Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Perez

Montando set hi-fi de entrada

Recommended Posts

Postado em

Amigos,

Leio artigos do fórum a muito tempo e ontem tomei a decisão de me cadastrar e iniciar um set hi-fi, porém a verba só permite um set de entrada. Hoje possuo HU pioneer 8080bt com kit duas vias swiss audio sac 6502, cabos Stinger HPM3, AMP Fosgate Punch 600.4(fabricado em 2001) e uma JBL 10 GT series já reformada duas vezes. Gostaria da opinião de vcs para que com R$ 1.500 eu consiga iniciar um up-grade, pensei em atulaizar meu para um Jbl Gt5-10 ou Jl Audio W1v2 ou Jbl Gto804 ou Diamond D1 10 200w , qual me aconselham? Outro up que penso seria o amp, penso em wharf flex ou Nakamichi Pa 302s + algum outro peço sugestões só para o grave. Peço ajuda de vcs. O que me aconselham?

Postado em (editado)

Seja bem vindo ao fórum.

Antes de mais nada gostaria de considerar a seguinte idéia: Muito usuários novos entram aqui querendo um sistema HI-FI, mas sem mesmo conhecem o que é o "HI-FI".

Se está querendo realmente um sistema HI-FI, o primeiro item a se pensar é a HU. Pode trocar esse Pioneer aí que de HI-FI ele não tem nada. Pense em um Alpine da linha 78xx para começar a brincadeira. Depois o seu Kit duas vias e amplificadores, e por último o sistema de graves. Warf Flex para HI-FI também pode esquecer.

A qualidade da instalação, cabos de alimentação e RCA, cálculo preciso da caixa de graves são itens que tem muita importância em um sistema HI-FI.

Acho que o melhor no seu caso é pensar em SQ e não em HI-FI.

Abs.

Editado por Leao
Postado em

Bem vindo!

Acho que para começar você deveria substituir kit e HU. HU procura uma usada na faixa de 300-400, e kit tem muitas opçoes no forum até 700. Depois disso sub.

Manta na porta é um bom começo tambem. O resto você vai mexendo com o tempo, amp acho que é uma opção para depois no seu caso.

Postado em

Amigo, se vc quer um hifi e nao tem condições de comprar tudo o ideal é comprar aos poucos. Defina um objetivo de equipamentos com os quais vc consegue chegar em um resultado de alta fidelidade. Depois mantenha o seu equipamento no carro e vai comprando as coisas aos poucos.

Pra vc ter uma idéia vá comprando na seguinte ordem:

Kit 2 vias > HU > amplificador stereo > Cabo rca stereo > Graves (sub+amp+rca)

Existem alguns equipamentos que já são meio batidos, mas que realmente apresentam qualidade por um preço justo;

Para HU o Alpine 7892 seria minha primeira opção. Está saindo por 400 reais um usado no forum.

Para amp stereo tem algumas opções já bem conhecidas na faixa dos 600 reais como JVC 6500 / JVC 6700 / Blaupunkt PA2150. Desses três eu coloco o blau um pouco acima dos outros, mas a opção de 4 canais do 6500 tb é interessante.

Cabo RCA o ideal é fazer um DIY com bons cabos e bons conectores.

No caso dos graves o amp não é tão fundamental, mas os fosgate old school (série radiador) são ótimas opções se vc encontrar um que não tenha sido mexido. Dentre esses procure os das linhas ix e dsm (alguns exemplos são o 100ix / 200ix / 500m). Para o sub as melhores opçoes são os JL como um 10w0, 10w6 old school.

Agora o kit duas vias é um caso a parte. Os speakers são as peças mais fundamentais de qualquer sistema, não adianta vc ter um sinal limpo (da HUe um sinal forte sem distorção (do amp) se os seus speakers não souberem o que fazer. Um bom kit com um twt considerado ótimo por um preço justo é o morel tempo. Outra opção caso vc tenha um amp de 4 canais como o 6500 é pesquisar bastante e comprar falantes avulsos importados como um twt vifa xt25 mid peerless HDS.

De qualquer forma vá comprando os equipamentos e vendendo os antigos pra recuperar a grana e ver a coisa evoluindo conforme vc monta.

Postado em

Com R$1500 dá pra garimpar HU+kit 2 vias, mas não vai sobrar muito pra instalar isso aí.

No meu caso eu tive que comprar o player Clarion DXZ785-USB, já que a patroa precisa do MP3. Acho que é uma opção pra vc também.

Postado em

O primeiro passo para um bom sistema é a instalação. Equipamentos são apenas metade do projeto.

De resto, defina os equipamentos de forma equilibrada. Não adianta um player top, se o kit ou o amplificador não acompanharem. Não ponha limites de valor. Se a grana está curta, vá comprando aos poucos e instalando. Dá para ir curtindo o progresso do sistema e criar mais referências, pois se nunca teve um som destes não conseguirá notar as diferenças mais sutis, como timbre, dinâmica, etc...

Postado em

Opção não deixa de ser, mas por um preço similar vc consegue coisa melhor. Por isso eu falei do tempo, é um kit com custoxbenefício excelente.

Não se esqueça de dimensionar os cabos / fusíveis e bateria de acordo com o sistema. E se lembre de caprichar na instalação.

Postado em (editado)

Amigos,

Primeiro gostaria de agradecer pela atenção e a rápida resposta sobre as perguntas e aproveitando gostaria de debater mais sobre o tema como iniciar no Hi-fi e isso faz com que ganhe mais vontade de montar um set hi-fi pois o apoio de vcs é fundamental quanto à dúvidas.

Acredito que como muitas que buscam fidelidade de som, temos muitas dúvidas sobre marcas, modelos e muitas outras coisas... Li sobre o polêmico teste do Amps , o que ajuda muito, porém apenas 04 modelos é muito pouco e por isso pergunto? existem marcas acessíveis que são sinônimos de hi-fi? É possível, com excessão dos puristas, conviver hi-fi com mp3 de 320kbps?

Desde que comecei a gostar de som venho melhorando meu sitema achando que "estava" no caminho certo, porém depois ler muitos tópicos vi que marcas ditas como excelentes em qualidade não são, pela opinião de vcs, hi-fi então por isso tomei a decisão de começar a montar um novo sistema e além de não dipor de muita grana no momento, acho que como muitos que querem começar talvez seja melhor ir aos poucos para treinar o ouvido e apurar a percepção. Estou certo quanto as considerações?

Editado por Perez
Postado em (editado)

Essa nomenclatura costuma levar ao "meu som vale mais que meu carro". Apesar de dizerem que não, acho dificil alguem considerar um set que não seja uma fortuna, um hi-fi.

Se bem que fortuna é um termo relativo né. Assim como hi-fi o é.

Editado por Satyricon
Postado em
Amigos, já comecei a negociar o amp da blau. Vi um Audio Art 340.6xe 6 canais. Seria uma boa?

Perez, minha humilde sugestão é:

Não se apegue pura e simplesmente a marcas. Afinal, não existe "receita de bolo" pronta, onde é só pegar os ingredientes ditos "certos" e... voalá, seu sistema tocará maravilhosamente bem.

Afinal, como disseram, equipos é apenas uma parte do projeto.

Além deles, você tem a instalação, o carro, o isolamento acústico, não esquecendo que som automotivo é, querendo ou não, "uma caixa dentro de outra caixa..." :legal:

Quando eu digo que você não precisa quebrar o cofrinho para comprar equipamentos de milhares de reais, cito como exemplo o ótimo Opala Old School que venceu na categoria Profissional de SQ, domingo passado. Ele não tem tweeter nem sub, muito menos equipamentos caríssimos... e foi o primeiro lugar da competição. Escutei o som dele e afirmo que é espetacular. :rever1:

Então, meu amigo, dizer que player "X" casa bem com amp "X, é uma análise mais que superficial, que apenas vai te levar a eternos e insatisfatórios upgrades.

Sugestão? Ouça o máximo de sistemas diferentes que você puder, compareça em campeonatos, leia bastante sobre o assunto, não acredite em "estaladores"... frequente foruns nacionais e gringos, e, digo mais:

Monte um som "para te agradar" e não para "agradar todo mundo". Seja com falantes de "dez reau" ou dez mil, o importante é tocar do jeito que TE AGRADE.

Marcas e modelos, existem dezenas, centenas, milhares. Veja os que se encaixam no seu bolso.

É isso. :legal:

Postado em
Quando eu digo que você não precisa quebrar o cofrinho para comprar equipamentos de milhares de reais, cito como exemplo o ótimo Opala Old School que venceu na categoria Profissional de SQ, domingo passado. Ele não tem tweeter nem sub, muito menos equipamentos caríssimos... e foi o primeiro lugar da competição. Escutei o som dele e afirmo que é espetacular. :rever1:

Puts... jurei que fiquei curioso de saber o que tem esse bendito Opala que falaram em alguns tópicos já...

Desvirtuando, o tópico:

Já tem algum tópico do menino?! rs

Voltando ao tópico:

Audio Art normalmente é bom sim cara, é amp old school que antigamente era aclamado pela qualidade e força.

Amps modernos que possuem uma excelente qualidade de som, aliado a um bom custo são os Audiophonic, dê uma procurada nos tópicos dos classificados que você encontra por menos de 500,00 com 4 canais de 100 RMS, bridge de 200 RMS, que toca forte e com qualidade (segundo os que ouviram, eu nunca ouvi, então estou passando pelo preço que comprei rs...)

Boa sorte!

Postado em
Se bem que fortuna é um termo relativo né. Assim como hi-fi o é.

Hi-Fi é um sistema cuja prioridade é a fidelidade, sobre qualquer outra coisa, como por exemplo beleza, custo, SPL e etc. O foco é a fidelidade e não outra coisa.

Relativo eu diria que não. Montar um sistema de alta fidelidade tem seu custo sim. Conhecimento custa caro, por mais que você leia, só aprende mesmo gastando dinheiro E tempo. De resto, o investimento nos equipamentos pode ser baixíssimo quando você sabe duas coisas: O que quer, de verdade, e como quer chegar nisto.

Há quem goste de detalhamento absurdo e foco impecável, e se contente com um som seco, duro, sem impacto (o que se chama de musicalidade). Há quem (como eu) goste mais da musicalidade, timbre correto, naturalidade, e não se importa tanto com um sistema com imagem tridimensional, onde se sinta a cantora sentada sobre o rack, com o pianista a 1,3 metros dela, quase batendo o braço no vaso preferido da sua mulher... Acredite, isto existe.

Dá pra ter os dois mundos ao mesmo tempo? Sim. Mas isto custa MUITO caro. Então eu prefiro ficar dentro do que meu braço alcança, sem, porém, ficar dentro do mediano.

Utópico mesmo é o que se chama de Hi-End. Aí sim, gasta-se até as cuecas, só se pensa em marcas, status e etc. Frequente o subfórum "Áudio Estéreo - Sistemas 2 canais" do HTForum, que você vai ver pessoas que desenvolveram alguma parafilia por sistemas caros. Quanto mais caro, maior o desejo, como já vi (e provoquei) muitas contradições naquele fórum.

Postado em

uma vez o kleber disse assim:

"Desafio bom... mais por menos...

A receitinha, na minha opinião, com custo x benefício imbatível (conf que já montei praticamente igual, exceto por um ou outro componente)

- Mid Bravox CS50B (o kit custa aprox. 180 reais. descarte os tweeterscrossover).

- Tweeter Paulo Ramos (aprox. 210 reais) + capacitor Solen (aprox 64 reais).

- Pezinhos de 4L + suporte p os tweeters (aprox. 250 reais).

- Sub JL 12W0 ou 10W0 (aprox 350 reais, se muito novo) + caixa dutada (80 a 100 reais).

- Amplificador Fosgate 4.6x ou 4600x (aprox. 300 reais). OU Gradiente HPA550 (entre 150 e 200 reais) + amp para o sub (à sua escolha).

- Player Alpine 7892 (aprox. 600 usado) OU algum bom player que vc encontrar naquelas chances únicas.

- Cabos RCA CAT6E (rede) com conectores Santo Ângelo (aprox 30 reais c 1,6m) p o estéreo, e RGC59 pro sub (aprox. 30 reais c 1,6m).

- Cabos p falante Santo Ângelo PXW12

O amplificador ficaria instalado sob o banco do motorista (redução de gastos e aumento sugnificativo de desempenho), os pezinhos, pelo tamanho, ficam pequenos e discretos. Os cabos vc precisaria montar ou pagar alguém pra fazer.

Ou seja, com total de menos de 2500 reais, já incluindo até o player e a mão de obra, vc faz um sisteminha que, se bem montado e regulado, só vai ser superado gastando BEM mais que isto... e ainda assim, pode ser que o gasto extra sequer compense. "

eu acho que te ajuda em alguma coisa

abraço

Postado em

Sim, uma receitinha boa com equipos comerciais e facilmente encontráveis, que toca bem sem dar trabalho pra montar. Praticamente plug-and-play.

Agora, se tiver afim de suar, dá pra fazer BEM melhor, com um pouco menos que isto... mas aí já demanda muito trabalho em cima.

Postado em

Concordo com o que se refere ao custo do conhecimento. É algo que me convém e também acho importante.

Eu posso ter me confundido entre essas duas nomenclaturas, alta fidelidade é possível sem ter necessariamente que se utilizar o mais caro dos mais caros itens.

Quando eu falei no post anterior que fortuna é relativo não tem nem o que explicar, então, refazendo a frase: hi-end é relativo assim como o valor que o dinheiro tem pra uns e pra outros.

Mas aqui, neste forum, o que está diferenciando um hi-fi e um hi-end? Acho que essa minha confusão de nomenclaturas não é algo tão despropositado assim afinal.

Postado em

To com o pessoal que opinou que SQ e Hi-Fi é mais conhecimento, paciência e "ouvido" do que grana e receitinha de bolo. Já vi vários sets caros, lindos e conceituados que pecavam por uma tremenda irregularidade com agudos estridentes por exemplo. Porque isso? Porque o dono não tem "ouvido", apenas comprou o que nego mandou e nem tá sabendo de nada, apenas acha que o som é um SQ porque é composto de equipamentos voltados pro ramo.

Por outro lado, já montei set com coaxias NAR de 4 no painel ligados no player + 1 sub e tirei leite de pedra com uma EQ bem feita. O importante é saber o que se quer ouvir e como se quer ouvir. Qualidade não é o mesmo que fidelidade. Há quem prefira "realçar" algumas características da música que não são fiéis à reprodução mais "purista". Ex: graves mais marcantes, etc.

Eu já penso em SQ mais pelo lado do tratamento correto do carro, instalação bem feita, equipamentos discretos (coisa muito "tuning" costuma ser só visual") e muito, mas muito ouvido pra ver o que está agradando e o que está faltando. Sem esquecer, obviamente, do posicionamento correto.

Bota 500 real na mão de um cara experiente e 2.500 na de um novato e veja o que acontece...

Não começa nessa de que 1.500 mal dá para um player de "qualidade" porque ou você vai falir ou nunca terá um som que lhe agrade.

Abs!

Postado em

Galera sei que não é Hi-Fi mais o que seria um Hi-Fi, analisando pelo campeonato de qualidade que teve agora:

5 - Admilson Fernando Soares da Silva FIAT PALIO 301,00

Esse set é composto somente por falantes nacionais, são dois pares de mids bravox e2k de 6" em pezinhos, fullragens genéricos e tweeters 1tw1 (selenium) em peitinhos no painel, o sub um NAR 10sw3, o player é um Pioneer 980mp, os amplificadores são um Kenwood (nao lembro o modelo) pro sub e um Profile California CA800 pros mids, e ainda um ALpine V12 pros peitinhos

Será que é tão ruim assim usar equips brasucas? Tenho minhas duvidas.. do que seria um SQ e um Hi-Fi.. Será que é só o dinheiro gasto que difere um de outro..

Ou ainda se vc montar um set com equips não tão caros, e que fique com uma qualidade fo**, vc nunca será um hi-fi "pq não gastou mais nos equips do que no carro"?

Postado em (editado)
Galera sei que não é Hi-Fi mais o que seria um Hi-Fi, analisando pelo campeonato de qualidade que teve agora:

Será que é tão ruim assim usar equips brasucas? Tenho minhas duvidas.. do que seria um SQ e um Hi-Fi.. Será que é só o dinheiro gasto que difere um de outro..

Ou ainda se vc montar um set com equips não tão caros, e que fique com uma qualidade fo**, vc nunca será um hi-fi "pq não gastou mais nos equips do que no carro"?

Sabe porquê o set dele não se enquadra no Hi-Fi?

Simplesmente porquê ele preferiu não rotulá-lo como Hi-Fi. Se quisesse, qual seria o problema?

Volta e meia eu não entendo esse fórum... parece que teve um concurso do é ou não é, e o dele foi reprovado...

Editado por Kleberlpa
Postado em (editado)

Exatamente!

Não haveria problema algum, meu ponto é justamente esse.

Se o dele foi reprovado, com certeza isso não tem relação com o que eu acho, na verdade, desde o primeiro post to tentando firmar uma posição de que o que importa não são só os equips, mas a qualidade final do audio, ignorando os preços e o status.

Editado por Satyricon
Postado em

Com certeza sim. Mas Hi-Fi e SQ são absolutamente a mesma coisa. A diferença é apenas uma questão de postura pessoal.

O pessoal que monta um SQ vai ficar feliz quando tiver pronto e tocando gostos. O pessoal Hi-Fi não... porquê tocar gostoso ainda está muito longe de tocar fiel. E aí é que começa a separação das coisas, pois o Hi-Fizero vai iniciar a busca pelo acerto mágico, ou upgrade salvador...

Um dia na vida eu já fui muito feliz com kit 2 vias na porta, sub na mala e ampzinho. Tocava legal. Hoje, a busca é pelo timbre correto, limpeza, transparência, ataque, decaimento, dinâmica micro, arejamento, foco...

A lista ganha novos ítens, o bolso fica mais vazio, o tempo mais escasso... mas não quer dizer meramente que tais equipos servem ou não. Já usei até bem pouco tempo atrás falantes de 3" de caixinhas de computador chinesas... O full mais famoso do fórum era peça de reposição do home theater mais vagabundo da Gradiente. O sub de 5" mais famoso, das caixas de som de um microsystem Sony que só servia pra tocar pagode em churrasco.

A lista é grande. :vts

Postado em
Hi-Fi é um sistema cuja prioridade é a fidelidade, sobre qualquer outra coisa, como por exemplo beleza, custo, SPL e etc. O foco é a fidelidade e não outra coisa.

Utópico mesmo é o que se chama de Hi-End. Aí sim, gasta-se até as cuecas, só se pensa em marcas, status e etc. Frequente o subfórum "Áudio Estéreo - Sistemas 2 canais" do HTForum, que você vai ver pessoas que desenvolveram alguma parafilia por sistemas caros. Quanto mais caro, maior o desejo, como já vi (e provoquei) muitas contradições naquele fórum.

Vou descrever duas situações que ilustram bem o que o Kleber disse: :vts

1ª) Eu + CD Dianne Reeves + meu Sistema Home Estéreo + Garrafa de Absyntho Holandês =

Comecei ouvindo o maravilhoso CD da Dianne e, chato que sou, comecei a achar um defeito no meu sistema aqui, outro ali... bebi uma garrafa de Absyntho sozinho durante a audição (sim, vaso ruim não quebra, sobrevivi).

Esse papo de ver fada verde ao beber Absyntho é mito. Mas uma coisa eu juro:

Diane Reeves estava na minha casa, conversou comigo, me chamou para cantar junto dela e mandou um abração pra todo mundo da Autosom. :vts

2ª) Eu 100% sóbrio + Show da Dianne Reeves no Parque da Independência =

Nem o melhor dos melhores dos sistemas de um zilhão de euros, tocaria "parecido" com o que ouvi naquele dia.

Dianne, uma diva. E tem quem escuta Funk Farofa Carioca... :banghead

Eu já disse "N" vezes no HTForum: Igual show ao vivo.... só show ao vivo.

O resto, é igual bater uma bronha pensando numa gostosa. o-o-

Você "pensa que..." o-o-

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...