Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
gboff

Over LA 12-450 x MB 12-450

4 votos

1. 1. MB 12-450 x LA 12-450

• LA 12-450
      0
    • MB 12-450

Recommended Posts

Boa noite a todos

queria a opiniao do pessoal sobre qual dos falantes usar no UP, levando em conta que o futuro deles mesmo é medio-grave, no começo vai ser cortado em 80hz ja que nao vou ter falantes fazendo a faixa de sub/graves.

Os falantes tem o mesmo preço, R$325,00.

Confesso que to mais pro lado do LA 12-450 por ser lançamento no mercado.

Quero a ajuda de todos a respeito de caixas possiveis, claro nao quero uma caixa monstro de 80L pra cada falante, até 60L é aceitavel.

OVERSOUND LA 12-450

PARAMETROS T/S

Frequência de Ressonância Fs 43 Hz

Resistência da Bobina Re 6,2 Ohms

Fator de Qualidade Total Qts 0,40

Fator de Qualidade Mecânica Qms 11,8

Fator de Qualidade Elétrica Qes 0,50

Volume equivalente do Falante Vas 49 L

Área efetiva do Cone Sd 0,053 m²

Deslocamento Máximo Xmax ± 6,0 mm

ESPECIFICAÇÕES

Impedância Nominal 8 Ohms

Resposta de Frequência 45~3.000 Hz

Freq. Mínima de Corte 80 Hz

Sensibilidade 1W/1M 97 dB

Potência RMS 450 w

Potência de Programa 900 w

Diâmetro da Bobina 4"

OVERSOUND MB 12-450

PARAMETROS T/S

Frequência de Ressonância Fs 50 Hz

Resistência da Bobina Re 5,7 Ohms

Fator de Qualidade Total Qts 0,25

Fator de Qualidade Mecânica Qms 9,5

Fator de Qualidade Elétrica Qes 0,26

Volume equivalente do Falante Vas 60 L

Área efetiva do Cone Sd 0,053 m²

Deslocamento Máximo Xmax ± 4,5 mm

ESPECIFICAÇÕES

Impedância Nominal 8 Ohms

Resposta de Frequência 45~2.500 Hz

Freq. Mínima de Corte 100 Hz

Sensibilidade 1W/1M 98 dB

Potência RMS 450 w

Potência de Programa 900 w

Diâmetro da Bobina 4"

Para o LA 12-450 a over indica caixa de 40L, com 1 duto retangular de 4x25x8,2 (AxLxP) sintonia em torno de 67hz, segue graficos:

TRANSFER MAGNITUDE:

transferla.jpg w1024.png

GROUP DELAY:

groupdelayla.jpg w1024.png

CONE EXCURSION:

coneexcla.jpg w1024.png

SPL:

splla.jpg w1024.png

fo** que pela simulada que eu dei, nao consigo baixar esse pico em 80hz sem perde o cone excursion com teoricos 450wrms.

-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-

Para o MB 12-450, a over indica caixa de 25L com 2 dutos de 3" por 10,5cm. Sintonia em torno de 82hz,

segue os graficos:

TRANSFER MAGNITUDE:

transfermb.jpg w1024.png

GROUP DELAY:

groupdelaylmb.jpg w1024.png

CONE EXCURSION:

coneexcmb.jpg w1024.png

SPL:

splmb.jpg w1024.png

A caixa do MB, simulei usando 40L sintonizada em 70hz (seria a que eu uso no momento) e fica melhor que a caixa indicada pela over. A da over toca 80hz a -2db contra 0,4db da minha, a minha tem uma queda de 1 db nos medios até 300hz.

Aqui 4 graficos dos 2 falantes na mesma caixa, quase mesma sintonia. 40L entre 67 e 69 hz

http://img85.imageshack.us/gal.php?g=tranfer.jpg

Agradeço a ajuda e opiniao de todos, desculpem a imensidao do topico, tentei ser objetivo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu estava nessa dúvida também e falei com um dos engenheiros da Oversound... ele me disse que para meu uso de médio grave mais voltado para Pancada o MB seria mais indicado e o LA era para aplicações em sistema de Line Array... ele não explicou muito bem o porque mas eu senti que é tipo uma outra jogada de marketing.

Hoje eu pago ao fornecedor e devo estar recebendo na semana que vem... vou definir a caixa a ser usada e espero poder testar já no outro final de semana.

abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estava nessa dúvida também e falei com um dos engenheiros da Oversound... ele me disse que para meu uso de médio grave mais voltado para Pancada o MB seria mais indicado e o LA era para aplicações em sistema de Line Array... ele não explicou muito bem o porque mas eu senti que é tipo uma outra jogada de marketing.

Hoje eu pago ao fornecedor e devo estar recebendo na semana que vem... vou definir a caixa a ser usada e espero poder testar já no outro final de semana.

abraço!

eu usaria o MB12-450

o LA pelos parametros pode ter um rendimento menor que o MB em pequena quantidade, por este motivo que a Over deve ter te indicado o MB, pois em Line Array, tem o acoplamento de varios falantes, no minimo 10 pra + :legal:

entendeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o acoplamento em LA eu já tinha pensado, agora o que eu acho estranho é que na mesma quantidade ( + de 10 por exemplo ) o MB também teria proporcionalmente o mesmo ganho de acoplamento... sei lá... as descrições dos falantes e suas aplicações no site da Over são muito genéricas e parecidas, eles poderiam dar uma explanação mais detalhada.

Em relação à caixa a ser utilizada estou entre essas duas:

35 litros com duto retangular de 4A x 30L x 10P

e a do manual é a que o amigo postou acima.

Compartilhar este post

Link para o post

opa

agradeço a opiniao dos amigos e peço ao "semnoçao" que quando tiver o sistema pronto, por favor deixe sua opiniao sobre o rendimento e a caixa aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo o ambiente que eu utilizo não ser o carral creio que já dê uma boa idéia do rendimento... se me agradar eu vou colocar mais 2.

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...