Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RaphaRuggiero

Caixa para 2 308 Com Duto Retangular (Projeto Pag 2)

Recommended Posts

E ai galera

Alguem já se aventurou a isso?

Gosto de um som mais puxado pro sub grave...

O grande problema é q eu tenho um Novo Ka, ou seja, porta malas pequeno!

Dá pra fazer uma caixa nesses moldes usando duto retangular??

Abraços!!

Editado por RaphaRuggiero

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo eu e o user Vxice so fazemos caixa com esse tipo de duto.... ele realmente se mostra mais efeiciente...

se kizer alguma ajuda me manda uma MP q faços os calculos pra vc fazer o duto ^^

abraço ai

Ps: caixa desse tipo tem q ser feitas preferencialmente por vc mesmo....normalmente loja de som nao faz um bom serviço com esse tipo de duto(esperiencia propria)

vlw ^^

Compartilhar este post

Link para o post
amigo eu e o user Vxice so fazemos caixa com esse tipo de duto.... ele realmente se mostra mais efeiciente...

É impressão sua.

Já foi provado que o duto tendo a mesma vazão de ar e a mesma sintonia, ele terá a mesma eficiência tanto quadrado, retangular, oval, circular e etc.

Compartilhar este post

Link para o post
É impressão sua.

Já foi provado que o duto tendo a mesma vazão de ar e a mesma sintonia, ele terá a mesma eficiência tanto quadrado, retangular, oval, circular e etc.

Por quem?

O comportamento do AR é TOTALMENTE diferente dependendo do material do meio (madeira e PVC) graças aos atritos internos e a forma influi sim, e bastante!

Fora que dutos retangulares NORMALMENTE tem uma área muito maior...

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

acompanhando... e qual seria melhor entao pra 2 308?

a vantagem do duto redondo e que e facil alterar a sintonia da caixa ne...

Compartilhar este post

Link para o post
Por quem?

O comportamento do AR é TOTALMENTE diferente dependendo do material do meio (madeira e PVC) graças aos atritos internos e a forma influi sim, e bastante!

Fora que dutos retangulares NORMALMENTE tem uma área muito maior...

[]'s

Jão, eu não citei o material, portanto não levei em conta atrito ;)

Quanto a forma, eu tinha 99% de certeza que não influenciava, mas vc que o físico aqui explica pra eu então :D

Compartilhar este post

Link para o post

Sou físico não :vts

Mas fluídos possuem atrito com as paredes.... A área de um duto retangular (das paredes) é maior que de um duto circular.... Portanto tem mais atrito, e o ar passa com maior dificuldade. Fora que fluídos em geral (aliás, eu diria qualquer coisa...) não se dão bem com "quinas", as áreas perto das quinas do retangular tem pertubações que também afetam na fluidez do ar...

Não sei se é melhor ou pior, mas igual não é :P Também não tenho conhecimento suficiente para afirmar com precisão como altera o áudio, mas pessoas com maior conhecimento que o meu (e que não tem muita paciência para me explicar) já afirmaram que duto circular é melhor para subgrave e duto retangular para SPL, o por que exatamente eu não sei!

Eu quis mais ser chato do que tentar provar alguma coisa, com o comentário que fiz.... Estava bebado, liga não :vts Eu só me irrito com a palavra "provado" sempre fico curioso para saber por quem, como e porque... Vai que eu sei das coisas de forma errada, é bom perguntar porque e esperar para aprender algo novo ^^

[]'s

Edit: Quem me falou era um engenheiro audiófilo... Obviamente deveria saber do que estava falando e testou ambos... Tenho minhas dúvidas sobre o quanto o duto afeta a resposta, tendo em vista que o sistema do cara é hi-end e que qualquer coisa, mesmo que mínima, pode levar a uma melhora ou piora no sistema....

Sobre o tópico, eu usaria retangular se tiver certeza da sintonia que quer, e circular se preferir testar....

Eu ficaria com o retangular pela facilidade, maior área e beleza.... Fora que não tenho paciência de ficar testando =P

Editado por João Guilherme

Compartilhar este post

Link para o post

Uau! O tópico rendeu mesmo hen!

Luiz Henrique! Eu aceito a sua ajuda, mas acho interessante que o projeto fique aqui no topico para ajudar a galera q vai seguir minha ideia e utilizar esse tipo de caixa para esse sub tão usado!

Kustella, Eu só usaria como base uma das paredes da caixa para ficar mais harmonico e mais facil tb! =D

Qto ao projeto, pelo q li no forum, o melhor dos dois mundos, SPL e Sub-Graves vem com uma caixa de 50L com duto de 4" por 30 cm...

No caso, seriam 2 caixas dessa para 2 subs...com camaras separadas!

Preciso tirar as medidas do porta malas, mas ja adianto q é pequeno já que se trata de um Novo Ka!

Tentei fazer uma caixa no Winisd, mas nao consegui! AUHSUHaishuAHUIS

Então conto com a ajuda de vcs, já que pretendo montar essa caixa no decorrer dessa semana!

Abraaaaços!

Compartilhar este post

Link para o post

Dei uma calculada rapida aqui...

50L, duto com area de 105cm² por 52cm de ecomprimento (mais subgrave)

e pra uma caixa mais mista, siga amesma receita, porem com 30cm de profundidade.

Existem algumas dicas sobre duto...

EX.:

vc tem 2 caixas d'agua, 1 com um cano de 10" e outra com um cano de 20".

Qual tera mais vazao ? a com cano de 20" !

e qual tera mais pressao ? a com cano de 10" !

Uma boa dica de como fazer o duto, seria ter o maximo de vazao, sem perder a pressao...

E esse duto "canaleta" eh um bom exemplo de conseguir uma vazao mais alta...

E alguma pessoas tem uma visao errada sobre aqueles aerodutos prontos de 3" ou 4"... que limitam muito a vazao de ar. E ja que a pressao eh muito alta e nao hà vazao o bastante, ouve-se o barulho do ar no duto.

Marcelo Spalenza

Compartilhar este post

Link para o post
Sou físico não :vts

Mas fluídos possuem atrito com as paredes.... A área de um duto retangular (das paredes) é maior que de um duto circular.... Portanto tem mais atrito, e o ar passa com maior dificuldade. Fora que fluídos em geral (aliás, eu diria qualquer coisa...) não se dão bem com "quinas", as áreas perto das quinas do retangular tem pertubações que também afetam na fluidez do ar...

Não sei se é melhor ou pior, mas igual não é :P Também não tenho conhecimento suficiente para afirmar com precisão como altera o áudio, mas pessoas com maior conhecimento que o meu (e que não tem muita paciência para me explicar) já afirmaram que duto circular é melhor para subgrave e duto retangular para SPL, o por que exatamente eu não sei!

Eu quis mais ser chato do que tentar provar alguma coisa, com o comentário que fiz.... Estava bebado, liga não :vts Eu só me irrito com a palavra "provado" sempre fico curioso para saber por quem, como e porque... Vai que eu sei das coisas de forma errada, é bom perguntar porque e esperar para aprender algo novo ^^

[]'s

Edit: Quem me falou era um engenheiro audiófilo... Obviamente deveria saber do que estava falando e testou ambos... Tenho minhas dúvidas sobre o quanto o duto afeta a resposta, tendo em vista que o sistema do cara é hi-end e que qualquer coisa, mesmo que mínima, pode levar a uma melhora ou piora no sistema....

Sobre o tópico, eu usaria retangular se tiver certeza da sintonia que quer, e circular se preferir testar....

Eu ficaria com o retangular pela facilidade, maior área e beleza.... Fora que não tenho paciência de ficar testando =P

jõao...engano seu dizer q um retangulo tem area maior que um circulo...tem uma parte da fisica q prova isto, ( só não lembro agora mais jah vi isto em aula rss), e quanto a fluidos eu já não posso dizer nd....pois não sei msm ahaha

Compartilhar este post

Link para o post

aqui só fazem dutos retangulares, sem calculo nenhum mais fazem heiaheiaehiue

Compartilhar este post

Link para o post

eu nao acho que o formato do duto va fazer alguma diferença quando ao atrito...

Compartilhar este post

Link para o post

E ae Marcelo!

Seguindo as contas q vc me passou, como a caixa terá aproximadamente 40 cm de altura, a largura do duto terá 2,62 cm...

Isso não é muito pouco???

As medidas que tirei do porta malas são as seguintes.

Ele tem 88 cm de largura, 45 cm de altura, 40 cm de profundidade na parte de cima e 50 cm de profundidade na parte de baixo!

Alguem poderia me ajudar a montar um projetinho com essas medidas? O MDF será provavelmente de 18mm...ou é melhor de 20?

Abraços

Edit: Pensei em uma caixa de 80*40*40 com MDF de 20mm totalizando 124 L totais....dividido em duas camaras...só que, eu faria uma cava de uns 10 cm na parte de tras dela pra embutir uma bateria...ai chegaria nos 100 L?

Abraços

Editado por RaphaRuggiero

Compartilhar este post

Link para o post

E não é que esse topico rendeu um bom conhecimento ? rsrs

mas é isso errando e aprendendo. que se chega a semi perfeição xD

Compartilhar este post

Link para o post

ushuIAHSIHahsuiHAS Pois é cara

Tb fiquei surpreso com a repercussão que teve esse topico!

E vamo que vamo...quanto mais informação melhor! =D

Compartilhar este post

Link para o post
jõao...engano seu dizer q um retangulo tem area maior que um circulo...tem uma parte da fisica q prova isto, ( só não lembro agora mais jah vi isto em aula rss), e quanto a fluidos eu já não posso dizer nd....pois não sei msm ahaha

Bom...

área de um circulo: pi*r²

área de um quadrado: l²

Como tem que ser iguais, temos que pi*r² = l²...

Qual tem maior contorno? Circulo: 2*pi*r.... Quadrado: 4l...

Ajeitando... raiz(pi) * r = l

Substituindo... No circulo temos 2*pi*r de contorno, no quadrado temos 4*raizpi*r de contorno...

2pi = 6,283185

2*raiz(pi) = 7,08981...

Logo, para áreas iguais o contorno de um quadrado é maior que de um circulo.

Como o quadrado é o retângulo mais otimizado, não vale a pena extender... Pois complicaria um pouco o raciocínio fazer algo extremamente geral, mas já vale como base o que fiz.

Considerando a hipótese inicial de que ambos os dutos teriam o mesmo comprimento, acabo de provar que um quadrado tem maior área de contato com o ar do que um circulo.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
eu nao acho que o formato do duto va fazer alguma diferença quando ao atrito...

Eu também não :vts

Mas já ouvi que sim.

=P

Compartilhar este post

Link para o post

Então na realidade eu só preciso pegar a área da boca do duto e adaptar para um retangulo e o comprimento é o mesmo??

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

basicamente sim !!

mais o objetivo desses dutos "canaleta" sao exatamente para conseguir uma vazao maior. Ja que a area vai ser maior, tem que almentar o comprimento do duto para manter a sintonia.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...