Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

Recommended Posts

Postado em

Lançamentos

20/11/2009 07:00:00

Doblò muda cara e busca novos segmentos

Praticamente solitária no segmento, multivan se atualiza para manter vendas

testdrive014640x408.jpg

No mundo dos carros o Fiat Doblò sempre foi pragmático: seu objetivo é oferecer muito espaço e praticidade para quem a beleza exterior não é o primordial. O preço também é outro fator de peso nessa equação, o qual não deve superar a das minivans, mais requintadas de berço. Com tudo isso em mente, a marca italiana entrou na onda das multivans, como são chamados os veículos dessa “linhagem”, em 2000 na Europa e, um ano depois, no Brasil. Ao longo desses oito anos de mercado, o Doblò teve como concorrentes o Citroën Berlingo e o Renault Kangoo, sendo que só o último permanece no mercado como concorrente. Diante desse cenário, a Fiat soube aproveitar a boa aceitação das versões Adventure e, segundo ela, hoje o Doblò reina com participação de 90% no segmento.

dobloelx013640x408.jpg

Porém, apesar da trajetória que pode ser considerada de sucesso – ele vende, em média, 1 000 unidades/mês – o Doblò seguiu caminhos diferentes no Velho Continente e no Brasil. Como você conferiu no Carro Online, no mesmo mês que o modelo acaba de ganhar uma nova geração por lá, em nossas terras ele será apenas reestilizado. O assessor técnico da Fiat, Carlos Henrique Ferreira, nos explica que “na Europa sentimos uma necessidade do público por um Doblò maior e mais equipado, que se tornasse mais próximo a uma minivan, enquanto, no Brasil, pelas características do mercado e as aplicações do produto, essas alterações não seriam necessárias”. Apesar de algumas semelhanças, como o novo pára-choque dianteiro, o Doblò do hemisfério norte contará até mesmo com a tecnologia Multiair nos motores, enquanto o nosso passa a disponibilizar o bloco Fire 1.4 Flex (86 cv com álcool) como opção ao conhecido 1.8 Flex (114 cv).

doblohlx014640x408.jpg

Além do propulsor herdado das famílias Palio e Punto, o Doblò 2010 conta com novos faróis de dupla parábola, grades e vincos na parte dianteira redesenhados, além de para-lamas maiores. A reforma não aparou as arestas do Doblò, mas o trabalho realizado pelo Centro Estilo Fiat América Latina tornou a frente do modelo mais harmoniosa em relação à anterior com seus faróis divididos. Na porção traseira, como não foi possível alterar as chapas da carroceria, a solução foi incorporar novas lanternas com lentes que ajudam a peça a se destacar do conjunto. Na configuração Adventure – que agrega o sistema de bloqueio de diferencial Locker de série – o suporte do estepe foi redesenhado enquanto sua armação tubular passa a ser coberta. Outro detalhes exclusivo do Doblò Adventure Locker são os repetidores das luzes indicativas de direção nos retrovisores.

dobloelx018640x408.jpg

Para o interior, as novidades ficam por conta de novos tecidos, luz de leitura e o revestimento em plástico nas colunas internas, que deixavam a lataria à mostra na linha anterior. Fora isso, o quadro de instrumentos da versão de entrada tem novo grafismo e exibe as informações do computador de bordo, enquanto nas variantes mais equipadas o dispositivo conta com a programação B mostra a estação selecionada no rádio. Com isso, o Doblò poderá ser encontrado em 6 configurações: 1.4 (R$ 48 950), ELX 1.4 (R$ 52 540), HLX 1.8 (R$ 54 670), Adventure Locker (R$ 59 680), Cargo 1.4 (R$ 38 680) e Cargo 1.8 (R$ 43 320).

dobloelx004640x408.jpg

Já com direção hidráulica, travas e vidros dianteiros elétricos, computador de bordo e portas corrediças de série dos dois lados, o Doblò ELX 1.4 soma ar-condicionado e o sexto banco suplementar, sendo que o sétimo continua disponível como opcional. Já a HLX tem calotas exclusivas e chave “canivete” com telecomando para abertura e fechamento das portas. A grande aposta no que diz respeito às aplicações comerciais de pequeno porte, fatia dominada 80% pelo furgão Fiorino, é o Doblò Cargo 1.4, o qual, segundo o diretor comercial da companhia, Lélio Ramos, “será atrativo para quem necessita um veículo mais para volume do que para carga pesada”. Com essa disposição, é possível acomodar 3 200 litros no porta-malas ou carregar 620 kg. Já o Doblò para passageiros leva 700 litros no compartimento sem os assentos suplementares ou 665 litros com o sexto banco montado.

doblohlx001640x408.jpg

Nas medições da Fiat, quando a multivan é locomovida pelo Fire 1.4 ela acelera de 0 a 100 km/h 15s5 e pode chegar nos 151 km/h com álcool, números razoáveis para um veículo que pesa 1 300 kg (ELX). No trânsito carregado da capital do Estado de Alagoas, conseguimos obter um consumo médio – medido pelo computador de bordo e apenas para referência – igual ao declarado pela fábrica de 7,8 km/l. Com três adultos a bordo e uma criança, o modelo não fez feio. É necessário trabalhar o uso das marchas, sendo que a alavanca posicionada no painel facilita a operação e resulta em um desempenho satisfatório. Contudo, se a idéia é trafegar com o Doblò carregado perto de sua capacidade, vale a pena o investimento no HLX 1.8 ou no Adventure Locker, responsável por 55% do mix de vendas.

Com embreagem de comando hidráulico e instrumentos bem localizados na cabine, o Doblò continua um carro confortável e fácil de dirigir (se você não se importar com a altura ligeiramente mais elevada), mas, apesar do trabalho competente da suspensão McPherson na dianteira e eixo rígido na traseira para amortecer os impactos de buracos e lombadas, ele oscila em curvas e não deixa o motorista se esquecer dos 1,85 m de altura do conjunto.

doblohlx015640x408.jpg

Seja para empresas ou para passear com a família, o Doblò manteve na linha 2010 as mesmas características que o ajudaram a conquistar representatividade no Brasil. Por se tratar de um automóvel voltado para consumidores com um perfil bem específico, é possível que suas vendas continuem no mesmo ritmo, apesar das mudanças, ou aumentem ligeiramente com a inclusão da nova motorização. Mas que uma renovada no visual sempre é bom, isso é indiscutível. Quem sabe, no futuro, nosso Doblò também não possa aparar as arestas?

Postado em

Daqui a pouco os carros da Fiat vão ser inteiros de plastico e ter so uma faixa de metal para decorar na lateral.

E não faço um comentario melhor porque esse carro não merece. Medonho demais, brincadeira a fiat insistir nele.

Postado em
Daqui a pouco os carros da Fiat vão ser inteiros de plastico e ter so uma faixa de metal para decorar na lateral.

E não faço um comentario melhor porque esse carro não merece. Medonho demais, brincadeira a fiat insistir nele.

O carro em si na proposta de "Multivan" é bom, cabe um monte de gente e buginganga tudo junto, mas uma coisa eu digo é horroroso e quanto aos plásticos eu não sei pra que tanto plástico ....

Até o Punto T-JEt .... vi um vermelho .... as saias o acabamento do paralama é tudo de plástico preto, no vermelho ficou horrível ... parecia um Punto com "Kit aerodinamico" tosco pra não citar marcas ... só faltou o esguicho do limpador com led azul pra completar a obra .... no branco não achei lá muito estranho ... mas o vermelho pqp

O pior de tudo é ver povo comprando os adventure da vida ai pra andar só na cidade com aquele Pneu de uso "Misto" só serve pra acabar com o pneu mais rápido ....

Postado em (editado)

Bom, eu acho que quem compra a Doblo não se preocupa muito com a beleza das linhas, mas sim com a funcionalidade. Mas que poderia ser mais bonitinha podia hein hehe, eu achava a antiga até mais simpática pra falar a verdade...

Editado por Beto TunningWay®
Postado em

Achava a Dobló um carro bizarro até andar em uma pela primeira vez. Alguém aí me diz qual é a opção pelo menos semelhante a ela? Tinha a Berlingo, mas era BEM menor que a Dobló!

Aluguei uma em 2008, em Fortaleza. Achei bem instável na estrada, mas é um puta de um carrinho legal, cabe tudo e todo mundo, massa mesmo.

Não é carro pra ficar de viadagem pq a lanterna é feia, pq tem plástico e etc. É carro pra quem sabe do que precisa.

Postado em
Achei meio estranho, mas um pouco melhor que o antigo.

Eu gostei mesmo foi da Européia:

fiat-doblo-2010-01.jpg

Muito linda, mas só la por 2015 talvez a veremos por aqui, do jeito que é a Fiat... <_<

O que é isso?? Fiat com pretenções de Cayene ??? :vts

Postado em
Achava a Dobló um carro bizarro até andar em uma pela primeira vez. Alguém aí me diz qual é a opção pelo menos semelhante a ela? Tinha a Berlingo, mas era BEM menor que a Dobló!

Aluguei uma em 2008, em Fortaleza. Achei bem instável na estrada, mas é um puta de um carrinho legal, cabe tudo e todo mundo, massa mesmo.

Não é carro pra ficar de viadagem pq a lanterna é feia, pq tem plástico e etc. É carro pra quem sabe do que precisa.

:+1 meu avô teve uma 1.3 16v fire completa....pecava apenas na falta de potencia com o ar ligado em subidas, mas ano passado ele passou para uma HLX 1.8 completa tbm, curto o carro pra caramba!

o carro é confortável, espaçoso e tem torque suficiente pra empurra muita gente

tudo nele eh funcional, nao adianta falar q o carro nao faz curva a 160 km/h até pq ele nao foi feeeeeeeito pra isso, mas voltando ao topico fiquei decepcionado com a "reestilização" pq fizeram um face-lift barato e não mudaram nada no interior a nao ser o grafismo do painel de instrumentos e o tecido dos bancos...ê brasilzao!

Postado em

Carro feio. Feio mesmo. Pior que ele, atualmente, só o Tata Nano. Nem o Picanto é tão feio. Eu nunca compraria um se não tivesse realmente necessidade. Viajei em um e posso dizer que apesar da aparência o carro é confortavel e espaçoso. Não achei instável não, e olha que pegamos uma estrada bem sinuosa de Campo dos Goytacazes até Itaperuna no Rio de Janeiro. Contudo não era eu quem estava dirigindo. A performance me pareceu bem razoável para um carro 1.8 com esse peso e carregado com 5 pessoas dentro.

[]'s

Crawling Chaos

Postado em

Digo instável pq ela balança mesmo. Tipo a 130km/h já dá uma tensão a mais, pq o volante fica muito leve, tem que corrigir a trajetória o tempo todo.

E isto pq eu já tava acostumado com a Ecosport na estrada.

Mas é bem confortável, até pra quem vai no chiqueirinho.

Postado em

Nuca gostei da Doblo acho feio principalalmente os vidros laterais não tem uma linha o do motorista é um o do banco de traz outro e o ultimo parece daquelas D-20 cabine estendida uhauhauhuah

minha opinião

valeuu...

Postado em

concordo com você!!!!!! to achando q se um carro desse ai (ou a fiat estrada locker) cai num rio arrisca de boia :vts :vts

Postado em (editado)

Concordo completamente com a última frase.

Para quem precisa das qualidades dele, sem dúvida é a primeira opção. Considerando que a segunda deve ser da kombi(!), não precisa nem argumentar o quanto o doblô é melhor.

Editado por Thelmo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...