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RiQuati

Citroen C4 hatch - confeccção cabos RCA Canare StarQuad - PG 13

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RiQuati

Se quiser conversar com alguém sobre projeto com som original, procura o NEW BETTLE DA BASS AUDIO e fala com o Marcio sobre.

Ele tem muita informação, pois fez um projeto HI-FI recente usando HU ORIGINAL do new bettle!

 

Kleberlpa

Peguei o esquema que você postou, porque acho q vou ser o próximo a modificar o som original.

 

O que passei é pra saída alta.

 

Pra low-level, desenhei um aqui rapidinho... bem simples, não precisa de fonte simétrica, pois opera com o CI em classe A. Tem um ganho de aprox 5 vezes, vai te dar cerca de 1V na saída, considerando que os players geralmente trabalham com 0,2V na entradaa do amp interno.

 

Só mostrei 1 canal, mas se monta 2 canais com um operacional.

 

outlow.gif

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Valeu, Kleber!! :legal:

 

Umas últimas perguntinhas... preciso de algum dissipador no CI? Os caps são eletrolíticos msm, ou existe alguma alternativa que dê uma resposta melhor?? E os resistores, qto menor a tolerância tbem, melhor, certo?? É o NE-5532, não o NE-5532-A?? Rapaz, ví e entendi seu circuito... me animei agora, vou pesquisar os componentes e procurar um lugar pra fazer a placa.

 

H2oo, eu ví as fotos do Beetle da Bass, se for o que eu tou pensando. Vou olhar com mais calma, não tinha reparado no head original... porém, se for como o Safesman falou, provavelmente aproveitaram apenas o transporte, e retiraram o sinal digital para processar fora (DAC externo, etc.. brincadeira beeeem mais cara). Minha idéia é algo mais simples, só capturar o sinal não-amplificado e jogá-lo em um bom OpAmp, para criar as saídas RCA que meu player não tem.

Editado por RiQuati

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xi... projeto suspenso por mais uma semana. Segunda-feira tou de volta na Citroen, pra ver o AC que (ainda) tá falhando em congestionamento/calor... como isso quase não acontece aqui em Cuiabá (congestionamento e calor), primeiro vou arrumar isso aí em garantia, pra começar a mexer mais pesado no carro. Ainda bem que a Citro daqui está na boa vontade, me ligaram pra saber se eu tinha ficado satisfeito com o reparo (várias coisas, inclusive o ar), e expliquei que ainda está desligando o compressor. Pediram pra retornar, que vão dar uma solução.

 

 

Mas que sai o sisteminha, desta vez, sai. :legal:

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Rapaiz...40 graus aí na prainha, parado no trânsito não é brinquedo não!!

Se consertarem o carro ta bom, garantia é pra isso!!

Uma semana pássa rápido, a gente fica pensando, pensando e as vezes muda todo o projeto!

 

Markto

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hehe... Markto conhece o drama então!!! rs... a/c aqui é ítem obrigatório. Eu só uso em congestionamentos, justamente a situação em que ele não está funcionando.

 

neste meio tempo, continuo pesquisando o carro, desmontando, etc... :legal:

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Valeu, Kleber!! :legal:

 

Umas últimas perguntinhas... preciso de algum dissipador no CI? Os caps são eletrolíticos msm, ou existe alguma alternativa que dê uma resposta melhor?? E os resistores, qto menor a tolerância tbem, melhor, certo?? É o NE-5532, não o NE-5532-A?? Rapaz, ví e entendi seu circuito... me animei agora, vou pesquisar os componentes e procurar um lugar pra fazer a placa.

 

Não... vai precisar apenas filtrar a alimentação, mas depois eu te passo um esqueminha. Os caps podem ser eletrolíticos, ou (ideal) fazer um eletrolítico + bypass com cap de poliéster ou filme (melhor). NE5532 pode ser A, B... nesse circuito, qualquer operacional funciona... inclusive se quiser partir pros Burr Brown.

 

H2oo, eu ví as fotos do Beetle da Bass, se for o que eu tou pensando. Vou olhar com mais calma, não tinha reparado no head original... porém, se for como o Safesman falou, provavelmente aproveitaram apenas o transporte, e retiraram o sinal digital para processar fora

 

Sim, é isto mesmo. Aquele Bit-One não está lá apenas pelo DSP... :vts

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alguns updates:

 

* comprei mais um RCA bom, desta vez Canare com conector Canare... daqui mesmo do Forum, no melhor estilo 'ví e não resisti'.

 

* ainda não arrumaram o AC do C4, continua não funcionando direito. Por conta disso, não pude iniciar o projeto... esta semana terei de ir lá, pra ver como fica.

 

* estive pensando, se partir para os opamps reforçando a RCA no aparelho original, será que não valeria a pena já ir de BB? Se bem que pesquisando, descobri que o NE, apesar do custo baixo, tem uma legião de fãs... tou pensando em como 'comutar' a alimentação deles, pois tenho um +12v bem fraquinho (o 'remote'), um micro-relê seria interessante?? ou induziria ruído??? Ou melhor ainda, catar um +12v comutado do circuito (aí é que são elas, teria de perseguir o bicho na placa... kkkkk...)

 

bom, qqer novidade, posto aqui:)

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Mais um update:

 

A questão do cd player está 99% resolvida, falta apenas o plug modular original (para evitar corte de cabos do chicote)... apareceu uma oportunidade e comprei do Leorborlato daqui do Forum um AudioControl LC8 bem novinho. É um conversor/line driver, ativo, para players originals sem RCA. Faz conversão em até oito canais (não vou usar, mas é interessante ter de reserva), são quatro pares de saídas RCA. O interessante é que é um circuito ativo (alimentado, inclusive), faz signal summing (posso configurar para ter um terceiro canal sem fader, ou mesclando os quatro canais do head, por exemplo), faz o signal sensing (detecta quando há sinal nas saídas amplificadas e liga o equipamento, e ainda oferece um remote confiável pros amps). Eu tava muito relutante em usar um LOC passivo (os famosos 'conversores de fio pra RCA'), ia partir para abrir o player e ver o que dava. Mas como apareceu esta chance, e é algo reaproveitável (aliás, este set inteiro é, tudo 'standard' e reinstalável em quase qualquer carro 'normal'), abracei. O Markto deu a dica (valeu, brother!!), fiz a loucura e comprei o bixim... chegou hj, depois posto fotos da criança. Só adianto que é pesado e grande, e já abri (os jumpers são internos, para configurar tem de tirar a tampa), muito bem feito... coisa fina mesmo, como era de se esperar da AudioControl.

 

 

Apareceu uma ótima oportunidade também de um UP de cabos. Na verdade, duas ótimas... uma de alimentação, o Beraldo estava vendendo um lance de 4mts de cabo 21mm vermelho, 1mt de cabo 21mm preto e um disjuntor 60A, num preço realmente imperdível. Agora, ao invés de usar cabo 13mm da bateria até o bloco de distribuição, vou poder usar uma bitola mais condizente, 21mm... excelente! E achei um anúncio do Devil Sound nos classificados, um cabo RCA Canare Gs6 com conectores Canare e Techflex... e aquilo me tentando... 'puxa, um cabo destes era exatamente o que eu queria para o amp do kit... já tenho outros dois bons Canare com plugs RCAs mais simples (amphenol), ficaria um trio de responsa, quando eu quiser voltar a bi-amplificar'. Acabou que aproveitei a oportunidade, e comprei também... agora, posso usar pro Kit, ou futuramente (biamp) para os agudos. O cabo que sobrar (um dos meus), talvez vá para o HTPC, dar um UP na ligação (meus RCAs do PC pro amp ainda são bem fraquinhos, quebra-galho msm).

 

Esta é a parte divertida (gastar dinheiro no que se gosta é sempre divertido! :) ). A parte menos divertida, é que a Citro ainda não resolveu o problema do ar... vou voltar lá amanhã, pela terceira vez, depois de ter contactado fábrica via SAC e tudo o mais... enquanto não resolver isso, não posso tocar em nada no carro. Incluindo som, sistema elétrico e tudo o mais. Depois de arrumado, aí é outra história... até lá, o som fica quietinho no armário, esperando a hora. E eu na ansiedade, ouvindo o distorsom dos falantezinhos originais (o head é 'fortinho', som bem cheio, mas os falantes estão visivelmente apanhando). agora, tenho de pensar num lugar pro LC8, e (re) pensar os lugares dos amps. Tenho de encontrar meus pedaços de cabo Jamo, velhinhos, que eu usava pros tweeters na época do Civic... tão perdidos na minha bagunça. Eles vão ligar o head original ao LC8, vou 'manter o nível' de ponta a ponta.... kkkk....

 

 

um abraço a todos, e quando estiver com todos os ítens aqui, posto umas fotos. :legal:

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Aê Ricardo!!

Audiocontrol não faz equipo porcaria!! nessa acertou!!

pelo menos esse problema está resolvido. Pra uma instalação boa, tem que levar tempo. vai aparecendo isso...aquilo e junta tudo e sai pro abraço!!

Não tenha pressa, o importante é ter um excelente resultado final. Só to com pena desse teu ar condicionado..caloorrrrrrr no Paraná ta fods, imagina aí!

 

abs

 

Markto

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Poxa que chato isso tudo. Quem compra carro zero desse nipe, quer sossego.

Espero que tudo se resolva...

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Estava lendo este tópico porque também estou fazendo o meu som baseado na player original. Neste caso tenho um Vectra GT Remix. Estou usando os conversores RCA genéricos da Corzus mesmo "hehe" e com o carro desligado tudo tranquilo... Mas... ligou o carro e lá vem aquele ruído do acelerador eletrônico ou alternador, acelera e o ruido aumenta... me incomoda tanto que desanimei do som... peço ajuda a vcs que entendem do assunto e desculpas ao dono do tópico, mas esse foi o único recente que encontrei... pensei até em comprar o bit one ver se soluciono e ganhos os ajustes de quebra... mas e comprar aonde? hehe...

 

Abração ae pessoal!!

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Na linha destes aparelhos, há ainda o Fosgate 3.Sixty (tem o .1, mais simples, e o .2, com TA, EQ, etc.. e mais caro), o JL CleanSweep, o Audison BitOne, o MTX Req.5, o Alpine PXA-H650... varia bastante o preço e os recursos, mas todos estes que citei são 'primeiro time'. Este meu atende exatamente ao que eu queria (algo simples e de muita qualidade), mas quem não abre mão de TA, crossover ativo, EQ completo, etc... pode ir no BitOne, no PXA por exemplo. Vai muito da filosofia do projeto... :)

 

 

O pessoal daqui já já aponta alguns revendedores do Audison... e lembro de ter visto um usado à venda nos classificados. :legal:

Editado por RiQuati

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RiQuati, já li nego reclamando do BitOne.

 

No caso acima eu trocaria o player. Usar BitOne com player original é sacanagem.

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kkkk.... concordo, Beraldo, é sacanagem mesmo. A menos que seja em um esquema realmente PRO, tipo tirar o sinal digital do circuito do player original, e usar ele só como transporte... aí deve ser bacana. Pro colega, um boa interface ativa do tipo deste LC8, LC6, RF 3.Sixty1, MTX Req.5, resolveria com folga e a preço bem mais em conta. No meu caso, eu buscava apenas a conversão/soma dos sinais, e o acionamento do remote... e não queria muita perda de qualidade (caso dos LOCs comuns, passivos). Abri mão de TA, EQ, Cross, etc... é uma questão de equilibrar o que se perde e o que se ganha trocando o head. Se não tivesse bluetooth, comandos no volante, acesso ao CB por ele... talvez eu partisse para trocá-lo por um alpine 7894 ou algo nesta linha. :legal:

Editado por RiQuati

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Fala brother ! Fica esperto com o correio... destinatário ausente... ( ! )

PB142578424BR

 

:unsure:

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Beleza Ricardo!!!

Alguma novidade?

Já chegou o audio control?

Marca respeitada!!!rsrsrs

E o problema do ar já foi resolvido?

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Opa, o AudioControl chegou sim! Tou só esperando pra bater fotos de tudo, o set completo. O AudioControl é maior, mais pesado e 'parrudo' do que eu imaginava.. abri, configurei os jumpers dele, realmente muito bem-feito. O problema do ar foi resolvido, tá bem melhor agora, felizmente... aqui é quente pacas, AC é obrigatório praticamente.

 

Tou estudando os locais de instalação do Audiocontrol e dos amps, já que o jogo agora mudou um tanto. Os cabos Canare chegaram, acho que usarei o Canare com conector Canare (o que era do Devil Sound) pro Arc Mini (amp do kit), e vou encurtar meu RGC59 Kmp para ligar o Fosgate... os outros Canare, ficam pra dar um UP no som de casa mesmo.

 

No momento, tou esperando a boa-vontade do zelador do meu prédio em receber a encomenda dos cabos de força (o que o Beraldo falou acima), chegou lá e não tinha ngem pra receber (prédio sem porteiro)... e já vejo se tenho techflex suficiente para tudo (força e speakers). Os cabos speaker serão os AR Pro II mesmo, 2x2.5mm até o cross (falta comprar a caixa e os resistores) e daí em diante, 2x1.5mm (até o tweeter, e até o midbass na porta - nem em sonho passa 2x2.5 por lá).

 

Por hora, tá assim. Quando estiver com tudo reunido, posto umas fotos por aqui, pra ilustrar. :legal:

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Audiocontrol seria interessante ficar perto do Hu, tipo no local planejado para o Arc. As regulagens dele fazem uma vez e pronto? ou tem necessidade de ficar mexendo?

 

Markto

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Pensei exatamente nisso, mas o AudioControl é grandão... não caberia alí nem com reza (ficaria uns 5cm pra fora, no pé do carona). As regulagens são feitas uma única vez, para determinar o ponto de clipagem do HU; depois, só fixar e curtir o som. O lugar mais próximo do HU, que caiba o AudioControl, seria mesmo embaixo do banco... e daí, deslocar os amps para o porta-malas, via RCA (terão de ir pra lateral). Os RCAs chegam, os de força idem (com o 21mm agora, mais tranquilo ainda), mas tenho de ver os cabos de falante, se alcançam... capaz de faltar um pouco. Sorte que é Acoustic Research, até fácil encontrar + deles.

 

:legal:

Editado por RiQuati

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orra mew!! esse audiocontrol é bitelo!! Riquati, vç regula com ele o ponto de clipagem? gostei heim!!

Eu to com um novo carro aqui. Vo comprar, não sei quando, os Acoustics Research do paragua. Esperar dar uma aliviada no saldo bancário e pedir um rolo. É de 2.5mm, excelente cabo pra qualidade. Na minha umirde opinieixion, não preciso mais que isso e pior, barato!

 

Markto

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Opa, Markto, tá de carro novo !! Massa!!! Vem set novo logo logo né??? :) Já tem idéia do que vai montar nele???

 

O AudioControl vai ocupar a área toda do banco, pra ter uma idéia.. maior que o Fosgate até. O que impressiona é a placa dele, é um padrão de acabamento e componentes acima do 'normal'. Tou doido pra experimentar, sábado cedo vou caçar o conector original (o módulo dos falantes), ver se encontro... pelo manual dele (PDF), é só configurar quais canais serão somados (praquelas situações em que o HU faz HP/LP para os falantes, como tem se tornado comum hj em dia, e acho que o RD4 tem...) e ajustar o rádio para 3/4 do volume; aí procurar o ponto máximo do ganho (no AudioControl) até o led de Clipping dar sinal. Se for isso msm, achei bem tranquilo.

 

Os AR comprei de uma tal ElitPro, entregaram certinho, meio demorado pra responder email mas o preço foi ótimo: 6 metros de 2x2.5 mais 6 de 2x1.5, mais frete, saiu por 105 reais... aí na terrinha abençoada, quase do lado da 'fonte', deve ser melhor ainda o preço.. hehe...

 

Compartilho da sua opinião, os AR, para um set bacana, sobram... precisaria um investimento muito grande no restante (amp, speakers, caixas, RCAs, fonte, etc) para torná-los fator limitante. O único 'senão' deles é pra quem for levar a fiação até a porta, tem de ter espaço alí... não é todo carro que topa, acho. Mas podendo, é uma baita escolha!

 

abração,

Ricardo.

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Opa, Markto, tá de carro novo !! Massa!!! Vem set novo logo logo né??? :) Já tem idéia do que vai montar nele???

 

O AudioControl vai ocupar a área toda do banco, pra ter uma idéia.. maior que o Fosgate até. O que impressiona é a placa dele, é um padrão de acabamento e componentes acima do 'normal'. Tou doido pra experimentar, sábado cedo vou caçar o conector original (o módulo dos falantes), ver se encontro... pelo manual dele (PDF), é só configurar quais canais serão somados (praquelas situações em que o HU faz HP/LP para os falantes, como tem se tornado comum hj em dia, e acho que o RD4 tem...) e ajustar o rádio para 3/4 do volume; aí procurar o ponto máximo do ganho (no AudioControl) até o led de Clipping dar sinal. Se for isso msm, achei bem tranquilo.

 

Os AR comprei de uma tal ElitPro, entregaram certinho, meio demorado pra responder email mas o preço foi ótimo: 6 metros de 2x2.5 mais 6 de 2x1.5, mais frete, saiu por 105 reais... aí na terrinha abençoada, quase do lado da 'fonte', deve ser melhor ainda o preço.. hehe...

 

Compartilho da sua opinião, os AR, para um set bacana, sobram... precisaria um investimento muito grande no restante (amp, speakers, caixas, RCAs, fonte, etc) para torná-los fator limitante. O único 'senão' deles é pra quem for levar a fiação até a porta, tem de ter espaço alí... não é todo carro que topa, acho. Mas podendo, é uma baita escolha!

 

abração,

Ricardo.

 

 

Então, peguei um astra sedan, novinho que da dó!! o set que pretendo montar é o da assinatura. Devo fdazer um tutorial aí, gosto de fazer pezinhos, coluninhas etc, então vamos ver como ficará!! :rolleyes:

 

Então esse Audiocontrol é top demais!! regula o player e depois vai no ganho até clip!! show mesmo!! bela aquisição!!

Quando mandar vir o AR, vai sobrar muitos metros, isso é só vender pq os cabos são top mesmo! No meu caso, como pretendo não utilizar porta, passo ele direto - amp - mid, sem emenda. andei vendo e o conector é cheio de fio, nem vou mexer nele(espero)

No mais tira foto do audiocontrol aí pra gente babar OpO

 

abs

 

Markto

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Hehe... este Astra promete!!! Já ví algumas instalações nele (aqui mesmo tem uma bacana do Roblito), parece bem legal para montar (porta-malas amplo e com comunicação para o interior, espaço pra pezinhos, sistema elétrico robusto, bom isolamento acústico)... e com este seu combo (///Alpino/Xtant/Focal/Boston) a coisa fica beeem séria! :legal:

 

Pode deixar que vou tirar fotos das novidades amanhã... acabei usando aqueles dois RCAs Canare que eu fiz no som de casa (pra ligar minha placa usb Behringer no amp, uso no "pc do som"), e vou usar o 'novo' Canare (o que era do Devil), que está com conectores Canare (bonito pacas!) e tudo o mais, para o Arc Mini. Aí olhei pro RCA RGC59 que iria pro sub... vou refazê-lo um pouco menor (vai sobrar cabo), e com um techflex para cada canal, como o Canare do Arc. Vou tentar manter o mesmo padrão de cabeamento.

 

Medi e o AudioControl cabe embaixo do banco, e aí os RCAs 'chegam' com facilidade ao porta-malas. Pensei em montá-lo no porta-malas, mas pra mim, qto menos coisa lá (exposta) melhor... não seria grande problema a fiação, já que até ele são fios paralelos convencionais. É outra alternativa, mas fica aquela coisa, beleza x discrição. Achei também uma loja que tem a caixa de fibra pro C4, 22 litros (certinho o pedido pelo falante + duto - volume dos mesmos), ví fotos dela montada no C4clube... a coisa tá ficando boa. Mês que vem já encomendo a dita cuja.

 

O cabo da AR, no meu caso, tbem será sem emenda, só no crossover... já ví que o mais fino (2x1.5) passa pela porta, tou pensando em usar 2x2.5 até a caixa plástica (vou ter de comprar, tinha duas e joguei fora... :banghead ), onde ficarão os caps Solen e os resistores de atenuação do tweeter... delas, sairão uma 'perna' 2x1.5 para o tweeter, e outra 2x1.5 para as portas (mids). Tou imaginando montar as caixas dentro do painel, e prendê-las com uma dupla-face da boa que tenho aqui. Esta semana, como o $$$ anda curto (proximidade do fim de mês....kkkk....), vou me dedicar às miudezas que faltam...

 

:legal:

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Ricardo, qual eh a marca dessa dupla face?

 

To pensando em colocar o PPI la dentro do painel perto da HU. Vc acha que segura?

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