Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
edjaemca

Como calcular a Freq da caixa?

Recommended Posts

Acho q o titulo ja diz tudo. Q programa devo usar pra saber a freq q minha caixa esta sintonizada? E quais medidas preciso ter? Ou apenas com os dutos eu consigo isso? Valeu, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao eu ja tenho uma caixa pronta aqui, segue as medidas, ela é trapezional, base maior 56 cm, base menor 46 cm, altura 46 cm, largura 90 cm. Tudo em MDF de 20 mm, e medidas externas. TEm camaras separadas, e dutos, dois por camara de 4 pol diametro por 10 cm comprimento.

Como eu coloco esses parametros no Winisd para calcular qual a freq q a caixa ta sintonizada?

Compartilhar este post

Link para o post

Tem que ter um alto-falante específico para simular no programa, jogando os dados dessa caixa. Pois o programa WinISD e outros, principalmente o WinISD só funciona assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo, uma mesma caixa tem comportamento diferente para diferentes autofalantes.

São os parametros do falante que determina a frequencia de sintonia com X volume da caixa acústica, assim são necessários os parametros do falante pra saber como está a sintonia da "coisa" aí.

Vc tem os parametros T&S do falante que está usando??

Compartilhar este post

Link para o post

No winISD eu não sei...

No bassbox, é só abrir um novo projeto, e na aba Box, colocar o volume e medidas do duto, que ele te dá a sintonia.

Sua caixa vc mede assim: base maior + base menor, e divide por 2. Essa medida vc multiplica pela altura e largura, e divide por 1000. Não se esqueça de descontar as medidas da madeira.

Assim:

56 + 46 / 2 = 51.

Descontando 4cm em todas as medidas, 6cm na largura (pra MDF de 20mm): 47 x 42 x 82 = 161L, ou 80,5L em cada câmara.

Descontando ainda os 3L de cada falante, vc tem 77L livres. Jogando isto no Bassbox, você está com sintonia em 40Hz.

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, não precisa ter parâmetros do falante pra saber a sintonia. Ela independe do falante, porquê é uma relação entre caixa e duto apenas.

Compartilhar este post

Link para o post
Gente, não precisa ter parâmetros do falante pra saber a sintonia. Ela independe do falante, porquê é uma relação entre caixa e duto apenas.

Valeu Kleber, era isso que eu queria apenas, a sintonia. Essa caixa tinha um par de Street Bass, agora vou colocar um par de Protech Sub600 de 15 polegadas, e estando a caixa sintonizada em 40 Hz e a caixa é maior daquela que estou usando, terei mais subgraves, certo? Nem preciso alterar dutos para colocar os Protech, certo? Valeu mesmo, abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

A princípio não precisa mexer nos dutos. Agora, se o volume da caixa for muito acima do que o fabricante especifica pro sub600, aí o ideal é tacar um subsônico por volta dos 30 ou 35Hz.

Compartilhar este post

Link para o post
A princípio não precisa mexer nos dutos. Agora, se o volume da caixa for muito acima do que o fabricante especifica pro sub600, aí o ideal é tacar um subsônico por volta dos 30 ou 35Hz.

Subsonico com certeza ficara em 35 Hz pra nao ter problemas. E como a sintonia esta onde eu quero, realmente dutos nao vou precisar mexer, acho q ja tenho a caixa ideal pra eles,hehehehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...