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RiQuati

Citroen C4 hatch - confeccção cabos RCA Canare StarQuad - PG 13

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Porque não faz o rack na lateral do malas ? Eu tive um rack que era só encaixado e preso por velcro no fundo e embaixo. Madeira fina, de boa. Segurava um hpa e um 200ix.

É tipo um rack baseado em caixa selada lateral... entendeu ?

Embaixo do banco é melhor para tudo. Fica escondido; cabos curtos... show de bola. Mais e se pintar carona ? Fazendo uma "proteção anti bicudas/pisões", etc, vc ferra com quem vai de carona.

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Beraldo, ja pensei muito nessa possibilidade, inclusive tava medindo o espaço lá... mas teria de ser madeira firme e bem fixada. O motivo é segurança msm, se conseguir fixar de forma definitiva (que dè trabalho pra retirar), é uma boa... casa e facul não são lá muito seguros, preso neste rack como montei eu tenho certeza de que não levam fácil (claro, querendo levam sempre, mas a dificuldade é bem maior). A vantagem do rack lateral é que dá pra fixar em pontos de chapa, não móveis como atrás do banco... no C4, teria de refazer o assoalho do porta-malas (a atual passa rente às colunas das rodas), o que eu não queria, mas não descarto tbem. É algo a se medir e pensar... :)

 

abs,

Ricardo.

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Ricardo

 

Vc esta levando em conta o risco de meterem o pé nos cabos RCA por exemplo? Meter uma bica nos terminais do cabo pode fazer com que tenho problemas serios com o amp. Ou com esse degrau nao tem essa possibilidade?

 

No mais, sou a favor "convencional" ou melhou, tudo no assoalho do PM escondendo parte das coisas.

 

Abs

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Então RiQuati, eu ainda preciso definir o que quero fazer da vida: se fica na linha do player original ou parta para um 2DIN. Ao mesmo tempo, por ser universitário, preciso de $$ o qual vai demorar um pouco né rsrsrs. Maldades é o que não falta na cabeça rsrsrs! Ideias pro set e disposição na mala do 307 também é o que não falta!!!

 

Enquanto espero, aprendo com os grandes mestres por aqui!! Seu trabalho é muito detalhista e é show de bola. Quem sabe eu não me aventure no DIY pro meu som né?!

 

ps.: se eu fosse manter uma linha discreta, tbm colocaria os amps embaixo dos bancos. pelo menos no 307 tem um bom espaço. para uma pessoa chutado tem que ter um pé 50 uhauahuahuah!!

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Galego, este perigo ao menos não tem no C4, o amp fica literalmente 'encaixado' numa vala no assoalho, embaixo do banco, e os RCAs/conectores ficam para o lado da caixa de ar (porta), com espaço pra regulagem e tudo o mais. Mas tou com uma dó danada de deixar o amp lá, não me parece seguro ainda... o único amp meu que iria pra lá sem muita crise é o RF120A2, pelas dimensões e pelo layout (sabe aquela coisa de 'foi feito pro lugar?' - conexões todas de um lado, podem ficar pra frente, atrás só aletas de ventilação, não pega em lado nenhum, enfim... perfeito). Já pensei em deixar quieto o Arc Mini e montá-lo lá para amplificar o sub, ficaria apenas o PPI para descolar um lugar no porta-malas... o duro do porta-malas do C4 é que qualquer lugar que não o encosto do banco traseiro me obriga a fazer outro fundo de porta-malas em MDF. O original é um MDF 4 ou 6mm, carpete+feltro... e ele passa rente nas laterais. Já cogitei fazer um bonitão, com tampa para o estepe e tudo mais, e mandar o PPI para as laterais. Mas aí já é um grau de complicação e gasto que eu não tava querendo encarar... hehe...

 

Alphonsus, a melhor pedida é esta mesmo, planejar MUITO antes, estudar, até começar a comprar os componentes. Tem coisa que dá pra ir comprando antes sem medo (sub, kit 2 vias, amps)... mas estas decisões de projeto, o 'como' montar, eu prefiro demorar mais e ir no jeito definitivo, do que gastar material, tempo e esforço em algo meio incerto (posso estar errado, mas as três coisas, no meu caso, são bem limitadas... rs.. especialmente tempo e material!). :)

 

abs,

Ricardo.

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Se fizer um rack de madeira protegendo a parte da fiaçao para evitar os indesejados "bicudos" no modulo e cabeamento, pode resolver ...

A vantagem do punch é justamente esta ele tem abas que protege legal a fiaçao...

Se fizer umas tiras que ficam parafusadas para deixar a fiaçao rente a superficie fica muito bom!

A opçao para o ppi seria fazer um fundo falso para deixar ele por baixo!

Ficaria muito discreta a instalação!

Eu penso parecido com vc, e vou tentar instalar o meu amp por baixo do painel!

Mas como meu carro é um gol e num tem AR facilita muito a minha vida!

Agora seu carro eu creio que não tenha espaço...

O meu eu vou desmontar parte do painel para facilitar o acesso e vou fazer o esqueminha lá!

Terei muitas vantagens com isto, economia de cabos, diminuiçao de ruido, aumento na segurança do equipamento por ficar mais protegido e escondido, sem contar que de groja vou ter um aquecedor para os pes nos dias frios ..

Rssss

Editado por gustavomp3

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pow mtooo bom esse topico.. e som entao nem se fala...

 

equipos lindos...

 

bom eu tenho amp blaupunkt, Xplosound(sim era quebra galho! mais ta mandando bem nos graves! SQPL/TRIO claro... sq nao serviria..)

mid beyma, tw nar titaneo e agora full Haman Kardon pra montar o 3-Way...

 

adoroooo misturar montar usar o que eh melhor de um e de outro...

 

e claro acompanhando e tb ancioso pra saber o resultado player original + AudioControl LC8! rsrs

 

ja que quase certeza que meu proximo carro terá o player original neh.. ja que quase todos medios de Luxo estao vindo e nao tem como tirar o opcional...

 

no meu caso estou esperando sair o Bravo! que NUNCA SAI!! rsrs

 

abraços parabens e acompanhando com certeza!

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Gustavo, ainda não descartei o amp no assoalho msm... na verdade, é numa 'entrada' do assoalho, o amp ficaria abaixo do assoalho. Esquisitices da Citroën...kkkkk....

 

Rodrigo, esta coisa do LC8+player original ainda me tira o sono. Tou vindo de um 9887, mesmo sem o TA e outros recursos, queria pelo menos um áudio limpinho e equilibrado. Imagina um cara ansioso.... rs....

 

Então, tenho duas notícias. A boa, montei o chicote dos speakers, hj começo a passar para as portas e tweeters... por hora, vai pra baixo do banco, esperar a hora de os RCAs chegarem (semana que vem), aí já passo a tropa toda de uma vez por baixo do carpete (detesto tirar bancos, estas coisas). A má... a caixa selada dançou, medi errado o espaço e inclinação do banco, e pra corrigir é equivalente a fazer outra caixa. Fueda. Perdi a caixa, perdi o conector (pq tá extremamente preso na caixa, se tirar vai quebrar), creio que dê de presente pra algum amigo sem-som. Como não estava com o carro no dia em que comprei o carpete, comprei da cor errada tbem (o danado tem interior PRETO, comprei grafite...), não reparei direito. Assim, o rack tbem dança junto (no máximo, aproveito a madeira dele).

 

Tou querendo partir pra lateral em fibra, 30 litros, comprada pronta. Meto o duto e boa, Endurance 10" roxinho na dutada recomendada pelo Mestre Sepacheco, no banco de caixas, e aprovada por muita gente... e os amps, mando pra outra lateral. Segunda-feira compro um cadim a mais de madeira (retalho), e forração carpete preta... o chão do porta-malas, se eu achar um retalho de mdf 6mm, tá valendo. Ou, pelo jeito, de repente compro uma chapa inteira e picoto na hora, f...a-se... ainda tá dentro do orçamento possível. Não era o que eu pretendia fazer (tchau, simplicidade!!! :) ), mas vai ficar legal.

 

Enfim, é isso aí. Pra não deixar o tópico às moscas, vão as fotos do chicote dos falantes, cabo streetwires azuis em techflex preta até o console do carro, e daí em tech azul mais fina até as pontas. Tou descendo no carro pra tentar instalar, espero que não tenha mais surpresas....rs....

 

 

NG4xFs.jpg [ GsIdOs.jpg oKCq1s.jpg

Editado por RiQuati

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Aêêê Riquati!

to vivo ainda!!!! to corrido com o trampo e pouco atualizo minha página quanto visito outras, mas to seguindo aqui! :legal:

Então de Pt na caixa?? fods, mas se bem que caixa pronta se dão bem com subs não muito fortes. e se for o caso, uma mão de fibra dentro dela resolve!

vai lá, vou encher mais um tempo por aqui!

 

abs

 

Markto

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hehe... Markto, tou enrolado aqui tbem... provas de faculdade, problemas de espaço pra trabalhar, e passando raiva com o acelerador do C4 (já nem sei se foi uma boa escolha, o carro). Uma vez por dia, penso em tirar tudo o que instalei e passar o carro adiante...

 

Mas tou tocando a instalação, fiz alguns progressos:

 

a) identifiquei a fiação no chicote (lembra que os streetwires vieram sem polarização? então...)... preto=negativo, azul ou verde=positivo. Azul pros midbass e verde pros tweeters.

 

nUVjDs.jpg yxw64s.jpg c2Ttds.jpg

 

b) instalei... fixei como ponto central a saída para os falantes atrás do rádio, mantendo distâncias iguais (EPL):

 

cCComs.jpg fV9Qcs.jpg a0whis.jpg cBPvDs.jpg

 

c) instalei a fiação até os tweeters e as portas. Para passar para os tweeters, tive de tirar as tampinhas laterais do painel (bico, fácil fácil... só encaixe!) e prendi com cinta. O ponto mais chato foi passar perto da caixa de fusíveis, mas não tinha outro caminho tranquilo até lá...

 

oJre7s.jpg GDFhOs.jpg uQSzws.jpg WWWJ3s.jpg kNIUks.jpg

 

e o resultado:

 

lesxYs.jpg Ztfsus.jpg aqjhEs.jpg EsPiOs.jpg

 

 

d) aí passei a fiação para as portas, sempre o mesmo parto... no C4, ao menos, não há um conector muito enrolado. Mas a passagem não foi, assim, digamos, indolor... cortei-me no processo (e deixei as marcas lá na porta... sangue, suor e lágrimas!):

 

3KtSts.jpg AHoTNs.jpg L8aHas.jpg dNsl4s.jpg I1GoGs.jpg PC2aCs.jpg

 

 

a já clássica sessão catch-up DIY AutoForum:

 

MVKq8s.jpg

 

eu não ia parar tudo pra subir três andares e pegar um band-aid, ia??? :)

 

E o resultado, midbass instalado, folga do cabo guardada com presilhas (não quis cortar, vai que aproveito mais pra frente em outro carro?):

 

f1oDfs.jpg OJTiLs.jpg Jxzois.jpg TJOyWs.jpg usgoqs.jpg

 

A presilha que aparece solta (original), obviamente, foi recolocada no lugar... aliás, aproveitei pra dar um reaperto legal em muita coisa no carro.

 

 

No lado do motorista, o que complica é a posição da caixa de fusíveis, só isso. No lado do passageiro, há um tampão de borracha imenso, que é melhor retirar e passar a fiação por dentro dele, sem recortar (fácil). A passagem pelo conduíte (a borracha entre a porta e a carroceria) é tranquila, só desmontar dos dois lados (porta e carroceria), e afastar o conector amarelo da 'gaiola' branca. Esta gaiola branca é que vai fixar a borracha no lugar depois... não tem como explicar de forma tranquila, mas é intuitivo. Dica: tanto a gaiola como o conector amarelo têm uma posição correta, e se encaixam... feito isso, dá pra passar um fio decente ao lado do conector amarelo, e dentro da gaiola... quando fixar tudo, o conjunto conector+gaiola+borracha 'trava' na carroceria, ficando vedado (contra chuva, água, poeira, etc). Do outro lado, só tirar a fita isolante original, puxar o cabo e passar outra... sem mistérios. Achei simples até, perto do que eu vejo em outros carros modernos.

 

 

Resultado da porta montada com a 'proteção' de espuma no mid, vista pelo puxador (ainda não montado):

 

Vyyqcs.jpg

 

E o painel originalzinho, só com os tweeters levemente diferentes... hehe... 'stock'!!! :)

 

wWE9Hs.jpg

 

Bom, é isso. Tou meio desanimado de brigar com o acelerador dele, o carro tá chato demais pra dirigir, e ainda não consegui demonstrar o defeito à Citro local (é intermitente). Por hora, a fiação tá embaixo do carpete, esperando chegar os RCAs para montar, e ainda não decidi local do amp estéreo...

Editado por RiQuati

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"Tá Ficando 10, Patrão"

Parabéns cara, tá só me inspirando a gastar mais dinheiro no meu up de instalação...

Qualquer coisa a culpa é sua...

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Valeu pela força, Marco!!! :legal:

 

Talvez eu tenha de 'soltar' um pouco do cabeamento das portas e do tweeter (das portas vem uns 50cm de cabo, dos tweeters uns 20, logo, só vou poder aumentar 20cm) e deslocar a bifurcação dos cabos, que hj é atrás do player, mais pra baixo no console. Motivo: mesmo com 5 metros pra cada 'perna', faltou um tanto de cabo para chegar no porta-malas... por outro lado, se for montar embaixo do banco o amp (PPI), dá pra cortar 1 metro, ou enrolar e deixar guardado em algum lugar do carro (buscar um caminho mais longo, por exemplo). Meu medo destas coisas 'custom-made' em cabeamento é que, depois, quando vc. troca de carango, a fiação fica toda curta, emendada (como os RCAs e forças que fiz pro Fit, nunca usei e hj ficaram perdidos no C4)... já já chegam os RCAs canare, e nem sei como vou montar (4 x 3.5mts ou 4 x 2 mts), tudo depende de para onde vai o amp. Era para ter tirado o banco e medido direito hj, mas tava num desanimo da p*rra. De todo modo, soltando a fiação mais um tanto, fica tranquilo...

 

 

Quanto ao seu upgrade, hehe... a culpa é do Autoforum, que deixa a gente sair postando foto e dando idéia nos outros..kkkkkk.... ow, pensa assim: pelo menos é um hobby sadio... ensina a gente a ter paciência, a usar bandaid, a sempre ter uns dois ou três palavrões novos pra exercitar, etc... :)

 

 

abração,

Ricardo.

Editado por RiQuati

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Cara, não tá apontando nem um erro no painel?

Você precisa mesmo mostrar o defeito pros caras(Eles não acreditam/ não encontram)? Não dá pra chegar e dixar o carro com eles e uma amígável palavra de "se vira"? (Foi mal pelo jeito de falar, mas é que essas coisas me deixam grilado!!!)

Esses aceleradores eletrônicos, de vez em quando apresentam isso, uns "buracos"...

Quando a FIAT começou com os Palio Fire, eu tive um 16V que apresentou esses buracos...

Começou de leve, foi aumentando, um dia ligou a luz da bomba de cmbtvl e em seguida não saída da marcha lenta mais.

Levei na concessionária, troquei a peça por uns 180 conto, na época, e depois zerou e nunk mais tive problema.

 

Se fosse vc, deixava o carro com a concessionária e mandava passar o scanner, se não apresentar erro, faz um "reset" na central, se for mecânico, peça nova às custas da garantia...não é possível que assim não funcione.

Editado por Marco_tah

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Marco, pior que já passaram o scanner deles, já mediram a pressão da bomba, já andaram no carro, fizeram o upgrade do software para a última versão, e nada... melhorou um pouco, agora tá intermitente. Pior que eu gostei demais do carro, fora isso; mas tá chato andar como se tivesse voltado pra auto-escola, depois de 18 anos de volante. Tou esperando uma hora em que comece a dar o defeito com mais frequência, e passo lá. Já me pediram pra fazer isso, que nem precisaria agendar nada, só passar lá e mostrar o problema. Eu desconfio das velas/bobinas, se fosse fora da garantia eu já tinha sacado para ver como estava... hehe.. mas lá tem lacre, deixa pra eles verem. :legal:

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AS Vezes parece que o problema so ocorre, quando agente usa. Deixa lá ninguém ve, ninguém sabe e ninguém viu.

 

O meu foi pior, no meu carro , peguei novo. Deu infiltração no ar. So que levava lá , eles secavam e tal e falava que era problema que eu passei o fio pelo painel corta fogo. Ai blz, passaram-se um mes. Voltei, falaram que eu precisava pagar 1.900 reais pro concerto. Ai eu me irritei. Falei com o meu pai, tomei mo bronca por ter botado som e etc. Ai resolvi levar na concessionária que ele conhece a dona. Meu passaram 2 dias, ligaram falando que a "bandeja do ar" veio com erro de fabrica, e nao tava retendo a agua, e jogando pra dentro do carro. Resultado, troquei ela. Sem custo nenhum so a mão de obra.

 

Difícil mesmo essas coisas...

E parabens pelo topico, um dos melhores do forum. Explicando tudo e botando informação, e Nao apenas querendo discutir.

Editado por H2o0

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Ficou muito legal esse tweety no painel. como vç precisa e falou mesmo, ficou bem "original" hehe

mid na porta sem aparecer, só cumprindo a função dele. instalação básica, clean e perfeito.

Ainda ta pensando no local para os amps? na mala não virou?

 

Markto

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...mas tá chato andar como se tivesse voltado pra auto-escola...

 

ahhh.... eu sei bem como é isso... minha ex-montana tava com uns problemas no sensor da borboleta... parecia aluno de auto escola dirigindo, o carro saia aos pulos.. pq a borboleta não conseguia parar numa posição ou abrir de forma linear, ela ficava oscilando, e o motor acompanhava hahahaha... era mto tosco dirigir assim.. axo que diminui 20% da vida util da embreagem com isso, só pra evita o carro de pular, controlando no pedal da embreagem hehehehe...

 

detalhe: era uma peça de 150 reais que me tirava o sono e eu não sabia... e ngm axava o problema...

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Povo, esta semana que passou recebi os cabos e plugs RCA Canare, comprados com o Rafael JBL (valeu Rafa!!!). Foram 15 metros de Canare L4e6S (o famoso 'starquad'), e oito conectores Canare F09. Ontem (sábado), passei a tarde montando os cabos no TechFlex, fixando tudo bem fixo com termoretrátil nas medidas corretas, e identificando os cabos, já que seriam iguais. Usei um termoretrátil de cor diferente (verde) para identificar os lados direitos, e os esquerdos ficaram em preto.

 

A Canare é uma companhia japonesa, com fábrica no próprio Japão, especializada em cabos e conectores para estúdio e P.A. (palco). É famosa no mundo pelo custo x benefício: aquele produto que resolve o problema do profissional de áudio sem custar uma fortuna. Nem é preciso dizer que a turma do DIY 'descobriu' a Canare na década passada, a relação entre o preço e a qualidade dos produtos era extremamente favorável e rivalizava com as linhas mais simples dos fabricantes audiófilos. Inclusive, várias companhias montam sob encomenda cabos com componentes da Canare... eu conheci os produtos há uns dois anos, quando o Ianaconi vendeu alguns metros de cabo que havia importado e eu resolvi experimentar. Realmente, outro nível... eu ia usar no carro (na época o Fit), mas demorei pra montar o som nele e hoje, uso estes cabos em casa, para ligar o HTPC ao amplificador, o DVD ao amplificador e, futuramente, o vinil e o tuner de TV Digital ao amplificador.

 

Há uns dois meses atrás o Rafael JBL daqui do Forum anunciou cabos e conectores da Canare, e fez um pedido grande... como já conhecia bem os produtos, investi neles novamente. A Canare tem dois cabos mais conhecidos na linha de Interconnects, o L4e6S (starquad) e o GS-6 (coaxial). O custo do GS-6 é pouca coisa superior, e dizem que o resultado acompanha; tenho um interconnect feito com ele e conectores Canare (comprei do Devil Sound, barbada a 100 reais!!) e comparei com o StarQuad, no meu setup de casa (marantz+marantz e Kef) deu pouca diferença, o GS-6 'puxou' um pouco mais os agudos, mas quase imperceptível. O starquad ainda é o cabo que uso para ligar minha fonte preferencial (dvd Marantz) ao amp, usando plugs Eichmann. O que diferencia o starquad dos demais cabos RCA é a sua topologia, a disposição dos condutores. Ao invés de um único condutor central, isolado por um dielétrico grosso, como no caso do GS-6, ou de um RGC-59, o starquad conta com quatro condutores trançados (lembram dos fios de rede, cat5?)... há a blindagem externa (grossa, bastante malha), um isolante em pano ou algo parecido, e aí dois pares de condutores - azuis e brancos - trançados. Junto a eles, um barbante/corda que imagino seja para aumentar a resistência à tração (lembrem que tudo isso é pra usar em estúdio e show, algo extremamente agressivo ao cabo - sujeitos o tempo todo a pisões, puxões, tropeções e outros ões inomináveis).

 

O que se ganha com esta 'trança'?? Fazendo a ligação correta, maior imunidade à ruídos... pesquisei bastante, e descobri que o ideal é usar da seguinte forma: os pares azuis unidos, os pares brancos unidos, e a malha ligada apenas em um lado... a maioria prefere ligá-la à carcaça do plug do lado 'gerador' de sinal, ficando isolado do outro lado (o amp) e evitando um ground loop. Foi como usei nestes cabos, os azuis para sinal, os brancos para terra, e a malha aterrada na origem (claro, a origem tem de ser marcada... no meu caso, usei um espaço menor entre ela e o techflex, pra indicar o lado 'entrada' de sinal). Tecnicamente, há outras considerações a fazer sobre a topologia starquad, quanto à capacitância, e outras coisas... mas não manjo tanto nem saberia explicar bem os fenômenos associados. Se alguém daqui souber/quiser/puder explicar, seria ótimo... no momento, o que me interessa é que o áudio fica limpinho e equilibrado, que pega pouca interferência, e que o material é muito, muito resistente (espero não comprar RCAs nos próximos anos). É o motivo, pra mim, de gastar um pouco mais em algo 'studio grade'.

 

Bom, vou postar a seguir as fotos do processo, a partir dos cabos já 'malhados' (infelizmente, não deu pra fotografar esta fase, mas é muito simples e sem segredos: corta-se o cabo na medida, cola-se de 30 em 30cm uma fita para manter os pares unidos, e passa-se a techflex... depois, é só 'fechar' bem com termoretrátil).

Editado por RiQuati

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Os cabos já montados, cortados na medida, passados na TechFlex (valeu Ianaconi!!) e com o termoretrátil aplicado... esperando apenas a terminação:

 

fjvx4s.jpg xIh4Cs.jpg

 

.

 

5K8Jos.jpg fNSmLs.jpg

 

 

Desencapando:

 

E6O76s.jpg Sr6Wss.jpg

 

cCovos.jpg fYKyes.jpg

 

Nas primeiras fotos, retirando a capa externa, e depois a malha... notem a confecção da malha, a qualidade dela! Abaixo da malha, vê-se o dielétrico em pano (parece isso, ao menos) e os condutores+cordas. Como os primeiros a serem montados foram os lados do 'amp', a malha ficou isolada, e o terra foi feito usando-se apenas os condutores brancos... de forma a formar, efetivamente, a topologia star-quad. A malha foi isolada com termoretrátil, conforme dá pra ver na última foto...

 

PAIjVs.jpg A9jGOs.jpg

 

Aqui, a soldagem propriamente dita: conectores juntos, soldados com calma (ganhei um pedaço de solda muito boa do Rafael JBL, tenho até de perguntar pra ele que solda é essa... muito boa mesmo!!) e paciência (reserve algumas horas pra fazer isso, não adianta afobação nesta hora). Dicas, pra quem não tem equipamentos de retenção de cabo (morsa, etc): aproveite a ação da gravidade, estude 'onde' aplicar a solda, use o peso do cabo (que é grande) a seu favor... e evite a solda fria, deixe o soldador aquecer o suficiente o condutor. Não exagerar, mas não deixar faltar calor, e está tudo bem... os conectores da Canare tem a parte central, que isola o sinal da carcaça, em um Teflon muito resistente à calor. Plugs muito baratos (aqueles de um, dois reais a unidade) quase sempre dão dor-de-cabeça nesta hora, e já perdi alguns até, quando esquentei mais do que devia. Outra coisa, ajuda um bocado 'abrir' um pouco a gaiola do RCA antes de soldar... depois, é só posicionar o cabo corretamente e apertar, dando resistência aos puxões eventuais.

 

Algo interessante para quem for tentar pela primeira vez, ou de lembrar pra quem não monta cabos com frequência, é não esquecer de passar a capa externa e a 'mola' do plug RCA antes de iniciar a soldagem... eu já cansei (mesmo, sem vergonha de confessar isso!) de refazer soldagens perfeitas, pra colocar os dito-cujos que tinha esquecido. Dá uma raiva imensa... desta vez, felizmente, não ocorreu. A soldagem do starquad é mais 'enjoadinha' que a do coaxial, como o RGC59 ou o Gs-6 da própria Canare... deve ser por isso que fiquei bem mais atento a este 'detalhe'....kkkk.... na segunda foto a seguir dá pra explicar melhor:

 

 

jOHiCs.jpg B7UMYs.jpg

 

acNqEs.jpg P84KRs.jpg

 

Primeiro par prontinho, faltam só três agora... rs... povo, foi a manhã inteira de domingo... total, somando esta etapa e a anterior (corte e techflex+termoretrátil), deu oito horas pra fazer tudo!!!!

 

riVCRs.jpg JR4DMs.jpg

 

Esta etapa é a de soldagem das pontas do lado 'head', seja o LC8, seja um player... é o lado em que a malha será aterrada junto ao condutor branco. Neste caso, a montagem é diferente e um pouco mais delicada... deu um certo trabalho, principalmente pq, já estava mais cansado, mas no final saiu tudo certo. Notem que eu tiro um pouco da malha e jogo para fora do termoretrátil... esta malha será soldada depois, ajudando a diminuir a captação de ruídos eletromagnéticos.

 

u6zqas.jpg vuktFs.jpg

 

.

 

OLpWJs.jpg hoYZss.jpg

 

E o resultado final, o cabo prontinho para o uso, oito horas depois:

 

WoOfRs.jpg 3VL4ps.jpg FE4drs.jpg

 

O lado com o conector mais perto da Techflex (menos cabo vermelho exposto) é a 'entrada', onde há aterramento de malha; a mais longa, já pensando no rack do amp, é a 'saída', apenas os condutores e malha isolada.

 

Espero ter ajudado aqueles que estão pensando em adotar os starquad da Canare, ou mesmo têm curiosidade sobre o assunto... o cabo é bom mesmo, razoavelmente barato, e muito resistente. Minha expectativa é usar estes RCAs, ao menos, por uns três anos, como aconteceu com os também excelentes RGC59 (o meu RCA de sub, inclusive, será um destes). :legal:

 

MjdCc.jpg

Editado por RiQuati

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Ricardo, show de bola esses rcas! parabens

 

Mas n vao ficar mto apertados atras do player?

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Depois de ver todo esse trabalho para montar os cabos só te digo uma coisa: arranca fora a HU e compra uma descente. As nossas originais não merecem esses cabos parrudos rsrsrs!!!

 

Uma dica de usar termoretratil seria em colocar no miolo do conector mas no seu caso acho que nem daria porque você cortou na medida exata.

 

Aproveitando, o seu C4 veio com os 2 tweeter, 2 midrange nas portas da frente e 2 midbass nas traseiras?! E onde vc comprou termo vermelho e verde? Aqui na minha cidade é só preto e transparente :banghead

Editado por Alphonsus

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olá RiQuati! Estou acompanhando o projeto!

Morro de vontade de escutar um som com estes cabos que você fez e compará-lo com os famosos cabos Monster ou Knukonceptz por ex...

 

Um abraço amigo!

Fábio Lima

 

Edit: Possuo um fit há 4 meses. Eu tinha um celta... Não existe comparação. Que "carrão" cara! Abs

Editado por kintosh

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opa, valeu gente!!!

 

Galego, por hora, vou de LC8+head original, então o espaço não é problema (ainda). Mas futuramente pretendo comprar um outro alpino... aí pode complicar um pouco mesmo, especialmente se eu trocar de carro (o C4 tem espaço pacas atrás do rádio, dá pra usar com RCAs no chassi do rádio sem problemas).

 

Alphonsus, que dá vontade de mandar um head de responsa, dá... rs... saudades do meu 9887, do meu 7892!!! Mas por enquanto, vou tentar o combo RD4+LC8... hehe... eu cheguei a usar termoretrátil para 'unir' os condutores centrais, mas como o espaço é muito limitado, acabava dificultando o manuseio deles... os 'de casa', que foram montados em RCA Amphenol com o mesmo cabo (só azul, de resto, o mesmo Canare) eu usei assim. Nos conectores Canare, já fica complicado usar, pelo espaço mesmo.

 

O termoretrátil comprei em eletrônica, tem três aqui, uma delas tinha destes em pacote fechado... era um pouco mais caro (uns 4 reais o metro), mas vale a pena né... ajuda a identificar os cabos. Se vc. não encontrar por aí, e quiser, me fala que eu compro e despacho pelos Correios, blz?? O C4 veio com tweeter+midbass na frente, e midbass atrás... acho que é o mesmo set original do 307 tbem.

 

Kintosh, tou acompanhando seu topico tbem... esperando pra ver a instalação no Fit. O meu eu enrolei tto pra instalar que vendi o carro antes...rs.... gostava muito do Fit, extremamente bem-resolvido, e cheio de lugares interessantes pra montar o som. É um desafio, perto de um carro 'comum', mas que desafio...hehe... no meu, eu queria montar a caixa de sub dentro do carro (8" embaixo do banco traseiro), e outras coisas do naipe. Fiquei enrolando por conta de uns problemas, e por conta da garantia... acho que nunca mais me prendo à ela. Devia ter montado logo o som nele, ter curtido, quem sabe ainda estivesse com ele. :legal:

Editado por RiQuati

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Curti os cabos...

Os resultados são melhores do que os prontos de responsa? (Num to falando de Van Den Hul...)

De repente eu também parta pros RCA's DIY quando for fazer o Up-Grade, mas é que eu tenho visto uns cabos beeeeeeem convidativos ao estilo Monster, Knu, Ixos, só que de outra marca...

Agora, cê resolveu comé que vai fazer com os amplis?

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