Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Eric INFK

Ford Pampa

Recommended Posts

nao eh questão de se doer...é que existem pessoas que entram no tópico apenas pra criticar de forma negativa, uma coisa é fazer uma critica construtiva a outra é chegar e falar "nooooooossa que lixoooooo! que bosta, puta cara troxa gastar dinhero num carro desse...." ai nao rola né ;)

 

acho que ninguém fez isso aqui! ou fez?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Curti...sempre quis uma Pampa 1.8S baixa e turbo, mas essa cumpre o papel pra desfilar.

 

Só baixaria mais, de resto ta do ca****, mto mais diferente que ver Sava e Montana baixas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só baixaria mais, de resto ta do ca****, mto mais diferente que ver Sava e Montana baixas.

 

Concordo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pampa eu acho meio feia mesmo

mais essa ficou legal! =)

 

o que a ford tinha na cabeça em fazer 4x4 ?

só se for pra fazer como falaram, botar umas rodas bala e largar no mato pra fazer trilha :mac1

 

Não entendi a historia dos 2 tanques também...

bebe tanto assim? hehehhehe

Editado por msseu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao eh questão de se doer...é que existem pessoas que entram no tópico apenas pra criticar de forma negativa, uma coisa é fazer uma critica construtiva a outra é chegar e falar "nooooooossa que lixoooooo! que bosta, puta cara troxa gastar dinhero num carro desse...." ai nao rola né ;)

 

Ué, e quem falou isto?

 

Eu mesmo fui um dos que criticou a funeca do paralama dianteiro. Sim, tá muito ruim, faltou capricho do funileiro, pois se ele quisesse deixava aquilo lá lisinho.

 

MAS conseguir mão de obra boa é, sem dúvida, difícil. Se o carro tavaa muito ruim antes, mais mérito ainda. Só que tá ruim aquilo, ué, só foi comentado.

 

Tem hora que nego parece que tá defendendo a própria mãe, não se pode falar um "A" que já vêm replicando com 7 pedras... depois vem nego dizendo que o clima tá ruim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vamos acalmar pessoal......

 

olha o que encontrei sobre a Pampa 4x4...um pouco de cultura pra galera:

 

Pampa 4x4

 

tracao.jpg

 

Foi no ano de 1984 que surgiu a primeira e única picape derivada brasileira a ser dotada de tração nas 4 rodas, como peculiaridades, o sistema quando em 4x2 tinha tração dianteira, ao contrário da maioria dos 4x4 que tem originalmente tração traseira.

 

Quanto ao sistema 4x4 da Pampa, ele era um tanto precário, ao "estragar" facilmente quando usado de maneira incorreta. o sistema baseava em um cambio 5 marchas com uma engrenagem que enviava a tração as rodas traseira, esta engrenagem ficava no lugar da 5ª marcha, sendo assim a Pampa 4x4 tinha 4 marchas a frente, e ela passava força a uma caixa de equalização de velocidade, esta necessária para que a velocidade das rodas traseiras fossem iguais as dianteiras, pelo motivo de a relação de diferencias dianteira e traseira serem um pouco diferentes. Além de não possuir reduzida. Para engatar a tração 4x4 era necessário que o carro estivesse parado e as rodas dianteiras alinhadas para frente. Então, bastava destravar a alavanca de acionamento da tração - no lado direito da alavanca de câmbio - puxar a trava para cima e deslocar a alavanca em direção ao banco. O desengate podia ser feito com o veículo em movimento. A fábrica recomendava velocidade máxima de 60 km/h em 4x4 e advertia o uso em terrenos com boa aderência (fora de estrada leve).

 

Vale também ressaltar que a versão 4x4 a álcool vinha com um tanque extra de combustível, com 40 litros de capacidade, o tanque extra era ativado por meio de uma chave no painel, quando dotada de dois tanques de combustível o principal era menor que o original, sendo este de 62 litros, quando o normal era 76.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em épocas de postos fechando à noite (anos 80 até uma beirinha dos 90), o pessoal adaptava 2 tanques no opala pra poder viajar.

 

O avô de um amigo mesmo tinha um assim, cabiam 200 e poucos litros...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em épocas de postos fechando à noite (anos 80 até uma beirinha dos 90), o pessoal adaptava 2 tanques no opala pra poder viajar.

 

O avô de um amigo mesmo tinha um assim, cabiam 200 e poucos litros...

 

karaka ! imagina fazer isso hj, já choro pra encher o tanque 55 litro na gasola

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

karaka ! imagina fazer isso hj, já choro pra encher o tanque 55 litro na gasola

 

eu tbm ihaaeihih!

 

naquela época concerteza compensava mt!

 

mas devia beber mt essa 4x4 talvez por isso tbm!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Era um carro feito pra pegar estrada de terra (embora a transmissão não aguentasse... No teste da 4 rodas ela quebrou 2x, a primeira foi logo após ser engatada)... então devia ser pra aumentar a autonomia no álcool.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem hora que nego parece que tá defendendo a própria mãe, não se pode falar um "A" que já vêm replicando com 7 pedras... depois vem nego dizendo que o clima tá ruim...

hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca fui fã da família corcel/del rey mas essa está aceitável. Como a galera comentou tá no caminho certo, faltam apenas pequenos ajustes.

 

Se os Deuses nos ouvissem e realmente saísse o projeto pampa 4x4 a concorrência ia se ferrar...

 

4-Ford-Pampa_grande.jpg

pampa.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pampa 2010 nunca foi projeto...

 

UM MONTE de gente pega essas montagens desse cara e acha que é da montadora huahuahuhau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente nunca foi projeto...

 

Mas se saísse uma desse jeito, ia desbancar a concorrência fácil fácil...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha se fosse verdade até que ficaria bonita pelo menos!!!

 

frente de carros americanos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca fui fã da família corcel/del rey mas essa está aceitável. Como a galera comentou tá no caminho certo, faltam apenas pequenos ajustes.

 

Se os Deuses nos ouvissem e realmente saísse o projeto pampa 4x4 a concorrência ia se ferrar...

 

4-Ford-Pampa_grande.jpg

pampa.jpg

 

ia ficar bacana mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UM MONTE de gente pega essas montagens desse cara e acha que é da montadora huahuahuhau

 

Tá bem evidente o site de onde foi tirado e aqui no fórum não tem mais nenhum ingênuo no assunto, todo mundo já conhece o trabalhado desse cara.

 

Se realmente a Ford desse alguma antenção ao brother aí do blog quem sabe não teríamos bizarrice como as novas frentes de ranger e ecosport e conjunto todo do Ka e a traseira do modelo anterior do focus sedã e até mesmo a atual do focus hatch.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá bem evidente o site de onde foi tirado e aqui no fórum não tem mais nenhum ingênuo no assunto, todo mundo já conhece o trabalhado desse cara.

 

Se realmente a Ford desse alguma antenção ao brother aí do blog quem sabe não teríamos bizarrice como as novas frentes de ranger e ecosport e conjunto todo do Ka e a traseira do modelo anterior do focus sedã e até mesmo a atual do focus hatch.

 

Que stress...

 

Claro que não falei de vc cara...

 

Sobre o design... lógico que ele acerta quase todas, pois ele faz baseado nas tendencias e com partes dos outros carros da montadora... então não tem erro...

 

Um que eu gostei bastante dele foi a Brasilia...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse "nao-projeto" pampa 2010, seria uma ressurreicao do caraiii...

 

Alem de ainda ter tracos quadrados, com tracao 4x4 seria uma otima pedida para quem usa a trabalho ela!

O fo** eh o preco que viria a ser cobrada, pois 4x4 nao eh barato hein!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Pampas e Belinas 4x4 vieram em um momento que a Ford havia acabado de tirar o saudoso Jeep Willys de produção. E havia muita gente que utilizava o Jeep nos confins do .br, onde carros normais não passavam sem a ajuda de um outro veículo. Isso era meados da década de 80.

 

A Ford, muito "sábia" (pra não dizer BURRA!), resolveu adaptar esta caixa de transferência, baseada na caixa do Jeep, ao invés de projetar um novo câmbio, pois eles precisavam urgente de um veículo 4x4. Quando eles foram recorrer ao mercado de diferenciais (Leia-se praticamente só a DANA na época), não existia uma relação de diferencial idêntica ao utilizado pela mecânica Renault/CHT herdada... Conclusão, mais uma adaptação na caixa de transferência. Ela tinha que ter uma redução, para deixar a diferença de relação entre os diferenciais a menor possível.

 

C-A-G-A-D-A atrás da k gada...

 

Os carros eram bacanas do ponto de vista dos atoleiros. Realmente eles saíam dos atoleiros. O problema era quando vc "chegava na praia".

 

Muitas vezes, ao chegar no asfalto (ou terreno de maior aderência) com as rodas dianteiras e as rodas traseiras ainda com pouca aderência, era muito comum o carro "quebrar" alí, mesmo com o torque "monstruoso" do CHT 1.6 a álcool... :blink:

 

Por este motivo, a fábrica, indicava nos manuais que a operação de engate deveria ser com o carro parado. Não era aconselhado ultrapassar os 60km/h com o sistema acionado (mesmo pq quebrava antes... *rs*) e só acioná-lo em condições onde a tração convencional não movia o veículo...

 

Enfim. Um MICO total, se não tivesse as manhas para usar.

 

http://www.youtube.com/watch?v=adMksARwpUE

 

Comercial de 84, acho... Tinha um comercial de Belina 4x4, mas nunca achei o Youtube.

 

 

Ah... Os dois tanques eram para dar maior autonomia. O carro ficava mais mais de 100 litros de combustível, o que é MUITO útil quando se trafega por locais onde o asfalto ainda não chegou...

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola! sou novo aqui, e nunca participei de outro forum antes, eu estou querendo colocar algumas fotos aqui da minha pampa para voces verem e nao estou conseguindo. alguem poderia me dar um ajuda?

 

 

em primeiro lugar, seja bem vindo !!

 

Sosbre sua dúvida, é possível hospedar suas fotos por esse site - http://imageshack.us/ - ai vc colocar os links aqui e ajudo abrir as fotos.....

 

abraçoo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola! sou novo aqui, e nunca participei de outro forum antes, eu estou querendo colocar algumas fotos aqui da minha pampa para voces verem e nao estou conseguindo. alguem poderia me dar um ajuda?

 

Hospeda as imagens no www.imageshack.us, copia o link da imagem, e cola no fórum, se não conseguir manda pra mim (superacaoblog@gmail.com) que eu posto pra você... ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ola! sou novo aqui, e nunca participei de outro forum antes, eu estou querendo colocar algumas fotos aqui da minha pampa para voces verem e nao estou conseguindo. alguem poderia me dar um ajuda?

 

Bem vindo brother.

 

É simples, segue o passo a passo aí pra ti. Eu uso o site http://uploaddeimagens.com.br/ que é muito mais simples e rápido que o imageschack..

 

Passo 1) Entra no site http://uploaddeimagens.com.br/ clica em procurar, escolhe a imagem desejada, clica em abrir e depois clica em enviar imagem.

imagem1zo.png

 

Passo 2) Copie o link que está escrito no último campo lá embaixo (tamano real para fóruns BB) e cole no seu post aqui do fórum.

imagem2em.png

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...