Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
viniciusaleixo

Estudando Mecanica dos Fluidos na Faculdade

Recommended Posts

Peguei um P3 12" denovo... KKKK

Agora vou fazer um duto com 260cm² por 96cm, vou bolar um jeito de adicionar um ressonador na caixa tambem, na parte interna e na externa do duto.

Deve-se somar o comprimento do ressonador ao duto, ou apenas o duto de 96cm por exemplo, e add o resonador nas pontas ?

E se apenas um dos lados tiver ressonador ?

Rapaz.. ai fode hein.... então, tem umas relações com volume do cone para saber o quanto irá diminuir no comprimento do duto... não é só colocar o ressonador ao duto não... e indico que vc faça interno e externo.. por isso que duto redondo para ressonador é muito mais fácil.. porem o ressonador em duto quadrado é facim de fazer...

Vai fazer com duto de 8" ??? po*** eu tinha feito uns projetos com duto de 8, 10 e 12", o problema todo pra mim foi a questão do tamanho da caixa! não quero ocupar a metade da mala... agora to vendo de fazer mais uma doidera lá, mas vai demorar....

Marcelo, uma dica que eu te dou... faz com duto redondo!

Douglas_tome... deu pra ouvir o grave lá da sua casa ontem ??? shaishiahsiuh quase fundi o bloco do motor, nao tava ouvindo nada! iuhiuhihu

Editado por Gui_MA

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu vou resinar TODA a caixa, inclusive o duto, isso ja deve diminuir muito o atrito.

Duto 8" redondo de 1m vai fical show no porta malas, vai parecer um carro de SPL usado pro dia dia. KKKKKKKKKKKKKKK

OFF:

Sera que uns 500 rms da pra tocar de boa num p3 ?

Compartilhar este post

Link para o post

esse é o problema de duto redondo.. verdade.. mas a questão de resinar a caixa e etc.. não faz mudar tanta coisa não.. o fo** é que sua caxa vai ficar gigantesca né... o volume dela provavelmente será alto e ainda tem esse enorme duto ai....

o que me fez usar os dutos que estou usando e não partir para dutos de maior árwa foi essa questão do tamanho da caixa.. pois meu carro é extremamente de dia dia e preciso de porta malas...

quanto a potencia aplicada, 500 leva bem sim... essa questão de ter que colocar 800 rms em p3, barbada... é melhor, claro, mas não é obrigatório !

Tem um esquma irado de se fazer em dutos retangulares onde todas as quinas ficam redondas.. mas tem que aumentar a área um poquinho.. (bem puco) e tem macete para poder arredondar as 4 quinas dele... é dificil de explicar por aqui, só fazendo mesmo!

os ressonadores para o duto quadrado, vc pode pegar um cano de pvc de 6", coloca ele na horizontal e corta ele longitudinalmente... partindo ele em dois ( duas meia lua) ficando assim ( e assim ), ai vc usa essas partes saindo do duto, dificil explicar mas se quiser fasso uns desenhos aqui pra vc e te mando por e-mail... passa seu e-mail ai!

bom, to indo pra uma reunião até 12:00 então.. ficarei off do forum.

vlw.

Compartilhar este post

Link para o post
os ressonadores para o duto quadrado, vc pode pegar um cano de pvc de 6", coloca ele na horizontal e corta ele longitudinalmente... partindo ele em dois ( duas meia lua) ficando assim ( e assim ), ai vc usa essas partes saindo do duto, dificil explicar mas se quiser fasso uns desenhos aqui pra vc e te mando por e-mail... passa seu e-mail ai!

vlw.

Posta o desenho pra nós também rsrs. :rolleyes::legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Posta o desenho pra nós também rsrs. :rolleyes::legal:

não consigo hospedar fotos aqui do trabalho cara!

marcelo dá uma luz ae... quer que eu faça o desenho pra vc ver como é?

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas fotos que caracterizam muito bem o assunto...

http://www.subwoofer-builder.com/port-flar...tive-length.gif

http://www.caraudioproductreviews.com/img/bandpass-box.jpg

subbox.jpg

13062009630.jpg

PC210257.jpg

Agora do Prof Murilovisc hehe...

http://www.termpro.com/dbdrag/photos/E11207W3M117P4C.jpg

Abraco...

Editado por viniciusaleixo

Compartilhar este post

Link para o post

Não li tudo...

Mas parece que o ressonador ideal seria um quarto de circuferência, com o maior raio possível.

Sobre o comprimento... Some metade do raio da circuferência do ressonador, que deve dar uma aproximação legal...

Compartilhar este post

Link para o post
Não li tudo...

Mas parece que o ressonador ideal seria um quarto de circuferência, com o maior raio possível.

Sobre o comprimento... Some metade do raio da circuferência do ressonador, que deve dar uma aproximação legal...

Jao o duto teoricamente ideal, seria um duto com MAIOR raio possivel, e o MENOR comprimento possivel, pois existe atrito entre o ar e a parede do duto, assim sendo, quanto maior o comprimento, maior o atrito...

Ah pessoal, a cada curva (joelho) adicionada, adiciona-se tb uma perda causada pelo proprio, ou seja, joelho causa perda...

Em exercicios de tubulacaoes, para achar a perda total (Ef), levamos em conta, o tipo de entrada e saida da tubulacao, quantidade de joelhos, e tipo de material da tubulacao e etc...

Abraco..

Compartilhar este post

Link para o post

o tamanho menor do duto eh importante... soq ue no caso da caixa de som, ele que sintonisa a caixa...

Pra diminir o duto e manter a sintonia, basta almentar o volume da caixa.

Compartilhar este post

Link para o post
o tamanho menor do duto eh importante... soq ue no caso da caixa de som, ele que sintonisa a caixa...

Pra diminir o duto e manter a sintonia, basta almentar o volume da caixa.

Pois eh, com toda essa teoria na cabeca, é uma base para conseguirmos achar um arranjo ideal, pois perda sempre vai ter, oq nos vamos tentar é amenizar essa perda, e aumentar a eficiencia da caixa...

Litragem, diametro e comprimento do duto, temos que tentar achar um arranjo ideal para a sintonia que desejamos...

Ano que vem nos vamos tentar em marcelo, hehe...

Abraco...

Compartilhar este post

Link para o post

Ja viu como funciona as caixas tipo "parede" na coluna B ?

NAO TEM DUTO !! sintonisa a caixa pelo tamanho da caixa e abertura do duto. mais o objetivo eh outro, toca-se com o comprimento de onda. mais eu nao sou nem perto de entendido nesse assunto... essa frase acima ja tem TUDO que eu sei sobre o assunto KKKKKKK.

Compartilhar este post

Link para o post
Ja viu como funciona as caixas tipo "parede" na coluna B ?

NAO TEM DUTO !! sintonisa a caixa pelo tamanho da caixa e abertura do duto. mais o objetivo eh outro, toca-se com o comprimento de onda. mais eu nao sou nem perto de entendido nesse assunto... essa frase acima ja tem TUDO que eu sei sobre o assunto KKKKKKK.

sela o carro e poem o sub no teto, para dimensionar o duto é ´so ir abirndo a janela.. ushaisuhaihsaiuhsaiuh

Compartilhar este post

Link para o post

só de pensar em encarar essa matéria já fico com medo !!!

no próximo semestre começa o martirio

Editado por Kustella

Compartilhar este post

Link para o post
só de pensar em encarar essa matéria já fico com medo !!!

no próximo semestre começa o martirio

calma cara, é sim,ples.. lembre que aquilo irá te ajudar com as caixas de som e seus dutos que vc aprende.. asuhaishaiushaiuh

Compartilhar este post

Link para o post

Velho, esses dias peguei um livro dessa matéria, para ver do que é que meus amigos da engenharia reclamavam tanto hehehe

Porr@, é fod@ mesmo, ainda bem que não entrei pra engenharia o-o-

Compartilhar este post

Link para o post

Quem quiser eu passo um livro completo, traduzido pelo meu fessor :P

É facinho... Só 600 páginas falando sobre o comportamento do fluído...

Easy :P

E as fórmulas tem, no mínimo, uma linha completa.... Tem algumas que são 2 ou 3 linhas :vts :vts

Nunca vi tanto dell e delta juntos... Não existe nada que não seja diferencial. Ou seja, saiba calculo I, II, III e um pouco de IV para se tornar possível ler o livro :vts

Compartilhar este post

Link para o post

Up. Aos nerds, não parem não rsrs. Estou tentando aprender alguma coisa por aqui. [-]:P

Compartilhar este post

Link para o post

aquele porrrrrrr.... de livro que o jão passo é tenso... tava dando umas lidas lá.. mas nem vou tentar as equações não, vou me atentar nas teorias e ver aonde isso vai dar!

Compartilhar este post

Link para o post
pior que nao jao, mas a diferenca entre eu e os nerds que mandam muito bem em provas e formulas é que eles se apegam só nessa parte, já eu sempre fico tentando ver a parte pratica do estudo. 4 anos de baja, 1 ano em empresa que fabrica maquinas de corte a laser, 1 ano estagiando na alemanha, acaba nisso, vendo a teoria na prática mesmo "sem querer". As vezes é bom, conseguimos entender muitas coisas, mas as vezes deixa um pouco bitolado.

Por exemplo quando um carro faz uma curva ali na esquina o cara já fica analisando o comportamento, a rolagem, imaginando os angulos da suspencao e direcao, a deformacao dos pneus e por ai vai..... é côidiloooooooko :rolleyes:

100% concordo!

Sou um cara que gosto do que faço, mas vivo me fudendo em provas eueahiUOEeahe

Viva a engenharia! :rever1:

Compartilhar este post

Link para o post

Atualmente faço uma matéria opitativa sobre projetos de equipamentos de controle de poluição atimosférica.. que sao chaminés, dutos de exaustao ou ventilação... cai tudo isso e mais um pouco.. perde de carga, como dimunuir e almantar e etc.. muita bacana e vejo muita coisa que se relaciona a duto e pressao interna externa!

Compartilhar este post

Link para o post

Quem quiser eu passo um livro completo, traduzido pelo meu fessor :P

É facinho... Só 600 páginas falando sobre o comportamento do fluído...

Easy :P

E as fórmulas tem, no mínimo, uma linha completa.... Tem algumas que são 2 ou 3 linhas :vts :vts

Nunca vi tanto dell e delta juntos... Não existe nada que não seja diferencial. Ou seja, saiba calculo I, II, III e um pouco de IV para se tornar possível ler o livro :vts

Manda aí, mas só fiz cálculo I e não me lembro de quase nada. Pode ser um bom pretexto para voltar a estudar cálculo.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Manda aí, mas só fiz cálculo I e não me lembro de quase nada. Pode ser um bom pretexto para voltar a estudar cálculo.

[]'s

Crawling Chaos

Opa...

Amigo, essa materia envolve muitos calculos diferencias, entao penso que extrapola conhecimentos do calculo 1, mas nao deixe de de ler e tentar assimilar e aprender !

Abraco !

Compartilhar este post

Link para o post

Opa...

Amigo, essa materia envolve muitos calculos diferencias, entao penso que extrapola conhecimentos do calculo 1, mas nao deixe de de ler e tentar assimilar e aprender !

Abraco !

Pois é, além de me provocar a voltar a estudar cálculo, posso usar esse conhecimento profissionalmente também.

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...