Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RiQuati

Citroen C4 hatch - confeccção cabos RCA Canare StarQuad - PG 13

Recommended Posts

Tente procurar por roda de ferro com a banda mais estreita o possível, e pneu também o mais estreito o possível para deixar como step (só vai usar pra chegar na borracharia mais próxima mesmo!).

 

Use essa roda como molde da parte superior da caixa do seu sub. Proteja com fita a roda e faça uma boa camada de fibra pegando todo o contorno do step. Com isso elabore a parte de baixo da caixa no espaço que sobrar ao alinhar o topo do step com o assoalho do carro. Acredito que fazendo isso, dá para tirar uns 14L livres tranquilo sem subir o assoalho do carro.

 

Acho que essa caixa toda moldada em fibra ficaria show... tira o molde do step, depois tira o molde do fundo do buraco do step, depois é só juntar tudo xD... meio rudimentar o desenho, mas ficaria mais ou menos assim:

 

Legenda:

Preto: step (rs)

Azul: caixa em fibra sob o step, tomando os moldes internos (rs)

Vermelho: sub (wow! rs) se der altura é claro, ou então pega um protótipo do kleber que parece ser razinho

 

imagemnsu.jpg

Editado por evepainkiller

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, passei o dia desmontando o carro, cortando madeira, madeirite, descendo e subindo equipamentos do 2o andar pra garagem (sem elevador). Estou exausto. Bom, descobri algumas coisas... nenhuma muito animadora: o LC8 não cabe dentro do painel, nem embaixo dele, nem embaixo do banco dianteiro... simplesmente, não tem como (os RCAs não permitem). Estes carros 'moderninhos', com aproveitamento máximo de espaço, são uma m... pra som. Na traseira, consegui apenas um lugar para o Arc Mini, naqueles nichos das laterais... se fossem 2 minis, o local do amp estaria resolvido. O Fosgate não entra lá nem por decreto; o único lugar, até agora, é abaixo do banco dianteiro, fiz um rack lá e... deu caca, não serviu. Hj perdi madeira pacas, paciência, e quase a vontade de montar som no C4.

 

Tou pensando muito seriamente em ligar apenas o Arc Mini, no local que apontei antes (embaixo do painel), por fio mesmo (entrada alta), e os falantes... depois, um dia, se brincar em outro carro, faço algo melhor. Foram 8 horas de batalha pra nada, só perder material e me aborrecer; creio que eu vá guardar boa parte do material (cabeamento 21mm e 13mm, disjuntor, os cabos RCA, bloco distribuidor, sub roxinho, cabeamento de falantes, etc), venda alguns outros (LC8, Fosgate) e fique num set bem minimalista mesmo, kit 2 vias estupidamente bem instalado, porta tratada e arc mini, apenas.

 

Outra idéia é vender todos os amps, comprar um 4 ou 5 canais fodástico, um head alpine série 7 com mp3 (94/95/98), e esquecer bluetooth, comandinhos no volante e quetais...mas aí começa a gastar + $$$, refazer RCAs que não alcançam o porta-malas, cabo speaker que não alcança, etc. Talvez seja meu próximo set, só não sei se no C4.

 

enfim, é isso. Acho que vou enxugar pacas o projeto, e me concentrar no estéreo... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chato isso Ricardo. Tanto trabalho pra quase nada. Digo quase, porque pelo menos vc ja sabe o que não fazer né.

 

Se quiser o PPI de volta é só falar. To quase fechando negocio num par de Art Series e o Sedona deve ir pros Classificados em breve.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Riquati, peguei o 500.1. Desconheço ainda a qualidade, pois ainda estou batalhando no "que carro trocar". Brasil está difícil. Quando vc pensa em que modelo/marca trocar, montadora já "maqueia" o carro e arrebenta com o "antigo".

Mas realmente o tamanho e a apresentação do amp é de babar. Muito show. Mas tudo tem seu preço também.

Bom, desconheço a qualidade ainda, mas no chute se eu fosse vc, venderia algumas coisas e pegaria outro mini para os graves e resolvia seu problema. Os dois lá no malas e acabou.

Se eu pegar um carango com player original, comandos no volante, etc, também vou abandonar todas essas tranqueiras e colocar player decente lá com certeza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aaaa Riquati...acho que faltou vç tomar uma!!

que isso cara!! Arruma espaço par ao Audiocontrol e não vai se arrepender!

O Beraldo falou algo certo: Arc mini para o stereo e o 500.1 para o sub e fechô. LC8 é um ponto de ligação necessário. Cada ARC em um nicho e arruma espaço para o LC8!!

Brasileiro não desiste nunca!!

 

Força aí!

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kra, DIY é assim mesmo! Sempre tentando e sempre melhorando, não desite não!

 

Mas aqui, se for vender os amps, EU FICO COM O 125.2MINI!!!!! :rolleyes:

 

Me coloca na fila, de preferência em primeiro lugar! hehehehe

 

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

povo, acalmei, bebi uma loirinha, e pensei melhor... lá vamos nós, brasileiramente, como diz o Markto. Saí hj cedo pra procurar material, não achei o plug do rádio original, mas descobri que posso cortá-lo mais pra frente no chicote (desmontei a malha original pra ver), tranquilo. Encontrei uns metros de cabo Monster pra HT, spk fino, que servirá pra ligar o LC8. Ainda tou na dúvida se monto original+LC8, ou arrisco um player forte no lugar. A questão, basicamente, é segurança (mais do que conveniencia): paro o carro na faculdade, paro na rua, já entraram em casa N vezes, enfim... tem de ser algo realmente discreto. Mas dá saudade dos médios e agudos de um 7892, isso dá.

 

Bom, desmontei o techflex de alguns RCAs (canare+canare, e canare+amphenol), sem o techflex e termo é possível usar o LC8 abaixo do banco ( o cabo faz o arco necessário sem forçar o conector). Outra alternativa doida que apareceu, é usar o LC8 DENTRO do banco.. hehe... há um espaço monstro lá, perdido. Se o LC8 (ou o amp, ou o que seja) se desloca junto ao banco... qual o problema??? :)

 

Tou pensando seriamente em montar algo mais tradicional, um rack no banco traseiro (o '2/3', lado esquerdo, que eu uso bastante pra pegar mochila, mala, sem ter de abrir o PM) e uma caixa selada no outro lado (1/3, o lado direito). Vantagens??? Fácil de fazer, espaço pra todo mundo (amps, LC8, bloco distribuidor). Desvantagens, é o mesmo layout que uso há séculos.... no Focus montei invertido, caixa no lado maior, amp (MTX 5 canais) no menor. A caixa era presa no banco, e para tirar o estepe, era só dobrar o banco. Pensei em algo bem clean, duas chapas de MDF 9mm, fiação correndo por baixo da chapa, chapa do tamanho exato do banco, amps montados na chapa (evitando assim o aterramento da carcaça no banco) com parafusos allen. Seria uma aposta sem muita chance de erros. O lado chato é só que, se um dia trocar o player e dispensar o LC8, dançam o rack e os RCAs curtinhos. Outra, teria de refazer meus RCAs para a 'nova realidade', assim como a alimentação... mas isso é o de menos, diante do trampo.

 

 

Pensei também em outra hipótese, manter o LC8 embaixo do banco (idéia original),e montar os amps nas laterais. Teria de refazer o fundo do PM (a Citro fez de um jeito que a tampa do estepe corre rente às laterais, que já são bem estreitas), mas ainda é possível. Daria pra mandar o LC8 para o outro lado, também, sem problemas. Aí libera o banco (o espaço abaixo dele) para as ferramentas, que por sua vez... liberam o estepe... hehe... onde iria a caixa do Endurance.

 

Aproveitei o dia livre, fui na Citroen daqui e encomendei as telinhas dos tweeters (plásticas, onde vão os tweeters originais), 36 reais e chegam daqui a 15 dias. No problem. Já posso retirar as originais e furá-las, para colocar o Morel Tempo no lugar (vou usar o copo e tela dele mesmo, mais arejados e mais bonitos). É algo que já pretendo fazer, vou tirar as telas e fotografar o processo.

 

um abraço a todos, e obrigado pela força... tem horas em que a gente se questiona mesmo, até onde é diversão, até onde é dor-de-cabeça...hehe...

 

Ricardo

Editado por RiQuati

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

he he he no stress!!

 

se o LC8 cabe dentro do banco ótimo. Faça uns cabos sob medida. Acho que ficará com o carro por um tempo né? Depois quando vende-lo passe pra frente!!

Negócio é tirar umas fotinhas!! ajuda a termos melhor idéias!

 

Abs e siga em frente!

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando...

 

a) LC8 dentro do banco, descartei... ví direito o espaço, fica perigoso alguém chutar. Aí desmontei o painel de novo (porta-luvas), espaço lá em cima comporta um crossover, mas não um LC8... masssss... tirando um acabamento (carpete) debaixo do porta-luvas, dá pra fixar o LC8 lá. Fica 5mm aparente só. E como ninguém vai ficar olhando debaixo do painel, posso deixar sem acabamento msm... fácil de regular, fácil de trocar RCAs, ventilado e discreto. Como eu queria.

 

b) aproveitei e fiz o chicote das amplificadas até ele, cabos Jamo dinamarqueses (uau!!!) envoltos em techflex preto, terminações em termoretrátil. Tão prontos.

 

c) tava de bobeira, passei em frente à Citroën e encomendei duas telas de tweeter originais... 17 reais cada (caro!), mas são minha salvaguarda na hora de revender o carro. As originais já foram modificadas, estão com os tweeters do Morel Tempo... hehe... já posto as fotos aqui.

 

 

d) ainda tenho de definir onde instalar os caps Solen... e se o LC8 ficar no painel, ao menos um dos amps obrigatoriamente terá de ficar embaixo do banco. Terei de readequar os RCAs.

 

Andei olhando o estepe novamente, ví as alternativas (inclusive a que o Eve citou), ainda não sei se parto para isso ou faço uma caixinha convencional mesmo. Ganhei de um amigo meia placa de MDF 15mm, tenho de ir buscar no sítio dele... vamos ver o que acontece.

 

Tou upando algumas fotos aqui, assim que puder posto as novidades. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seguem as fotos dos tweeters montados... estas telas ficam no topo do painel do C4.

 

tela original desmontada, tweeter original da Citro e o Morel Tempo:

dtAaXs.jpg

 

outra vista:

dApdls.jpg

 

 

tela original cortada, comparando à tela do Morel Tempo:

KKBZUs.jpg

 

 

... e o resultado final, os tweeters Morel Tempo já nas telinhas originais, com o logo da Morel colado:

wXS5cs.jpg

 

 

 

A tela foi cortada com estilete, e aparada com lixa grossa primeiro, e lixa bem fina depois... várias vezes, até a tela do Morel entrar justa. Após isso, o tweeter foi colocado dentro da tela, e 'travou' por completo a estrutura. Não foi usado cola, e ficou muito ,muito firme.

 

Engraçado é que a cara final da brincadeira é de um tweeter residencial de plate grande... hehe... :)

Editado por RiQuati

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta parecendo aqueles midranges dayton.

 

Trabalho muito legal Ricardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou show esse tw na tela, hein! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Alves, valeu Sandro!!!! Tou tentando manter o visual o mais original possível, tinha pensado em direcionar os tweeters mas preferi deixá-los no mesmo local original. Agora tenho de ver um espaço para os caps (vou usar dois Solen para cada lado, cortando a 3.8khz em 6db/oct, exatamente o mesmo corte do Tempo original).

 

Amanhã devo experimentar o local do LC8, ver se consigo fixar onde pensei. Se não der, aí monto no porta-malas mesmo, no encosto do banco. Já tirei o plug do rádio (tou sem som por hora), pra puxar as amplificadas...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse LC8 ta virando novela!!hehehe

o bicho é grande mesmo!!Manter a originalidade é o importante, está no caminho certo!

parabéns pelas telinhas!! ficou legal!

 

abs

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

beleza Markto!!

 

Cara, tou com a tarde livre aqui, tentando montar o LC8... descartei em definitivo o porta-luvas, não teve jeito. Na foto não parece tão grande..kkkk..... Onde ele cabe, não teria como usar RCAs... hehe... acho que vai pra mala mesmo. Vou comprar fio paralelo (uns 16 mts), e bolar um rack pra ele. É ruim pq. vai pra mala, mas é bom pq. os RCAs ficarão mínimos... coisa de 50cm +-. Aí monto tudo junto, no mesmo rack, alimentação+LC8+2 amps. :legal:

 

 

abração,

Ricardo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vç até tentou um local pra ele. mas não quer se separar dos irmãos!! Vç passará um paralelo do player até a mala então? Esse paralelo terá que ter uma boa qualidade, bem expesso pra denegrir o mínimo o sinal.

 

Markto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
a) LC8 dentro do banco, descartei... ví direito o espaço, fica perigoso alguém chutar..

Acho que todo carro fica perigoso isso. O que eu vi certa vez, o cara fez tipo um rack. Daí não tinha como a pessoa chutar. Em compensação, coitado de quem andar atrás daquele carro. Viagem de 2 hs e o joelhão PUF. Hehehe

 

Owwwwww, sem comentários o lance do tw. Parece que nasceu ali. Detalhe, quem sabe um futuro up e cabe o "mini" piccolo ali na medida. :). Ou up moderado, um mt-23. Show de bola.

 

Esse paralelo terá que ter uma boa qualidade, bem expesso pra denegrir o mínimo o sinal.

Pois é... O que seria "pior", ou seja, + prejudicial no caso ? Paralelo ou rca até lá ?

Editado por beraldo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez o piccolo ali nem precise de adaptacao, ou se precisar vai ser algo bem sutil, ô bixinho grande!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito boa a instalação do seu tweeter. Realmente parece original. Ainda bem que a paciência voltou e você não desistiu de montar o set. É muito decepcionante ficarmos lendo, definindo e comprando equipamentos para definirmos um projeto e na hora de instalar as coisas não funcionarem como a gente imaginava.

 

Mas com certeza vai ficar muito bom esse seu set.

 

Acompanhando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, hehehe, falei desses carinhas :

 

morel-supremo-piccolo.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente, obrigado pela força!!

 

Bom, a teimosia produz umas coisas lindas... resolvi insistir mais um pouco com a idéia do LC8 na frente, tirei (de novo...) o acabamento, medi, medi, e aparentemente não tinha jeito - o aparelho é largo e, onde há espaço pros RCAs, não havia para fixá-lo, 'faltaria' suporte (o porta-luvas). Aí resolvi fazer um "L" em aço (pedaço de gabinete de computador, uma tampa de aço que vem atrás da baia 3'1/2), dobrei, lixei, furei e agora está na área do apê, secando a pintura preta. Várias demãos.

 

Este "L" vai aparafusado na lateral do porta-luvas, e no LC8... os outros dois furos foram feitos no porta-luvas mesmo, comprei os parafusos corretos hj cedo (nada de gambiarras, tinha 'fabricado' alguns mas ficaram cortantes... comprei os corretos, 10mm de profundidade). Depois de colocados, vou fazer um 'tapete' em borracha ou carpete para o porta-luvas, que irá ocultá-los.Os dois da lateral (os que prenderão o "L" pelo lado de fora), provavelmente vou pintar de preto msm.

 

Aproveitei o tempo livre e já fiz o cabo de ligação, 4 pares de cabo Jamo OFC, ligados no conector original do carro (não teve jeito, passei o estilete nele... mas cortei mais pro fundo, quando for remontar, soldo e refaço o chicote de forma imperceptível). Soldei este conector nos Jamo, peguei a pinagem do rádio e já fiz as conexões no LC8 (os plugs são desmontáveis)... a ligação RD4 (rádio original) -> LC8 (audiocontrol) tá prontinha, encapada no TechFlex preto, identificada (canais dianteiros e traseiros) por anilhas (amarelo pra frente, azul pra tras), isolada e acabada no termoretrátil.

 

Agora, vou fazer o chicote de alimentação do LC8 (dúvida... de onde vou tirar o +12v... do rádio??? acho que seria o mais 'transparente'...), terra (um conector latonado para aparafusar no painel) e remoto (saída pros amps). Não vou usar o remote in dele, só o out... não confio no remote do rádio. Prefiro usar o auto-sensing do AudioControl.

 

Do jeito que ficou, tem uns pontos positivos (facilidade de regular, só entrar debaixo do painel, ventilação privilegiada, discreto, usa RCAs de comprimento 'padrão' - se resolver por 'aquele' Head dos sonhos tá facil, etc)... e desvantagens (espero que joelhos não o encontrem, apesar dele ficar embutido atrás da barra do painel... e os RCAs curtinhos que tenho, de 2 ou 2 metros e meio, dançaram). Então, tou à cata de RCAs novamente; pelo jeito, não vou montar amps debaixo do banco, ainda não tenho muita firmeza no local - no Fit, onde eu iria usá-los, era uma boa pq., apesar do espaço exíguo, eles ficavam 'acima' do assoalho... no C4, há um espaço 'pra baixo' do assoalho. Arriscaria um mini-sub lá, mas não um amp...

 

Daqui a pouco faço o UP das fotos dos cabos... e amanhã monto o LC8, vou deixar lá nem que seja desconectado por enquanto. Tou enjoado de vê-lo no armário...kkkk... deixa ele ir se acostumando com o novo lar. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A obra pronta:

 

fZGI5s.jpg

 

Detalhe dos conectores:

 

XK0B3s.jpg

 

E minha velha guerreira, minha Black & Decker sem fio que comprei em 98, para usar na garagem do prédio (não tem ponto de energia lá), pediu uma bateria nova... segunda encomendo na assistência daqui. A maquininha é valente e me ajudou muito, fez uns 8 carros já, sem contar reparos em móveis e coisas assim. Acho justo arrumá-la, se Deus quiser ainda me ajuda por vários e vários sets. :)

 

Bn4ICs.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TÓPICO RIQUATI - MEU "LIVRO" ELETRÔNICO DE CABECEIRA !!!

 

CARA, sempre de parabéns !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opa, valeu pela força, ByRonald!!!

 

Atualizando, hj consegui fixar o LC8 no porta-luvas... ficou discreto, mas ainda tem um probleminha a resolver: com o peso adicional, surgiram mais barulhos (o carro já tinha um grilinho ou outro nesta região, eu dei um reaperto e melhorou... mas voltaram em bando agora!). Parece que o porta-luvas não aguenta o peso, mesmo com o LC8 firme como uma rocha (suei litros pra fixar aquilo, nem se mexe agora); é algo que vou ter de resolver.

 

Seguem algumas fotos de como ficou:

 

Parafusos no porta-luvas (esta é fácil, um bom tapete em carpete resolve... tranquilo, e é algo que eu já iria fazer, de qualquer forma, com ou seu processador:

 

p38Wjs.jpg

 

LC8 fixado:

 

ah0GZs.jpg OvSE2s.jpg

 

 

Bom, por hora é isso... tá sendo um desafio esse trem, tem horas em que tenho a vontade de comprar uma HU séria (7894, 7998, 785) e largar esta original só pro 'brutúfi' mesmo, escondida debaixo do banco. Mas a teimosia prevalece... (e o bom senso tbem, largar um player destes no painel lá na faculdade é pedir pra chorar depois... hehe...) :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"E a luta continua companheiro" ahuhauhua

Show de bola.. passo a passo.. adimiro a sua paciência cara.

 

Agora quero ver se melhoro a qualidade do meu Set.. não ficou bom como eu gostaria. Vamos tentando pra ver se sai algo melhor....

Vlw pelas dicas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...