Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
evepainkiller

Prysmian Eprotenax Gssette

Recommended Posts

Para mim não vale o trabalho. Ganho em relação à trança de 4 fios também não vejo porquê ter, visto que na trança de 4 fios já há anulação de capacitância. Com 4 fios deve ficar muito tranquilo para passar.

Acho que não vale à pena mesmo. Vou fazer duas tranças chatas de 4 fios de 1,5mm pra cada peça dos peitos que vai ficar sussa de passar e o trabalho será bem menor. Valeu a atenção amigo.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, não sei se eu imagino coisa demais ou se eu sou realmente burro, mas quando vcs dizem trançar os fios, seria apenas juntar as pontas, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, não sei se eu imagino coisa demais ou se eu sou realmente burro, mas quando vcs dizem trançar os fios, seria apenas juntar as pontas, certo?

Não amigo, é fazer uma trança mesmo como se fosse cabelo. :legal:

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo, mas qual seria a utilidade? Porque nao li nada no tópico do Prof. Dantas sobre a trança. Cortando a capa de proteção e trançando os fios, não seria perdida a utilidade de unir os cabos da forma que ele citou?

Compartilhar este post

Link para o post

amigos, outra dúvida, se for estúpida por favor me desculpem.

eu tava olhando aqui em casa, e meu pai é eletricista... ele tem muitos rolos desse fio, de 4 mm... como os fios automotivos genéricos de 16mm são bem questionáveis, posso ligar 4x4 mm em paralelo traquilamente? obviamente que eles não serão trançados com tanto cuidado, no máximo serão torcidos com a ajuda de uma furareira... eu então ligados em paralelo e cobertos com uma fita ou algo do tipo...

o que acham? seria para uso em sets simples, nada muito sofisticado...

Compartilhar este post

Link para o post

Entendo, mas qual seria a utilidade? Porque nao li nada no tópico do Prof. Dantas sobre a trança. Cortando a capa de proteção e trançando os fios, não seria perdida a utilidade de unir os cabos da forma que ele citou?

No caso da trança, não se usa o PP 4x1,5 e sim o eprotenax simples de 1,5mm para se fazer a trança, utilizando 4 "pernas" de fio com o mesmo comprimento. A trança reduz a capacitância do cabo.

eu tava olhando aqui em casa, e meu pai é eletricista... ele tem muitos rolos desse fio, de 4 mm... como os fios automotivos genéricos de 16mm são bem questionáveis, posso ligar 4x4 mm em paralelo traquilamente? obviamente que eles não serão trançados com tanto cuidado, no máximo serão torcidos com a ajuda de uma furareira... eu então ligados em paralelo e cobertos com uma fita ou algo do tipo...

o que acham? seria para uso em sets simples, nada muito sofisticado...

Leandro, o que você está dizendo é para utilização em alimentação? Se for o caso, não sugiro utilizar dessa forma e sim um cabo só. Não uso cabos automotivos para alimentação em meus carros. No Prêmio vou usar o eprotenax de 35mm pra alimentação. A utilização questionada aqui é para uso como cabo speaker.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

No caso da trança, não se usa o PP 4x1,5 e sim o eprotenax simples de 1,5mm para se fazer a trança, utilizando 4 "pernas" de fio com o mesmo comprimento. A trança reduz a capacitância do cabo.

Leandro, o que você está dizendo é para utilização em alimentação? Se for o caso, não sugiro utilizar dessa forma e sim um cabo só. Não uso cabos automotivos para alimentação em meus carros. No Prêmio vou usar o eprotenax de 35mm pra alimentação. A utilização questionada aqui é para uso como cabo speaker.

Um abraço,

Sérgio.

mas haveria algum problema em usar 4x4mm=16mm para positivo e 4x4mm=16mm para o terra? seria para um amplificador básico de 4 canais, ou pras Sds 250.2, como já tenho os rolos de fio em casa, já facilitaria né... cabo automotivo é aquilo, os ruins são ruins, os bons são bons mas caros... um shock ou um audison-conection São de chorar. Em amplificadores monstros geralmente há 2 bornes para entrada de fios de alimentação em paralelo... talvez não seja esse o maior dos problemas.

mas, fala aí o que acha.

Compartilhar este post

Link para o post

mas haveria algum problema em usar 4x4mm=16mm para positivo e 4x4mm=16mm para o terra? seria para um amplificador básico de 4 canais, ou pras Sds 250.2, como já tenho os rolos de fio em casa, já facilitaria né... cabo automotivo é aquilo, os ruins são ruins, os bons são bons mas caros... um shock ou um audison-conection São de chorar. Em amplificadores monstros geralmente há 2 bornes para entrada de fios de alimentação em paralelo... talvez não seja esse o maior dos problemas.

mas, fala aí o que acha.

Leandro, assim como o sérgio, eu não recomendo, a união pode não ficar bem feita e caso isso ocorra, um dos cabos poderá aquecer por mau contato e a proteção não atuará, devido a não estar dimensionada para a capacidade co cabo 4mm, mas sim para o equivalente (16mm), podendo vir a queimar tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Leandro, assim como o sérgio, eu não recomendo, a união pode não ficar bem feita e caso isso ocorra, um dos cabos poderá aquecer por mau contato e a proteção não atuará, devido a não estar dimensionada para a capacidade co cabo 4mm, mas sim para o equivalente (16mm), podendo vir a queimar tudo.

Mais um adendo: Você não terá o mesmo rendimento que um cabo de 16mm, já que os filamentos estão separados em 4 grupos e não em um grupo maciço.

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um adendo: Você não terá o mesmo rendimento que um cabo de 16mm, já que os filamentos estão separados em 4 grupos e não em um grupo maciço.

Sérgio.

gente, então não faz sentido nenhum usar esse arranjo para os speakers.

dei uma pesquisada e li isso em uma resposta - é corrente alternada mas vale.

Pode sim juntar dois condutores e assim dobrar o diâmetro facilitando a passagem de corrente. Mas alguns fatores devem ser levados em consideração.

1 - Esse tipo de instalação é muito comum em industrias e onde a tensão é muito alta, como diz o colega mazbrandao. Mas deve-se tomar muito cuidado, pois ao lançarem os cabos há o risco de mistura-los e fechar um curto-circuito, entre fase-neutro ou fase-fase.

Editado por LeandroVeterinario

Compartilhar este post

Link para o post

gente, então não faz sentido nenhum usar esse arranjo para os speakers.

dei uma pesquisada e li isso em uma resposta - é corrente alternada mas vale.

Pode sim juntar dois condutores e assim dobrar o diâmetro facilitando a passagem de corrente. Mas alguns fatores devem ser levados em consideração.

1 - Esse tipo de instalação é muito comum em industrias e onde a tensão é muito alta, como diz o colega mazbrandao. Mas deve-se tomar muito cuidado, pois ao lançarem os cabos há o risco de mistura-los e fechar um curto-circuito, entre fase-neutro ou fase-fase.

A trança nos cabos reduz e muito a capacitância, melhorando a resposta de frequências. Esse é o benefício da trança, ganhando em dinâmica e qualidade na resposta do áudio. A questão aqui é o uso como cabo para falantes e não para alimentação.

Quanto à instalação do cabo sugerida por você, se for utilizar como paliativo, sem problema. O grande problema disso, é que esse tipo de instalação costuma transformar-se em definitiva com o famoso "já que tá funcionando, deixa aí". Não se esqueça de que o isolamento dos cabos será mais fino do que um cabo de 16mm realmente projetado para suportar mais corrente.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

sérgio, não me leve a mal

mas

Chama-se condutor equivalente à associação a um condutor capaz de substituir a associação, isto é, que suportando a diferença de potencial V que a associação suporta é percorrido pela mesma corrente i que a associação (fig.124).

Figura 124

Sendo R a resistência do condutor equivalente, pela lei de Ohm temos:

A lei de Ohm, aplicada ao primeiro condutor, dá:

A lei de Ohm, aplicada ao segundo condutor, dá:

A lei de Ohm, aplicada ao ene-ésimo condutor, dá:

Somando-se membro a membro:

Comparando e , resulta:

Conclusão

Condutores associados em série equivalem a um condutor único cuja resistência é igual à soma das suas resistências.

então, se fizer uma instalação limpa, sem arremates e emendas (tudo bem feito), com terminais e tudo bem feito, creio que 4x4mm = 16mm mesmo...

deixa o KLEBER aparecer aqui! hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

sérgio, não me leve a mal

mas

Chama-se condutor equivalente à associação a um condutor capaz de substituir a associação, isto é, que suportando a diferença de potencial V que a associação suporta é percorrido pela mesma corrente i que a associação (fig.124).

Figura 124

Sendo R a resistência do condutor equivalente, pela lei de Ohm temos:

A lei de Ohm, aplicada ao primeiro condutor, dá:

A lei de Ohm, aplicada ao segundo condutor, dá:

A lei de Ohm, aplicada ao ene-ésimo condutor, dá:

Somando-se membro a membro:

Comparando e , resulta:

Conclusão

Condutores associados em série equivalem a um condutor único cuja resistência é igual à soma das suas resistências.

então, se fizer uma instalação limpa, sem arremates e emendas (tudo bem feito), com terminais e tudo bem feito, creio que 4x4mm = 16mm mesmo...

deixa o KLEBER aparecer aqui! hehehe

Ok! Coloca as figuras que o post ficou incompleto pra eu entender direito. :legal:

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Exato. A capacidade de condução do condutor é somada, e desde que não seja feito um trabalho muito mal feito, não há problema algum nisso.

Se os conectores das pontas estiverem bem colocados e a união entre os cabos for perfeita, não haverá resistência extra que atrapalhe em nada.

É a mesma coisa que usar 2 cabos de 25mm² ao invés de um cabo 50mm²...

Compartilhar este post

Link para o post

Ok! Coloca as figuras que o post ficou incompleto pra eu entender direito. :legal:

Um abraço,

Sérgio.

Exato. A capacidade de condução do condutor é somada, e desde que não seja feito um trabalho muito mal feito, não há problema algum nisso.

Se os conectores das pontas estiverem bem colocados e a união entre os cabos for perfeita, não haverá resistência extra que atrapalhe em nada.

É a mesma coisa que usar 2 cabos de 25mm² ao invés de um cabo 50mm²...

sérgio, não sei onde peguei, acho que fechei o site.

o negócio mesmo é que tenho disponível o Prysmian Superastic Flex 4mm

prysmian.jpg

foto0114l.jpg

foto0115o.jpg

estou olhando aqui o site da prysmian

http://www.prysmian.com.br/energy/industrial_applications/automotive_cables.html

Compartilhar este post

Link para o post

Leandrão, se não tem problema e tem o material disponível, mãos à obra. Não esqueça de abrir o tópico pra gente acompanhar. :legal:

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença entre o Prysmian e os outros cabos é o isolamento, ao invés de ser PVC (resistente a 70ºC), o Prysmian usa isolamento XLPE, que é resistente a temperaturas mais elevadas (90ºC) com menos perda de energia.

Você pode ver isso nas tabelas dos coeficientes de dimensionamento de cabos. Os valores são diferentes de acordo com o isolamento, o XLPE sempre tem menos perdas com temperaturas maiores.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Barroso, tranquilo? Você tem fotos da passagem do cabo? Tem algum tópico que mostre a passagem do cabo?

Estive olhando em alguns posts anteriores e vi um do Kleber que me deixa inclinado a fazer a trança com os cabos pra poder utilizar em todo o set. Estou em dúvida quanto a qual tipo de trança usar para os peitos: duas tranças de 4 fios de 1,5mm ou uma trança plana de 8 fios de 1,5mm. A trança de 8 fios é um saco de fazer mas dá-se um jeito. Para os mids usaria a trança de 4 fios de 2,5mm e para o sub, trança de 4 fios de 4mm. Será que a trança de 8 fios traria algum benefício, além de ficar fina pra passar no carro ou não valeria à pena o trabalho?

Obrigado e um abraço,

Sérgio.

Edit: Erro básico de português.

Nem tenho fotos, mas quando eu mexer no carro pra instalar o TW Vifa, vou tirar umas fotos. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem por favor sabe onde encontrar Eprotenax, ou mesmo Sintenax em São Paulo ou Mogi das Cruzes? Fui na Santa Efigênia e nenhuma loja tem, o máximo que achei foi o Afumex...

Valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Se a trança for feita direitinho, vc continua mantendo as propriedades da associação, com a vantagem do cabo ficar mais íntegro, principamente quando você faz alguma curva com ele, o que é um problema em fazer apenas a união, sem trança.

eu tava olhando aqui em casa, e meu pai é eletricista... ele tem muitos rolos desse fio, de 4 mm... como os fios automotivos genéricos de 16mm são bem questionáveis, posso ligar 4x4 mm em paralelo traquilamente?

Pode sim. Quando for mexer na fiação (ou trocar de carro), vou fazer isto tb. Fica ais maleável que os residenciais mais grossos, e bem melhor que os automotivos. Só fica mais grosso.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem por favor sabe onde encontrar Eprotenax, ou mesmo Sintenax em São Paulo ou Mogi das Cruzes? Fui na Santa Efigênia e nenhuma loja tem, o máximo que achei foi o Afumex...

Valeu!

Segue o que consegui:

Prezado Marcus,

Boa Tarde!

Conforme solicitado, segue abaixo algumas opções de preço pro cabo solicitado:

4X 1,5mm 1kv Prysmian = R$ 4,04

Att,

ELÉTRICA UNIÃO

Felipe Vasconcelos

Depto. Comercial

PABX: (11) 4043-8900 (Ramal 42)

Nextel: 107*67611

E-mail: felipe@eletricauniao.com.br

Site: www.eletricauniao.com.br

Compartilhar este post

Link para o post

Ihh rapaz, Diadema fica complicado... No abc eu vi que tem umas, mas nem to na pegada de ir até lá... Vou ver se amanha ligo na Prysmian e pergunto sobre revendedoras... mas bem que eles podiam ter no site!

Valeu pela ajuda Scult, abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma pergunta: nao pretendo fazer a trança, vou fazer só a associacao recomendada pelo prof. Dantas. No texto dele, ele diz ter usado cabos de 2,5 mm, e a maioria aqui usiu 1,5mm para estereo. E ai, acham mto desnecessario usar 2,5? Há muita diferenca? E no caso do sub, entre bobinas, usaram os 4 condutores, ou apenas associacao de 2 deles?

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho necessário 4x2.5 para estéreo, isso daria 2x5mm. O cabo fica BEM grosso em 4x2.5, seria bem difícil trabalhar com ele na porta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...