Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Guilherme_Vital

Construçao dos baffle

Recommended Posts

Alguem conheçe esse tipo de construçao dos baffle, andei vendo em alguns forum japoneses sobre essa construçao e eles dizem que tem uma melhora, fazem tipo um buraco no meio dele .....alguem ja fez ou tem alguma informaçao?

Segue a foto....

37209541195907913.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se eu estou vendo certo, tá mais pro campo dos mitos...

Se falássemos em falantes cujo fluxo de ar fosse extremamente restringido, aí até que um difusor assim poderia trazer ganhos reais. Mas não é o que vejo, falantes raramente emitem algo a 90 graus do eixo. Ainda assim, isto estaria mais pra subwoofers.

Compartilhar este post

Link para o post
Se eu estou vendo certo, tá mais pro campo dos mitos...

Se falássemos em falantes cujo fluxo de ar fosse extremamente restringido, aí até que um difusor assim poderia trazer ganhos reais. Mas não é o que vejo, falantes raramente emitem algo a 90 graus do eixo. Ainda assim, isto estaria mais pra subwoofers.

Isso mesmo Kleber.....eles estavam falando algo que é pro ponto de escoamento do ar ficar suavizado....

Editado por Guilherme_Vital

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é recomendação de vários fabricantes, inclusive Hybrid Audio.

Caso faça um baffle para um midrange, por exemplo, muito grosso, você pode tupiar algumas partes atrás.

Segue foto de exemplo:

cimg0632t.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Caso faça um baffle para um midrange, por exemplo, muito grosso, você pode tupiar algumas partes atrás.

Segue foto de exemplo:

Mas este é o caso que citei acima... um falante que tem ventilação prejudicada. Qualquer chapa grossa e ele quase fica fechado. Nesse caso é obrigatório mesmo. Mas pro caso do baffle a coisa muda de figura. Exceto se o falante for de 6" com 5,5" de bunda... :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Isso eh comum.

O proprio Peerless HDS (Exclusive) precisa disso para poder sair o ar. Senao, se usar um baffle muito grosso, vc faz uma selada kkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Na dúvida ... Farei no meu set, boa idéia !

Após olhar o mid mais pezinho(mdf 15mm) realmente constatei que deve dar alguma melhora mesmo, principalmente em mids, ou melhor, falantes pequenos, pois obviamente tem uma menor carcaça, que por consequência, menor vazão de ar em relação a madeira.

Segue foto do meu morel de 5" e o dedo mingo ( minguinho, sei lá, kkk ) que é + - a espessura da madeira, notem que sobra realmente pouco espaço para a circulação de ar.

dsdsdwfwef.jpg

Editado por BYRONALD

Compartilhar este post

Link para o post
Na dúvida ... Farei no meu set, boa idéia !

Após olhar o mid mais pezinho(mdf 15mm) realmente constatei que deve dar alguma melhora mesmo, principalmente em mids, ou melhor, falantes pequenos, pois obviamente tem uma menor carcaça, que por consequência, menor vazão de ar em relação a madeira.

Segue foto do meu morel de 5" e o dedo mingo ( minguinho, sei lá, kkk ) que é + - a espessura da madeira, notem que sobra realmente pouco espaço para a circulação de ar.

dsdsdwfwef.jpg

Exatamente neste caso é que é útil fazer as cavas. A maioria dos kits tem voa passagem na parte de trás, mas o seu tem apenas furos, que vão restringir bastante com o baffle.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, isso ai não é recomendação da Hybrid Audio, nem da DLS, nem da Sbrubles Audio nem de ng...

Até onde as fotos me permitem ver, o conceito da primeira img e o da foto que vc postou são coiisas completamente diferentes.

O da primeira foto são cavidades feitas no meio do baffle. Na sua foto são rebaixos que terminam na face de dentro do baffle.

O sistema da primeira foto deve ser basear em alguma teoria sobre alterar o fluxo de ar. Não vou comentar pois nunca lí, testei ou estudei nada parecido.

Agora, o esquema da foto do Ianaconi é o que disseram, tem como objetivo beneficiar o fluxo de ar em baffles muito espessos.

Se o falante tiver a carcaça muito fechada e o baffle for muito grosso, a tonal e o controle do falante começam a ficar prejudicados. É algo que deve ser considerado.

Editado por Crasher

Compartilhar este post

Link para o post

bem observado... na segunda foto da pra ver que o falante entra por cima.... eu nao tinha percebido....

Compartilhar este post

Link para o post

Boa observação, também não tinha reparado.

Estranho mesmo. Tem que testar pra ver, ou melhor, ouvir. :)

Compartilhar este post

Link para o post

... ao mesmo tempo, a primeira foto não mostra o falante montado no bafle; assim sendo, o falante pode ser montado na face que está apoiada à mesa, mantendo a mesma idéia da foto postada pelo Ianaconi.

Não, isso ai não é recomendação da Hybrid Audio, nem da DLS, nem da Sbrubles Audio nem de ng...

Até onde as fotos me permitem ver, o conceito da primeira img e o da foto que vc postou são coiisas completamente diferentes.

O da primeira foto são cavidades feitas no meio do baffle. Na sua foto são rebaixos que terminam na face de dentro do baffle.

O sistema da primeira foto deve ser basear em alguma teoria sobre alterar o fluxo de ar. Não vou comentar pois nunca lí, testei ou estudei nada parecido.

Agora, o esquema da foto do Ianaconi é o que disseram, tem como objetivo beneficiar o fluxo de ar em baffles muito espessos.

Se o falante tiver a carcaça muito fechada e o baffle for muito grosso, a tonal e o controle do falante começam a ficar prejudicados. É algo que deve ser considerado.

Compartilhar este post

Link para o post
... ao mesmo tempo, a primeira foto não mostra o falante montado no bafle; assim sendo, o falante pode ser montado na face que está apoiada à mesa, mantendo a mesma idéia da foto postada pelo Ianaconi.

Mas é justamente o que o crasher falou, o corte é no meio do baffle....pode ver que a cavidade não passa para a mesa, é no meio.

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, a única forma de montar um falante ali é por cima... e não por baixo, pois não há borda livre para apoiar o falante por dentro.

Tanto a do Ianaconi quanto o baffle gringo usam o mesmo princípio, provavelmente com a mesma finalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ali são furos pra fixar as duas partes do baffle, pois, pela posição deles, o baffle teria a largura exata do falante, quando o ideal é que fosse mais largo, para facilitar a vedação. Além disto os furos estão pretos... ou foram pintados, ou há parafusos ali.

Sem falar que, se isto é feito pra ficar na frente do falante, então nego tá meio louco... isso aí introduz importantes alterações na curva de resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

P/ mim, são a mesma coisa.

Na segunda foto, dá pra ver os furos para fixar o baffle no carro, 3 no total. Os 6 pontos pretos devem ser parafusos que o sujeito usou para juntar as 2 partes do baffle. A primeira foto mostra apenas a parte do baffle onde o falante vai ser encaixado, a segunda mostra também a parte que vai ser fixada no carro.

Compartilhar este post

Link para o post

custei a entender o que o crasher falou, mas realmente também acho que a montagem seja por cima, o segundo aro por baixo acredito que seja só pra dar mais profundidade a montagem e encaixar a porta.

DARIA tambem pra montar do jeito que o chasher falou, mas acho que isso traria um resultado desastroso, de ualquer forma, se alguem estiver afim de testar..

uaehuae

eu acho que foi só um equivoco.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...