Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Fabio Arisa

E ai, vamos falar sobre som?

Recommended Posts

Deixo uma pergunta. Quem aqui do forum, competidor ou não costuma ir ouvir música ao vivo, por exemplo no Teatro Municipal, Sala São Paulo e outros?Quem tem o carro finalizado com pelo menos uma semana de antecedência? Vamos pensando nisso!!!

 

Costumo ir em diversos shows.

 

Longe de "músicas de qualidade"...

 

Mas sertaneijo, rock, axé (por que não?) eu vou em diversos.

 

Acho que por isso que a minha regulagem (a pessoal, de gosto) não bate com a maioria :vts

 

Esse negócio de entrar no show, sentar na cadeira numerada, aplaudir no final de cada música e ficar queto no meio delas... Não é comigo não :vts

 

Mesmo tendo acesso a diversos concertos na faixa (pela facul).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jão, mas nem é preciso sentar e ficar aplaudindo.

 

Mais que meramente ouvir o som à distância, é preciso, sim, conhecer os instrumentos.

 

De nada adianta sentar, ouvir uma orquestra, e não saber o que é, específicamente, um oboé. às vezes você ouve a "massa", mas o oboé só soa no médio-grave, não "agride" nos médios. Pra pessoa tá bom, mas pra quem sabe, vai ouvir e dizer: Tá faltando algo nos médios.

 

Pra quem não tem como/não gosta/não quer se aprofundar demais em instrumentos de um estilo que não gosta, porquê simplesmente não vai atrás de alguns instumentos simplas, mas que mostram bem o potencial de um sistema?

 

Falo de bateria, por exemplo. Muita gente "arrota audiofilia", mas nunca sequer sentiu o peso de uma bateria à curta distância, nunca esteve próximo a um contrabaixo tocando... acha que contrabaixo tem que dar pico no subgrave. Ou seja, perdeu de conhecer o que é cada instrumento. Uma bateria te permite avaliar todo um sistema em ataque/decaimento e precisão tonal. Um bom contrabaixo te ajuda a avaliar todo o set do subgrave ao médio-grave.

 

Sax, viola e piano também são muito fáceis de aprender.

 

Sabendo como é que as coisas tocam, é possível saber se o sistema toca aquelas coisas, ou se pelo menos tenta chegar perto. Cresci acompanhando ensaio de banda de metal, sistema pra mim que, tocando um solo decente de bateria num volume relativamente alto, não te faz piscar involuntáriamente a cada pancada na caixa, pra mim já é sistema deficiente em coisa básica.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sem querer criar polêmica, mas só pra clarear um pouco mais as idéias, deixo outras coisas pra pensar:

 

Música de qualidade é uma coisa, gravação de qualidade é outra. Então tanto faz se meu ouvido está no Teatro municipal ou num concerto de rock no Maracanã ou num bar de jazz.... a gravação não melhora a qualidade da música... e, acreditem, tem muita gravação ruim por aí....

 

Nenhuma gravação, por melhor que seja, consegue reproduzir totalmente o " ao vivo ". O motivo é simples, o microfone capta apenas parte da experiência ao vivo.... parte das reflexões.... parte do timbre.... a sensação que cada espectador vivencia é única e depende da posição em que ele se encontra no ambiente... Então quanto temos uma excelente gravação, aquelas de audiófilo mesmo, o que temos é apenas uma boa (só boa) representação da experiência real da apresentação ao vivo. é como a representação de um filme.... a imagem pode ser ótima, o tamanho pode ser real, etc. etc. mas vc. não se confunde nem de propósito com a experiência real...

 

O que se ouve numa gravação de referência é o resultado do talento do engenheiro de áudio que soube posicionar os microfones e trabalhar o áudio de modo a recriar da melhor forma possível (dadas as limitações do equipamento e da tecnologia mesmo) a experiência real...

 

Ambiência na gravação é aquele pouquinho que o engenheiro de áudio conseguiu captar (conforme o talento dele). No carro, é aquele pouquinho do pouquinho que o carro conseguiu manter...

 

Qual é a referência para se ouvir a faixa Major Technicality do CD da Iasca? música ao vivo? não... ela é sintetizada...

 

é isso...

Concordo plenamente com a sua resposta,mas se não tivermos uma referência real de um instrumento, como poderemos dizer que tal equipamento"som" está tocando próximo da realidade. Por isso que muitos consideram a qualidade de som muito subjetiva.Se ouvisse a vida inteira um som vindo de cornetas e super tweeter e me dissessem que aquilo seria o "som" de qualidade oque iria achar quando ouvisse um som hi-end? Provavelmente iria achar um som ruim, sem brilho,etc....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pegam pesado demais.

 

Eu penso assim:

 

O dia que um sistema de áudio, seja doméstico ou automotivo, conseguir reproduzir exatamente a emoção

que dá quando uma bateria de escola de samba desfila na avenida, eu corto o meu...

 

ééé...

 

 

ãããã...

 

 

cabelo. o-o-

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Você pegam pesado demais.

 

Eu penso assim:

 

O dia que um sistema de áudio, seja doméstico ou automotivo, conseguir reproduzir exatamente a emoção

que dá quando uma bateria de escola de samba desfila na avenida, eu corto o meu...

 

ééé...

 

 

ãããã...

 

 

cabelo. o-o-

 

 

É, vai ser o dia que enfiaram a escola de samba numa caixa de lata com 6 metros cúbicos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basicamente o que eu quis dizer é que para o sistema, é importante a qualidade da gravação... talvez até mais importante que a qualidade subjetiva do programa (se é um clássico ou um jazz, ou mpb). Eu ouvi várias gravações de Carmina Burana (Carl Orff) que não me dizem nada em termos de gravação e Correnteza (Ana Caram) é um clássico audiófilo. Qual das duas é mais elaborada? Ou seja uma roda de samba bem gravada me ajuda muito mais na avaliação de um sistema que uma peça clássica mal-gravada.

 

É claro que isso não é pra dizer que não é importante ter uma referência. É importante sim. Quem gosta de clássica, vá aos concertos... quem gosta de MPB vá às casas de show, e quem curte um jazz vá ouvir ao vivo.... ou ouçam boas gravações em sistemas melhores (residenciais, p.ex.)... já é uma referência...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Basicamente, bora pro bar da brahma encher a cara e ouvir uma boa música ao vivo :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
jão vai pro show do deja-vu

 

uaehuaehuaeh

Já fui para vários da Ivete, Araketo, Calcinha Preta, Inimigos da HP (de longe o pior) entre alguns outros :vts Estou querendo ir na Claudia Leite...

 

Isso sim é boa música :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É claro que isso não é pra dizer que não é importante ter uma referência. É importante sim. Quem gosta de clássica, vá aos concertos... quem gosta de MPB vá às casas de show, e quem curte um jazz vá ouvir ao vivo.... ou ouçam boas gravações em sistemas melhores (residenciais, p.ex.)... já é uma referência...

 

Admilson, quem tiver com caganeira... que vá a mer**... o-o-:vtso-o-:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Já fui para vários da Ivete, Araketo, Calcinha Preta, Inimigos da HP (de longe o pior) entre alguns outros :vts Estou querendo ir na Claudia Leite...

 

Isso sim é boa música :)

 

 

oO..

 

é pq vc é patroado neh??

 

eu fui em um show do inimigos e pra mim foi mto bom :P rendeu

 

ueahuehuaeh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No sentido de render, concordo! É um show que vale a pena por números!

 

Mas, digamos assim... A frequência não é das melhores! Prefiro um bom show do Vitor e Leo....

 

Fora que, ODEIO pagode.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ahh naoo..

 

num falo por numeros nao, aqui um inimigos (hoje nao mais, mas a 2 anos atras sim) ou um victor e leo tinham praticamente o mesmo publico feminino :)

 

 

adicionando: tb pq era modinha neh, por isso disse hoe nao mais, pq do resto de shows de pagode eh fo**, sabado memso teve um show do belo aqui, tinha cada coisa pela rua que dava ate medo!

Editado por murilloalanis

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aqui não é o OFFTOPIC.

 

Por favor, vamos se manter no assunto do tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...