Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Yuri Schwarz

[AJUDA] Instalação de som automotivo

Recommended Posts

Postado em

Bom, a minha dúvida é basicamente insanável, pois quero aprender ser instalador de som automotivo via internet mesmo, pois na minha região não tem cursos na área. Então vou ter que me virar sozinho mesmo. Sei que tem muiiiiiito material no fórum e sempre que posso estou aqui aprendendo.

Sobre cabos, amplificadores, subs, woofers, baterias, alternadores...o básicão mesmo, eu entendo bem até! Se for para montar um set, eu consigo.

Minha dúvida está na elétrica mesmo, pois sou meio cagão de mecher e tocar fogo em tudo ou queimar algo. Tenho um gol quadrado (cobaia) e alguns equipamentos, recentemente comprei muitas ferramentas, alicate amperímetro, soldador e solda, serra tico tico, parafusadeira e furradeira tudo para hobby mesmo não pretendo ficar rico instalando som, é por que gosto mesmo! Eu trabalho normalmente em uma madereira de "orelha seca", não tenho muita grana não, por isso só posso ter o básico das ferramentas mesmo.

A questão principal é a seguinte pela busca não consigo achar algo que me ajude, e nem na net mesmo achei um curso decente de som automotivo, eu já li todos artigos do site auto som, mas sinto que falta muito para poder começar a fuçar sozinho!

Por favor, quem tiver algo para me ajudar,seja um link de curso para baixar, algo de outro site, o que for, ficarei muito grato mesmo!

Abrass galera!

Postado em

cara,

pq vc nao da uma olhada nos DIYs que tem no forum, tem muuuita coisa...

procure ler bastante, e aos poucos va praticando!

seria minha sugestao rapida rsrs!

Postado em (editado)

Bom andei lendo e pesquisando na parte do D.I.Y e achei dois ótimos tópicos, vou postar aqui pois pode ajudar muitos "estaladores" iniciantes como eu! hehehe

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=25360&st=0&gopid=2028773entry2028773 [[DIY] Instalando o seu projeto de som]

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=75938&st=0&p=1091165&hl=instalando&fromsearch=1entry1091165 [instalando Meu Som]

Encontrei estes diagramas na comunidade Clube do Passat - Oficial (orkut)!!!

Diagrama do rádio Pioneer e outros rádios:

OgAAAJ20iU5EVKW5UvAsYZ1aSyPoubMPwQQK0XiGPgh1tZvykop-qMYsV13Tehl5y3ORkXN9W3q_UI0HkIhzALlEQ-UAm1T1UFudrEaRg1peen0AEGTWn1oRL3Zv.jpg

DESLIGA RÁDIO COM MINI RELÊ DE 5 PINOS!

OgAAAEE9MXzEp2czEFqLb_1qIZ-r-YtWp4OwgumZI_HcBM0GqtOfS6RySek-qan7XjyqZaE_v0jFHKYM2_De9YdsntIAm1T1UH4q4l74_iakJEmbFCF42Bl4YivQ.jpg

Editado por Yuri Schwarz
Postado em

Pra mecher com relés é interessante vc buscar conhecer o funcionamento interno deles primeiro!

Basicamente não tem mt mistério no funcionamento neh.... ou ele opera, ou nao... porém como nosso amigo ta começando agora..... vamos por partes!!!

primeiro instala um Rádio por exemplo.... depois tu pensa em ligar/desligar ele com relés mais pra frente!

Postado em

Basicamente não tem mt mistério no funcionamento neh.... ou ele opera, ou nao... porém como nosso amigo ta começando agora..... vamos por partes!!!

primeiro instala um Rádio por exemplo.... depois tu pensa em ligar/desligar ele com relés mais pra frente!

Mistério? de certa forma.. o relé é uma bobina, que ao receber um mínimo de alimentação (a maioria "arma" com 6 volts), mesmo que com baixa amperagem, ele "Liga" uma chave que permite a passagem de corrente de amperagem mais alta (ex.: 12v 10A).. Tem coisinhas assim que muito estalador não sabe, não usa e faz bobagem!

Mas o colega aqui tá no caminho certo.. buscando antes de fazer o trampo, INFORMAÇÂO.... se todo instalador fosse assim, estaríamos no topo mundial não só em SPL mas em SQ, Hifi, etc etc etc... :legal:

Postado em (editado)

C45E e Bloom concordo plenamente com vocês, antes de fazer a "estalação" é melhor saber o que está fazendo, vou treinar pelo básico de começo até ir evoluindo, a idéia de instalar o player é boa, vou fazer isso primeiro! Claro antes vou pesquisar bastante, pois existem macetes até para uma tarefa tão simples eu penso! (pode ser que não, mas...vai saber uahsuashasu).

Foristas sempre que tiverem algo sobre o assunto, "instalação de som automotivo" e quiserem compartilhar, podem postar aqui OK?

Abrass amigos!

Editado por Yuri Schwarz
Postado em

É cara, por enquanto vai lendo bastante mesmo que logo logo vc ta fazendo seus sets por ae!!!

Outra dica que eu daria, talvez mais pra frente, não sei como vc está em "conhecimento", mas pega um manual de um auto-rádio e vai lendo ele... vai pegando o bizu!

depois vc vai evoluindo... é assim com td mundo! começando sempre com os pés no chão e humildade.. ou pelo menos deveriam neh rsrs!

Abs e boa sorte! As dúvidas vc vai perguntando a medida que forem surgindo se não conseguir resolver em lugar nenhum que o pessoal daqui sempre ajuda!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...