Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
casão

Time alignment e direcionamento de falantes para palco definido e larg

Recommended Posts

Se tiver interesse em comprar o CD do evento, é só entrar em contato.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade só queria fazer um pequeno teste no meu som para nivelar conhecimento e poder opinar tecnicamente nesse tópico.

[]´s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post
Na verdade só queria fazer um pequeno teste no meu som para nivelar conhecimento e poder opinar tecnicamente nesse tópico.

[]´s

Crawling Chaos

Eu lhe empresto o meu, para vc testar ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Só voltando um pouco à questão do alinhamento e direcionamento..

No último final de semana eu passei um dia inteiro tentando encontrar o melhor direcionamento pros fulls de 3 no meu carro... Várias coisas estranhas apareceram....rsrsrs

Primeiro, deixei tocando só os peitinhos com direcionamento cruzado (direito on e esquerdo meio off axis). Ajustei o TA na faixa 5 (three people...) pra acertar o centro do palco.... Ficou ótimo.

Depois, passei pra faixa 9 (7 batidas) e fui conferir.... tosco... tudo torto, deslocado....

Reajustei tudo com as 7 batidas.... Ficou bem razoável.... voltei pra faixa 5.... o centro ficou deslocado....

Conferir completamente a fase .... tudo certo...

Testei outros direcionamentos e deu na mesma...

A única coisa que não fiz (e talvez fosse a única saída) foi colocar os 2 falantes on-axis pro motorista, pq. ia ficar assimétrico e esteticamente (pra mim) inaceitável....

Bom, tudo tem seu preço... De qualquer forma, agora é tarde demais pra mexer nos peitinhos.. já estão na fase de acabamento....

Alguém mais teve essa percepção?

Compartilhar este post

Link para o post

Agora fiquei preocupado com o posicionamento do meu 3 vias... =/

Ja estava decidido a direcionar mid-range e tweeter para o centro do carro, mas agora...

O que nao gosto do direcionamento todo para o motorista, e a parte estetica da coisa... =/

Acho que fica esquisito...

Bem, vou tentar ao maximo jogar o direcionamento para o lado do motorista, vamos ver no que vai dar...

Abracos.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei interessante este tópico, e se observarem alguns inúmeros fenômenos acústicos que ocorrem dentro de um veículo,observarão que ,”O buraco é mais embaixo... .!

O que dificulta a “localização auditória” dentro da espectativa e da frustração em relação ao “Time correction” dentro do veículo?

Vidro? Painel? Posição? Fase?

Vamos lá !

(Those strange Phenomenas)

1-Difração

A difração acontece quando o som encontra um objeto que impede parte da passagem do som,jogando uma “Sombra”,em sua irradiação.Isso acontece,em esquinas,cantos,muros descontínuos,portas,etc...

O som tem a habilidade de se reconstruir e continuar se espalhando por “difração”,que se altera em função do comprimento de onda.(frequencia ,atraso, fase e variáveis)

Frequencias mais baixa (maior difração nas ondas longas longitudinais) e nas frequencias agudas (menor difração,em função do comprimento de onda menor e pelo fato de serem mais direcionais)

2-Reverberação natural produzida pelas reflexões de sons em superfícies ,que dispersam o som,enriquecendo-o por sobreposição de suas reflexões.

3-DIT=Diferença interaural de tempo

Fonte de percepção em frente a sua cabeça(onde os 2 ouvidos percebem)pq atrás,fica meio dificil...

4-DII=Diferença interaural de intensidade

Ouvido externo filtra frequencias sombreadas abaixo de 5 Khz

Recentemente,investi na compra de um equipamento e um software que me permite adquirir amostragens de alguns destes fenômenos .

O negócio é complicado,mas as soluções ja estão aparecendo.

Este sistema apresenta dados acústicos,em Milisegundos,fase,desvios, posicionamento etc...

Estou aprendendo a “fuçar”no equipamento,até dominar a arte,consequentemente ,e em breve pretendo tornar disponível aos clientes e amigos

Franco

• Upvote 2

Compartilhar este post

Link para o post
Agora fiquei preocupado com o posicionamento do meu 3 vias... =/

Ja estava decidido a direcionar mid-range e tweeter para o centro do carro, mas agora...

O que nao gosto do direcionamento todo para o motorista, e a parte estetica da coisa... =/

Acho que fica esquisito...

Bem, vou tentar ao maximo jogar o direcionamento para o lado do motorista, vamos ver no que vai dar...

Abracos.

Isso que ele relatou era com TA e para full-range. Imagine agora o que seria fazer isso com um 3 vias e sem TA. <_<

Por isso te perguntei (no outro tópico) como vc faria os ajustes de palco e imagem...

Compartilhar este post

Link para o post
Isso que ele relatou era com TA e para full-range. Imagine agora o que seria fazer isso com um 3 vias e sem TA. <_<

Por isso te perguntei (no outro tópico) como vc faria os ajustes de palco e imagem...

Pois eh Biju...

Eu vou experimentar primeiramente sem TA, so mexendo no posicionamento dos falantes mesmo.

Se nao der, ai vem um BitOne para tentar salvar a lavoura.

Entrei em contato com o Iana para comprar o CD e testar aqui essas batidas...

Abracos.

Compartilhar este post

Link para o post

Exato! quanto maior a quantidade de alto falantes,mais dificil fica de se alinhar !

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosidades!

Olha só o resultado da amostragem obtida com o equipamento que temos para analisar o retardo de tempo acústico , dentro do veículo:

Passat Alemão :

O microfone foi colocado no local do motorista,e apontava (AXIS)para cada alto-falante que era testado,para poder medir o delay de cada um.(um a um foram testados com o mesmo sinal).

O resultado foi estranho:

Tweeter esquerdo em cima do painel (2.43 mS=0,83 m.)

Tweeter direito em cima do painel (3.63 mS=1,25 m.)

Mid-bass porta esquerda :(4.38 mS =1,50 m.) ****Aqui esta um exemplo estranho,pq o mid estava a 1 metro de distancia ,fisicamente,e acusticamente deu 1,5 metro.

Mid-bass porta direita (4.17 mS =1,43 m.)

Uma das causas da dificuldade de ajuste da "imagem" ,com "as batidas do CD",foi o mid-bass esquerdo ,que estava bem mais perto fisicamente ,do que a amostragem indicou,por causa das "reflexões,difrações,etc...

Hj vou "fuçar" algumas experiencias novamente,e depois postarei aqui!

Editado por Francowharf

Compartilhar este post

Link para o post

Franco, realmente muito interessante e curioso. E poderia explicar bastante coisa no ajuste de Time Alignment.... Aguardo os graficos.

Compartilhar este post

Link para o post
Franco, realmente muito interessante e curioso. E poderia explicar bastante coisa no ajuste de Time Alignment.... Aguardo os graficos.

+ 1

Compartilhar este post

Link para o post
Mid-bass porta esquerda :(4.38 mS =1,50 m.) ****Aqui esta um exemplo estranho,pq o mid estava a 1 metro de distancia ,fisicamente,e acusticamente deu 1,5 metro.

Mas aí se deve à reflexões... tem o piso, painel e etc, tudo muito próximo ao microfone... Aí as reflexões devem causar distorções na medição, já que não há outra possibilidade que não passe por um DSP mal-programado de fábrica.

Compartilhar este post

Link para o post

Com a correria do campeonato(Não deu tempo :( ), e etc...

Só essa semana ,que acho que teremos tempo para continuar as experiencias com o Passat .

A base do problema,com certeza é "acústica",e acredito que com alguns "dampers"defletores ,etc...,será possível corrigir a amostragem do mid-bass esquerdo.

Acredito que vai ajudar muito a solucionar as dificuldades de ajuste no foco da imagem

A novela continua,e vou postando a medida que aparecerem os resultados :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Arrumei já. Achei o defeito.

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

será que isso não poderia ser também a indicação da necessidade de inversão de fase do mid bass em relação aos demais falantes?

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente tópico!

Há meses que tenho ajustado o TA no alpine. E como disseram,há pontos em que a sonoridade é mais natural do que quando alinhado para o centro do painel. Isto dá o que pensar. Não seria então melhor somente alinhar o SUB aos MIDs e deixar o kit (2 vias em bi-amp) sem alinhamento devido ao ganho na naturalidade e timbre?

Este é um assunto que vai longe...

Compartilhar este post

Link para o post

O Franco pesquisou mais a fundo?!

Compartilhar este post

Link para o post

kkkk, isto, na verdade são apenas padrões diferentes, um é atrasa por distancia e outro atrasa por tempo....se vc quiser pode só aumentar a distancia dos falantes da esquerda.

ta, sou bem leigo no assunto. tenho um dxz 785 em um sandero, com os mids na porta no local original, e os tweeters na coluna do parabrisa na altura do ouvido direcionado exatamente para os ouvidos dos lados correspondentes.

eu fiz o ajuste assim , mas no chute total, lado esq O cm , e lado direto 46 cm. Qndo to com o carro parado parece q fica bom.. as vezes parece q 36cm fica melhor.. andando parece q 0 fica bom.. sei la ... na verdade nem sei direito

hehehehe

entao pra começar:

1- esse ajuste em cm se refere a distancia adicional q o auto falante esquerdo se encontra do direito? ou a distancia que deve ser adicionada ao falante direito para equidistar do falante eskerdo ? (usei palavras que nem sei se existe mais asho que deu pra endenter?

Leem em consideraçao que nunca fui ou participei ou mesmo vi um SQ. O melhor som automotivo que eu ja vi ,por mais lastimavel que seja , eh o meu.

2- Para se construir um palco sonoro o vocalista deve estar localizado no centro do painel? eu na minha frente, esticando o palco para eskerda alem dos limites fisicos do carro? (se é que é possivel)

Da maneira que estou usando (46cm na direita) estou possicionando o vocalista no centro do painel, mas se isso for o palco sonoro, a impressao q tenho eh de estar sentado na cadeira do canto esquerdo do auditorio, e qndo vou a um concerto procuro sempre sentar no centro. hehehe

3- quais são os quisitos julgados em uma competição de SQ ? sabendo onde se deve chegar fica mais facil saber por onde ir neh. Antes de ler topicos sobre palco sonoro pensava que o TA servia apenas para concertar cancelamentos de fase.

Cara, espero muito a ajuda de voces pois estou fissurado em SQ mas nao tenho nada de referencia nem experiencia.. entao ajuda de vcs é fundamental

Valeu

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é utilizar uma música em que já se saiba que o cantor(a) está no centro do palco, e ajustar para ele ficar no centro do painel do carro.

Quando o ajuste é em CM, é só colocar as distâncias de todos os alto falantes que o aparelho se encarrega de ajustar o delay. Se o ajuste for em ms, aí tem uma conta para fazer, mas eu não me lembro.

Dá uma olhada no link abaixo.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=140516&st=0&p=2023397&fromsearch=1entry2023397

Compartilhar este post

Link para o post

O ideal é utilizar uma música em que já se saiba que o cantor(a) está no centro do palco, e ajustar para ele ficar no centro do painel do carro.

Quando o ajuste é em CM, é só colocar as distâncias de todos os alto falantes que o aparelho se encarrega de ajustar o delay. Se o ajuste for em ms, aí tem uma conta para fazer, mas eu não me lembro.

Dá uma olhada no link abaixo.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=140516&st=0&p=2023397&fromsearch=1entry2023397

ta, mas por exemplo

ouvi dizer q o ajuste devia ser feito assim: O falante que estiver mais perto do ouvinte , deixe em 0, depois diminua este valor da distancia dos demais falantes , e ajuste eles de acordo. Ex : FL = 46 cm; TA = 0, FR = 100 cm; TA = (100 - 46 = 54) 54 cm.. e assim por diant

mas entao assim.. se eu pegar uma trena e midir as distancias , por exemplo FL 0,46 e FR 1,00, posso botar exatamente esses valores no TA q eu terei bons resultados?

outra pergunta

botar 0cm no FL e 50cm no FR eh a mesma coisa que botar 10cm no FL e 60cm no FR? imagino q por um lado sim, pois esta atrasndo as duas fontes...porem se levar em consideração q tem um sub em mono no centro q nao vai ser atrasado, a segunda opção pode dar a impressao q os instrumentos localizado na eskerda estejam mais longe, ampliando o palco (com menos foco e nitidez , porem maior) ...

faz sentido ou to falando uma bestera gigantesca?

Compartilhar este post

Link para o post

No meu ver, faz sentido sim o que você está falando, mas não sei te dizer o que é certo. No meu Alpine, os ajustes são em "ms", então eu deixo o falante mais longe em zero e ajusto o delay para os demais.

Eu acredito que os player que mostram em "cm" é para ter uma interface mais amigável, e seria só colocar as distâncias medidas que ele já calcula o delay correto. Veja bem, eu disse acredito, não tenho certeza se é assim mesmo. Alguém mais experiente pode explicar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu ver, faz sentido sim o que você está falando, mas não sei te dizer o que é certo. No meu Alpine, os ajustes são em "ms", então eu deixo o falante mais longe em zero e ajusto o delay para os demais.

Eu acredito que os player que mostram em "cm" é para ter uma interface mais amigável, e seria só colocar as distâncias medidas que ele já calcula o delay correto. Veja bem, eu disse acredito, não tenho certeza se é assim mesmo. Alguém mais experiente pode explicar melhor.

Certo, valeu pela dica leao.

vou esperar e ver se alguem me da certeza de alguma coisa

;)

abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Gente aprende a botar o positivo pra dica quando ela é valida ou aprende algo

E FrancoWharf cada tópico que eu leio que você responde eu aprendo algo, obrigado mesmo. Parabéns cara, o fórum tá precisando de material assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...