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GM Agile LT x VW Fox Trend

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Fonte: http://www.carroonline.net/index.asp?codc=4672

 

Comparativos

29/01/2010 10:11:00

 

Agile passa por teste de fogo contra Fox

Após a renovação do VW, o Chevrolet conseguirá ser o líder do segmento?

 

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O fim de 2009 foi interessante para quem gosta ou procura um hatch acima dos modelos de entrada. O aguardado Chevrolet Agile, modelo desenvolvido no país e o primeiro fruto de uma GM reestruturada nos Estados Unidos, chegou ao mercado em outubro apostando no custo/benefício – até mesmo com acendimento automático dos faróis dentre os item de série – e espaço interno generoso, um requisito cada vez mais solicitado em carros nessa faixa de preço.

 

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Mas a vida do Agile não será fácil. No mesmo mês de sua estreia a Volkswagen apimentou ainda mais o segmento com a apresentação da segunda geração do Fox, modelo que balizou a estratégia do que o Agile deveria ser na mesa de projetos da Chevrolet. Com um interior que, sem exagero, lembra o do novo Polo europeu (o painel de instrumentos é o mesmo), o compacto da Volkswagen manteve a receita de aproveitamento interno que o levou a uma boa aceitação no mercado e ganhou um acabamento mais digno – esse item era o mais criticado na versão anterior.

 

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Agile custa menos e traz mais

Inicialmente, por R$ 37 708, o Agile trazia em sua versão de entrada LT ar-condicionado, direção hidráulica, alarme, computador de bordo e travas e vidros dianteiros elétricos. Mas, com o novo Fox 1.0 4 portas partindo de R$ 31 830, as coisas não ficaram fáceis para a Chevrolet, que precisou “depenar” seu representante na virada para 2010. Sem ar-condicionado, alarme, travas e vidros elétricos, o Agile LT agora pode ser encontrado nas lojas por R$ 33.871. Mas como os dois modelos se saem quando confrontados em suas opções intermediárias?

 

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Para esclarecer a questão, escolhemos o Agile LT com o mesmo pacote de quando a Chevrolet iniciou suas vendas (o preço atual é de R$ 38 107) e o Fox 1.6 4 portas equipado com o kit Trend, que adiciona frisos, maçanetas e espelhos na cor do carro, tecidos exclusivos, faróis dupla parábola, antena de teto e preparação para som. Em pé de igualdade, acrescentando ao VW os mesmos equipamentos do Chevrolet (ar-condicionado e trio elétrico, já que a direção assistida é de série), seu preço salta para R$ 41.073 e ele ainda fica devendo o acendimento automático dos faróis e o piloto automático. Porém, apesar do preço médio da apólice de seguro cotada de acordo com nosso perfil padrão ser praticamente a mesma para os dois modelos, o Fox foi R$ 273,40 mais econômico do que o Agile na cesta de peças cotada pelo Carro Online.

 

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Fox anda mais e gasta menos

Tudo bem que o valor de compra é um dos itens que mais pesa na escolha de um carro, mas também é necessário levar em conta qual entregará o melhor conjunto pela quantia que você está disposto a gastar, correto? O Fox custa mais na concessionária, porém ele traz motor 1.6 ante o 1.4 do novo hatch da Chevrolet. Nos números, a diferença nem parece tão grande, já que a vantagem do Fox é de 2 cv e 0,8 kgfm no torque, mas quando eles vão para a pista tudo muda de figura. O VW foi 1s1 mais rápido na aceleração de 0 a 100 km/h (11s7 ante 12s8) e 1s7 na retomada de 60 a 120 km/h em 4ª marcha (17s6 vs. 19s3).

 

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Mesmo fora da pista de testes, essa desvantagem do Agile é sentida nas ruas. Por ter menos força, o motor 1.4 Econo.Flex deixa o Chevrolet lento nas acelerações. Um exemplo prático é que para vencer o mesmo aclive acentuado que o Fox enfrentou com a 2ª marcha, o Agile não hesitou em pedir uma 1ª. E essa desvantagem se refletiu diretamente no consumo, já que, devido ao propulsor mais fraco, o motorista do Agile precisa acelerar mais. Em percurso urbano, enquanto o Fox consegue percorrer 7,7 km com um litro de álcool, o Agile estaciona nos 7,6 km/l. Na média, o Fox conseguiu percorrer 9,2 km/l e o Agile 8,4 km/l. Uma sensível diferença.

 

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‘Robustez forçada’

O apelo visual, como todos sabemos, é um critério subjetivo e está nos olhos de quem vê, já nos ensina a célebre frase. Entretanto, uma característica que podemos avaliar em um carro, por exemplo, é a proporção de suas formas. E é nesse quesito que o Agile perde pontos. A ampla grade dianteira, a carroceria elevada em contraposição a um conjunto pequeno de pneus e rodas e os faróis que avançam para o capô além da faixa preta nas laterais conferem ao hatch uma certa “robustez forçada”, por assim dizer. Talvez esse conjunto de atributos fique melhor no futuro utilitário esportivo que ele originará, mas, por enquanto, o hatch ainda não virou um consenso de estética agradável nem mesmo entre nossos leitores. Há os que amam e os que odeiam. Basta observar os comentários quando ele foi lançado.

 

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Sob outra vertente, se o Agile aposta em certa ousadia, pelo menos desta vez a Volkswagen tentou colocar um pouco de sal no novo Fox. As comportadas lanternas traseiras continuam lá, porém com uma nova disposição de luzes e efeitos. Já para a dianteira coube a função de estrear, no Brasil, a diretriz de design contemporânea que será adotada nos futuros lançamentos da marca por aqui. Bem mais agressiva, a grade conta com dois filetes pretos e o acabamento prateado no interior do farol é o ornamento que mais se destaca no conjunto. Mais comedido e sem exageros, o Fox agrada sem muito esforço.

 

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Entretanto, quando entramos no habitáculo, o Agile sai na frente por seu espaço interno. Apesar do habitáculo oferecer praticamente o mesmo espaço, de acordo com nossas medições, o Chevrolet carrega até 327 litros de bagagem no porta-malas – apenas como comparação, o novo Ford Focus, um carro médio, leva 328 litros no compartimento – contra 260 litros do VW. Ao menos o banco traseiro do Fox pode ser movimentado longitudinalmente, o que amplia a capacidade do porta-malas para 353 litros, porém acaba com o espaço para os passageiros atrás.

 

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Mas realizar uma viagem confortável não significa somente ter espaço de sobra. É necessário que o ambiente seja agradável para os ocupantes e o motorista. Dois problemas inadmissíveis no Agile são o volante e o câmbio tortos. A cabine também poderia ser mais generosa no uso de tecidos e trazer menos plásticos. A maçaneta, pelo menos, inova no conjunto. O Fox, ao ostentar mais qualidade no material utilizado na parte interna, conta com quadro de instrumentos de leitura bem mais fácil que o do Agile.

 

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Invista e obtenha o retorno

No cômputo final, apesar de mais caro, o Fox é superior ao Agile em desempenho, consumo, acabamento e dirigibilidade, sendo que ambos são equivalentes com relação à manutenção. A favor do Agile está o espaço interno e o pacote mais camarada de itens de série, mas, se os R$ 2.966 que separam um e outro não forem proibitivos para você, destine seu dinheiro o Volkswagen. Ele entregará muito mais em troca.

 

Ficha Técnica Volkswagen Novo Fox 1.6 VHT Total Flex Chevrolet Agile 1.4 Econo-Flex

Motor 4 cilindros em linha, 8 válvulas, dianteiro, transversal, flex 4 cilindros em linha, 8 válvulas, dianteiro, transversal, flex

Cilindrada 1 598 cm³ 1 389 cm³

Potência 104 cv a 5 250 rpm (a) / 101 cv a 5 250 rpm (g) 102 cv a 6 000 rpm (a) / 97 cv a 6 000 rpm (g)

Potência específica 65 cv/l (a) / 63,1 cv/l (g) 72,8 cv/l (a) / 69,2 cv/l (g)

Torque 15,6 Kgf.m a 2 500 rpm (a) / 15,4 Kgf.m a 2 500 rpm (g) 13,5 kgf.m a 3 200 rpm (a) / 13,2 Kgf.m a 3 200 rpm (g)

Taxa de compressão 12,1:1 12,4:1

Transmissão Manual, 5 marchas Manual, 5 marchas

Tração Dianteiro Dianteira

Direção Hidráulica Hidráulica

Suspensão dianteira Independente tipo McPherson com barra estabilizadora Independente tipo McPherson com barra estabilizadora

Suspensão traseira Interdependente com braços longitudinais Semi-independente com braços oscilantes

Freios dianteiros Discos ventilados Discos ventilados

Freios traseiros Tambores Tambores

Rodas Aço estampado, 15 polegadas ( opc. Liga leve, 15 polegadas) Aço estampado, 15 polegadas (opc. Liga leve, 15 polegadas)

Pneus 195/55 R15 185/60 R15

Comprimento 3,82 m 3,99 m

Altura 1,54 m 1,47 m

Largura 1,64 m 1,68 m

Entreeixos 2,46 m 2,54 m

Porta-malas 260 Litros 327 Litros

Tanque 50 Litros 54 Litros

Peso 1 046 Kg 1 032 kg / 1 075 kg (c/ ar-condicionado)

Peso/potência 10,0 Kg/cv (a) / 10,3 Kg/cv (g) 10,1 Kg/cv / 10,5 Kg/cv (c/ ar-condicionado

 

Medições Volkswagen Novo Fox 1.6 VHT Total Flex Chevrolet Agile 1.4 Econo-Flex

Velocidade máxima 184 Km/h * 166 Km/h *

Aceleração 0-60 km/h 4s9 5s6

Aceleração 0-80 km/h 7s8 9s0

Aceleração 0-100 km/h 11s7 13s8

Aceleração 0-120 km/h 16s8 20s6

Aceleração 0-140 km/h 25s0 29s9

0-400 m 18s0 (123,7 Km/h) 18s9 (115,7 Km/h)

Retomada 40-100 km/h 11s8 13s9

Retomada 60-120 km/h 17s6 14s4

Retomada 80-120 km/h 12s3 10s7

Frenagem 100-0 km/h 40,5 m 51,3 m

Frenagem 80-0 km/h 25,4 m 31,9 m

Frenagem 60-0 km/h 14,5 m 16,6 m

Ruído interno 0 km/h 47,1 dB 52,3 dB

Ruído interno 50 km/h 61,4 dB 59,9 dB

Ruído interno 80 km/h 65,2 dB 67,3 dB

Ruído interno 120 km/h 66,3 dB 71,3 dB

Consumo cidade 7,7 Km/h 7,6 Km/l

Consumo estrada 10,7 Km/h 9,2 Km/l

Consumo médio 9,2 km/h 8,4 Km/l

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Meldels, escolher entre o carro mais feio do mundo e um fox é complicado. Posso pedir outro?

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Hauhuhauha .... são os carros mais lindos, modernos, e baratos!

 

Entre os dois eu fico com a praia ...

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Pode, mas só se for o Novo Crossfox, como sempre, o melhor carro do mundo.

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Nota-se claramente na foto o volante deslocado do centro do banco no Agile.

 

O Fox melhorou bastante.

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Nunca pensei que diria isso, mas nesse caso eu iria fácil no Fox, esse modelo renovado de agora ficou bem mais bonito e bem acabado por dentro, ví um esses dias e gostei viu!

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achei interessante o fox com o motor que os gm lovers dizem ser ruim e pior que o 1.4nada.flex, ser mais rapido, ter menos ruido e ser mais economico que o excelente motor 1.4 :unsure: entre os dois acho que iria de fox, é bonito, coisa que o agile nao sabe o que significa

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realmente, o fox melhorou muito. O painel do anterior era uma piada, esse ficou legal. Só falta o preço ser deste planeta.

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Engraçado que eu nunca vi uma foto do novo fox sem esse volante, que é um opcional...

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PB3_3082_640x408.jpg

 

Se for para escolher um dos dois fico com o fox.

 

Por que?

 

Porque tem o volante aprumado com o painel!!!!!

Editado por Thelmo

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O novo Fiesta deve dar uma impulsionada nesta briga, acho que esperaria para ver como vai ser a versão nacional

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sera que so eu prefiro o agile? rsrs, o interior do Fox é muito bonito sim, design exterior tambem, mas prefiro o motores GM, alem de interior do Agile ser bem bonito tambem, ja exterior nao é dos mais bonitos

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sera que so eu prefiro o agile? rsrs, o interior do Fox é muito bonito sim, design exterior tambem, mas prefiro o motores GM, alem de interior do Agile ser bem bonito tambem, ja exterior nao é dos mais bonitos

 

Na verdade não levei em consideração, quando falei que o Fox seria melhor.

Só levei em consideração o visual mesmo.

 

Mas, Internamente o Agile ta melhor! Só Acho PODRE Externamente.

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Novidade você escolher GM Jão?

 

Tirando o que tem de ruim, o Fox não é péssimo. Dos dois é minha escolha.

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o fox novo ficou bem legal

uma amiga minha comprou um agora

completao

imotion

teto solar

td

pagou 53k no carro

 

c nao fosse o preço totalmente absurdo o carro é sensacional

 

 

deu uma melhorada incrivel perto do antigo

e leva facil o agile q é horroroso

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Cinquenta e três mil reais ... não consigo pensar em outro carro melhor pra comprar com essa grana ...

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sinceramente vc acha o agile bonito?

Não.

 

Mas acho, como carro, melhor que o fox.

 

Se fosse para comprar carro bonito, compraria um Punto. Que, como carro, acho uma mer**, mas acho bonito... Um puntinho nas 18" fica show de bola...

 

Sobre o preço do fox novo... Piada de mal gosto né?! Sou MUITO mais comprar um FOCUS ou um Vectra GT do que um FOX por 50 conto.... Aliás, até impreza 1.5 rola :vts

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