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praia2009

baixa frequencia

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em sistemas de baixa frequencia , o duto e fundamental para um bom funcionamento do sistema,toda a parte da energia que e dissipada na parte trazeira do alto falante,sai pelo duto,gracas ao aumento da carga acustica, e um simples calculo errado pode acabar com o sistema!

um duto sempre e seu amigo,mais tome muito cuidado com ele,pq pra gerar ruidos que nao existe,e 2 palitos,eu ja fiz cx com o duto exato e certinho,e realmente,a qualidade do som e superior,msm em ar livre quanto dentro do carro,qd o duto, e feito de forma certa vc consegue reduzir a excurcao do cone,e reduzindo tambem a distorcao,conquentemente vc pode por um pouco mais de potencia,mais tudo isso e em relacao a frequencia de ressonancia do sistema,se vc aplicar potencia,sem o controle do filtro subsonico,e se o cone deslocar mais do que deve , com certeza tera ruidos e barulhos estranhos,e por isso que muita gente acerta o som com pioneer, mais nao acerta com um fosgate!

qd fizer uma cx , tome cuidado com o duto, pq qd esta certo o som fica redondo! um detalhe que quero tratar aqui ,e que muitos nao entendem, que msm que um, falante tenha potencia de 1000w, essa potencia pode ser limitada ,pelo deslocamento do cone!!!e como se vc fizer, um falante parrudo resistente forte com material de primeira e colocar o x max dele em 2mm! isso acontece com mais frequencia do que se imagina!potencia eletrica *pe *pa(potencia em watts)e No referencia de eficiencia,cuidado com esse referencia pq isso varia de acordo com a temperatura,e lembre se que pra esses calculos e preciso usar LOG,ACHAR VARIAVEIS E DEPOIS PARTIR PRO RESTANTE!!!!!!!

ate mais ai !

:legal:hand26

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Praia, blz?

 

Belo tópico, mesmo sem conseguir entender muito bem o objetivo dele... mas acho que consegui ver o que quis dizer.

 

Bom, eu possuo 1 fosgate P3, e sempre venho tentando melhorar mais e mais o rendimento dele... no inicio consegui um bom subgrave para ele em caixa dutada de 58 litros e 2 dutos de 3" por 34 cm... porem ele não subia legal.. acima dos 45 hz ele ia ficando manco.... então, comecei a estudar o funcionamento dele com várias caixas e dutos (tudo na pratica, nada de simulações).. até que consegui melhorar muito porem ainda não era o suficiente, sempre eu perdia no SPL ou no subgrave....

Bom ai comecei a conversar com o user Robson Andrade, e ele foi me ajudando com a mudança de dutos para 2 dutos de 4" polegadas e 70 cm (inicialmente pelas simulações), daí eu refiz minha caixa com a litragem 6 litros acima da projetada e com o duto do mesmo tamanho, utilizei enchimentos para poder regular o volume... resumindo... coloquei maior área de duto, ressonadores internos e externos para evitar os ruidos do ar pelo duto e para almentar a movimentação do ar... e finalmente consegui aliar SPL e subgrave no P3, o que muitos achavam que não daria... o sub desce legal até os 28 hz (com força mesmo), muita força nos 35 hz e vai até os 55 hz com presença legal, dos 56 hz em diante vai baixando bem.... o que ajuda a manter até os 58 hz é que a FS do carro é em 58 hz (medida no rta). O controle de cone está perfeito, a curva de impedancia está satisfatória.. o sub aquece muito pouco, e o carro ta balançando todo.

 

Bom, daí eu reforço o que o praia disse, os dutos são de extrema importancia... só não almento mais a área de duto pois ai o volume da caixa vai ficar enorme e inviabiliza minha mala toda.

 

Belissimo tópico, espero que todos possam colocar aqui suas contribuições sobre dutos e caisa voltandos para subgrave, como disse o praia obre os dutos.

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Minha primeira experiência, fiz meu primeiro DIY, caixa de 70 litros, dois dutos de 4"x15cm, travei a caixa, dutos nem assopram eheheh.

 

Gostei dos resultados. Duto é tudo num projeto!

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A intenção e boa só naum entendi aonde ele ker chegar. :pirou:

 

 

A intenção de contribuir já é o bastante, assunto interessante e construtivo.

 

Boa praia sempre com tópicos interessantes e contribuindo com sua experiência !

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o que quero dizer , e que o duto , sem sombra de duvida e a parte mais importante da cx!alto falante parece ser coisa simples, e caixas tambem, mais na verdade sao as coisas muito mais muito complexas!

todo mundo ve os parametros , alguns ate sabem pra que servem,outros nao dao a minima, mais na verdade , o que o pessoal nao entende, e que essa parte e apenas a ponta do iceberg....

 

quando nos tratamos de coisas profissionais,ou mesmo um sq , precisamos levar varias coisas em consideracao!eu sei que nao entendo nada,mais procuro saber todos os dias , eu vo cita um exemplo, pra vcs verem que o buraco e mais em baixo!eu queria muito poder falar o que sei , e o que nao sei , e um pouco das coisas que fazemos, mais infelismente nao posso !um fator, que precisa ser levado em consideracao numa cx pra sub,e a questao da alteracao da resposta de frequencia pelo desalinhamento,isso nada mais e do sintonizar a cx de forma errada,e nao entender que o fator de qualidade total QTS,esta ligado com esse alinhamento,ou desalinhamento, ou seja, se vc faz com que a cx comece a rodar em 22hz,precisa ter a certeza que seu falante roda isso! e nao pegar apenas a resposta de frequencia e fazer.! intao o buraco e bem mais em baixo do que se pensa!existe mais coisas ai,escondidas mais tem !

 

outra coisa que acontece tambem,sao variacoes causadas pelo aumento da temperatura,pq so esse fator,causa uma diminuicao no amortecimento ,ainda mais se a potencia que esta sendo aplicada ,esta proxima ou no limite do falante,por isso que muitos projetistas,gostam de usar calculos,onde se leva em consideracao,de 3 a 17 ou 20%(em alguns casos) do valor de FB(frequencia da cx)pra baixo! assim vc subamortece o seu sistema,quando se trabalha em baixas potencias!!!como essa perda e pequena em baixas potencias , a propria resposta tende a corrigir, quando se submetido em potencias maiores !

 

vcs viram que existe muito mais coisa do que se pensa ! intao e isso ai ! ate mais...e ate a proxima :legal:hand26

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tive uma duvida recente sobre duto...e praia solucionou

 

agora vem so reforça o conhecimento sobre isso..

 

vlw praia ^^ :legal:

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Como sempre...... ......só acompanhando!!! :legal:

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o que quero dizer , e que o duto , sem sombra de duvida e a parte mais importante da cx!alto falante parece ser coisa simples, e caixas tambem, mais na verdade sao as coisas muito mais muito complexas!

todo mundo ve os parametros , alguns ate sabem pra que servem,outros nao dao a minima, mais na verdade , o que o pessoal nao entende, e que essa parte e apenas a ponta do iceberg....

 

quando nos tratamos de coisas profissionais,ou mesmo um sq , precisamos levar varias coisas em consideracao!eu sei que nao entendo nada,mais procuro saber todos os dias , eu vo cita um exemplo, pra vcs verem que o buraco e mais em baixo!eu queria muito poder falar o que sei , e o que nao sei , e um pouco das coisas que fazemos, mais infelismente nao posso !um fator, que precisa ser levado em consideracao numa cx pra sub,e a questao da alteracao da resposta de frequencia pelo desalinhamento,isso nada mais e do sintonizar a cx de forma errada,e nao entender que o fator de qualidade total QTS,esta ligado com esse alinhamento,ou desalinhamento, ou seja, se vc faz com que a cx comece a rodar em 22hz,precisa ter a certeza que seu falante roda isso! e nao pegar apenas a resposta de frequencia e fazer.! intao o buraco e bem mais em baixo do que se pensa!existe mais coisas ai,escondidas mais tem !

 

outra coisa que acontece tambem,sao variacoes causadas pelo aumento da temperatura,pq so esse fator,causa uma diminuicao no amortecimento ,ainda mais se a potencia que esta sendo aplicada ,esta proxima ou no limite do falante,por isso que muitos projetistas,gostam de usar calculos,onde se leva em consideracao,de 3 a 17 ou 20%(em alguns casos) do valor de FB(frequencia da cx)pra baixo! assim vc subamortece o seu sistema,quando se trabalha em baixas potencias!!!como essa perda e pequena em baixas potencias , a propria resposta tende a corrigir, quando se submetido em potencias maiores !

 

vcs viram que existe muito mais coisa do que se pensa ! intao e isso ai ! ate mais...e ate a proxima :legal:hand26

 

Ainda bem que a minha caixa é selada!

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Muito bom topico Praia!!!

 

é o que eu sempre digo nas lojetas daqui, o duto e mais importante do que se imagina, nao é apenas pra " sair o ar de dentro da caixa", mas tão nem ai

 

um duto bem acertado faz toda a diferença no som, muda tudo mesmo... veja os competidores tops de SPL, usam duto de 8" com ressonadores, ou dutos retangulares de grande área, tudo isso buscando a maior eficiência.

 

E Praia, não vem dizer q vc nao sabe de nada, pq vc é um poço de conhecimento!!!

 

Abraços!

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se alguem tiver alguma sugestao ou ja fez testes,com produtos importados , nessa area de sub, publiquem o seus resultados ! mais tarde vou postar mais um item !

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esse praia eh FODDAAAA minino...

 

O rodrigo, so acrescentando que pelo duto da pra mecher na curva de impendancia do sub tambem...

 

Eu tenho pra mim uma frase legal sobre duto "Obter o maximo de vasao, sem perder a pressao"

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tarde.......hj e o ultimo assunto......!!!

em sistemas de baixa frequencia, o duto e fundamental, ja dissemos isso antes, hoje quero tratar de um efeito pouco causado e pouco estudado ate hj !

a maioria dos engenheiros que ja conversei conhecem o problema, mais pra alguns o efeito e desprezivel, que no caso seria a distorcao causada pelo duto!em varios testes que ja fiz meio cm pode variar muito a resposta da cx! a distancia do duto em relacao ao falante ,a distancia entre as paredes da cx,e tambem, o diametro tanto do falante qt do duto !

tudo isso e fundamental para o bom funcionamento,pra quem tem software de calculos ate pode ver algumas curvas, ou pico que surgem qd se meche nisso,mais cada caso e um caso, por isso ,eu qd projeto uma cx pra sub,sempre levo em consideracao a maxima quantidade de potencia que posso aplicar no falante,(potencia eletrica)e deixo a maxima potencia sobre o duto, ou seja, o duto trabalha com a maxima compressao,mais sem soprar, ou gerar ruidos como o '''blof ''''blof''''.....nessa hora conhecer alguns parametros sao importantes , como a massa acustica, e a carga acustica que eles geram, outro fator muito importante e conhecer os parametros eletricos, como a indutancia ,e o RMS (resistencia mecanica da suspensao)que em cima de FS gera X de indutancia! assim e como projetar um transformador, ou seja , vc sabe o quanto de carga precisa e sabe o qt pode superdimencionalo......

dados da parte de amplificadores sao muito importantes , e por isso que muitos sistemas , importados tem os amplificadores casados com as caixas..... ou seja........ se vc realmente sabe o que o seu falante da , e mais facil fazer a cx, com a cx pronta e facil contruir o amplificador...e por isso que a pessoa usa um amp nacional pra sub , e as vezes o rodista toca melhor..... isso e um exemplo ta nao confudam as coisas

estou bolando umas fotos aqui e vov se consigo postar pra voces verem um pouco de nois aqui..... o proximo assunto e falante e amplificador num casamento com comunhao de bens ! intao nao e bom que se separem, pq se nao e preju na certa ate mais!!agradece ai pelo menos gente ! hand26:banghead:pirou::legal: fui........... :mac1

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Rodrigão mudando de gato para lebre, to sabendo de umas novidades na eros, bem q vc poderia soltar o doce em hehe :rolleyes:

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saulo saulo......... gostaria de escrever aqui

mais que pena que nao posso............. mais uma coisa eu posso falar....vcs ja viram que fizemos ne......intao se prepara.....prepara....pq o ano que vem tem mais .........rsrsrs muito mais..........eita vontande de falar........ :legal:hand26

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por isso q eu num vo fazer engenharia eletrica...é calculo dimis pra minha cabeça UAHUAHAH

 

 

mas do moral ^^

 

 

vlw praia pouco a pouco vo aprendendo ^^ :legal:

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Queria aprender mais sobre criação de boas caixas dutadas para subwoofer.

Mais você nao pode falar ne! rs <_<

 

Posição do duto, distancia do duto do falante e ate mesmo das paredes.

Queria testar isso na pratica, mais pra isso tem um custo! rs

 

Parabens pelos topícos que tem criado

Você tem conheçimento, pena não poder falar! rs

 

Abs.

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Queria aprender mais sobre criação de boas caixas dutadas para subwoofer.

Mais você nao pode falar ne! rs <_<

 

Posição do duto, distancia do duto do falante e ate mesmo das paredes.

Queria testar isso na pratica, mais pra isso tem um custo! rs

 

Parabens pelos topícos que tem criado

Você tem conheçimento, pena não poder falar! rs

 

Abs.

 

 

vc e de gyn??? dizem que tenho conhecimento , mais acho que nao tenho nada nao...aqui no forum tem uns cabras muito bons!!! sempre escondidos...e qd eles falam ,literamente a agua para...!!!em breve estarei ai em gyn...!!falamos pessoalmente..! :mac1

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Acho que eu sei quem você é, esteve num evento da meca brasil em Jandaia-Go ano passado correto!?

 

Ja competi e apreendi muita coisas. Cheguei a bater 146,2dB com 2 sub pioneer + sd 2500.

Mais num sistema para o dia a dia é totalmente diferente.

 

Gosto muito de SPL, mais aqui a graça é fazer barulho. Estou montando um set reunindo esses dois!

 

Quando vim, avisa pra nois tomar umas e trocar umas ideias! :legal:

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