atrapalhar mas sim que em sistemas de SPL de grande porte a utilização deste é praticamente inútil. Salvo caso em que o cidadão esteja disposto a gastar mais de 2 mil reais em MC pra ver o "numerinho" perto dos 13.8v e ter rendimento UM POUCO maior.

 

Ah... esta do capacitor acumular energia apenas nos intervalos eu não sabia... vivendo e aprendendo.

 

No caso, as baterias não ficam acima da casa dos 12V... Quando você tem um pico, é o alternador (que está a 14,4v) é quem vai tentar suprí-lo. Como a tensão vai cair, por ser um gerador, quando chegar a 12,algumacoisa volts, as baterias é quem vão servir de muletas.

 

Por isto, em um sistema de SPL, alternador é FUNDAMENTAL. Bateria é muleta. E capacitor é AUXÍLIO.

 

Encarando cada parte dessas dessa forma, dimensiona-se um sistema.

 

Em sistemas de muitos watts, usar 2F é inócuo. Cavalo anda, cavalo bebe, tem que usar dentro do dimensionamento. Quer 5k watts? Use 10F pra graves extensos, ou conviva com as quedas de tensão E de performance do amplificador.

 

Agora, por exemplo, usar 5K Watts com alternador de 60Ah, desculpe quem usa, mas é errado. Não adianta encher de muletas baterias pra poder menter o amplificador funcionando na marra, pois as quedas de tensão vão impactar DIRETAMENTE na potência. É transformar 5kW em 3500W RMS por puro mal dimensionamento.

 

Adianta isto?

 

Então, pelo menos, use o fundamental e o auxílio pra poder reduzir as perdas.

 

E não adianta também errar no dimensionamento e meter um megacapacitor de 2F nesta situação, e dizer que não serve pra nada... Não adianta ser feio e usar o perfume da moda, e depois sair dizendo que o perfume não chama a atenção da mulherada.

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Repito, não acho que um MC possa atrapalhar mas sim que em sistemas de SPL de grande porte a utilização deste é praticamente inútil.

 

Não?

 

 

Um MC tem a função de suprir a demanda nos picos de energia mas mesmo bem dimensionado ele não consegue armazenar energia o suficiente pra manter um pico de 10~15s que é muito comum em hip hop. Logo ele estará sem carga e chupando energia da coitada da bateria juntamente com o amplificador.

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Kleber, vc sabe de algum artigo para eu comecar a ler sobre MCs?

 

Algo nao muito cientifico, se nao, me perderei! hehe

 

Abracos

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PS: Capacitor não fica sem carga... quando ele se descarrega, ele equilibra sua carga com a do sistema externo. A não ser que o sistema externo não exista, aí descarrega...

 

A bateriaa em um sistema fica com o mesmo comportamento.

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Kleber, vc sabe de algum artigo para eu comecar a ler sobre MCs?

 

Algo nao muito cientifico, se nao, me perderei! hehe

 

Abracos

 

Mcs são capacitores eletrolíticos... hehehehehehe

 

Artigos sobre eles é muito complicado, pois o que há na internet é um misto de falta de conhecimento com preconceitos...

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