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ramonnnn

Pode o mal dimensionamento de uma caixa queimar o AMPLIFICADOR?

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Seguinte, pessoal

 

Meu primeiro post aqui e gostaria de tirar dúvidas, bem como compartilhar o que aconteceu comigo. Procurei sobre o assunto e não achei nada na internet.

 

Eu possuo um módulo BOSS CX1000M 4 canais classe AB que toca, atualmente 1 par de 8pw3 + 1 corneta + 1 super tweeter e um Pioneer 308D2 numa caixa de 52L com duto de 4" x 30cm. O woofer de 8 está ligado em paralelo com a corneta, fechando 4 ohms e ligado em um canal estéreo, o outro woofer está ligado em paralelo com um super tweeter, fechando 4 ohms e ligado noutro canal estéreo. O as bobinas do sub estão ligadas em série (totalizando 4 ohms) em bridge no canal 3 e 4.

 

Problema: Desde que instalei o subwoofer, o amp começou a queimar transistores de saída. Fui na assistência, me cobraram R$160,00 para arrumar. Cheguei em casa com o amp, liguei no sub, durou 3 minutos e queimou. Retornei na assistência, arrumaram e testaram na minha frente ligando o amp com 2 bridges (canais 1 e 2 e canais 3 e 4) em 2 subs de 4ohms de impedância cada (um em cada bridge). Tocou por 15 minutos e mal ficou morno. Coloquei no meu carro, liguei no sub, toquei volume e adivinhem? QUEIMOU DE NOVO... :banghead Dessa vez deixei o carro lá para eles fazerem uma inspeção completa e o diagnóstico foi o seguinte:

 

Segundo o técnico, a litragem da caixa está alta e o duto está grande demais, logo, em desacordo com o manual (medidas da caixa retiradas daqui do Fórum autosom) o que fazia o sub se comportar como "Free Air", ocasionando batida de bobina que gera um pequeno curto fazendo a saída do amplificador queimar.

 

Li inúmeros relatos de pessoas que usam caixas dutadas nestas características para esse sub mas nunca vi algum relato que possa ter dado problema no AMPLIFICADOR. Tudo que pesquisei sobre problema de litragem estava relacionado à queima do próprio subwoofer.

 

Gostaria da ajuda e opinião dos colegas para saber se isso realmente procede, e o que posso fazer para ajustar minha caixa da maneira adequada.

 

Obrigado, um abraço a todos hand26

 

 

Edit: erro de digitação

Editado por ramonnnn

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Seu tecnico eh um burro !!!

 

Pode trocar de tecnico. Ele esta usando transistores ruins (paralelos) e issoq ue esta ocasionando a queima.

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Bom, ele colocou os transístores originais... isso já tinha acontecido antes... esse amp só me deu incomodação :P

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"originais" como?

 

Modelo igual?

 

Existem MUITAS marcas...

 

O modelo é só referência, original non ecziste :P

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Empurra o cone do sub até o final e veja se ele "roça" em algum ponto... se roçar, o risco é da bobina ter perdido o isolamento com o atrito, e causa um pequeno curto ao excursionar.

 

De resto, é conversa...

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po entao o que vai queima de amp....

asuhsuahasuas

todos do autosom usam a receita dos 50l e 4x30 e acho q ela não é o culpado

algo ta errado no modulo...

so q nao manjo de eletronica

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Ta certinho a ligacao das bobinas?

 

 

Ta certinho sim... em 4 ohms

 

 

 

Empurra o cone do sub até o final e veja se ele "roça" em algum ponto... se roçar, o risco é da bobina ter perdido o isolamento com o atrito, e causa um pequeno curto ao excursionar.

 

De resto, é conversa...

 

 

Valeu a dica, vou dar uma conferida

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"originais" como?

 

Modelo igual?

 

Existem MUITAS marcas...

 

O modelo é só referência, original non ecziste :P

 

 

Verdade... modelo igual então! hahaha :rolleyes:

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Quando o carro chegar da inspeção do seu "teco" posta para gente o que ele falou..........

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Quando o carro chegar da inspeção do seu "teco" posta para gente o que ele falou..........

 

 

Chegou e ele disse isso "a litragem da caixa está alta e o duto está grande demais, logo, em desacordo com o manual, que fazia o sub se comportar como "Free Air", ocasionando batida de bobina que gera um pequeno curto fazendo a saída do amplificador queimar."

 

O amp tá funcionando agora, mas to até com medo de dar volume no máximo :S

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se o amp tivesse proteções mais rápidas.. nao queimaria.. e te daria uma folga pra ver o que pode estar ocasionando tal curto...

 

a dica seria testar com outro sub..

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Mas vc trocou a caixa? qual a medida dela?

 

Não troquei... Comprei um sub e mandei fazer uma 52L com duto de 4"x30, como todo mundo no forum. :/

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se o amp tivesse proteções mais rápidas.. nao queimaria.. e te daria uma folga pra ver o que pode estar ocasionando tal curto...

 

a dica seria testar com outro sub..

 

Pois é... Coincidentemente (ou não) ele testou na minha frente o amp com carga nas duas bridges usando 2 subs de 4 ohms cada (estavam em band-pass, não pude ver quais eram) por 15 minutos. O amp ficou morno. Ao colocar no meu carro, coloquei o player em 2/3 e fui subindo o ganho. Estava com ele a 40% tocando bass i love you e o amp queimou em 30s.

Felizmente depois do último conserto não botei mais essa música maldita e, mesmo tocando volume, não tive problemas por enquanto... Espero que siga assim.

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Vai testar logo com bass i love u ??? tenso eihn !!!

 

COmo esta a alimentaçao do emplificador ? quais fios, bateria, aterramento... ?

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Vai testar logo com bass i love u ??? tenso eihn !!!

 

COmo esta a alimentaçao do emplificador ? quais fios, bateria, aterramento... ?

 

 

Quanto à musica, optei por ela por estar dentro da loja e pra ver se o conserto tinha ficado robusto o suficiente.

 

 

Alimentação é uma bateria excell 60Ah, Alternador original 55Ah. Carro não possui ar condicionado nem direção eletrônica e nem vidros ou travas elétricas. Cabo de tensão de 12mm² (manual pede >8mm²) e o terra no mesmo calibre a menos de 1m do amp, aterrado no parafuso do cinto de segurança.

 

Também cogitei que fosse algum problema por sub tensão, mas daí queimaria a fonte, não?

 

Abraço

 

 

 

 

Edit: complementando informação

Editado por ramonnnn

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