Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Palandri

[AGILE] Projeto de Som (Idéias e ajuda)

Recommended Posts

Bom galera... Antes de tudo, olá a todos :) Meu primeiro post aqui no forum.

Comprei recentemente um Agile LT e estou querendo colocar um som nele... Basico, tranquilo e barato.

Ele possui cabeamento e espaço para 2 Tweeters e falantes nas portas (não sei de quantas polegadas são, se alguem puder me informar, agradeço)

Gostaria de poder aproveitar esse cabeamento, pra viabilizar ainda mais o projeto.

Possuo atualmente um DEH - P5050UB e gostaria de usa-lo no carro.

A minha idéia se divide em duas etapas:

1- Preencher as portas e talvez os tweeters (pra poder ter um som enquanto não termina de montar tudo)

2- Adquirir um sub pra poder completar o projeto. (adquirindo assim uma melhoria no som)

Não sei se coloco na lista um amplificador ou uso o SubDrive pra baratiar ainda mais o projeto, enfim...

Gostaria de um som bom (para parametro de referencia, possuia um Palio 97 com esse mesmo player e 2x 6,9" da B.Buster... imagino que qualquer coisa seja melhor :P), mas que permaneça barato...

Pra primeira fase, possuo em torno de R$300,00, mas o não gostaria que o projeto inteiro extrapolasse os R$600,00.

Não desejo ter de furar nada no carro, como tampão, banco, etc e etc.

Sou bem leigo nesse assunto, mas BEM mesmo :P

Agradeço opiniões e idéias.

Grato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha amigo, com esse orçamento fica dificil.

Via de regra não da para aproveitar a fiação original. Eu diria que, no momento você tem duas opçoes:

1) Comprar subwoofer e amp e ficar com falantes originais no player. Tenha em mente que tera perdas grandes na voz.

2) Comprar kit duas vias legal e amp, e ficar sem sub. Tem muito kits duas vias com bons midbass que ficam agradaveis de ouvir sem sub.

Depende do seu gosto (graves ou "musica"), e também do que costuma ouvir.

Nao se esqueça que tera também gastos de instalação, fiação de sinal e força, caixa do subwoofer (se for o caso) e frete dos equipamentos.

Se você quer um somzinho mais forte vai no sub primeiro, eu já fiz exatamente isso.

Se quiser comprar tudo com esse orçamento vai acabar tendo que pegar produtos muito "duvidosos", e para mim o barato vai acabar ficando caro.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta :)

Ele não tem os falantes nas portas, somente a fiação...

É exatamente esse o problema... Andar sem som não dá :D Essa quantia seria pra ter um som no carro. Depois iria incrementando.

No caso dos kits 2 vias, poderia me indicar um bom modelo? De preferencia que consiga no PY. Grato.

Grato.

Editado por Palandri

Compartilhar este post

Link para o post

É, vai no kit e depois pega um sub então.

Fique nas marcas mais tradicionais: mtx, kicker, pioneer, kenwood, clarion, sony, boston. Evite marcas genericas. Não sei o preço dos kits boston acoustics la, mas podem ser uma surpresa mais agradavel que as outras marcas.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo, mas acha que deveria colocar um amp ou não tem a necessidade? Os kit duas vias seria pras portas da frente e os tweeters, e atras? Grato. Bravox ou Selenium são marcas boas? Grato.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ficar sem nada nas portas traseiras. É o recomendado e ainda economiza.

O kit selenium com o 1TW1 dizem ser bem basico. Bravox tem opçoes bastantes usadas por foristas, como o cs60d. Mas tem um custo mais elevado.

Amp é recomendado, mas utilizando o cross pode-se ligar no player, embora provavelmente você conseguira ligar apenas dois canais, e não poderá abusar do volume (com a baixa potencia pode mandar muita distorçao para o kit e corre o risco de queimar). A não ser que realmente nao dê a grana, recomendo um amp. Dá uma garimpada nos classificados, tem boas opçoes usadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, andei pensando e divide o projeto em 3 etapas (nao vi modelos ainda):

1- Kit 2 Vias nas portas.

2- Sub de 10" ligado no SubDrive Direto (Pioneer Ts-w308 12" 400rms 92db - vai tocar pouco, mas assim eu ainda tenho potencia pra quando o amp entrar?)

3- Amp em tudo.

Algum(a) idéia/problema?

Editado por Palandri

Compartilhar este post

Link para o post

Ligar sub direto no player ta fora de questão. Seria melhor vc aguentar as pontas, compra o kit e liga no player sem abusar do volume como o pad falou, depois pega um bom amp 4 canais, tipo audiophonic, blaupunkt gta 480 ou va475, depois vc pega um sub que de pra ligar no bridge desse amp.

Um nar 10sw2 daria certo no bridge de um modulo desses.

Compartilhar este post

Link para o post

Também concordo com a sugestão dos amigos acima

Melhor coisa é você começar devagar já que o orçamento está curto, comece devagar, mas selecionando bem os equipamentos a serem comprados pensando já futuramente

Nesta primeira etapa vale a pena você pesquisar e selecionar kits 2 vias de boa qualidade (MTX, Fosgate, Kicker, Pioneer) que são facilmente encontrados no PY, depois de decidido qual comprar só ligá-lo direto no player e esperar um pouco até adquirir o módulo e o sub

Compartilhar este post

Link para o post

Palandri

1-) Compra um kit legal (pesquise BEM no forum) e deixa o crossover do mid desligado e vai ouvindo;

2-) Compra um sub Keybass Panther de 8"; (Pra quê um sub de 12" c/ 400W se não vai poder colocar toda essa potência em amp? )

3-) Compre um amplificador 4 canais usado, como um Hurricane ou Blaupunkt, você acha barato aqui nos classificados, de membros confiáveis e honestos;

4-) Compre cabos de alimentação, porta-fusíveis, cabos speaker, cabos RCA (para transporte do sinal)... Tem aqui também, bom, bonito e barato;

5-) Quando tiver grana pra caixa + instalação, mande ligar e surpreenda-e com um sonzinho MUITO legal, com qualidade razoável e graves proporcionais;

6-) Prepare-se para a febre do upgrade, depois vai querer tratar as portas, mudar ampli, sub, kit, cabos, player...kkkk;

7-) Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Palandri

1-) Compra um kit legal (pesquise BEM no forum) e deixa o crossover do mid desligado e vai ouvindo;

Sim, é isso que vou fazer...

2-) Compra um sub Keybass Panther de 8"; (Pra quê um sub de 12" c/ 400W se não vai poder colocar toda essa potência em amp? )

Pensei em pegar um SUBWOOFER N.A.R AUDIO 10SW-2... Porque tanta gente fala mal do Subdrive? Lógico que ele não é permanente, é até conseguir o amplificador.

3-) Compre um amplificador 4 canais usado, como um Hurricane ou Blaupunkt, você acha barato aqui nos classificados, de membros confiáveis e honestos;

De quantos W seria uma boa?

4-) Compre cabos de alimentação, porta-fusíveis, cabos speaker, cabos RCA (para transporte do sinal)... Tem aqui também, bom, bonito e barato;

Ossos do ofício hehehehe

5-) Quando tiver grana pra caixa + instalação, mande ligar e surpreenda-e com um sonzinho MUITO legal, com qualidade razoável e graves proporcionais;

É isso que eu quero...

6-) Prepare-se para a febre do upgrade, depois vai querer tratar as portas, mudar ampli, sub, kit, cabos, player...kkkk;

Ai que começa a parte boa hehehe.

7-) Abraço!

Vlw pelas dicas.

----

Agora uma duvida... como meu carro é bem recente (Agile) prevejo a necessidade de fazer adaptação no kit... Fico meio receioso. O que vocês acham?

Grato pela ajuda de todo mundo :D

Quanto ao SubDrive, melhor esquecer dele então?

Compartilhar este post

Link para o post

tem um fosgate 4.6x a venda nos classificados por 300,00... ta baratissimo.

Eu uso apenas 1 fosgate 4.6x pra tocar todo o meu sistema, e nunca uso nem metade do volume. o amp tem otima qualidade e eh bem forte. alem de ser pequeno e custar pouquinho

Compartilhar este post

Link para o post

eu aproveitaria esse 4.6x

não é td dia q se acha um em bom estado por esse preço, e ele certamente ficara com vc por bastante tempo!

bom... minha dica é vc colocar o kitzinho da selenium mesmo, com o 4.6x (só usando 2 canais dele mesmo), mesmo com o tw dele vai tocar legalzinho, mais pra frente pode trocar o tw dele pelo 1tw1!

mais pra frente, pega um Keybass Panther de 8", ou um dragon de 10" e liga na bridge dos canais traseiros

RCA DIY, cabos speaker pode ser da Pompéia mesmo de 2x2,5mm² para midbass e 2x1,5mm para os tweeters, cabo de força para o 4.6 pode ser um de 16mm residencial Pirelli flexivel

vc vai gastar menos de 100 reais com os acessorios de instalação e cabos, se fizer tudo sozinho!

se vc kiser, me adiciona no MSN (tem no meu perfil) e eu te dou uma mão na parte da instalação! melhor fazer todo o trampo e investir a grana q ia pra loja em cabos de qualidade!

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que até possuo esse dinheiro do amp, mas não sei quando vai entrar mais dinheiro pra comprar os falantes... A não ser que alguem consiga uma gambiarra pra poder usar 2 6x9 que tenho aqui provisoriamente...

Só não quero ter de furar/cortar o tampão =D

Outra possibilidade seria comprar o kit de falantes originais da GM... 205 reais.

A vantagem é que não vai precisar de adaptação nenhuma. A desvantagem é que não é de boa qualidade...

Estou pensando ainda :P

Compartilhar este post

Link para o post

Segue as fotos da porta do carro:

http://img40.imageshack.us/img40/3290/3011092313.jpg

http://img130.imageshack.us/img130/3679/3011092312.jpg

Como podem ver, ele possui 3 parafusos de fixação, e não é redondo...

Na parte redonda, ele possui um diâmetro de 150mm aproximadamente.

Agora penso... Na concessionária, o kit original sai por R$205,00. Não deve ser grande coisa...

Mas vendo as imagens, penso que será necessário uma BOA adaptação. Não sei se vale a pena.

Opiniões por favor :D

(To falando M**** não, né?)

Editado por Palandri

Compartilhar este post

Link para o post

O máximo que você vai precisar ai amigao é de um aro adaptador... com certeza na concessionária eles usam para fixar os falantes.

Pelas fotos não consigo te ajudar muito, já que fica meio limitado, mas você não precisa de adaptação nenhuma não, só conseguir o aro adaptador que o pessoal usa no kit original e pronto.

E pagar R$205 por kit original é complicado em amigo, não vale a pena, desencana

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que da pra fazer um baffle de mdf, prender nos 3 parafusos e depois prender o falante nele. Nao creio que saia caro para alguem cortar para você.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é depois colocar a tampa por cima...

Bom, vou levar em uma loja de som "responsa" pra dar uma olhada. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Fui na loja de som que instalei meu som anterior...

Essas são as opções que eles tem:

Kit 6" Selenium 62V2A 60Wrms -- R$190,00

Kit Bravox CS60 70Wrms -- R$390,00

Kit H.Buster 70Wrms -- R$220,00

De todos a pronta entrega, o unico que me interessou é o Selenium. A instalação fica de graça se comprado o kit com eles.

Outras opções são:

Kit N.A.R Cs65.01 50Wrms -- R$227,00

Kit Pionner TS-A170Ci 50Wrms -- R$280,00

Ou dar uma procurada no forum por um usado. Fiquei bem tentado a comprar o Kit da Selenium (se for pra pegar aqui) ou o Kit da N.A.R. O que acham?

No ML esse mesmo kit (Selenium) está custando R$129,00.

Como vai precisar colocar moldura, fico meio receioso em montar sozinho. Acham que esse kit (selenium) vai dar um resultado bom somando com um módulo em sub de 8" ou 10" ou devo pegar logo o N.A.R e ser feliz?

Grato.

Editado por Palandri

Compartilhar este post

Link para o post

Nem preciso comentar que os preços estão meio salgados né amigao, loja de som é isso mesmo, por isso até a instalação está embutida no preço...

De começo acredito que o kit 2 vias da Selenium te deixe animado amigao, mas sinceramente, se não pretende quanto antes fazer um upgrade do kit 2 vias, não vá de Selenium não, vale mais a pena ir mais devagar e pegar coisa melhor, Bravox CS60B ou D, Kit Nar, Pioneer

E sobre o sub, com certeza dependendo da qualidade do módulo se optar pelo NAR, Keybass Panther, você vai ter um somzinho de ótima qualidade.

Módulo dá uma olhada nos Fosgate, Blaupunkt, Audiophonic amigao, eles tem uma boa qualidade de audio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...