Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
PedroJosino

[Dúvida] Subwoofer em pezinho?

Recommended Posts

Provavelmente esse assunto já deve ter sido debatido aqui, tentei usar o sistema de busca mas não achei nada concreto aqui a respeito disso.

É o seguinte, no meu carro eu mandei fazer os pezinhos inicialmente pra usar com os midbass do meu kit Focal 165VR mas o resultado não foi satisfatório, então coloquei um par de midbass Fosgate Audiophile RFA-64 que está fazendo papel de um woofer, médio-grave forte com batidas secas, já que o midbass do 165VR tem baixo SPL, voltado somente pra voz de qualidade mesmo.

Eu já tinha pensado nisso, comentei com algumas pessoas, umas disseram que ficaria bom, outros disseram que ficaria ruim por X ou Y que no momento não recordo.

Hoje me deparei com a possibilidade de comprar um par de subwoofers JL Audio 6w3v3 (4ohms ou 8ohms, a segunda opção mais barata) por um preço razoável e fiquei me questionando se ficaria bom.

A minha primeira dúvida é a respeito da litragem dos pezinhos, como seria a resposta desses subwoofers nos pezinhos selados?

Outra dúvida é se colocando esses subwoofers nos pezinhos, se não haveria cancelamento com o 10w6v2 que está no porta-malas?

Alguém teria algo a compartilhar a esse respeito?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho conhecimento técnico mas ..

Da onde que virá os médios ? :unsure:

Umas vez que você colocar Subwoofer no lugar dos MIds..

Abraço..

Compartilhar este post

Link para o post

No caso os mids iriam para a porta, correto? Seria interessante manter o 10w6 uns 50hz abaixo, os fosgate no pezinho de 50 - 200hz, e os mids na porta de 200 até o corte do tw...

Deixar os subs no pé tocando as mesmas frequências do 10w6 acredito que poderia gerar cancelamento sim...

Espera o povo mais graduado falar...

Compartilhar este post

Link para o post

Pedro Josino é o seguinte:

Ja fiz isso e vou te falar a minha impressão: Tenho pezinhos direcionados com mids focal 6w3 e tocam muuuito bem. batem com muita força, grave estendido mesmo, não distorcem, voz e caixa de bateria são perfeitos.

Coloquei sub jl 6w0 pra experimentar e o que aconteceu foi que, direcionado, os subs não tocam legal, ficam fracos, perda de tempo. Os mids deram de 10 a zero no 6w0. Que que eu fiz: deixei os mids nos pezinhos e fiz uma seladinha de 5 litros para o sub moldada em fibra de vidro e coloquei dentro do painel. SHOW!! excelente o resultado. SQ tudo na frente do carro top demais. Como o painel vw G3 é uma bosta, começaram a aprecer vibrações dentro dele, o qual fui tirando e calçando com espuma, esse tipo de coisa. Mas o resultado é excelente.

Com relação aos subs da mala: Feito a regulagem do som na frente, mids nos pezinhos, tuita nas colunas e sub no painel, liguei o amp do sub. Estragou tudo. ficou 2 subs batendo, mudei fase, regulei o TA e nada, fiz de tudo e nada feito, tive que escolher ou um ou outro.

PODE ser que com um processador vç consiga fazer eles tocarem perfeitamente, o que eu não acredito. Subs de diferente tamanho batem diferentes, e sempre trarão resultados diferentes. haverá cancelamentos em algumas frequencias, ctza.

Essa é minha experiência, se puder ajudar mais, é só falar

abs

Markto

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Markto !!!

O seu depoimento ajudou-me nuns possíveis testes ...

Pedro Josino é o seguinte:

Ja fiz isso e vou te falar a minha impressão: Tenho pezinhos direcionados com mids focal 6w3 e tocam muuuito bem. batem com muita força, grave estendido mesmo, não distorcem, voz e caixa de bateria são perfeitos.

Coloquei sub jl 6w0 pra experimentar e o que aconteceu foi que, direcionado, os subs não tocam legal, ficam fracos, perda de tempo. Os mids deram de 10 a zero no 6w0. Que que eu fiz: deixei os mids nos pezinhos e fiz uma seladinha de 5 litros para o sub moldada em fibra de vidro e coloquei dentro do painel. SHOW!! excelente o resultado. SQ tudo na frente do carro top demais. Como o painel vw G3 é uma bosta, começaram a aprecer vibrações dentro dele, o qual fui tirando e calçando com espuma, esse tipo de coisa. Mas o resultado é excelente.

Com relação aos subs da mala: Feito a regulagem do som na frente, mids nos pezinhos, tuita nas colunas e sub no painel, liguei o amp do sub. Estragou tudo. ficou 2 subs batendo, mudei fase, regulei o TA e nada, fiz de tudo e nada feito, tive que escolher ou um ou outro.

PODE ser que com um processador vç consiga fazer eles tocarem perfeitamente, o que eu não acredito. Subs de diferente tamanho batem diferentes, e sempre trarão resultados diferentes. haverá cancelamentos em algumas frequencias, ctza.

Essa é minha experiência, se puder ajudar mais, é só falar

abs

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Opa

precisando e eu puder ajudar, só falar!

abs

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só faria pezinhos se fosse para usar SubWoofer...

Vejo que não vale a pena =/

Compartilhar este post

Link para o post

Sub na frente, pra tocaar bem, tem que ter acoplamento com alguma coisa... piso, painel... "soltos" no ar, não rendem grande coisa mesmo. Se for pra pezinhos, o ideal é não direcionar, deixá-los paralelos com o piso.

E, em tempo: sub em pezinhos, só com 3 vias onde o midrange consiga tocar pelo menos 200Hz. Senão é perda de tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

Sub na frente, pra tocaar bem, tem que ter acoplamento com alguma coisa... piso, painel... "soltos" no ar, não rendem grande coisa mesmo. Se for pra pezinhos, o ideal é não direcionar, deixá-los paralelos com o piso.

E, em tempo: sub em pezinhos, só com 3 vias onde o midrange consiga tocar pelo menos 200Hz. Senão é perda de tempo.

Relamente a caixa tem que ser parafusada no chassi do carro, tipo painel corta fogo e tals.

Agora...lembro-me que cortando em 100Hz, o 6w0 rendia bem na seladinha. Isso porque vç está a meio metro dele. Já, levando essa mesma caixa para o malas, sumia.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tirei essa idéia da cabeça hehe.. Eu uso o kit 2 vias Focal completo, tweeter na coluna no local original e midbass na porta tratada, e ainda tenho o midbass Fosgate Audiophile no pezinho, por isso que pensei em substituir os antigos Fosgate por subwoofers mas devido ao meu direcionamento pro centro do carro e pela falta de espaço no painel vejo que é inviável. Sem falar no possível cancelamento com o W6.

Penso em fazer testes com o midbass Utopia 6W3, quem sabe não fica melhor que o Fosgate hein?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu adooooro esse midbass! Tão forte em baixas e tão definido que é! Melhor dinheiro que investi em um mid!

Abs

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Se conseguir fazer com que estes SUBS de 6 respondam dos 20Hz até os 60 ou 80Hz de seus woofers, esta seria uma interessante experiência. Som vindo inteiro da parte frontal.

Já pensou em fazer o inverso? Tratar as portas com os dois SUBS de 6" e colocar o kit em pezinhos? :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Se conseguir fazer com que estes SUBS de 6 respondam dos 20Hz até os 60 ou 80Hz de seus woofers, esta seria uma interessante experiência. Som vindo inteiro da parte frontal.

Já pensou em fazer o inverso? Tratar as portas com os dois SUBS de 6" e colocar o kit em pezinhos? :legal:

Já tentei colocar os midbass do meu kit Focal em pezinhos mas o resultado não foi bom.. Por isso que coloquei os Audiophile nos pezinhos..

Compartilhar este post

Link para o post

Na Sexta-feira testamos um midbass Focal Utopia da linha residencial, acho que o 6W3, nos pezinhos e o resultado não foi muito bom.

O médio era fantástico, uma voz limpa e clara até demais, o problema era quando a música começava a exigir um pouco de batidas, não precisada ir pra nada muito forte como Akon, quando batia sentia aquele midbass querendo distorcer, comparado ao médio-grave o meu atual Fosgate deu um banho no Focal mas longe de ter a qualidade do Focal.

Então por enquanto continua o Fosgate.

Vale lembrar que estou com um kit Focal KRX3 onde o midbass é o dobro do Utopia, estou pensando em testar ele mas tenho pena, o kit nunca foi usado e quero vende-lo assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso que eu gosto do fórum!! cada um com uma opinião!!

Ja o meu 6w3, foi testado, testado em pezinhos de 8 litros selado e dutado. uso ele selado. empurrado com 80rms de um fosgate, HP em 50HZ, desce muito, bate forte e macio. Voz, é a mais limpa que ja ouvi realmente.

Vai testando aí, quanto mais opiniões melhor!

abs

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, quando você comentou eu fiquei bem curioso pra testar.

Eu sabia que Abreu (aqui do fórum) tinha um par desses bichos que ele tava usando no Subaru guardados, então falei com ele e fomos testar no meu carro, realmente o resultado não agradou nem a mim, nem a ele. Segundo ele, toca muito melhor em porta.

Ainda quero testar dois midbass nos meus pezinhos, o midbass do Focal 165KR e do 165KRX3. Se eu não gostar do resultado então pra mim não terá nenhum midbass que bata o Fosgate em termos de SPL. Digo isso porque tenho os midbass Focal Polyglass 165VR nas portas tratadas, então quero os pezinhos pra dar grave.

Compartilhar este post

Link para o post

E pezinhos, se, for só pra graves nem precisa direcionar! Testa aí esses focal e passa pra gente. É dificil ou até mesmo nunca ninguém testou esses mids!

Abs

Markto

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...