Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Entre para seguir isso  
Slaugh

Som SQL para Astra hatch

Recommended Posts

Olá, pessoal, tudo bom? Faz um tempo que não posto aqui.

Um conhecido está querendo montar um som no Astra hatch dele (não sei o ano), e eu me propus a ajudar. O problema é que estou muito por fora das novidades em som automotivo, então resolvi perguntar pra galera o que o pessoal tem recomendado aqui ultimamente.

Conversando com ele, percebi o estilo de som que ele procura: um som de qualidade na frente, com forte SPL. Ele não é muito chegado em subgrave (tremedeira), o negócio é mais grave mesmo hehe.

- Head-unit: ele quer um de boa qualidade, cosméticos não são necessários (screensavers e afins), e com saída para Ipod. Pensei nos Pioneer Premier P800PRS e P880PRS, mas tem sido difícil de achá-los. Também cogitei alguns Alpines da linha IDA-X***. Estes últimos são bons para qualidade? O problema é que não lêem CD, certo? Ele disse que TALVEZ possa pegar lá de fora um.

- Kit 2 vias: ele quer um que dê um médio-graves forte, com aquele soco no peito, para pôr em pézinhos. A coluna do painel possui locais originais para tweeters, o que ajuda bastante. O que me recomendam? 6" deve atrapalhar muito para dirigir ou é de boa? Acredito que um kit para SQL, em torno de 100w RMS, resolvam o problema, de preferência um que desça um pouco mais.

-Subwoofer: ele quer um forte e com batidas rápidas. Acho que um ou dois subs de 12" em uma caixa selada resolvem. O que me recomendam?

- Amplificadores: a princípio ainda não decidiu se quer 1 ou 2 amps. Acredito que seria legal 2 amps, para poder fazer bi-amp pelo player e aproveitar o xover 3 vias dele. Mas por enquanto não sei se vai valer a pena. Me mostrem suas sugestões.

- Fiação/Bateria/Caixa etc: está disposto a investir em fiação correta (sem cabos flamenguinhos e afins), disse que também pode ter uma bateria auxiliar.

- Orçamento: a princípio, em torno de R$ 2.500,00, mas falou que pode até passar de 3 mil, se valer a pena investir a diferença.

- Instalação: qual loja de São Paulo recomendam para a instalação do som?

Bom, acho que é isso. O que o pessoal tem para sugerir?

Abraços!

Editado por Slaugh

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Complicado..

1. Pode ser o PRS. Nem imagino sobre IDA.

2. Eu desconheço mid de 6" que não vise botas. Mais fácil jogar um 6" em porta tratada ... e de boa. Kit sqpl bom, terá que gastar. Bom de médios; que desça bem; e tenha lá seus wrms, ou tenta diy residencial, ou focal, mb, etc da vida. Não é fácil sem gastar.

3. Feijão com arroz.... JL em caixa selada .

4. Sqpl com soco no peito ? Bi-amp + amp para graves. Difícil fugir de 2 amps.

Do resto, e pelo que ele pretende, ou caça, caça e caça, equipos usados e conservados... ou gasta mais de 3k Fácil !

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é, eu tambén pensei que um falante de 6" iria ficar um pouco incômodo alí. A MTX e a Fosgate ainda fabricam uns kits para SQL? Lembro de ter visto alguns há um tempo atrás e falavam bem.

Gostaria de ouvir sugestões de modelos para procurar para compôr o som.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Slaugh, faço coro com o Beraldo... 2 amps, mesmo usados, mas de boa qualidade. Kit, se for partir pra bi-amp e 3way no player, eu pensaria num MBQuart ou um Focal de entrada mesmo (só fique atento à origem, porque ambos tem muitas falsificações sendo ofertadas)... e gastaria o $$$ adicional numa boa manta e baffle bem feitos. Um mid 6" destes em porta tratada rende muito bem, e sai bem mais barato que 5"+pezinhos bem feitos. A porta do Astra é bacana pra isso, não vejo problemas.

Se não quiser partir pra 2 amps, tenta arrumar um amp igual ao que eu tinha, MTX895, ou outro 5 canais moderno... é bem prático. O head que você falou, o 880PRS, é bacaninha, áudio acima dos Pioneers comuns, mas ainda prefiro (gosto pessoal) o áudio dos Alpines. Hoje tou com um CDA9887, faz 3way, tem TA, etc... é um bom player tbem. Além dele, tem o Clarion 785 e 788, com as mesmas características, e com USB ainda... todos custam por volta de 1k, lá fora menos.

No mais, cabos razoáveis, e alimentação boa... a parte 'soco no peito' exige uma alimentação decente, cabos de bitola apropriada, aterramento bem feito, bateria dimensionada, etc... eu também pensaria em JL em selada, tanto pelo resultado em áudio como pela economia de espaço. Outra alternativa bacana ao JL é o Infinity Kappa... só é mais difícil de achar, mas é bom também. Bateria auxiliar, dependendo do amp do sub, dá pra dispensar (um classe D, por exemplo, não é tão caro e consome pouco... eu já usei e usaria de novo tranquilamente).

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Então Slaugh, vou comentar o que eu "leio lá fora"... entendeu ? Eu não faço idéia mas, segundo a gringa, kits mtx, rf, e kicker, JÁ tiveram seus dias de glória. Principalmente Kicker que "levava" campeonato. Eu não sei pois não escutei nda novo em relação a kits dessas marcas. Absolutamente nda.

Na antiga escutei, mas nem lembro mais da sonoridade, modelo, o que for. Muito coisa boa e ruim veio depois. O ouvido perde referância com o tempo e a "variação" de equipos. Seria achismo falar algo.

RiQuati, Não sei se eu seria errado em citar isso, mas como ele quer sqpl (meu gosto particular aliás), não tentaria kit de entrada não. Mesmo sendo morel, focal, etc. Tentaria algo do tipo 3º modelo para acima dessas marcas, justamente por causa dos mids. Só que daí pesa no orçamento.

Já que ele curte um "soco", por que não caça um mid mbquart e um tw para casar ? Ou mesmo um kit Mb e tenta amenizar aquele bendito tw ?

Quanto ao Kappa não sei se irá agradá-lo. Não fez minha cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post

hehe... Beraldo, falei em kit de entrada pra garantir algo ao menos razoável... se o colega do Slaugh puder bancar um MB QSD Signature, pelo menos o midbass do kit, ou algo assim do mesmo nível, melhor ainda!!!! :) A alternativa do mid MBquart + tweeter parece boa... eu fiz isso nas linhas básicas (MBquart discus + Morel Tempo), mas ainda não instalei pra dizer como fica. Acho (tomara!!!) que tocará legal.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, mas eu não tinha reparado na sua assinatura. :)

É a tradução justa do que eu quis dizer. Ha !

Eu tive o morel tempo. Gostei muito do kit, mas o mid não era "aquele" que eu queria para sqpl. Já o tw é muito bom! Bom mesmo !

RiQuati, o seu set tem tudo para dar certo. O seu DIY seria um prato cheio para o amido do Slaugh. Sem dúvida.

É aquele linha Discus ? Bons tempos hein! Hehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só estou achando uma coisa inviável. R$ 2.500 ~R$ 3.000 para montar tudo conforme quer. Subs JL como citados, com bom SPL, Kit forte e com qualidade, amplis.... passa facil desse valor. A solução seria pegar tudo usado, ou entao, tentar adaptar.

Sub por exemplo, Diamon, db,Quantum,NAR... podem ser opções com desempenho bastante satisfatório e com preco menor. 2x 12" ficaria bem forte dependendo do sub. Porque não 1 sub? Diamond D3, NAR SW3, JL W3v3, JL W6V2 são boas pedidas. Só nao esqueça de alimentar bem o sub, pelo menos 50% a mais de potencia é bem vinda.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá novamente, pessoal!

Primeiramente gostaria de deixar registrado meus agradecimentos a todas as ajudas. E também aproveitar para pedir desculpas pelo meu sumiço; andei meio ocupado esses dias.

Continuando com o assunto do tópico, ele já comprou o player: é um Pioneer 7180UB. Como o player não tem 3way, o esquema bi-amp + cross 3 vias já foi abandonado. Então agora o kit usará o cross passivo dele.

Gostei muito das sugestões aqui para o som, mas estou tendo dificuldades em encontrar os equipamentos indicados aqui. Ele disse que compraria usado, mas o problema é saber o estado do produto antes de levar. Onde vende JL novo por um preço justo ou um que renda semelhante a este?

Bom, devagarinho estamos indo :legal:

Abraços,

Editado por Slaugh

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, rapaz. Quanto ao kit para SQPL, tenho certeza que o hertz é uma ótima escolha, para ser mais específico o ESK(linha energy) que está em promoção, o mid dele é muito bom, alias o kit inteiro tem muito SPL. E o tw é comportado se isso estiver sendo empecilho.

Mandei MP!!

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, agradecendo novamente pelas ajudas. O entrosamento é o qu faz este fórum :legal:

Seguinte, a maior dificuldade atualmente tem sido em achar os equipamentos para comprar. Onde tem uma lista de preço dos muambeiros aqui do fórum? hehehe... É que ainda pretendo recomendar falantes importados (sub e kit). Não é preconceito, mas pude constatar que o rendimento é bem melhor, especialmente para o som que ele pretende instalar.

Um JL bem alimentado em selada tem me parecido ser uma excelente dica. Quais modelos indicam? Acho que precisa ser de uma linha mediana no máximo, para caber no orçamento.

Essa marca Hertz até hoje pouco ouvi falar. Também dá aqueles "punchs" no peito? Onde tem para vender?

Lembrei de uma marca bem conceituada há alguns anos, a A/D/S. Ainda estão no mercado?

Esses produtos são bem difícieis de serem encontrados aqui no Brasil, ainda mais nas lojas físicas por aí. O pessoal sabe que o gosto do brasileiro é meio diferente do que o rapaz procura.

Abraços!

Editado por Slaugh

Compartilhar este post

Link para o post

Eu juro que gostaria de te ajudar :S Mas me falta MUITO conhecimento...

Mas a Hertz é uma marca que a RELM está trazendo e tem tudo para ser ótima... Com kits de entrada baratos e kits top que fazem frente a outras marcas conceituadas...

Em vez de um único JL, não compensa trazer dois Alpine Type R? Vai sair uns 700 reais o par, dá para colocar em selada e vai tocar mais que JL... E custar menos. Tá, tá, JL é JL, mas você teria um SPL maior que com JL...

Como o player é pioneer, será que ele quer algo tão SQ assim?

Se não for tão importante a qualidade final, existe o PY que tem alguns produtos a preços acessíveis... O Rodrigo PR e o Nitrous trazem produtos de lá, cobrando em média uns 40% mais frete...

Daria para trazer amplificadores... Eu penso sempre no Clarion APX 4361. 4 canais 90Wrms a 4 ohms, bridge de 340Wrms. Custa 210 dólares lá, deve chegar aqui por 550~600 reais...

Também dá para trazer fiação de lá... MTX (streetwires) e AR são fáceis de achar por lá... Preço razoável e produto razoável... Para o âmbito do projeto eu acharia suficiente...

Tem o famoso P3, que em selada talvez consiga render um sonzinho legal =P Chega aqui por uns 450 reais, acredito eu... Se for usar um único amplificador, tem o P2 também...

Tipow, não sei se esses equipamentos se encaixam no seu projeto... Mas acredito que podem se tornar opções. Como disso, nem ouso dizer que sei algo para alguém como você! :vts Sei nada não :P

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, pessoal, tudo bem? Ainda falta muita coisa rs, este é um projeto bem devagar.

Estou subindo o tópico, pois a pessoa agora tem uma conhecida dele que vai ao Japão e pode trazer peças.

Quais as boas recomendações que podem ser encontradas por lá em termos de kit 2 vias?

Abraços!

Editado por Slaugh

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...