Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
noslimda

DXZ-785USB drenando bateria?

Recommended Posts

Pessoal, ultimamente tenho tido muito problema com bateria descarregando....

 

Tenho uma bateria moura de 60A com um ano de uso.

Recentemente deixei na loja onde eu comprei pro cara fazer uma carga lenta de 30 horas..

 

No meio da semana, deixei o carro dois dias na garagem. Quando fui usar o carro, nem o alarme funcionou...

Usei uma bateria auxiliar pra dar a partida, e levei o carro na Porto Seguro para avaliar o sistema elétrico.

Pedi para conferir o rastreador para ver se não estava drenando muita corrente, mesmo com o carro parado. Ele disse que tava tudo bom.

Voltei na loja das baterias. O cara testou e disse que tava com uns 80% de carga... e me indicou um auto-elétrico.

No auto-elétrico, o cara colocou um teste (uma ponta de prova com uma lâmpada) em série com a bateria e realmente estava tendo um certo consumo mesmo com o carro desligado, som desligado, ar desligado, luzes desligadas, etc.

 

Quando eu desliguei a alimentação do player (o fio do player), a lâmpada se apagou. Bom o cara falou que realmente era o som...pra eu dar uma conferida, que aquela corrente a bateria não aguentava mesmo por muito tempo (p.ex. + de 24 horas)

 

Chegando em casa, eu testei com o multímetro, o cabo de alimentação do player tem uma corrente de +/- 400mA com o display apagado e 520mA com o display aceso. Com o player ligado, a corrente fica em 870mA.

 

Agora vem a pergunta:

 

1) Essa corrente é normal?

2) Essa corrente é mesmo suficiente para descarregar a bateria em questão de 2 dias?

 

Valeu galera,

 

[moderadores, se estiver no local errado, favor mover]

 

Admilson

Editado por noslimda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, players são feitos para desligar na chave, ae a corrente cai a zero quase.

 

400mA/h, em teoria, descarregaria uma bateria em 6 dias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu tinha o meu clarion eu precisava tirar a frente, ele ficava quente mesmo desligado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando eu tinha o meu clarion eu precisava tirar a frente, ele ficava quente mesmo desligado.

 

é... essa corrente é mesmo com a frente destacada...

 

Quanto a desligar na chave do carro, não faz nenhuma diferença nesse consumo... na chave ou direto, o consumo é o mesmo... (eu testei)

 

João, o seu cálculo é pra descarga total? pq abaixo de 9 volts (75%) ele já não dá partida.... Eu não sei se a tensão cai proporcionalmente à corrente, mas se for, corresponderia a uns 15A a menos... (coisa de 30horas a 0,5 por hora)..... SERÁ????

Editado por noslimda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a desligar na chave do carro, não faz nenhuma diferença nesse consumo... na chave ou direto, o consumo é o mesmo... (eu testei)

 

Ligou na ingnição e continou consumindo? :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

João, o seu cálculo é pra descarga total? pq abaixo de 9 volts (75%) ele já não dá partida.... Eu não sei se a tensão cai proporcionalmente à corrente, mas se for, corresponderia a uns 15A a menos... (coisa de 30horas a 0,5 por hora)..... SERÁ????

 

Os 60Ah considera cair até 9V :P

 

Eu nunca tive player clarion para te responder, mas nos PIONEER faz uma diferença brutal entre desligar no pós-chave e deixar direto na bateria. Faz diferença também tirar a frente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto eu tinha um P1Y acontecia a mesma coisa...

tive que ligar o carro na ignicao, e os problemas acabaram..

em 2 dias descarregava a bateria...

 

fio amarelo no +12V

e o fio vermelho na ignicao....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quanto eu tinha um P1Y acontecia a mesma coisa...

tive que ligar o carro na ignicao, e os problemas acabaram..

em 2 dias descarregava a bateria...

 

fio amarelo no +12V

e o fio vermelho na ignicao....

 

É foi a primeira coisa que eu imaginei... mas não fez nenhuma diferença.... era exatamente a mesma corrente.... com ou sem o fio na ignição...

 

 

Detalhe... informação do manual:

 

Auto antenna rated current: 500mA or less

 

(Só que o player tem dois fios separados, azul pra antena e azul/branco pra remote dos amps)

 

Será que tem alguma chance de estarem invertidos?

 

 

Em todo caso, amanhã vou testar com o remote desligado...

 

Se alguém tiver mais alguma idéia, eu agradeço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tb tive esse problema em um P1Y... medindo no eletricista, o consumo caía drásticamente ao tirar a frente. Lendo na internet, vi que seria uma diferença entre deixar ele em "stand by" e totalmente desligado. Com a frente ele mantém certo consumo para ligar mais rápido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Drz me deixava sem bateria. O que no meu caso constatei foi o seguinte:

quando alguem manobrava o carro, deixando ele aberto (nã0 trancado, com o alarme desligado) a bateria acabava em 2 dias. Com o carro trancado, a bateria demorava mais tempo para acabar.

Não sei o porque disso, mas que acontecia.

Além disso a frente dele fica quente com o carro aberto: portas fechadas, mas não trancado no alarme.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu costumo tirar a frente e nunca deu problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu dava isso tb, dai um instalador decente refez a instalação e resolveu, direto a bateria acabava.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O meu dava isso tb, dai um instalador decente refez a instalação e resolveu, direto a bateria acabava.

 

No caso, o instalador "indecente" (kkkkk) fui eu mesmo.... hoje eu tirei o player... liguei diretamente na bateria, e realmente tem um consumo razoável mesmo quando está desligado.... independentemente de estar com o remote ligado ou não... independente de estar com a frente ou não. Esse consumo exagerado é no terminal amarelo com fusível de 15A... detalhe: no manual consta que esse cabo é MEMORY BACKUP LEAD... o outro amarelo (Bus power lead) e o outro vermelho (Power lead) não têm consumo nenhum com o player desligado...

 

O que eu observei agora e achei estranho tb. é que quando a frente é retirada, fica piscando uma luz (da entrada do CD) sem parar...

 

Imagino que deva ser isso que drene a bateria... será que não teria uma forma de se desativar isso??

 

[ponto negativo pro manual desse clarion.... não tem informação nenhuma.....]

 

Se alguém que tiver o player, puder fazer esse teste, eu agradeço....

 

basta colocar uma lampadinha de 12V entre o positivo da bateria e o cabo amarelo do player.... Teoricamente não deveria acender... a menos que haja fuga de energia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Retirando a frente destacável, o consumo é nulo.

Eita frente que consome, agora vai saber o pq.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Retirando a frente destacável, o consumo é nulo.

Eita frente que consome, agora vai saber o pq.

Vc. testou no mesmo modelo e não consumiu nada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Manda MP pro Zambrana, se não me engano ele é autorizado e já ajudou muita gente com esse problema.

 

Lembro que árias pessoas tiveram problemas que foram resolvidos, talvez seja configuração mesmo. O DC-DC é externo?

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara eu tinha esse problema quando eu deixava com a frentinha, com a frente plugada em 2 dias o carro não ligava mais, sem a frentinha eu xeguei a deixar o carro encostado por uns 5 dias e pego normal, mais toda vefz q eu deixava com a frente plugada dava zica

 

ps* era o 785usb tbm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Manda MP pro Zambrana, se não me engano ele é autorizado e já ajudou muita gente com esse problema.

 

Lembro que árias pessoas tiveram problemas que foram resolvidos, talvez seja configuração mesmo. O DC-DC é externo?

Valeu, Kleber já mandei... o DC-DC é interno. São 3 fios para alimentação: Um amarelo mais grosso (com fusível de 15A) - memory backup lead, um amarelo mais fino (com fusível de 3A)- bus power lead e outro fininho vermelho sem fusível (power lead). O player funciona com o bus power desligado, mas não com o o outro amarelo e o vermelho. Só esse amarelo - o memory backup - é que está drenando energia...

 

Aliás, eu estou estranhando muito essa nomenclatura dos fios... por que o backup de memória precisaria de corrente de até 15A?? e o power ser fininho sem fusível?

 

Pra quebrar o galho, eu estou deixando os dois mais finos direto (já que não estão consumindo)... e coloquei uma chavinha no outro... mas é um saco porque quem garante que eu vou lembrar de desligar quando sair do carro?...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adm, tô achando que o chicote OU veio errado, OU foi montado errado. Já vi isso nos Pioneers...

 

Provavelmente inverteram amarelo e vermelho, já que o bkp é sempre fino, e o da alimentação é que é grosso e tem fuse.

 

Deve ser isto. Experimenta ligar com o vermelho desligado pra ver se funciona.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adm, tô achando que o chicote OU veio errado, OU foi montado errado. Já vi isso nos Pioneers...

 

Provavelmente inverteram amarelo e vermelho, já que o bkp é sempre fino, e o da alimentação é que é grosso e tem fuse.

 

Deve ser isto. Experimenta ligar com o vermelho desligado pra ver se funciona.

 

Essa informação está no manual (não no próprio chicote).... Talvez tenham errado no manual... mas sei lá...

 

Quanto a ligar com o vermelho desligado, não funciona de jeito nenhum... Além do mais o vermelho não consome nada... nadinha....

Já experimentei todas as combinações possíveis, mas como o é o fio grosso que consome e ele é necessário, então não teve jeito....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa informação está no manual (não no próprio chicote).... Talvez tenham errado no manual... mas sei lá...

 

Quanto a ligar com o vermelho desligado, não funciona de jeito nenhum... Além do mais o vermelho não consome nada... nadinha....

Já experimentei todas as combinações possíveis, mas como o é o fio grosso que consome e ele é necessário, então não teve jeito....

 

Então testa assim: mantém o vermelho conectado direto e interrompa o amarelo. Veja se o player vai resetar ou não.

 

Tenho quase certeza que não.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então testa assim: mantém o vermelho conectado direto e interrompa o amarelo. Veja se o player vai resetar ou não.

 

Tenho quase certeza que não.

Ele não reseta os ajustes de áudio, etc. mesmo se vc. desligar tudo... ele só perde a hora... mas se vc. deixar o vermelho ligado, ele mantém até o relógio... (pelo menos isso é o que parece, porque eu testei rapidamente.... não deixei tipo meia-hora desligado pra ver...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se não perder, é pq o tal fio é o mem bkp mesmo.

 

Só pra ter certeza, pq não faz o menor sentido o mem bkp consumir 15A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece que o problema está resolvido. Eu refiz as medições agora com outro multímetro e testei com uma pequena lâmpada.

 

Realmente a corrente é maior quando a frente está conectada (aprox. 460mA). Com a frente desconectada, a nova medição deu 20mA. Em ambos os casos a lâmpada se acendeu, mas 20mA é algo já bem aceitável. O que eu preciso fazer agora (e que eu não costumava fazer, é sempre tirar a frente do player quando não estiver usando.

 

Quanto ao LED de segurança, faz pouca diferença na medição (p.ex 10mA a mais na piscada). Em todo caso, deixei desligado.

 

Durante alguns dias, vou monitorar o tempo deixado e a queda de tensão, só pra ter uma idéia clara de quanto tempo a bateria segura o player com o carro parado. (agora sem a frente)

 

Muito obrigado pela ajuda de todos e fica então a dica. Pra quem tem esse player, não deixar a frente no carro, quando não estiver usando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...