Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
rodraguirre

[Teste] 24-bit/96Khz e 24-bit/48Khz em iPod/iPhone

Recommended Posts

Depois de muita discussão sobe DAC de iPod, DAC de player, qual faz bypass, qual não faz, em algum ponto alguém comentou sobre iPod tocando músicas em 24 bits. Bem, resolvi fazer um teste.

OBS: Postei esse teste em um outro tópico, mas como não tinha nada a ver com o assunto original, criei um novo tópico:

Fiquei intrigado com o lance de DACs de 24 bits em iPods, e fiz uns testes junto com um amigo aqui no trabalho (kkkkkkkk, estamos com bastante coisa pra fazer, pelo que podem ver, né?)

Música escolhida para o teste:

Bob Marley - Redemption Song

Reconvertida para .WAV

24 bits, 96Khz

Tamanho do arquivo: 124 MB (130.258.100 bytes)

Informações técnicas sobre o processo de ripping:

Washed LP>

AT120E>

Dual CS 505-3>

Kenwood C1>

Gold platted Cable>

Edirol R09HR @ 24/96>

Sandisc Extreme III SDHC Card>

HDD

Wavelab 5

ClickRepair 3/0 (manual mode)

iPods/iPhone utilizados no teste:

iPod Video 5G - 30GB

iPod Classic 6G - 120GB

iPhone 3GS - 32GB

Resultados:

iPod Video: Fez um chiado e reiniciou

iPod Classic: Travou

iPhone 3GS: Não tocou

Depois fizemos um novo teste. Fiz um downsample, usando o Audacity 1.2.6, para 24bit/48khz. Novos resultados:

iPod Video: Reiniciou (sem chiado dessa vez <_< )

iPod Classic: Travou

iPhone 3GS: Não testamos ainda, pois o cara do iPhone já vazou. Amanhã testaremos.

Editado por rodraguirre
  • Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tentei passar umas musicas 96KHz do Pink Floid para o meu iPod touch e o iTunes não permite mesmo.

Mas eu acho o resultado negativo completamente aceitável, e que não terá aquela influência magnânima na reprodução.

Compartilhar este post

Link para o post

Ih, podem esquecer... geralmente os players vão fazer um downsampling via software pra 16/44, por isto os travaameentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ih, podem esquecer... geralmente os players vão fazer um downsampling via software pra 16/44, por isto os travaameentos.

Ia falar o mesmo.

Bom teste! Vou testar também. Vamos lá pessoal, mãos a obra.

Vamos tirar essa historia a limpo. To com um Ipod nano 1 geração e 4 geração aqui. Um iphone e um ipod touch.

Compartilhar este post

Link para o post

Novo teste!

Dessa vez apenas com o iPod Video 5G, de 30GB.

Achei em algum lugar por aí na grnde rede, que pra tocar em 24/48, o arquivo precisa estar em apple lossless. Sendo assim, foi exatamente o q fiz. Baixei o iTunes e converti o WAV descrito acima, do último teste em 24/48, para Apple Lossless, e joguei pra dentro do iPod. (OBS - Eu não uso o iTunes par conversar com o iPod. Prefiro - e recomendo - o Floola, q é um ótimo freeware. Tão bom que inclusive já doei 50 dólares pros desenvolvedores).

Resultado: TOCOU!!!! E ficou MUITO bom o resultado.

Pra estressar um pouco mais, converti tb para Apple Lossless o arquivo em 24/96, e como esperado, esse o iPod não deu conta. Porém pelo menos não travou nem reiniciou. Apenas pulou a música.

Resumo da ópera:

Música - Redemption Song - Bob Marley

Duração - 3:49

Tamanhos:

FLAC original (24-bit/96Khz): 65,8MB

WAV (24bit/96Khz): 124,0MB

WAV (24bit/48Khz): 63,0MB

Apple Lossless (24bit/96Khz): 69,0MB

Apple Lossless (24bit/48Khz): 40,9MB

Resultados de Playback no iPod Video 5G (30GB):

FLAC original (24-bit/96Khz): Não furunfa - iPod não toca FLAC

WAV (24bit/96Khz): Dá um chiado e reinicia

WAV (24bit/48Khz): Reinicia sem chiar

Apple Lossless (24bit/96Khz): Pula a música

Apple Lossless (24bit/48Khz): TOCA!!!! AÊÊÊÊÊ []-[]:mac1[-][¨]

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só consegui transferir pelo iTunes em 24bits/22050hertz

Compartilhar este post

Link para o post

Mandou bem

ou seja, ele toca em 24 bits, so que a 48!

"24/48"

Muito bom. Tirou várias duvidas. obrigado pelo teste :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Não adianta músicas em 24 bits se os CDS originais são gravados a 44KHz 16 bits, salvos CDs especiais (alguns japoneses) de 24bits e SACDs.

Rippá-los a mais do que isso seria um desperdício de espaço no disco rígido.

Compartilhar este post

Link para o post

Não adianta músicas em 24 bits se os CDS originais são gravados a 44KHz 16 bits, salvos CDs especiais (alguns japoneses) de 24bits e SACDs.

Rippá-los a mais do que isso seria um desperdício de espaço no disco rígido.

Mas quem aqui falou em CD?

Isso veio de vinil.

Acho que você está meio desinformado, pois existe MUITO material em 24bits dispopnível para download por aí.

Editado por rodraguirre

Compartilhar este post

Link para o post

Mas quem aqui falou em CD?

Isso veio de vinil.

Acho que você está meio desinformado, pois existe MUITO material em 24bits dispopnível para download por aí.

Se o áudio vem de vinil, então retiro o que eu disse. Neste caso não haveria limites para conversão digital.

Foi mal...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um alpine IDA-X100 ligado em um IPOD NANO.

Qual o melhor programa para passar a musica de um CD original para o ipod sem perder qualidade?

Tem que ser um programa pra Leopard.

vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

O próprio iTunes. Configure ele pra comprimir em Apple Lossless, e pronto. É a melhor opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu converto com o dbpoweramp.

Compartilhar este post

Link para o post

tem pra Leopard esse programa? dbpoweramp.

Não, pra Mac não tem.

Mas por quê vc quer o dbpoweramp pra isso? Sua intenção é copiar músicas do CD para o iPod com a melhor qualidade possível, certo?

Se é isso, então a melhor alternativa (com melhor qualidade), é comprimir as músicas em Apple Lossless e mandar para o iPod. Como o próprio nome diz, é "Lossless", portanto sem perdas em relação à gravação original.

Pois então, se você vai usar Apple Lossless e não FLAC (ou APE, ou qualquer outro formato lossless - mesmo porque nenhum deles funciona no iPod, ou mesmo o WAV original), então com certeza a melhor opção pra vc é mesmo o iTunes.

Por quê? Bem, o iTunes é da Apple e eles "inventaram" o Apple Lossless. Além disso, ele converte umas 5X mais rápido que o dbpoweramp. A única vantagem do dbpoweramp é quando vc tá ripando CDs velhos ou riscados, pois o ripping dele é realmente superior aos disponíveis por aí.

Agora, considerando q vc tem o Leopard, então é iTunes na cabeça. Apple (Leopard) trabalhando com Apple (iTunes) trabalhando com Apple (iPod) = só alegria. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Não, pra Mac não tem.

Mas por quê vc quer o dbpoweramp pra isso? Sua intenção é copiar músicas do CD para o iPod com a melhor qualidade possível, certo?

Se é isso, então a melhor alternativa (com melhor qualidade), é comprimir as músicas em Apple Lossless e mandar para o iPod. Como o próprio nome diz, é "Lossless", portanto sem perdas em relação à gravação original.

Pois então, se você vai usar Apple Lossless e não FLAC (ou APE, ou qualquer outro formato lossless - mesmo porque nenhum deles funciona no iPod, ou mesmo o WAV original), então com certeza a melhor opção pra vc é mesmo o iTunes.

Por quê? Bem, o iTunes é da Apple e eles "inventaram" o Apple Lossless. Além disso, ele converte umas 5X mais rápido que o dbpoweramp. A única vantagem do dbpoweramp é quando vc tá ripando CDs velhos ou riscados, pois o ripping dele é realmente superior aos disponíveis por aí.

Agora, considerando q vc tem o Leopard, então é iTunes na cabeça. Apple (Leopard) trabalhando com Apple (iTunes) trabalhando com Apple (iPod) = só alegria. :)

Muito obrigado pela explicacao.

Vo usa o Itunes mesmo.

vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

Novo teste!

Dessa vez apenas com o iPod Video 5G, de 30GB.

Achei em algum lugar por aí na grnde rede, que pra tocar em 24/48, o arquivo precisa estar em apple lossless. Sendo assim, foi exatamente o q fiz. Baixei o iTunes e converti o WAV descrito acima, do último teste em 24/48, para Apple Lossless, e joguei pra dentro do iPod. (OBS - Eu não uso o iTunes par conversar com o iPod. Prefiro - e recomendo - o Floola, q é um ótimo freeware. Tão bom que inclusive já doei 50 dólares pros desenvolvedores).

Resultado: TOCOU!!!! E ficou MUITO bom o resultado.

Pra estressar um pouco mais, converti tb para Apple Lossless o arquivo em 24/96, e como esperado, esse o iPod não deu conta. Porém pelo menos não travou nem reiniciou. Apenas pulou a música.

Resumo da ópera:

Música - Redemption Song - Bob Marley

Duração - 3:49

Tamanhos:

FLAC original (24-bit/96Khz): 65,8MB

WAV (24bit/96Khz): 124,0MB

WAV (24bit/48Khz): 63,0MB

Apple Lossless (24bit/96Khz): 69,0MB

Apple Lossless (24bit/48Khz): 40,9MB

Resultados de Playback no iPod Video 5G (30GB):

FLAC original (24-bit/96Khz): Não furunfa - iPod não toca FLAC

WAV (24bit/96Khz): Dá um chiado e reinicia

WAV (24bit/48Khz): Reinicia sem chiar

Apple Lossless (24bit/96Khz): Pula a música

Apple Lossless (24bit/48Khz): TOCA!!!! AÊÊÊÊÊ []-[]:mac1[-][¨]

Nativamente o Ipod não roda o FLAC, mas com a instalação de um firmware alternativo, ele passa a ter essa função.

Os firmwares alternativos são: ZeroSlackr, RockBox, Ipodlinux

Compartilhar este post

Link para o post

Galera o apple lossless é um arquivo de baixa compressão, mas ainda assim é comprimido, o iTunes tb converte em aiff formato apple, porém sem compressão!

E no mac uso o xld para conversão de flac pra aiff!

Editora: correção do formato aiff e adição do programa de conversão xld.

Sent from my XT910 using Tapatalk 4 Beta

Editado por rodrigorcoimbra

Compartilhar este post

Link para o post

Galera o apple lossless é um arquivo de baixa compressão, mas ainda assim é comprimido, o iTunes tb converte em aiff formato lossless, porém sem compressão!

Até FLAC tem compressão apesar da própria sigla ter "lossless" no meio.

Dando meus 20 centavos ao tópico:

Vou testar arquivos hi res via iphone ligado numa pure i20 ligado num pxa h800 via entrada ótica, ou seja usando o dac do pxa.

Quando chegar testo, ate o fim de dezembro deve chegar.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar arquivos hi res via iphone ligado numa pure i20 ligado num pxa h800 via entrada ótica, ou seja usando o dac do pxa.

Murillo eu errei disse que aiff é lossless mas na verdade não é!

Compartilhar este post

Link para o post

Lossless é baixa perda e não sem perda...

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

O próprio iTunes. Configure ele pra comprimir em Apple Lossless, e pronto. É a melhor opção.

Itunes NÃOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

como já dito, dbpoweramp e Sharepod ou Copytransmanager.

Compartilhar este post

Link para o post

Nativamente o Ipod não roda o FLAC, mas com a instalação de um firmware alternativo, ele passa a ter essa função.

Os firmwares alternativos são: ZeroSlackr, RockBox, Ipodlinux

O problema do Rockbox (está instalado no meu IPOD 5th) é que a maioria das HUs não reconhece e fica dizendo que não tem dispositivo algum conectado. Por isso preciso iniciar o ipod sempre com o "hold" ligado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...