Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Encontro SQFriends - sexta 3/julho/2026 19h~23h - Garagem 55 *****

tequilaj

Selada ou BP de 4ª ? BP SIM !

Recommended Posts

Postado em (editado)

Dae galera,

Faz tempo que quero trocar a caixa do meu Extreme de 10" "Mosca Branca Edition", e agora nas férias estou decidido a fazê-la.

Depois de criada coragem, vem as dúvidas :

Trocando idéia com o vxice, ele fez 2 sugestões:

35L livres com 1 duto de 4" por 20cm. Gostei da idéia e fui simular no winisd. Eis o resultado :

35lv2.jpg

Gostaria de saber onde posso ir além ... se SPL ou Sub ... o carro é sedan, então ...

A 2ª sugestão foi construir uma BP de 4 ... ae que está ... Simulei alguma coisa pelo winisd e o melhor que consegui foi isso :

35lv4.jpg

especificaesext.jpg]

Agora vem a questão : Estou indeciso pra onde ir

Ouço falar bem horrores da BP em sedan, mas é um projeto bem mais arriscado ... por isso estou pedindo ajuda... e outra

Se tratando de uma selada, é o melhor que consigo chegar ?

Todas as idéias são bem vindas :rever1:

Editado por tequilaj
Postado em

Ola meu amigo, a sua simulaçao da band pass ficou legal, so que eu deixaria ela subir um pouco mais..

A dutada ta legal, ta com bastante ataque e nao ta descendo tanto. Almenta um pouco mais a litragem da dutada e dimunue a sintonia pra uns 35hz + -... Deve ficar bem legal...

Postado em

Eu particularmente iria de dutada, projetinho fácil, prático e o resultado é muito bom, seguiria a sugestão do vxice, faria uma dutada descendo bem a frequência que deve ficar bem interessante o resultado com o Extreme de 10"

Mas nada contra BandPass de 4º ordem, só nunca tive experiencia com elas, algum dia pretendo arriscar alguma coisa!

Quem sabe alguém não te dá uma força para sair essa BP...

Postado em (editado)
Ola meu amigo, a sua simulaçao da band pass ficou legal, so que eu deixaria ela subir um pouco mais..

A dutada ta legal, ta com bastante ataque e nao ta descendo tanto. Almenta um pouco mais a litragem da dutada e dimunue a sintonia pra uns 35hz + -... Deve ficar bem legal...

Ae que tá ... não tenho muitas idéias de como mudá-la. Aumentei as câmaras e talz ... mas s fujo da FS bagunça td ....

Já na dutada aumentei o volume e a FS.

35lv5.jpg

Eu particularmente iria de dutada, projetinho fácil, prático e o resultado é muito bom, seguiria a sugestão do vxice, faria uma dutada descendo bem a frequência que deve ficar bem interessante o resultado com o Extreme de 10"

Mas nada contra BandPass de 4º ordem, só nunca tive experiencia com elas, algum dia pretendo arriscar alguma coisa!

Quem sabe alguém não te dá uma força para sair essa BP...

Justamente pela dificuldade e a total falta de experiência que fiquei em dúvida e vim trocar idéias pra me esclarecer e talz. Fiz uma nova simulação da dutada.

Como ficou o XMAX na bandpass?

?

Editado por tequilaj
Postado em
Da uma melhorada na banda pass....tenta tira um pouco mais de SPL dele ^^ mas ta muito boa

a dutada tambem ta legal..

Esse está sendo o meu maior problema ... não acerto na simulação ... sempre q mudo muito zoa tudo ... consegui subir um pouco e sintonizar em 40, mas a caixa ficou monstruosa ...

To com medo de fazer essa BP e rachar o bico ...

Postado em

bom... extreme em BP eu nunca ouvi... so te peco para ter cuidado com potencia e distorcao... pq o extreme é meio que "fragil".... ainda mais de BP... que vc só ouve distorcao qndo ja passou MUIIITO do minimo recomendado pelo fabricante do falante.... ou seja... normalmente é na hora que teu sub morre que vc ouviu a distorção...

Qnt a carro sedan e etc... o Extreme nunca foi e nao será um sub "melodioso"... sempre foi um sub pancadao... entao esqueca se vc quer ouvir um som mais "apurado"... o extreme é tapa na orelha....

A dutada que ele pede é uma boa... só que ela sempre vai te dar pancada (afinal é característica do sub)....

Selada... talvez vc consiga baixar um pouco o pico dele por volta dos 63/64hz....

BP... eu nunca ouvi... se vc conseguir o que vc simulou... vai tocar bem bom, viu?

Abracos e boa sorte!

Ps.: nao deixe de voltar e postar sua opiniao sobre a caixa...

Postado em (editado)
bom... extreme em BP eu nunca ouvi... so te peco para ter cuidado com potencia e distorcao... pq o extreme é meio que "fragil".... ainda mais de BP... que vc só ouve distorcao qndo ja passou MUIIITO do minimo recomendado pelo fabricante do falante.... ou seja... normalmente é na hora que teu sub morre que vc ouviu a distorção...

Qnt a carro sedan e etc... o Extreme nunca foi e nao será um sub "melodioso"... sempre foi um sub pancadao... entao esqueca se vc quer ouvir um som mais "apurado"... o extreme é tapa na orelha....

A dutada que ele pede é uma boa... só que ela sempre vai te dar pancada (afinal é característica do sub)....

Selada... talvez vc consiga baixar um pouco o pico dele por volta dos 63/64hz....

BP... eu nunca ouvi... se vc conseguir o que vc simulou... vai tocar bem bom, viu?

Abracos e boa sorte!

Ae que está ... sempre tive essa impressão dele ... é pancadão mesmo. Não sei se tento tirar mais sub graves dele ou tiro o max de spl ... gosto de ver o carro tremer e sei q um de 10" pra um sedan é pouco, por isso a idéia de tentar a BP ...

Procurei já bastante ... (uns 4 meses já) e não vi nada de bp pra ele.

Por isso não sei se tento algo mirabolante e construo essa bp q simulei (não ficou nada monstruosa perto da outra q simulei aqui mas com um ganho maior) ou se invisto meu tempo numa dutada de 38 q foi a resposta mais plana q consegui, ou ataco pra outro lado !

Bem vindos ao meu mundo de dúvidas ! :pirou:

Editado por tequilaj
Postado em

Abracos e boa sorte!

Fragil, eu te garanto que ele nao é, agora se o xmax dele e pequeno ai ja e outra historia...

Eu e o vxice, ja "colocamos" 5 krms clipando levemente em um par, e nada, nem cheiro deu...

Na verdade tudo e relativo, mas mononota te garanto que ele nao eh, ele e um sub muito versatil...

Vide que a mb quart usou parte do projeto do extreme...

Abraco...

Postado em

Vinicius... entendo sua posição... já tive... gostei... mas queima fácil, pro isso é frágil... com relação ao xmax... isso pouco importa.... só deixar na mão de um desavisado... já era.... procure os posts dos extreme... quem teve trocou pelo menos 1 bobina... quanto a clipar... deixa tocar 1 música só clipando para vc ver... ou melhor.. não ouvir... ou sentir o cheiro de queimado.... ;)

Quanto a ser mononota... não disse isso em lugar algum... pelo visto vc deve achar isso dele, correto? ele nunca será um sub igual ao E2k... aquilo sim... aguenta pancada... seja potência... seja distorção... pode ser o de 500wrms (antigo) ou de 700wrms... queimar um e2k nem botando na tomada! heheheh

quanto a MB QUART... foi uma joinventure... entre Selenium e MB... te garanto que os MB eram bem + resistentes! heheheh ;)

Abraços

Postado em
Vinicius... entendo sua posição... já tive... gostei... mas queima fácil, pro isso é frágil... com relação ao xmax... isso pouco importa.... só deixar na mão de um desavisado... já era.... procure os posts dos extreme... quem teve trocou pelo menos 1 bobina... quanto a clipar... deixa tocar 1 música só clipando para vc ver... ou melhor.. não ouvir... ou sentir o cheiro de queimado.... ;)

Quanto a ser mononota... não disse isso em lugar algum... pelo visto vc deve achar isso dele, correto? ele nunca será um sub igual ao E2k... aquilo sim... aguenta pancada... seja potência... seja distorção... pode ser o de 500wrms (antigo) ou de 700wrms... queimar um e2k nem botando na tomada! heheheh

quanto a MB QUART... foi uma joinventure... entre Selenium e MB... te garanto que os MB eram bem + resistentes! heheheh ;)

Abraços

Po Rapha, continuo nao concordando...

O que sempre, leio é que extreme tem uma otima construcao, otima refrigeracao de bobina... isso de gente que entende, como o praia... claro nao é a 8 maravilha do mundo, mas e uma boa construcao..

Na pratica, usando 100% de headroom, os subs so cheiraram verniz 2 x, uma quando amaciando no sd2300 do vxice, fato normal, e outra quando tava escutando da blow clipando forte... uso um 2k5d, pode nao parecer, mas é uma potencia relativamente alta..

Apesar de ter feito uma caixa picuda pra 60 hz(campeonato), alterando os dutos consigo deixar ela bem suave, mas com uma caixa errada ele fica bem agressivo mesmo...

Falo pra voce, que pra queimar um, nao e facil, uma caixa mal feita por exemplo ajuda muito...

Claro ja ouvi historias de alguns subs queimados tb, mas isso deve ao fato de mau uso...

Como ja havia falado, eu e o marcelo colocamos 60hz puro, com no minimo uns 4,5 mil rms, e nada...

Particulamente acho ele superior ao e2k, mas isso e gosto pessoal...

Melhor agente ficar nisso mesmo, afinal gosto e gosto...

Nao quero mudar sua opiniao. so coloquei a minha...

Mas é isso aew brother,

Abraco...

Postado em

O Extreme eh muito superior ao E2k em TUDO, menos em subgrave... De resto nao tem nem como comparar.

O extreme tem um sistema de refrigeraçao do inferno, um dos melhores que eu ja vi. Esses 600 rms "escrito" nele eh praticamente ilustrativo. Se vc for pesquisar a fundo sobre potencia de amplificador e refrigeraçao da bobina levando em conta o tempo de uso. Da para usar ele faci facil com 1300 rms sem perigo algum, logico... tem que ter cabeça e nao deixar clipar né!!

Detalhe. 5000 rms com clip !

Postado em

Bom... não to discordando de vocês... só que aqui no forum mesmo...

procure os posts do rafaelsound sobre review de subs... vc's verão que o E2k é o melhor sub nacional... já tive tb... em construção... resistência, seja elétrica, seja mecânica... etc...

o extreme tem suas particularidades... procure sobre posts.... falando dele...

Qnt a queimar... já tive bicho papao na época que todo mundo queimava... e o meu tocando com 1 ice de 1800wrms na época... nunca apresentou problemas... eu digo que o BP era ótimo... queimava aos montes? queimava... Ja tive destroyer de 800wrms... uma porcaria... tive o de 1200wrms com intercooler... um dos melhores subs que já tive... é meu brother... é saber que MUITA GENTE teve problema...

Qnt a refrigeração... procure o post do Rafael... ele com embasamento tecnico... deu o parecer dele... o e2k é sem duvidas um dos melhores subs nacionais...

Ps.: Qnd for ai no ES quero marcar de ouvir essa bagaça! hehehe

Abraços

Rapha

Postado em

procure os posts do rafaelsound sobre review de subs... vc's verão que o E2k é o melhor sub nacional... já tive tb... em construção... resistência, seja elétrica, seja mecânica... etc...

Qnt a queimar... já tive bicho papao na época que todo mundo queimava... e o meu tocando com 1 ice de 1800wrms na época... nunca apresentou problemas... eu digo que o BP era ótimo... queimava aos montes? queimava... Ja tive destroyer de 800wrms... uma porcaria... tive o de 1200wrms com intercooler... um dos melhores subs que já tive... é meu brother... é saber que MUITA GENTE teve problema...

Qnt a refrigeração... procure o post do Rafael... ele com embasamento tecnico... deu o parecer dele... o e2k é sem duvidas um dos melhores subs nacionais...

Abraços

Rapha

hehe, demoro.. so aparecer.. rs

Abraco...

Postado em

Abraços

Rapha

Aprofundando o tanto que o rafael aprofundou... nao sei nao... tenho minhas duvidas. Nao procurei os posts dele :huh:

Mais o rafael TEM moral pra falar isso, ele manja muito... :vts

E quanto a queimar os BP, eu ja tive 1 BP 15" 550rms ligado nun ICE 1500 (dai vem meu nick, eu tinha um ICE 1500 quando me registrei rsrsrsrs), e ele nunca fedeu e nem queimou. Sempre soube usar.

Quanto a vir pro estado.. seria uma honra !

Se tiver ideia de aparecer, manda uma MP, sera um prazer recebe-lo

Abraços

Postado em

Caraca! assim eu fico ate emocionado! heheheh

com tamanha "recepção"... rs rs rs

Pode deixar... to querendo ir na fabrica da garoto... comprar uns 100g de serenata de amor... hehehe... minha esposa me perturba! rs rs

Assim que eu marcar de ir ai eu aviso a voces!

Abracos!

Postado em

Galera ... não consigo achar um bom parâmetro pra começar a BP e tenho medo de fazer :banghead

Acho q vou apostar na dutada de ~38L na casa dos 38Hz ...

No fim das contas, estou começando a achar (na verdade faz tempo) q preciso é de mais um sub :unsure:....

Postado em (editado)

Depois de mais um tempo quebrando a cabeça, decidi ... vou arriscar a BP sim e vamos ver no que vai dar ...

Agora preciso da ajuda de vcs pra decidir em que frequencia vou sintozinar ....

bpvfinal.jpg

Melhor ficar com os 55 com mais resposta pra baixo ou 60 e ganhar mais pico ???

Nesse caso a única medida q vai variar é a do duto

imagemcaixabp.jpg

Conto com vcs pra ajudar na reta final :legal: ... o próximo passo é deisitir desse falante :rolleyes:

Editado por tequilaj
Postado em

Achei estranho pq nao esta aparecendo nas fotos a frequencia de ressonancia da parte selada da bandpass(la no meu pc aparece), no geral usa-se bandpass simetrica(acho que é isso) com a ressonancia dianteira igual a traseira, mas a casos em que se usa um pouco diferente para fazer um ajuste fino da resposta desejada...Voce nao colocou ainda como fica o xmax, como fica a curva de potencia aceita por esse falante nessa caixa, a curva de potencia que o amplificador vai liberar de acordo com a impendancia... coisas que sao bem importantes, nao adianta nada uma curva de resposta bacana e um xmax ultrapassando em frequencias que vc deseja ouvir... abraço!

Postado em

Olha, eu acabei de fazer uma band pass pra um par de UXP. Acho que vou acabar partindo pra uma dutada daqui uns tempos.

Alem do fator espaço, a dutada é mais facil de chegar a um resultado agradavel...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...