Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bessa27

Duvida na caixa

Recommended Posts

Galera, duvida basica........soh para eu tentar encontrar um parametro na minha cabeca:

Supondo:

No manual um sub diz que a litragem correta eh 20 litros........tenho duas opcoes:

- Deixar ela com 19 litros MDF de 18mm

ou

- Deixar ela com 21 llitros MDF de 15mm

= = =

Soh queria saber a hierarquia de importancia de cada fator........qual sobrepoem o que?

Valew

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Selada?

MDF 18...

Se der para fazer travamentos internos, faça, mesmo perdendo mais litragem ainda!

Alias... Seu carro, assim como o meu, descer horrores não acontece, independente da litragem, tipo de caixa, ganho do amplificador... Melhor sacrificar um pouco e tocar bem o que consegue :P

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

Na verdade foi meio que uma suposicao..........meu P3 ta na mao, to tesdando ele na pratica, pois de jeito nenhum consigo achar toods os dados que o WinISD pede..........ou sou muito burro, ou preciso dormir.........

A litragem correta no manual dele eh 17 litros.................adiciona ai mais 2 do motor dele.............o ideal entao ia ser 19 litros..........

A Caixa eu ia deixar com 24 e MDF de 18 travada.................ai bele.......

acabei de pegar a caixa e o cara fez com 15mm........mas tudo travada...........e ai a litragem subiu pra 26,5 litros...................ai sei la..........vamo testar.........nao sei nao......

O que vc acha Jao?

Compartilhar este post

Link para o post

Você não é igual a mim..

Acho que vai ficar da hora! Se tiver bem travada de verdade!

Testa, melhor jeito!

Sobre o WINISD...

Desmarca o AutoCalculate lá embaixo, e adiciona todos os dados que você tiver... Depois é só salvar =P

A maioria das coisas que pede lá, não precisa! :vts Não para analise de resposta, ao menos...

PS... Sobre não ser igual a mim, digo, em abusar de potência e escutar basstest! Caixa selada MAIOR que a especificado pode dar problema com xmax.... Mas não altera significativamente a resposta para ser vantagem, ou preocupante... Ao menos, pelo o que me falam desde que entrei no som, e consegui simular com meus subwoofers =P

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post
Você não é igual a mim..

Acho que vai ficar da hora! Se tiver bem travada de verdade!

Testa, melhor jeito!

Sobre o WINISD...

Desmarca o AutoCalculate lá embaixo, e adiciona todos os dados que você tiver... Depois é só salvar =P

A maioria das coisas que pede lá, não precisa! :vts Não para analise de resposta, ao menos...

PS... Sobre não ser igual a mim, digo, em abusar de potência e escutar basstest! Caixa selada MAIOR que a especificado pode dar problema com xmax.... Mas não altera significativamente a resposta para ser vantagem, ou preocupante... Ao menos, pelo o que me falam desde que entrei no som, e consegui simular com meus subwoofers =P

João,

Deixa eu te perguntar um negocio...

Meu carro é uma Strada CE. Todo carro assim como o meu e o seu tem resposta do grave prejudicada com as janelas fechadas? Porque, no meu caso, a diferença é absurda. Com as janelas (e tem que ser as duas) aberta o grave é muito mais extenso e presente. Vc sabe porque?

Eu imagino que seja por causa de um eventual cancelamnento de ondas, pela cabine ser bem mais estreita do que um carro hatch por exemplo. Tô viajando, ou é por aí?

[]s

RUI.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara Mais faciel seria vc calcula a caixa e descontar a madeira tanto faz d 18 ou d 15 so desconta a espessura do mfd q vc faz a litragragem q vc quizer claro cm o 18 vai fika melhor mais firme e vibra menos mais na hora d calcula a litragem so desconta a medeira e pronto blz flw

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que 21l e msf 15 esta de bom tamanho.

As paredes ficam bem pequenas.

Compartilhar este post

Link para o post
Acho que 21l e msf 15 esta de bom tamanho.

As paredes ficam bem pequenas.

:+1

Eu mesmo que nunca usei caixas muito pequenas, para 20L, 15mm está suficiente!

Só se for um sub realmente muito forte, antes previnir com travamentos internos, do que arriscar

Compartilhar este post

Link para o post
João,

Deixa eu te perguntar um negocio...

Meu carro é uma Strada CE. Todo carro assim como o meu e o seu tem resposta do grave prejudicada com as janelas fechadas? Porque, no meu caso, a diferença é absurda. Com as janelas (e tem que ser as duas) aberta o grave é muito mais extenso e presente. Vc sabe porque?

Eu imagino que seja por causa de um eventual cancelamnento de ondas, pela cabine ser bem mais estreita do que um carro hatch por exemplo. Tô viajando, ou é por aí?

[]s

RUI.

Bom...

A explicação que mais me convenceu foi a seguinte...

Para se formar uma onda você precisa da distância de 1/4 dela... (mesmo princípio das LTs e AirCoupler).

Ou seja... A 30 Hz precisa-se de 2,8 metros para formar a onda. Em uma pickup, esqueça!

Claro que bancos, tecido, corpo das pessoas, painel e tal acabam tornando a distância menor... Sei lá, precisaria de 2,6 metros...

Quando se abre o vidro, você acaba dando o espaço necessário para a onda formar...

Em quase todo o carro dá diferença, mas em pickups a diferença é MUITO mais notável... É coisa de ter músicas que só tocam de vidros abertos.

A explicação está certa? Não sei... Me convenceu... Melhor do que as outras que escutei!

Compartilhar este post

Link para o post

Eh, tbm noto isso...............com as portas ou janelas abertas, tem a sensacao de uma dutada, e ja com tudo fechado, parece uma selada......

Compartilhar este post

Link para o post
Bom...

A explicação que mais me convenceu foi a seguinte...

Para se formar uma onda você precisa da distância de 1/4 dela... (mesmo princípio das LTs e AirCoupler).

Ou seja... A 30 Hz precisa-se de 2,8 metros para formar a onda. Em uma pickup, esqueça!

Claro que bancos, tecido, corpo das pessoas, painel e tal acabam tornando a distância menor... Sei lá, precisaria de 2,6 metros...

Quando se abre o vidro, você acaba dando o espaço necessário para a onda formar...

Em quase todo o carro dá diferença, mas em pickups a diferença é MUITO mais notável... É coisa de ter músicas que só tocam de vidros abertos.

A explicação está certa? Não sei... Me convenceu... Melhor do que as outras que escutei!

João,

Era o que eu imaginava mesmo.... Vou dar uma pesquizada, se eu achar alguma coisa que explique tecnicamente o que acontece, aí eu posto aqui.

valew :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Eh, tbm noto isso...............com as portas ou janelas abertas, tem a sensacao de uma dutada, e ja com tudo fechado, parece uma selada......

Aí BESSA27,

Desculpa aí me meter no seu topico com outro assunto, mas como acho que vc também tem uma pick up, então resolvi me atrever.... Prometo que não faça mais isso... :legal:

[]s

RUI.

Editado por Rui

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, acabando de desviar o tópico :P

Outra coisa que esqueci de falar antes...

Você tem dentro da caixa e fora da caixa, com diferença de pressão causada pela excursão do cone....

Quando o cone está saindo da caixa, com os vidros fechados a pressão dentro do carro vai aumentando, dificultando a excursão do mesmo (controle de cone).

Com os vidros abertos essa pressão se mantém constante, oferecendo menor resistência ao deslocamento do cone....

A diferença de pressão em um carro pequeno (pickup) é muito maior do que em um carro maior....

Mas em ambos existem, o sub (mesmo em carro maior) toca mais forte com os vidros abertos....

Agora em pickup, além de tocar mais forte, desce mais... Em carros normais apenas toca mais forte! (não vale para sedã, por motivos óbvios).

Se você pensar técnicamente, a diferença é pequena... Afinal o sub tem pouca área... Mas repare que é um fenômeno verdadeiro :P E essa foi outra explicação que me convenceu...

Verdade ou não, gostaria que o SubSonic dissertasse um pouco... Depois (se eu lembrar) mando o tópico para ele!

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, acabando de desviar o tópico :P

Outra coisa que esqueci de falar antes...

Você tem dentro da caixa e fora da caixa, com diferença de pressão causada pela excursão do cone....

Quando o cone está saindo da caixa, com os vidros fechados a pressão dentro do carro vai aumentando, dificultando a excursão do mesmo (controle de cone).

Com os vidros abertos essa pressão se mantém constante, oferecendo menor resistência ao deslocamento do cone....

A diferença de pressão em um carro pequeno (pickup) é muito maior do que em um carro maior....

Mas em ambos existem, o sub (mesmo em carro maior) toca mais forte com os vidros abertos....

Agora em pickup, além de tocar mais forte, desce mais... Em carros normais apenas toca mais forte! (não vale para sedã, por motivos óbvios).

Se você pensar técnicamente, a diferença é pequena... Afinal o sub tem pouca área... Mas repare que é um fenômeno verdadeiro :P E essa foi outra explicação que me convenceu...

Verdade ou não, gostaria que o SubSonic dissertasse um pouco... Depois (se eu lembrar) mando o tópico para ele!

Blz.....

Quanto mais gente (qualificada) se pronunciar.... melhor!!

Agora, vc disse que em pick ups o sub desce mais. Porque?

Compartilhar este post

Link para o post

Não desce mais, desce menos!

Mas o efeito de abrir os vidros faz descer mais!

Não fui claro na minha afirmação..

Tipow...

Carro normal abrir os vidros só toca mais forte...

PickUp abrir os vidros toca mais forte e desce mais (em relação aos vidros fechados), mas menos que carro normal.

Compartilhar este post

Link para o post
Não desce mais, desce menos!

Mas o efeito de abrir os vidros faz descer mais!

Não fui claro na minha afirmação..

Tipow...

Carro normal abrir os vidros só toca mais forte...

PickUp abrir os vidros toca mais forte e desce mais (em relação aos vidros fechados), mas menos que carro normal.

Belaza João,

Eu te perguntei justamento por isso. Pois tive a impressão do sub descer menos em pickups, do que comparados em carros normais. Mas foi só coisa de ouvido mesmo.

Mas, vc sabe em dizer pq desce menos, seria por as frequencias mais baixas serem maiores e consequentimente terem ondas mais compridas?

Compartilhar este post

Link para o post

não esquece que o carro é uma "extensão" da caixa... como assim?

Vc "aprisiona" o que o cone excursiona para trás... dentro da caixa propriamente dito...

e "aprisiona" o que o cone excursiona para frente... dentro do porta malas... por isso a sensação de menor SPL ao abrir a mala... ou o oposto ao fechar...

nosso carro (Pick-up) a "segunda caixa" é a cabine... dai a diferença....

Compartilhar este post

Link para o post

Ps.: Qnt a diferenca de 2L em 3mm de espessura... eu nunca ouvi falar... na realidade o que a gente faz na prática... é comprar a madeira + em conta... heheheh... se a de 15mm tiver em promoção vai ela... se for compensado... vai ele... e por ai vai... vc acha que os caras que fazem caixa para PA compram MDF de 30mm? heheheh

eles compram compensado de 9mm e colam as chapas... hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Oba, alguém da Velha Guarda ajudando no tópico!

Podemos considerar o carro como uma bandpass, e a parte selada sendo a cabine? Acho que ficaria fácil de entender! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Po Joao,

O cara foi registrado esse ano... ele ta em duvida sobre volume, o pq da diferenca de 2L mudando a espessura...

imagina eu falar para ele que a cabine forma uma Band-Pass... o cara vai pirar... rs rs

So nao utilizei a linguagem tecnica para nao atrapalha-lo... as vezes é melhor se fazer entendido que se fazer de "detentor" do saber... rs rs

Abraços,,,

Ps.: Claro! é uma band pass sim!!! e das BOAS! na realidade a cabine a parte dutada... a selada a propria caixa.... heheheh

Ps2.: Aqui ta sem acento (preguica de usar os codigos para acentuacao).... heheh :)

Editado por Rapha_4_bass

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...