Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Emmanuel - Natal/RN

Problemas com variação de tensão

Recommended Posts

Postado em

Ola pessoal, eu tenho um som tipo pancadão, mais não poc poc, com grave, corte en torno de 53 hz, mais e fim.

o problema e que eu to com 4 baterias de 150 amp moura e 3 de 115 de clean moura, o vendedor me falo que essas clean moura são de amg, quero saber se alguem sabe se e msm? pq a variação de tensão no meu sistema tah muito alta, msm com as baterias bem carregadas a tensão com o som alto xega a passar dos 3 volts, quero saber se alguem pode me dizer os possiveis problemas e as prossiveis soluções, eu estou pensando em colocar um megacapacitor de 30 farads sera que resolve, ou o problema e outros, pois tem outro set aqui na minha cidade parecido com o meu que não tem essa variação toda na tensão.

obs: essa variação foi observada soh com o carro ligado. sem fonte.

Postado em (editado)

Cara atençao ficando acima doa 12v ta de boa... nao pode é deixar abaixar disso..

Uso de MC de 30f é uma boa...ajuda a segura a tençao e ajuda supri a necessidade de amperes q o modulo precisa... ^^

Quais teus amps?

Editado por Luiz Henrique
Postado em
Cara atençao ficando acima doa 12v ta de boa... nao pode é deixar abaixar disso..

Uso de MC de 30f é uma boa...ajuda a segura a tençao e ajuda supri a necessidade de amperes q o modulo precisa... ^^

Quais teus amps?

eu toh usando um 9k2d da Stetsom, cara eu sei que tando a cima de 12 tah de boa, o problema que naum fica, com o carro ligado fica na casa dos 13,8 v e quando da o pico do som xega a cair para 10,8 v. esse eh problema.

Postado em
mais o problema e que elas estão, toda noite eu coloco elas para carregarem...

Muitos fatores influênciam !!!

Você tem 04 Baterias de 150A/H e 03 de 115A/H ligadas juntas certo ???

Você esta usando um Barramento ???

Quando coloca pra carregar você carrega com fonte ??? Qual ???

Todo mundo carrega junto ???

Elas estão aterradas no mesmo ponto e bem aterradas ???

Você ja verificou elas com um Densímetro ???

Em repouso qual q tensão das AGM ???

As de 150A/h são automotivas 12,6V, se as AGM forem 13,6V estando elas juntas as 13,6V veêm as de 12,6V como "descarregadas" e acaba ficando um "consumo" constante das de 12,6V em cima das de 13,6V !!!

No final ficam todas elas ferradas e o carregador fica doido !!!

Abraço !!!

João Otávio

OBS. Se eu falei bobagem peguem leve comigo, eu sou Juvenil !!!

Postado em (editado)
Muitos fatores influênciam !!!

Você tem 04 Baterias de 150A/H e 03 de 115A/H ligadas juntas certo ???

Você esta usando um Barramento ???

Quando coloca pra carregar você carrega com fonte ??? Qual ???

Todo mundo carrega junto ???

Elas estão aterradas no mesmo ponto e bem aterradas ???

Você ja verificou elas com um Densímetro ???

Em repouso qual q tensão das AGM ???

As de 150A/h são automotivas 12,6V, se as AGM forem 13,6V estando elas juntas as 13,6V veêm as de 12,6V como "descarregadas" e acaba ficando um "consumo" constante das de 12,6V em cima das de 13,6V !!!

No final ficam todas elas ferradas e o carregador fica doido !!!

Abraço !!!

João Otávio

OBS. Se eu falei bobagem peguem leve comigo, eu sou Juvenil !!!

todas são ligadas juntas sem barramentos, e ligadas umas nas outras diretamente por cabos de 50mm tanto o positivo quando o negativo, e soh um aterramento com um cabo de 50mm no chasi no lugar ond e preso o cinto de segurança no qual foi muito bem lixado, para o melhor aterramento possivel, as clean moura tem uma tensão de 12,6 fora do sistema, eu verifiquei quando comprei, não sei se elas são realmente de amg, mais o vendedores falaram que eram, todas são carregadas juntas, não cheguei a verificar com o densimetro não, na verdade não sei nem oq eh!

no meu sistema todas as baterias são novas, exeto duas de 150amp que ja tem quase um 1 ano de uso, sera que pode ser esse o problema?

Editado por Emmanuel - Natal/RN
Postado em (editado)
todas são ligadas juntas sem barramentos, e ligadas umas nas outras diretamente por cabos de 50mm tanto o positivo quando o negativo, e soh um aterramento com um cabo de 50mm no chasi no lugar ond e preso o cinto de segurança no qual foi muito bem lixado, para o melhor aterramento possivel, as clean moura tem uma tensão de 12,6 fora do sistema, eu verifiquei quando comprei, não sei se elas são realmente de amg, mais o vendedores falaram que eram, todas são carregadas juntas, não cheguei a verificar com o densimetro não, na verdade não sei nem oq eh!

no meu sistema todas as baterias são novas, exeto duas de 150amp que ja tem quase um 1 ano de uso, sera que pode ser esse o problema?

Emmanuel !!!

Pode ser !!!

Você deve levar todas as Baterias para uma análise com densímetro (aquela chupeta de vidro) e posterior carga lenta para que o técnico te mostre se alguma delas esta ruim, se tiver tudo ok ótimo !!!

Como o Terra do Alternador vem pelo chassi reforce o cabo que aterra o Alternador ao chassi e o que aterra a Bateria do Motor ao Chassi !!!

Para dimencionar melhor a carga e o consumo acho que você deveria usar 02 Barramentos, um para o Positivo e outro para os Teras sendo que o primeiro e ultimo furo você entre com o aterramento do chassi se for o dos terras e o Alternado e Fonte se for o dos Positivos, no meio entercale Amplificador e Bateria !!!

Os Cabos que vão ligar as Baterias aos barramentos deverão ter o mesmo comprimento independente da distância !!!

Assim a coisa só tende a melhorar !!!

Qual é o carregador ou fonte que você esta usando ???

Abraço !!!

João Otávio

Editado por JOAO DA BANDA
Postado em

esse reforço, no terra da bateria do cofre ja foi feito com um cabo de 25mm, eu toh usando uma fonte de transformador que uma empresa faz aqui na minha cidade, ela chega ate ums 400 amperes., e eu vou levar essas baterias para testar, na questão do barramento eu axo meio dificil, pq eu tenho muita coisa num celta, foi tudo exatamente dimencionado, pensa aeh um celta 4p com 4 baterias de 150 amp 3 de 115 amp fonte, amplificadores, 8 de 12" caixa etc etc etc.

Postado em
esse reforço, no terra da bateria do cofre ja foi feito com um cabo de 25mm, eu toh usando uma fonte de transformador que uma empresa faz aqui na minha cidade, ela chega ate ums 400 amperes., e eu vou levar essas baterias para testar, na questão do barramento eu axo meio dificil, pq eu tenho muita coisa num celta, foi tudo exatamente dimencionado, pensa aeh um celta 4p com 4 baterias de 150 amp 3 de 115 amp fonte, amplificadores, 8 de 12" caixa etc etc etc.

Você devia esperimentar o uso do Barramento !!!

Você ia ver como melhoraria seu som principalmente os Graves !!!

Barramento é tipo assim:

Imagine que você é o Amplificador e precisar puchar a energia das 03 Baterias, você amarra uma corda de 25mm² na primeira dela na segunda e depois na terceira, quando você der o puchão a primeira recebe o impacto maior a segunda menor e a terceira menor ainda !!!

Agora se você coloca o mesmo comprimento de corda nas três quando puchar as três vem junto !!!

Abraço !!!

João Otávio

Postado em (editado)

Barramento é tipo assim:

Imagine que você é o Amplificador e precisar puchar a energia das 03 Baterias, você amarra uma corda de 25mm² na primeira dela na segunda e depois na terceira, quando você der o puchão a primeira recebe o impacto maior a segunda menor e a terceira menor ainda !!!

Agora se você coloca o mesmo comprimento de corda nas três quando puchar as três vem junto !!!

Abraço !!!

João Otávio

Desculpa "invadir" o tópico, mas barramento eh ligar os pólos das baterias com uma barra de cobre puro? Pq eu tava pensando em realizar a ligação entre elas com cabos de 50mm (ate pq ficaria beeem melhor pra mim, por questao de espaço).

Esse barramento, frente à ligacao com cabos de 50mm, ficaria tao melhor assim? Meu amp tem 1500w rms e tenho duas bats extras de 50.4Ah (com um possivel up na compra de mais uma bateria dessas). A ligação eh feita entre alternador/bateria original/baterias extras.

Editado por hiperim
Postado em
Desculpa "invadir" o tópico, mas barramento eh ligar os pólos das baterias com uma barra de cobre puro? Pq eu tava pensando em realizar a ligação entre elas com cabos de 50mm (ate pq ficaria beeem melhor pra mim, por questao de espaço).

Esse barramento, frente à ligacao com cabos de 50mm, ficaria tao melhor assim? Meu amp tem 1500w rms e tenho duas bats extras de 50.4Ah (com um possivel up na compra de mais uma bateria dessas). A ligação eh feita entre alternador/bateria original/baterias extras.

Fiz vários testes e pesquisas cheguei a conclusão que Barramento + alguns procedimentos no que diz respeito a energia podem melhorar muito o desempenho do som principalmente nos Graves !!!

Eu opitei por fazer Barramentos de Latão pois o Cobre além da Eletrose não suporta arrocho de parafuso numa rosca feita nele !!!

O ideal é o cabo que vai para o Barramentodo sair direto do parafuso do Alternador e entrar nos furos das pontas do Barramento !!!

Você vai ter um ganho considerável no carregamento das baterias Auxiliares !!!

Abraço !!!

João Otávio

Postado em

eu tive recentemente um problema semelhante... e quando fui ver, o terra, que antes estava neste mesmo parafuso do cinto ai, estava pouco folgado...

Verifique se o terra está firme mesmo (tenta apertar mais um pouco) ....

Minha solução foi mudar o ponto do terra pro trilho do banco do motorista... deu certo e não folga mais :D

Postado em
Fiz vários testes e pesquisas cheguei a conclusão que Barramento + alguns procedimentos no que diz respeito a energia podem melhorar muito o desempenho do som principalmente nos Graves !!!

Eu opitei por fazer Barramentos de Latão pois o Cobre além da Eletrose não suporta arrocho de parafuso numa rosca feita nele !!!

O ideal é o cabo que vai para o Barramentodo sair direto do parafuso do Alternador e entrar nos furos das pontas do Barramento !!!

Você vai ter um ganho considerável no carregamento das baterias Auxiliares !!!

Abraço !!!

João Otávio

João, eu sei o que é barramento e taloz.. mas poderia postar uma foto desse barramento de latão? fiquei curioso agora... pense que só podia usar cobre pasmafaute

Postado em

pergunta idiota, mais não custa fazer.

se tiver como fazer um teste, desligue todas as baterias umas das outras e deixe a noite toda assim (o maior tempo possivel) depois veja qual a tensão de cada uma delas. Numa dessas vc está com uma bateria com vaso aberto que ta comendo carga das outras.

Sobre as moura CLEAN, tenho uma de 90a, mto boa bateria, essas eu garanto mesmo, a minha tava um tempão parada quando peguei, direto no chão. Fui la e medi e tava em 12.8v a danada!

O teste de densimetro nas outras baterias é mto interessante, seria bacana vc fazer.

Um MC punk ajuda, mais o que ajudaria mais é um outro alternador no celta (não sei se existe essa possibilidade...)

Postado em
'bnobrega'

João, eu sei o que é barramento e taloz.. mas poderia postar uma foto desse barramento de latão? fiquei curioso agora... pense que só podia usar cobre pasmafaute.gif

Este é o de 08 furos 50mm², corpo de Latão mesmo material usado em Bornes de Amplificador terminais simples e terminais banhados de Bateria e a Base de Celeron que é um material totalmente isolante e não retem umidade como as Madeiras !!!

DSC02078.jpg

'bramer'

pergunta idiota, mais não custa fazer.

se tiver como fazer um teste, desligue todas as baterias umas das outras e deixe a noite toda assim (o maior tempo possivel) depois veja qual a tensão de cada uma delas. Numa dessas vc está com uma bateria com vaso aberto que ta comendo carga das outras.

Sobre as moura CLEAN, tenho uma de 90a, mto boa bateria, essas eu garanto mesmo, a minha tava um tempão parada quando peguei, direto no chão. Fui la e medi e tava em 12.8v a danada!

O teste de densimetro nas outras baterias é mto interessante, seria bacana vc fazer.

Um MC punk ajuda, mais o que ajudaria mais é um outro alternador no celta (não sei se existe essa possibilidade...)

Olá bramer !!!

Esse teste é legal e além dele faça também o seguinte:

Com o Multímetro conectado à Bateria ligue uma Lãmpada de uns 50W ou até mesmo 100W durante uns 30 segundos e veja a queda de tensão desligue a Lâmpada e observe se a Tensão voltou ao inicial. Se a bateria estiver ruim ou ela não recupera tensão inicial ou fica no meio do caminho !!!

O lance da Bateria estar no chão muitas pessoas pensam que é por causa de terra (negativo) mas não tem nada haver, no ambiente sempre esta mais frio na parate de baixo (solo), a tendência do calor é subir sendo assim o chão sempre esta mais frio que não é bom para Bateria !!!

Quanto ao Mega Capacitor ele não daria mais corrente à Bateria ele apenas estaria com ela à disposição mais próximo do Amplificador, é por isso que eles virem com Voltímetro não é bom pois o instalador por um apelo visual acaba instalando ele longe anulando seu propósito. No exemplo que citei acima das três cordas do mesmo tamanho puchando as Baterias o Mega Capacitor entraria mais próximo ao Amplificador e atuaria como uma fonte de corrente de carga e descarga rápida dando um pouco mais de vida útil à Bateria pois ele estaria ali como se fosse uma Mola dividindo o impacto do "puchão" de corrente para o Amplificador !!!

Muito se fala sobre Wrms x uf (Farads), pra mim o Mega Capacitor para ser usado em trio vai ter que ser tão forte e caro que é preferível comprar outra Bateria e otimizar a energia pra o Amplificador da melhor forma possível !!!

Abraço !!!

João Otávio

Postado em

Barramento é tipo assim:

Abraço !!!

João Otávio

João isso que você disse de puxar a corda tem fundamento.. ontem medi as 2 baterias com o som desligado, davam exatamente a mesma voltagem.... liguei o som e fui medir... a bateria de 150a que está a cerca de 30cm do amplificador dava em torno de 0,05V a menos doque a do cofre... então agora com sua explicação acredito que o amplificador puxa mais energia da bateria que está mais próxima (30cm) do que a que está no cofre (4m +/-)..

é isso mesmo? me corrijam se estiver errado...

quanto ao dono do tópico seu carro não é um celta com 4 moura log diesel? se sim já vi os videos no youtube...

Postado em

O que o João da Bunda falou é verdade em relação ao barramento.

O ideal é que todos os cabos das baterias tenham o mesmo comprimento, de forma que a distancia entre as baterias individualmente e o amplificador, seja a mesma.

Aterramento a mesma coisa.

O que muita gente esquece, é que o aterramento também precisa ser bem feito entre alternador e baterias secundarias.

O carro originalmente vem com o alternador com um cabo de bitola relativamente fina, o que acaba limitando o aterramento e

a parte do positivo, pois ele é feito para manter a carga da bateria, e não pra um louco sem diploma socar 200A em cima de

um cabo de 10mm².

O uso do mega-capacitor ajuda, mas não faz milagre meus amigos, esqueça. Nada adianta o mega capacitor se ele estiver mal

instalado como costumo ver por aí.

Pra isso existe o Big 3

Postado em
João isso que você disse de puxar a corda tem fundamento.. ontem medi as 2 baterias com o som desligado, davam exatamente a mesma voltagem.... liguei o som e fui medir... a bateria de 150a que está a cerca de 30cm do amplificador dava em torno de 0,05V a menos doque a do cofre... então agora com sua explicação acredito que o amplificador puxa mais energia da bateria que está mais próxima (30cm) do que a que está no cofre (4m +/-)..

é isso mesmo? me corrijam se estiver errado...

quanto ao dono do tópico seu carro não é um celta com 4 moura log diesel? se sim já vi os videos no youtube...

esse msm. kkkkk

Postado em

pois eh, eu vou fazer o seguinte pra ver se resolve, colocar um alternador de 120 amp trocar as duas logs mais antigas, que e exatamente as que ficam mais proximas ao modulo no maximo 15 cm de cabo, e as outras 5 ficam ums 40 cm, e a do cofre 3 metros. e joão se vc poder me mandar por MP o valor dos dois barramentos.

Postado em
pois eh, eu vou fazer o seguinte pra ver se resolve, colocar um alternador de 120 amp trocar as duas logs mais antigas, que e exatamente as que ficam mais proximas ao modulo no maximo 15 cm de cabo, e as outras 5 ficam ums 40 cm, e a do cofre 3 metros. e joão se vc poder me mandar por MP o valor dos dois barramentos.

qq axou das log diesel??? comprei uma dessa essa semana....

vc já fez o big 3??? qual o alternador que você está usando???

Postado em
qq axou das log diesel??? comprei uma dessa essa semana....

vc já fez o big 3??? qual o alternador que você está usando???

cara oq vem a ser um big 3?, eu to com o alternador original do carro um de 70 amp, a log diesel e simplesmente a melhor bateria, ela e que tem o melhor rendimento em relação a som altomotivo, talvez por isso que ela seja quase 200 reais mais cara do que a moura de 150 amp normal.

Postado em
cara oq vem a ser um big 3?, eu to com o alternador original do carro um de 70 amp, a log diesel e simplesmente a melhor bateria, ela e que tem o melhor rendimento em relação a som altomotivo, talvez por isso que ela seja quase 200 reais mais cara do que a moura de 150 amp normal.

nossa 200 reais??? na miha eu paguei R$ 450,00 muito chorado, isso sem o casco velho que eu não tinha... e a inteligente 150a consegui por R$ 440,00 muito chorado tambem sem o casco...

o big 3 seria muito interessante pra vc... ele consiste em melhorar o aterramento do alternador, do motor e a corrente que o alternador envia até a bateria... aqui tem um tutorial...

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=112311

espero ter ajudado!!!

:legal:

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...