Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

praia2009

evolucao !

Recommended Posts

Postado em

em sistemas de som , precisamos nos atentar para detalhes , como assim ? vou citar alguns exemplos !

um bom cabo rca , pode fazer toda a diferenca num sistema de som ! cabos de ma qualidade , amarram o som de uma forma que so se percebe , quando se troca o cabo ! eu sei que brasileiro , gosta de coisas baratas , e isso e um problema , eu vejo algumas pessoas falarem que o som nao esta bom , que nao esta rendendo e muitas das vezes briga com a gente que somos fabricantes , ate parecendo que nossos produtos nao prestam ! mais ele nao ve que o cabo dele e made in cidade de leste ! intao na hora de comprar um cabo procure um cabo de boa qualidade pq isso fara uma diferenca que fica ate dificil dizer aqui ! HA MAIS UM CABO PRAIA ..PARA NE ... pois e um cabo msm !

outra coisa : a caixa de som , muitas pessoas saem procurando as coisas na net ! ate eu faço isso ! um bom lugar pra se achar muitas informacoes , mais isso nao te da experiencia , experiencia vc so ganha na pratica , fazendo , pondo a mao na massa , caixas de som sao coisas complexas , nao sao pra qualquer um , ja vi um engenheiro louco de 50 anos , que se revolto com a vida , virou camioneiro , e roda o pais, certo dia topei com esse cara numa cidade turistica la em goias chamada de ''lagoa santa''....ele parou o caminhao de verduras tirou uma caixa de som pra fora colocou em cima da gabine do caminhao com 2 falantes que ele mesmo fez , com umas calotas cromadas , coisa feia de mais ! afff , nem me fale ! qd ele ligo ! olha nao tinha que nao virou a cabeça pra saber de onde era o som !olha , eu peguei tudo que sabia sobre caixas de som e joguei no lixo, comecei do zero ! sabe o que isso? isso e um casamento de falante e caixa ! e se vc tem o entendimento de como isso funciona , pode ter certeza que tera o maximo de rendimento mesmo com pouca potencia aplicada ! eu vo cita um exemplo aqui sobre '' coisas que acontecem quando vc poe um alto falante na caixa ''

voces sabiam que ao dimencionar uma cx , e preciso levar em consideracao a potencia que sera aplicada nela? acha msm que e so por ali e ve a curva de resposta !? acha mesmo que um alto falante depois de subemetido a potencias maiores continuara sendo a mesma coisa quando esta tocando em 10 ou 20 w? um simples erro no duto , pode acarretar uma serie de problemas no funcionamento da cx ! o proprio duto causa uma ressonancia na caixa ! e isso pode destruir o sistema , um simples aumento de temperatura pode mudar o valor de QTS mudando assim a linearidade da caixa em ate 20 hz ! coisa de louco ne !

pois intao a coisa e complexa , ainda mais quando se leva isso para o lado mais profissional !

quando a gente desenvolve um alto falante , temos que pensar em uma serie de coisas , tudo se comeca lindo ,quando temos tudo na mao depois de 1 mes , vem o dep.comercial e diz , reduza o preco em 80% se nao nao venderemos ! depois de se pensar em tudo e preciso pensar em preco ! tem base ?? aqui no brasil e assim !

nos fizemos um alto falante de 200 w RMS resposta de frequencia praticamente plana , ai vem o x da coisa :

queriamos um falante leve , intao optamos pela tecnologia neodymium , so com isso ganhamos uma serie de coisas , um monte mesmo , varios beneficos , peso , eficiencia , rendimento acustico , em algumas faixas de frequencia ate parece que o som ta mais doce , e ainda fico com um preco bom !

mais isso foi um ano , mais hoje olhamos pra traz e vemos que valeu a pena, fazer um falante que realmente rende, e com otima qualidade de som , vale a pena comprar um bom cabo rca , um bom amplificador e usar um desses , !modelo (E-208 NEO)

ISSO e chamado de evolucao , mais nao deixamos o rendimento e a qualidade de lado , pq fazer coisa barata , que nao toca nada , e as vezes so tem beleza e mais facil !

eu quero deixar uma mensagem aqui , na hora de comprar um produto nao compre como se tivesse comprando um fogao ! analize e pense se ralmente vale levar gastar menos !

depois falaremos mais sobre essas tendencias que tendem a entrar na midia ! tecnologias que tem feito supostos milagres , e mais sobre caixas essas coisas ! hand26

Postado em

Valeu praia, estou a pouco tempo no som automotivo ja que sempre sempre gostei de motos, agora estou aprendendo dia a dia e são topicos como esse que valem a pena ler.

Postado em
Valeu praia, estou a pouco tempo no som automotivo ja que sempre sempre gostei de motos, agora estou aprendendo dia a dia e são topicos como esse que valem a pena ler.

o chefe agradeco pela postagem , em breve estaremos falando mais aqui , sobre coisas mais tecnicas mesmo ! quem gostar da parte tecnica , ira aprender aos pouquinhos

ate mais irmao ! :legal:

Postado em
o chefe agradeco pela postagem , em breve estaremos falando mais aqui , sobre coisas mais tecnicas mesmo ! quem gostar da parte tecnica , ira aprender aos pouquinhos

To só no aguardo Praia!!

Poste bastante informações para nós, reles mortais....

Obrigado Cara!!!

[]s

RUI

Postado em

Fala praião meu brother!!! Muito bom tópicos deste tipo, clientes sempre reclamam de preço. Isto é fato né cara?

Eu que o diga!

Sugestão Sugestão sobre novos assuntos: Os parametros!! Exemplo: Fs, os fatores na construção do falante que influenciam a fs. QMS, QTS, Le, BL... etc etc

Precisamos conversar mais. Lá em Cuiabá se sobrar algum tempo trocaremos umas ideias.

Abraço cara!!

Postado em

Valew Praia, por mais este post para abrir a mente de todos aki no forum. O q as vezes parece simples (pra muitos aqui), serve de motivação, para q tds nós aprendamos.

Abraço :legal:

Postado em

Fazia tempo que não via um tópico bem aproveitavel assim aqui no fórum!

Parabéns ae praia, e vou acompanhar pra aprender um pouco sobre o assunto!

Flw!

Postado em

sim ! eu vo cita um exemplo aqui de 1 coisa ! por favor eu nao sou vendedor, vou citar um exemplo de uma marca , que quem fez um amplificador classe D , de otima qualidade de som ! prestem ATENCAO ! DEPOIS VAMOS FALAR TAMBEM DE OUTRAS MARCAS AQUI....UMA POR UMA ! FIQUEM TRANQUILO QUE SO QUERO MOSTRAR A VANTAGEM DE ALGUMAS COISAS PRA QUEM NAO ENTENDEM MUITO DO ASSUSTO !!!!!!!!!!HOJE VOU CITAR UM EXEMPLO `````REPITO`````` EXEMPLO NAO CONFUDAM AS COISAS DO AMPLIFICADOR DA BANDA VC ''LOLLA''....

a maioria dos amplificadores classe D que operam em nosso pais ,seguem uma metodologia bastante parecida , isso nao e uma questao de copia , e sim uma questao de custo , alem de que a forma de se projetar e praticamente a mesma, alguns circuitos iram fazer toda diferenca no resultado final , e como eu disse anteriormente , no brasil e preciso se pensar em custo , quando se deixa essa questao de lado , a possibilidade de se passar apertado e grande !

mais esse amplificador da banda merece um destaque , e sobre isso que quero comentar aqui hoje , pq o sistema com que o amplificador foi feito , gerou uma qualidade de som muito boa para um classe D, toda a parte de fonte recebeu uma serie de fatores , que mantem a fonte em perfeito funcionamento , mesmo em regime de sobre pressao ! todos os fets desse amplificador sao de otima qualidade , tanto de fonte quanto de saida , e outros componentes que sao cruciais para o funcionamento do sistema , sao de prima tambem ! outro fator que fez toda a diferenca foi outro circuito onde se tem varios sinais funcionando ao mesmo tempo , e isso foi separado da placa, assim se reduziu o espaco fisico , e se pode dedicar mais nessa etapa do amplificador, que por sinal e a principal paret para que o amp tenha o resultado final exelente ! alem disso todos os circuitos sao travados , ou seja , nao sofrem tanta variacao quando subemtidos a regimes extremos, de potencia.....

mais isso hoje ja e visto por todos os fabricantes nacionais , mais nesse caso ,como estamos falando desse modelo , cito o exemplo de como isso pode ser destrutivo para um som . que ver !

a saida de som de um cd , possui um amplificador operacional , esse amplificador gera 0.50mv de saida , a cada vez que vc sobe o volume de 1 pra 2 , 3 , 4 ,5 assim por diante(cada modelo e de um geito) mais para vcs entenderem , esse amplificador operacional , quando se sofre uma queda de tensao de 0.70mv,na parte de sua alimentacao , ja comeca a ter perdas , e o sinal que era pra ser 0.50mv de saida comeca a cair pra 0.35mv ou ate menos, e o que e o resultado disso ??! um decrecimo de tensao e uma perda de som , que sera sentida ate mesmo por quem nao entende , coisa de 10% ou ate mais . !

a forma com que a banda fez isso , essas perdas forma minimizadas , queria comentar aqui , mais nao posso rsrsrs, mais garanto que o circuito ficou muito bom e funcional ! existem outras coisas tambem que existe nesse amp, mais deixa pra depois ! as pessoas que entedem podem falar ai tambem , AMANHA

VAMOS FALAR DE OUTRO AMPLIFICADOR QUE MERECE DESTAQUE TAMBEM , DE OUTRA MARCA!

quando se pensa em qualidade e preciso pensar em preco, parece que as 2 coisas nao adam muito juntas , mais posso afirmar que quando se consegue juntar as duas o resultado final fica bom mesmo , no caso desse amplificador a qualidade de som ficou bem acima do esperado ! isso foi eu msm que testei em laboratorio , e no dia a dia , depois quero comentar aqui o que um amplificador com esse tipo de caracteristicas pode influenciar na hora de projetar a caixa....projetistas de caixas de som prestem atencao ! existe um fator de perdas que e gerado por ondas estacionarias , na caixa , todo mundo sabe disso , o que o pessoal nao sabe e que esse fator , pode mudar e muito o fator Q da caixa , e tirar a cx de sintonia , fora ate mais de 6 hz .... pois e mais isso fica pra depois se alguem tem a foto do lolla ai posta pra gente ! ! ate mais a todos ! hand26:legal:

Postado em

O pior de desenvolver um novo produto, com novas tecnologias é ter que, depois de tudo pronto, ter que mudar tudo pra ficar comercial... hauhauhauhauhau.

Isso sem falar no medo das cópias... E o pior... o pessoal que prefere comprar porcaria porquê o seu custa um pouco a mais... parece que tudo tem que ser o mais barato às vezes... tenso isto.

Postado em
projetistas de caixas de som prestem atencao ! existe um fator de perdas que e gerado por ondas estacionarias , na caixa , todo mundo sabe disso , o que o pessoal nao sabe e que esse fator , pode mudar e muito o fator Q da caixa , e tirar a cx de sintonia , fora ate mais de 6 hz .... pois e mais isso fica pra depois se alguem tem a foto do lolla ai posta pra gente ! ! ate mais a todos ! hand26:legal:

Praia, depende do tamanho da caixa... a não ser que sua caixa tenha alguma medida por volta de 1/2 do comprimento de onda de alguma das frequências de trabalho, é físicamente impossível ter ondas estacionárias.

Por exemplo, uma caixa que toque de 20 a 80Hz e que tenha 1m de largura x 45cm de altura x 30cm de profundidade (um caso possível, portanto), só vai sofrer com ondas estacionárias a partir de uma frequência que tenha comprimento de onda igual a 2 metros... ou seja: 343/2 = 171,5Hz.

Antes disso pode ocorrer qualquer fenômeno, exceto ondas estacionárias.

Postado em

Kleber, tudo bem, isso na via de grave, mas e na via de médio-grave, que em alguns casos responde até 1,5k bem, como fica?

Com certeza pode acontecer cancelamento por ondas estacionarias, mas sinceramente não acredito na eficacia deste cancelamento,

afinal, ele vai ocorrer apenas em uma frequencia exata, imagino eu.

Excelente topico Praia.

Postado em

Em via de médios, sim, pode ocorrer, mas isto um revestimento interno já mata, ou atenua.

Além disto, as ondas estacionárias causam cancelamentos a cada 3 oitavas... na realidade, o que você vai perceber vai do nada ao quase nada em sistemas de baixa qualidade. Em sistemas de altíssima qualidade até dá pra se preocupar.

Postado em

Revestimento na via dos graves só uso pra corrigir defeitos... por exemplo, caixa dutada ressonando, com pico bem acima da sintonia.

Na de médios, sempre uso, mais por preciosismo. Não atrapalha, sempre traz algum ponto positivo, é claro, dependendo do material e do acerto da caixa.

Postado em

opa voltei agora ! a noite eu explico o que quiz dizer ! hj o dia ta corrido aqui na fabrica ! mais infelimente essas ondas estacionarias ,estao presentes em todas as faixas de frequencia !!!! mais ta bom a noite eu falo sobre isso ! e um assunto complexo , mais e legal!!! :legal:

Postado em

Ondas estacionárias em qualquer frequência?

Será que falamos mesmo de ondas estacionárias? Tipo essa aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Onda_estacion%C3%A1ria

Só uma lidinha no princípio físico fundamental: "A distância entre dois nós consecutivos vale λ/2" (está em qualquer livro de física do segundo grau). λ (Lambda) é o comprimento de onda.

Logo, a não ser que você tenha a parede da caixa a exatamente λ/2 (ou metade do comprimento de onda) você não tem uma onda estacionária.

Além disto, ondas estacionárias só serão problema se o falante estiver em um dos nós (λ/2). Nesta situação o cone é freado, e o rendimento cai. Se ele estiver fora do nó o resultado é nulo. Nenhuma interferência destrutiva!

Só pra lembrar, caixas tipo LT trabalham COM ondas estacionárias. É delas que se tira o rendimento de uma LT. A diferença é que elas são projetadas para que o falante esteja no ventre, ou seja, o ponto onde a energia da onda que vai e da que volta se somam.

Postado em

....projetistas de caixas de som prestem atencao ! existe um fator de perdas que e gerado por ondas estacionarias , na caixa , todo mundo sabe disso , o que o pessoal nao sabe e que esse fator , pode mudar e muito o fator Q da caixa , e tirar a cx de sintonia , fora ate mais de 6 hz .... pois e mais isso fica pra depois se alguem tem a foto do lolla ai posta pra gente ! ! ate mais a todos ! hand26:legal:

o que eu quis dizer com isso foi que ondas estacionarias podem mudar a propria frquencia da cx ! isso e destrutivo para o sistema , ainda mais qd nao se projeta o mesmo , a teze que o cleber coloco ai esta certa , mais abaixo eu falei sobre ''todas as frequencias'' :bangheadhand26:legal: , mais nao era pra ser assim , intao eu pesso desculpas , tava pensando em uma coisa e escrevi outra, mais no final dos ovos , a mensagem estaria toda no duto , formas lineares e nao lineares do duto que podem causar serios problemas na sintonia da cx, ! o proprio duto pode causar estacionarias , quando nao dimencionado da forma certa, um acrescimo de potencia juntamante com mais deslocamento do cone podem mudar frequencias baixas em ate 5 ou 6 hz ! tipo : se e 20 hz sua sintonia , quando se aplica potencia isso pode ir pra 25hz , devido o duto nao ser linear ! mais isso e coisas que vamos tratar mais pra frente

Postado em

Praia... intão pq q o Lolla queimava mais que traque em dia de são João????

se eles investiram tanto em estabilidade e tals, é impressionante como o amplificador ficou frágil! e bom, SINCERAMENTE, se aquilo que saia dos bornes era o maximo de qualidade possivel... o Lolla tava LONGE de ser aceitável! eu tive a oportunidade de mexer com 4 Lolla (3 eram do mesmo dono, foi 2 vezes pra garantia pq queimou)... nenhum deles me deu um resultado satisfatório! era forte sim, dava um BOM SPL em médio-grave e médio, mas o som era o típico som de amp digital tocando médio, ou seja, aquele som "sujo", desagradável mesmo! um Roadstar classe AB xing ling tinha uma som mais limpo e agradável... e isso se aplica às 4 unidades que eu mexi, uma delas inclusive era para som interno!

aqui na cidade e região Lolla é sinonimo de BOMBA, é considerado a maior caca já feita pela Banda, e foi graças à infamia conseguida por esse amplificador que varios competidores importantes daqui resolveram tentar outras marcas de amplificadores, onde Banda reinava absoluta!

não to querendo polemizar, longe disso, mas eu presenciei um desempenho pífio do Banda Lolla, em termos de qualidade, e uma fragilidade IMENSA, com uma certa unanimidade entre o pessoal da região de que ele realmente não aguenta tocar em condições adversas! e eu mesmo acompanhei instalações com tudo nos conformes em termos de cabos, alimentação etc!

Postado em
Praia... intão pq q o Lolla queimava mais que traque em dia de são João????

se eles investiram tanto em estabilidade e tals, é impressionante como o amplificador ficou frágil! e bom, SINCERAMENTE, se aquilo que saia dos bornes era o maximo de qualidade possivel... o Lolla tava LONGE de ser aceitável! eu tive a oportunidade de mexer com 4 Lolla (3 eram do mesmo dono, foi 2 vezes pra garantia pq queimou)... nenhum deles me deu um resultado satisfatório! era forte sim, dava um BOM SPL em médio-grave e médio, mas o som era o típico som de amp digital tocando médio, ou seja, aquele som "sujo", desagradável mesmo! um Roadstar classe AB xing ling tinha uma som mais limpo e agradável... e isso se aplica às 4 unidades que eu mexi, uma delas inclusive era para som interno!

aqui na cidade e região Lolla é sinonimo de BOMBA, é considerado a maior caca já feita pela Banda, e foi graças à infamia conseguida por esse amplificador que varios competidores importantes daqui resolveram tentar outras marcas de amplificadores, onde Banda reinava absoluta!

não to querendo polemizar, longe disso, mas eu presenciei um desempenho pífio do Banda Lolla, em termos de qualidade, e uma fragilidade IMENSA, com uma certa unanimidade entre o pessoal da região de que ele realmente não aguenta tocar em condições adversas! e eu mesmo acompanhei instalações com tudo nos conformes em termos de cabos, alimentação etc!

intao subsonic, vc me apertou sem abracar , sobre os circuitos ai , se eu tivesse uma foto aqui postaria pra vcs verem, e pode perguntar , pra qualquer tecnico isso que eu disse ! sobre essa diferenca , e estranho pq as pecas que eu peguei , estavam boas , nunca tivemos problema com esse amp ! nao vendemos horores , mais vendemos algumas pecas , temos clientes super satifeitos com o produto ! mais isso e pra gente ve que existe 2 versoes das cosias ne ! bom saber disso ! ate mais !

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...