Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Lely_Coelho

Caixa para Eros Syclone E-15 - foto e vídeo

Recommended Posts

Postado em (editado)

E aih, galera, tudo em cima??

Fazer um post ligeirinho aqui, porque procurei no google e aqui no fórum e não achei nada a respeito do Eros Syclone, a não ser sua aplicação para médios.

Pois eh... já ouvi um par de 15" tocando e me surpreendi. Era no carnaval e acordei com uma RESSACA danada e aquela pancada entrando no meu quarto: tttuuummm, tttuuuummmmm. Quando fui ver, eram os tal Syclone.

Queria que se alguém aih puder calcular a litragem de uma caixa sintonizada nos 90Hz. Seria de grande utilidade. Duto retangular.

Aí estão as especificações:

ALTO FALANTE E15 SYCLONE4 EROS - SOM PROFISSIONAL

Especificações Mecânicas:

DIÂMETRO NOMINAL 15 polegadas

DIÂMETRO FERRITE 147 X 18 mm

MATERIAL DO FERRITE BÁRIO

DIÂMETRO DA BOBINA 2 1/2 polegadas

FORMA DA BOBINA FIBERGLASS

ALTURA DA BOBINA 14 mm

ALTURA DO GAP 7 mm

MATERIAL DO FIO DA BOBINA COBRE

SECÇÃO DO FIO DA BOBINA CHAPA

MATERIAL DA CARCAÇA AÇO

Especificações Eletroacústicas:

RESPOSTA DE FREQÜÊNCIA 40 ~ 3.500 Hz

SENSIBILIDADE (@ 1 W, 1 m) - FREE-AIR 94,01 dB

POTÊNCIA MÁXIMA (RMS) 250 W

POTÊNCIA MUSICAL 500 W

IMPEDÂNCIA NOMINAL 4 e 8 Ohms

RESISTÊNCIA, RE 3,2 ou 6,1 Ohms/Vcc

ÁREA DO CONE 0,081 Sq.m

FREQÜÊNCIA DE RESSONÂNCIA 41,64 Hz

VOLUME EQUIVALENTE 154,65 L

Q MECÂNICO 7,365 (Qms)

Q ELÉTRICO 0,682 (Qes)

Q TOTAL 0,624 (Qts)

PRODUTO BL 10,116 TM

NO (REFERENCIAL DE EFICIÊNCIA) 1,58 %

COMPLIÂNCIA (CMS) 164,24 uM/N

MASSA TOTAL (MMS) 88,944 g

MASSA DIAFRAGMA (MMD) 75,582 g

EXCURSÃO CONE SEM DISTORÇÃO (X MAX) 3,5 mm±

DENSIDADE DO FLUXO NO GAP 10.280 Gauss

Valeu aih

Editado por Lely_Coelho
Postado em (editado)

oloco litragem muito alta.de 65 a 70 litros no maximo por woofer ta de bom tamanho muito bom woofer eros são todos otimos...

Editado por ptcajuru
Postado em

oloco litragem muito alta.de 65 a 70 litros no maximo por woofer ta de bom tamanho muito bom woofer eros são todos otimos...

ahusaushaus.. eu sei, seu sei... Acontece que eu queria uma coisa mais precisa, sabe. Duto retangular, tamanho do duto. Quem sabe até partir pra uma Manifold!!

Por isso que eu queria aih a colaboração da galera. Até porque não vai servir só pra mim, neh?? Pesquisei no fórum e num achei nada sobre o syclone, embora sejam muito bons, a não ser ele utilizado como médio de 8" e 10".

Vamos lah, pessoal!!!

Postado em

Eu sei lah quantos Hertz faz a sintonia dessa caixa!!! Só sei que hoje eu não aguentei e fui logo comprar um desses bichos aih de 15" pra testar. [¨][¨] [¨]

Mano... tá tocando demais pra 250rms num a-400, sendo que ele tá jogando uns 200rms.

Usei numa caixa do meu velho MTX com 50L e nem sei a sintonia que ela está. Fiz o corte da peça pra adaptar o Syclone de 15 (a caixa era de 12) e tá vazando ar de todo lado e ainda está sem duto, porque o corte pegou o duto!! rsrsr

Amanhã vou dar uma ageitada melhor nessa caixa e quem sabe postar um vídeo aih.

Resumindo: Me surpreendeu [""] . Falante de muito boa qualidade. Valeu cada centavo gasto. Resta agora saber se ele aguenta meu rojão!! rsrsrsr Semana que vem pretendo comprar o outro pra fechar os dois; aí sim, vou querer a caixa bacana.

P.S1.: Só uma reclamação: deveriam vir com os conectores, pois ainda terei que comprar pra não deixar a gambiarra que fiz!! rsrsrs

:legal:

P.S.2: Vamos agilizar a caixa aih, pessoal.

Postado em

Muito interessante, cara voce podia entrar em contato com a assistência da Eros e solicitar a caixa para eles, derrepente eles já tem o projeto de uma caixa legal.

Postado em

desculpa a demora,

pois estava fazendo provas na faculdade e nem com cabeça para calcular uma caixa correta eu tinha.

antes tarde doque nunca, segue a caixa abaixo descrita, conforme sua solicitação rsrs

ps.: me surpreendeu tambem este syclone, tirei 2 10pw3 que eu tinha no meu trio e simplesmente mudou todo meu trio para melhor :rever1:

outra coisa, que adorei neles é, eles na simulação quanto menor a caixa, melhor se comportam

o Praia poderia explicar isso? dessa linha

cx:

Box Properties

Name:

Type: Vented Box

Shape: Prism, square

Vb = 50, liters (60 Litros Brutos)

Fb = 55, Hz

F3 = 62,74 Hz

Fill = none

No. of Vents = 2

Vent shape = round

Vent ends = one flush

Dv = 10cm (diametro)

Lv = 21,8cm (Comprimento do duto, pode usar 22cm)

syclone15.jpg

Postado em

Tentei jogar os dados no WinISD pra comparar mas não consegui o memo resultado que wendell_rm.

Deu pico de 11dB em 104Hz, dois dutos de 10x15cm, com a mesma ligragem interna. Estou duvidando desse resultado.

Mesmo assim, será que tem diferença entre os dois programas?

Postado em

Poxa Wendel, valeu mesmo pela caixa!!! hehehe [-][-] [-]

Cara, fiz uma gambiarra muito doida com uma caixa de sub que eu tinha de 50L com duto circular de 4" e poxa... Estes falantes tem uma batida bem massa. Imagina quando estiverem na Manifold??!!??!! [¨]O.O

Juntar uma graninha pra quem sabe sexta-feira comprar o outro Syclone e enfim montar a caixa!! Tou doido pra ver o resultado.

Valeu mesmo pessoal. O tópico tá bombando!! hauhaushaushau

Quando estiver tudo Ok eu postarei fotos e conclusão.

Postado em

Tentei jogar os dados no WinISD pra comparar mas não consegui o memo resultado que wendell_rm.

Deu pico de 11dB em 104Hz, dois dutos de 10x15cm, com a mesma ligragem interna. Estou duvidando desse resultado.

Mesmo assim, será que tem diferença entre os dois programas?

repare bem que postei a imagem completa, e la mostra 55L livres e dados do falante e dutos

acho que tem diferença sim entre os programas, ou vc inseriu algum dado errado, tem que atentar para a terminação de unidades medidas, por isso peguei os dados no site da eros,

um que tem sempre que atentar é o sd que pode ser medido em 3 escalas

Postado em

repare bem que postei a imagem completa, e la mostra 55L livres e dados do falante e dutos

acho que tem diferença sim entre os programas, ou vc inseriu algum dado errado, tem que atentar para a terminação de unidades medidas, por isso peguei os dados no site da eros,

um que tem sempre que atentar é o sd que pode ser medido em 3 escalas

A sim quanto as unidades estou sempre atento a isto, os dados estavam certos, o volume e frequencia é que não fechavam.

Fiz uma nova simulação agora com 55L livres e Fb 55Hz e ficou bem parecido:

Dutos = 2 de 10 x 21,4cm.

Pico = 10,2dB em 97Hz.

F3 em 58,6Hz.

Mesmo assim um pico desta amplitude é de se duvidar.

Postado em

Poxa, pessoal... tanta caixa assim, já tou ficando meio doido!! rsrsrs <_<

Quero saber qual dessas caixas aí vai me dar o maior ataque nas músicas de forró e swingueira, pois como disse, é o pau que rola aqui pela bandas do Piauí. De vez em quando um pancadão e um reggae pra discontrair.

Foi mal fazer esta pergunta.. acho até meio "besta", mas... por que 2 dutos? Se nas fotos só vejo um em cada câmara?? rsrsr

Valeu mais uma vez, pessoal

Postado em

Ambas são a mesma caixa amigo, estava apenas fazendo a simulação com outro programa.

Dois dutos porque se for um só, corre o risco de soprar. Como é um falante de 15" a vazão de ar é maior, velocidade maior, então aumenta-se a vazão com mais dutos.

Acho que esta caixa aí está bem mista, use com aproximadamente 65L brutos pra que fique com os 55 livres.

Postado em

nao é desmerecendo a caixa do colega, que está corretissima tambem

mas optei por 65L brutos, pelo estilo de musica mesmo, aqui no nordeste, principalmente esta epoca até junho, é so FORRÓ que toca, então procureu uma caixa que adequasse em todos os estilos de musica da localidade.

Postado em

mas optei por 65L brutos, pelo estilo de musica mesmo, aqui no nordeste, principalmente esta epoca até junho, é so FORRÓ que toca, então procureu uma caixa que adequasse em todos os estilos de musica da localidade.

Concordo contigo.

Sabe onde consigo este programa Bass Box? E se ele é gratuito?

O WinISD deu muito fora, pico de 10dB é muita coisa.

Postado em

Até junho nada: é 90% do ano. De vez em quando alguém aparece com uma música diferente, mas logo sai.

Poxa, esta caixa deve ficar bem bacana mesmo, porque a minha "gambiarra" tinha 50L e já tava gostando do grave. Só que como o amigo "farde" falou: se não aumentar o duto, a caixa fica soprando... e tava mesmo. Estava com um duto de 4" e parecia que tinha asma!! rsrsrsrs Por isso tratei logo de passar a caixa para frente por meros R$ 40,00!! kkkkk

Acho que vou atrasar a realização do projeto em uma ou duas semanas, pois aconteceu um imprevisto agora a tarde e terei que desviar minha atenção por um tempinho. :huh:

Postado em

Ih pessoal, me surgiu uma dúvida agora.

Quando estava projetando a caixa me surgiu a seguinte pergunta: faço a parte de trás reta, paralela com a da frente, ou faço trapezoidal, que nem as dutadas, isto é, o fundo da caixa seguindo a inclinação do porta-malas?

Outra dúvida que surgiu foi quanto ao ângulo de inclinação da frente onde serão postos os falantes: qualquer ângulo serve? com o tanto que a litragem dê correta? ou há um ângulo especial?

Mais tarde passo o projeto feito no sketchup.

Valeu

Postado em (editado)

Pretendo começar a construção da caixa no próximo fim de semana. Depende de como as coisas vão andar durante estes dias.

Editado por Lely_Coelho
Postado em

Olá pessoal!!

Comprei a madeira ontem e fiz minha manifold só com um Syclone mesmo, até chegar o outro.

Por enquanto a impressão que tenho é que deu um reforço bacana nos médios e o grave tá comendo solto!!!

Só estou com um problema na caixa: com a batida, ela fica vibrando demais e no fundo dá pra sentir as madeiras batendo. Já parafusei. Diminuiu, mas não resolveu. O que faço? É normal da caixa ou é porque estou só com um falante?

Pretendo comprar o outro na próxima semana.

Valeu Pessoal

Postado em

Olá pessoal!!

Comprei a madeira ontem e fiz minha manifold só com um Syclone mesmo, até chegar o outro.

Por enquanto a impressão que tenho é que deu um reforço bacana nos médios e o grave tá comendo solto!!!

Só estou com um problema na caixa: com a batida, ela fica vibrando demais e no fundo dá pra sentir as madeiras batendo. Já parafusei. Diminuiu, mas não resolveu. O que faço? É normal da caixa ou é porque estou só com um falante?

Pretendo comprar o outro na próxima semana.

Valeu Pessoal

não é normal nao

tem que identificar qual parte dela ta vibrando e travar, não pode vibrar de maneira alguma.

Postado em (editado)

não é normal nao

tem que identificar qual parte dela ta vibrando e travar, não pode vibrar de maneira alguma.

Saudações grande Wendel!!

Cara, você é um gênio mesmo. Tou conseguindo tirar altos graves com 250rms!!! rsrsrsr O.O

Já consegui consertar. Era a parte em que o falante fica preso que estava vibrando porque o papai aqui esqueceu de pregar por baixo da caixa!! haushaush :banghead:banghead

Resta só tirar alguns vazamentos que ainda tem. Amanhã compro o outro e posto fotos quando tudo estiver pronto

Editado por Lely_Coelho
Postado em

falaa conterrâneo.. blza?

sou de the tb..

meteu os syclone na manifold??

caixa showww... uso elas tb,... fiquei curioso p ver o syclone nela.

abraço.

Postado em

falaa conterrâneo.. blza?

sou de the tb..

meteu os syclone na manifold??

caixa showww... uso elas tb,... fiquei curioso p ver o syclone nela.

abraço.

Opa parceiro!! Tudo em cima!!

Meti nas manifold sim e está tocando um absurdo para os 250rms. Só com um dá pra sentir o grave a uns 10 a 15m (claro que não aqule gravãooo, mas a pancada ainda pega). Como gostei deles, amanhã vou ver se pego o outro pra fechar o par e casar as impedâncias. Lá no Centro Musical.

Dão um médio bacana mesmo, bem forte. Ficou do jeito que eu gosto. Mas só vou poder falar mais quando comprar o outro e postar fotos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...