Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
cenorasound

Fonte 13,8v = INUTIL???

Recommended Posts

Bom galera, tava tentando achar um esquema diferente para conseguir mais rendimento nas fontes de pc e vi que aquela veeeeelha modificaçao de retirar o indutor e colocar diodo+zener+capacitor é INUTIL:

"Galera, a modificação em parte é inútil, exatamente; inútil, a única alteração é a questão da tensão, através da modificação você faz com que a fonte forneça 13.8v ao invés dos 12v, tensão necessária para alimentar um RADIO PX, apesar de que o mesmo provavelmente pode ser alimentado com simples 12v. A corrente; que supostamente é elevada, é a mesma corrente fornecida por uma fonte chaveada convencional. O único requisito para a liberação da corrente na linha 12v é a colocação de um resistor de 100Ohms; entre a linha 5v e a GND, isso mesmo; um simples resistor de 100Ohms, de preferência com alta potencia.

Esse resistor já esta presente em grande parte das fontes AT e ATX, analisem com cuidado o circuito de diversas fontes chaveadas para computador e notem que este resistor está presente.

Fiz um teste, retirei o resistor e liguei uma fonte que uso para alimentar um modulo automotivo, e obtive grande diferença, ou seja; o nível de fornecimento em termos de corrente, caiu significativamente. "

Agora fiquei todo perdido....Um simples resistor de 100Ohms tem mais eficiencia do que a modificaçao dos 13.8 V e 20A???

Se alguem pudesse me explicar melhor isso eu ficaria MUITO agradecido...Pois iniciei meu curso em mecatronica esse ano e tenho muito interesse nessas coisas....Nao sei se o forum é apropriado pra esse tipo de pergunta mais é o unico que eu REALMENTE frequento, coisa de entrar todos os dias...

Valeu galera!!!

Aguardo respostas!!!

hand26

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse texto é meio OLD, mas vamo lá... já fiz vááárias mods em ATs/ATX e posso te falar... não é que a mod é inútil, mas a forma como a mod é divulgada, pois normalmente nos textos que dizem "Fonte AT/ATX 13,8V 20A" no que dizem respeito à tensão, tudo bem, consegue-se fácilmente alterá-la (seja qual for o método), com isso, mantemos nossa carga com uma tensão mais constante (no caso de amps) com isso, melhor desempenho, menor distorção... mas no tocante à corrente, você só obterá o valor divulgado pela maioria dos sites se a fonte objeto da experiência suportar tamanha carga (o que não acontece com a maioria das Xing Lings)... enfim, já fiz vária modificações e posso te passar a seguinte conclusão: Vale a pena? Vale, pois eu normalmente trabalhava com sucata e normalmente tinha como resultado uma fonte alimentando meu amp com ~13,8V ~10/12A com uma fonte só... uma fonte linear/ chaveada comprada com essa finalidade normalmente fica entre R$100,00 a R$200,00, logo, o macete é útil!

Compartilhar este post

Link para o post

A modificação, além de permitir que a fonte chegue a 13,8V ou 14,4 (o que já carrega uma bateria), ainda faz com que a fonte se mantenha regulada a partir dos 12V. Sem isto, a fonte nãao vai responder às variações de tensão.

Usando resistor, você carrega a linha de 5V (que é onde ela pega a referência pra regulação) e assim consegue manter a linha de 12V mais estável, PORÉM não é tão eficiente.

Aliás, quando eu altero, eu tiro os capacitores da linha de 5V, assim ela fica 100%.

PS: Não estou conseguindo alterar as fontes mais novas... alguém tá tendo sucesso???

Compartilhar este post

Link para o post
Esse texto é meio OLD, mas vamo lá... já fiz vááárias mods em ATs/ATX e posso te falar... não é que a mod é inútil, mas a forma como a mod é divulgada, pois normalmente nos textos que dizem "Fonte AT/ATX 13,8V 20A" no que dizem respeito à tensão, tudo bem, consegue-se fácilmente alterá-la (seja qual for o método), com isso, mantemos nossa carga com uma tensão mais constante (no caso de amps) com isso, melhor desempenho, menor distorção... mas no tocante à corrente, você só obterá o valor divulgado pela maioria dos sites se a fonte objeto da experiência suportar tamanha carga (o que não acontece com a maioria das Xing Lings)... enfim, já fiz vária modificações e posso te passar a seguinte conclusão: Vale a pena? Vale, pois eu normalmente trabalhava com sucata e normalmente tinha como resultado uma fonte alimentando meu amp com ~13,8V ~10/12A com uma fonte só... uma fonte linear/ chaveada comprada com essa finalidade normalmente fica entre R$100,00 a R$200,00, logo, o macete é útil!

Entendi, entao nao inutil, só que nao fornece 100% da corrente q promete!!

Valeuu pela explicaçao!!!

A modificação, além de permitir que a fonte chegue a 13,8V ou 14,4 (o que já carrega uma bateria), ainda faz com que a fonte se mantenha regulada a partir dos 12V. Sem isto, a fonte nãao vai responder às variações de tensão.

Usando resistor, você carrega a linha de 5V (que é onde ela pega a referência pra regulação) e assim consegue manter a linha de 12V mais estável, PORÉM não é tão eficiente.

Aliás, quando eu altero, eu tiro os capacitores da linha de 5V, assim ela fica 100%.

PS: Não estou conseguindo alterar as fontes mais novas... alguém tá tendo sucesso???

Vlw Kleber, entao... tbm nao ta dando certo aqui nao...

Tentei esses dias, abri a fonte (ATX) e nao achei o tal Indutor L2, só encontrei em outra fonte (tamebm ATX) só que essa ainda nao modifiquei(POR ENQUANTO)

O esquema que estou fazendo é ligar a linha de 5V de uma fonte em série com a 12V de outra, deveria resultar em 17v mais chega no maximo a 16,5v.

Bom, o meu medo nessa modificaçao é se algum componente nao aguentar e a tensao subir acima dos 16V, ha algum esquema q possa fazer que proteja o modulo com tensoes acima de 16v???

Valeu galera!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho esse macete de retirar o L2 meio arriscado, pois o Zener ou o própro diodo podem abrir e a tensão ir às alturas, comprometendo o que estiver sendo alimentado por ela,como é de conhecimento da galera... tem outros macetes mais seguros, como o do divisor resistivo (também mais preciso, pois vc pode deixar a fonte com até ~14,7V) http://www.tonieletronica.xpg.com.br/fonte_atx.htm também tem outro de romper a trilha dos 5V em algum ponto logo depois pino 1 do regulador e fazer um jumper com 3 diodos em série (pode ser o 1N4007), que também é seguro e a tensão fica em torno de 13,8V... em relação às fontes mais novas, elas têm proteções maiores contra a variação de tensão, por isso nem chegam a ligar com a mod... e eu já tava pensando em comprar uma Seventeam com 60A reais na linha de 12V pra fazer a bagaça, mais tô com medo de não funfar...

Compartilhar este post

Link para o post

Acho esse macete de retirar o L2 meio arriscado, pois o Zener ou o própro diodo podem abrir e a tensão ir às alturas, comprometendo o que estiver sendo alimentado por ela,como é de conhecimento da galera... tem outros macetes mais seguros, como o do divisor resistivo (também mais preciso, pois vc pode deixar a fonte com até ~14,7V) http://www.tonieletronica.xpg.com.br/fonte_atx.htm também tem outro de romper a trilha dos 5V em algum ponto logo depois pino 1 do regulador e fazer um jumper com 3 diodos em série (pode ser o 1N4007), que também é seguro e a tensão fica em torno de 13,8V... em relação às fontes mais novas, elas têm proteções maiores contra a variação de tensão, por isso nem chegam a ligar com a mod... e eu já tava pensando em comprar uma Seventeam com 60A reais na linha de 12V pra fazer a bagaça, mais tô com medo de não funfar...

No caso da 7team, se for pra operar a 12V não tem erro... só tirar a ligação do filtro pra saída 5V e fazer a partir da 12V..

Meu problema foi ao tentar subir a tensão... a fonte parte de 12V e vai subindo até passar de 20V...

Compartilhar este post

Link para o post

No caso da 7team, se for pra operar a 12V não tem erro... só tirar a ligação do filtro pra saída 5V e fazer a partir da 12V..

Meu problema foi ao tentar subir a tensão... a fonte parte de 12V e vai subindo até passar de 20V...

O filtro que vc fala é o indutor ou os capacitores? Eu já tive experiência parecida, ao modificar, a tensão ia subindo até ~19V, 20V... achei que era pq a fonte que usei tava meio surrada, então pensei que fosse a tolerância de algum componente que estivesse alterada ou até mesmo solda fria... como era sucata, encostei...

Compartilhar este post

Link para o post

mecher na tensao dela através de zener é mt ruim.

Todas as que eu modifico eu altero a referencia de realimentaçao do PWM.

Tenho uma estabilziada em 13,5. Pra carregar bateria com flutuaçao é uma maravilha.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma estabilziada em 13,5. Pra carregar bateria com flutuaçao é uma maravilha.

OOoopa, eu tb trabalho a realimentação de referência, mas como fica com carga em flutuação? Passa o esquema aí...

Compartilhar este post

Link para o post

OOoopa, eu tb trabalho a realimentação de referência, mas como fica com carga em flutuação? Passa o esquema aí...

Pra manter em fllutuação não precisa de nada...

Agora, pra carregar do zero, é bom usar um resistor em série pra limitar a corrente.

Compartilhar este post

Link para o post

Só se for pra uma boa fonte, pois nas Xing Lings, elas não aguentam partir do zero, desarmam mesmo... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

fontes que usam aquele CI escrito 2003, 3521 ou LPG-899, nao dá pra aumentar a tensao de saida porque eles sao um CI dedicado pra fontes de PC, monitoram todas as saidas simultanemente. Se uma saida variar muito (mais de 5% para a linha de 5v ou 10% para as demais) ou falhar, a fonte nao dá partida.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, consegui mais uma ATX (fruto de sucata), testei, blz, tava dando 12,2V (em aberto) e ~ 11,3V em carga (alimentando 1 lâmpada de farol), porém, ao deixá-la ligada por alguns minutos, observei que a tensão estava subindo sozinha (não fiz modificação nenhuma nela, apenas estava testando...) chegando a ~16V em aberto... desliguei-a (para não explodir os capacitores) e comecei a pensar no que podia estar causando isso... será que o regulador foi pro saco? Alguém tem sugestões?

Compartilhar este post

Link para o post

ae galera eu tow aki com 3 fontes ATX "uma fan hung 450w que tem um regulador 2003 bay33260338h , uma compaq q ainda não abri 250w e uma advanced fx-400 400w "

alguem pode me ajudar com esse esquema ai da modificação para 13,8v ? OpO

quero modifica elas apartir do regulador "akele esquema do diodo acho meio fraco"

até onde eu entendi eu sei q tenho q fazer alguma coisa no 5v para a fonte subir os 12v para 13,8 . + ai que entra a dúvida ..... qual dos pinos é o q eu tenho q soldar e fazer o esquema com o potenciometro ou resistor ? é de la para o Terra ? eu corto a linha q eu acabei de soldar o resistor e(ou) potenciometro ? :banghead

a medida q eu for modificando eu posto fotos!

Compartilhar este post

Link para o post

Em uma das fontes que modifiquei "recentemente" havia um potenciometro.

Por curiosidade mechi nele. E voilá!

Compartilhar este post

Link para o post

amigos estou com o seguinte problema eu removi o tal de l2 para obter uma tenção maior+quando ligei ate o ventilador rodo+rapido +depois de uns segundos estourou um capacitor de 16v de 1000ufdai troquei e to com medo de ligar novamente oque sera ,eu so retirei o tal de l2 não fis +nada

me respondem por msn por favor winglistom@hotmail.com,obg deis de jah vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

Você tem idéia do que acontece quando você retira o indutor?

Se não tem idéia, já começou errado. Perdeu referência de tensão, a fonte foi subindo a tensão até uns 28V-34V e pimba.

Compartilhar este post

Link para o post

como vc faz esse esquema??

tem como ajuda nos aki???

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...