Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
sergiomontanha

Refazer soldas e trocar o diodo no 4.6x

Recommended Posts

Fala galera!

Estava meio descontente com o som do voyage pelo fato de estar com uma qualidade duvidosa e cortando o áudio dos falantes. Pensei que fosse os cabos RCA mas após verificar as soldas, não vi nada de errado. Tentando acertar o áudio, verifiquei que o Balance do som só isolava para a esquerda e ao fechar para a direita, o TW da esquerda continuava tocando. Resolvi abrir o amplificador ( um fosgate 4.6x) e me deparei com as soldas dos terminais dos RCA partidas, precisando de solda e numa verificação mais apurada, verifiquei também que um diodo estava totalmente esfolado, literalmente sem a capa de proteção. Preciso reforçar a solda e trocar o diodo, mas não estou conseguindo ver qual diodo tenho que usar. Só consegui ver o n° 9723 no diodo. Alguém sabe informar qual diodo devo comprar?

Quanto ao problema do Balance, coloquei outro 4.6x que tenho aqui e funcionou 1000%, sendo assim, creio que trocando o diodo e refazendo as soldas o problema se resolva. Como faço pra retirar a placa do dissipador? Como solto aquelas presilhas metálicas pra poder reparar o amp?

Um abraço,

Sérgio.

Editado por sergiomontanha

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oi Sérgio. Já tentou falar com o Zé Chedid?

[]'s

Crawling Chaos

Fala Fredão, beleza! Então, como o amp está funcionando e o problema não é tão grave, creio que não vale à pena mandar para o Zé Cheid arrumar. O custo seria muito alto para um problema pequeno. Estou pensando em ver com o Kleber pra ver se ele pode dar uma olhada. O grande problema é só desmontar mesmo. Creio que não seja tão difícil de fazer.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto ao diodo esse numero é o gravado pela fosgate, vc só vai achar outro igual se vc desmontar outra dessas, então vc tende analizar o circuito para ver qual vc vai por.Ele é um diodo abobora bem pequeno ou é daqueles pretos? não sei se vc conhece os tipos de diodos então to tentando esclarecer assim.... se for dos pretos,em que parte ele esta no modulo ( fonte/amplificador ou Pré ) ? se for daqueles aboboras bem pequenos vc pode colocar um 1n4148.........

Compartilhar este post

Link para o post
Quanto ao diodo esse numero é o gravado pela fosgate, vc só vai achar outro igual se vc desmontar outra dessas, então vc tende analizar o circuito para ver qual vc vai por.Ele é um diodo abobora bem pequeno ou é daqueles pretos? não sei se vc conhece os tipos de diodos então to tentando esclarecer assim.... se for dos pretos,em que parte ele esta no modulo ( fonte/amplificador ou Pré ) ? se for daqueles aboboras bem pequenos vc pode colocar um 1n4148.........

E aí Kareca, beleza! O diodo em questão é um daqueles pretos com a listra prata. Existem somente 2 deles na placa sendo que os dois têm o mesmo número gravado neles. Um está próximo ao LM 3933 (acho que é isso) que fica depois do oscilador TL494c e está íntegro, o outro que está estourado fica próximo aos RCA, mais para a lateral. Vou ver se consigo uma foto na net dele aberto e mostro qual é. Como já estou no trabalho não tenho como tirar uma foto agora mas tiro mais tarde e posto aqui.

Obrigado pela força e um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Segue uma foto pra ilustrar mais ou menos. Não consegui foto melhor, mas acho que vai dar pra visualizar o problema.

fosgate46xmodificado.jpg

By sergiomontanha

Valeu e um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post
Segue uma foto pra ilustrar mais ou menos. Não consegui foto melhor, mas acho que vai dar pra visualizar o problema.

fosgate46xmodificado.jpg

By sergiomontanha

Valeu e um abraço,

Sérgio.

caro amigo, é diodo de proteção do terra do rca, o original é 1n4003, mas pode colocar 1n4007 que é comum em eletronicas e fontes de computador.

espero ter ajudado

Compartilhar este post

Link para o post
caro amigo, é diodo de proteção do terra do rca, o original é 1n4003, mas pode colocar 1n4007 que é comum em eletronicas e fontes de computador.

espero ter ajudado

Muito obrigado Zé! Vou providenciar o diodo e depois posto umas fotos do amp pro pessoal. Obrigado a todos que ajudaram no tópico.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, cheguei depois do Zé... hehehehe.

1N4007 ou 4004 você acha em qualquer eletrônica... coisa de uns 20 centavos cada.

Você pode usar o 1N4148, que tem dimensões menores.

Compartilhar este post

Link para o post
Opa, cheguei depois do Zé... hehehehe.

1N4007 ou 4004 você acha em qualquer eletrônica... coisa de uns 20 centavos cada.

Você pode usar o 1N4148, que tem dimensões menores.

eu usaria o 4007 senão me engano tem maio Amperagem

Compartilhar este post

Link para o post
Perdeu, preibói! :P

É que, depois do choque, ando pensando 10x antes de mexer no mouse... hahuahuahuahuhauhau

Compartilhar este post

Link para o post

Pela Foto vc pode usar o 1n4007 tranquilo, tomando cuidado para não invertr o anodo e catodo, s caso na placa não marcar, mas não arriscaria usar o 1n4148 não pois ele trabalh apenas com 0,2 a e 100v, ele não aguentaria........ Vai na FÈ.........

Compartilhar este post

Link para o post

Senhores, obrigado pela força!

Fredão, depois que eu fui me tocar que você tava falando pra perguntar pro Zé Cheid e não pra enviar o amp pra ele... :pirou: Foi só mandar a mensagem que a resposta foi imediata.

Kleber, sabia que você não ia me deixar na mão (no bom sentido, é claro...), valeu pela atenção à minha dúvida.4

Kareca, já está comprado o diodo 4007. Quanto à posição do anodo e catodo, tenho outro 4.6x pra usar como referência [¨]

Zé Fosgate, obrigado mais uma vez pela atenção e se precisar de alguma coisa aqui do Saara (que tá desabando em água neste momento) estou à disposição.

Casão, mesmo tendo passado no tópico pra sacanear o Krébi, um grande abraço. Vamos ver se a gente agita outro encontro.

Vou ver se faço o reparo no amp amanhã e posto fotos do antes e depois. A melda da câmera tá sem pilha e o carregador não está aqui. Amanhã agito isso aí.

Meus agradecimentos à família Autosom.net.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso ai Cara, o que precisar é só falar ( Postar!!!!) depois fala pra gente se deu certinho......

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, um grande abraço, meu caro!

Vamos fazer um encontro regado a som, cerveja e carne, pelamordedeus?!?!?!!? :P

Compartilhar este post

Link para o post
Isso ai Cara, o que precisar é só falar ( Postar!!!!) depois fala pra gente se deu certinho......

Devo fazer e postar umas fotos amanhã. Creio que dará tudo certo.

Um abraço,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

O único "pobrema" é essa chuvarada que não vai dar trégua tão cedo. Pena que não trabalho mais na Sistel (fundo de pensão da ex- Telebrás) <_< No clube Telestar, tinha umas churrasqueiras cobertas grandes que o estacionamento ficava do lado. Ia ser perfeito. Vamos ver se a gente descola um local coberto por aí.

Um abraço,

Sérgio.

P.S. Começou a chover novamente neste exato momento... :banghead

Compartilhar este post

Link para o post

Era só para entrar em contato com ele mesmo. O Zé é sempre solícito em ajudar o pessoal do Autosom, mesmo tendo tido uns dessabores a pouco tempo. Mas creio que ele sabe separar o joio do trigo. Valeu mais uma vez, Zé!

Em breve teremos uma área para churrasco coberta!!!

[]'s

Crawling Chaos

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, tá mais que na hora!

Falando nisto, tem uma semana que eu tô louco pra assar uns bifões de 5cm de picanha BEM gordurosa, grelha baixa, bem perto do carvão, pra ficar bem assadinha por fora (com aquela capa deliciosa de gordura bem amarela, que vai DIRETO pro seu exame de sangue) e bem suculenta por dentro... Junto com uma costelinha suína, uma mandioca cozida e muita cerveja.

Aí vc pergunta: "Mas Kleber, agora vc mora numa casa, porquê não fez?". E eu respondo: "Não sei".

Preciso construir uma churrasqueira urgente aqui.. :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Aí vc pergunta: "Mas Kleber, agora vc mora numa casa, porquê não fez?". E eu respondo: "Não sei".

Totalmente off...

Mas que tipo de homem constrói uma casa sem pensar na churrasqueira e geladeira da cerveja?!

Em Santos, mesmo sendo proibido, temos 3 churrasqueiras em casa... Uma de abafo, uma gengiscan (ou seja lá como se escreve) e uma normalzinha... A gente sempre arma na sacada :vts

Em Sampa comprei chapa e picanheira...

Casa não tem desculpa para não ter churrasqueira!

Fora que, qualquer buraco na terra + carvão + grelha = churrasco!

Compartilhar este post

Link para o post
Cara, tá mais que na hora!

Falando nisto, tem uma semana que eu tô louco pra assar uns bifões de 5cm de picanha BEM gordurosa, grelha baixa, bem perto do carvão, pra ficar bem assadinha por fora (com aquela capa deliciosa de gordura bem amarela, que vai DIRETO pro seu exame de sangue) e bem suculenta por dentro... Junto com uma costelinha suína, uma mandioca cozida e muita cerveja.

po***, vcs falando de churrascom ai em brasília eu no fim do mundooooooooo... sacanagem de vcs eihm s rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Bom senhores, atualizando as notícias só agora porque o bendito estabilizador deu problema e só consegui arrumar agora (a chave liga/desliga estragou) trocando o interruptor por um de uma fonte velha que tinha aqui.

Troquei o diodo e reforcei as soldas dos RCA no sábado pela manhã e um dos canais não tocou. Pensei que fosse o cabo e troquei o cabo de posição isolando somente os tw pra fazer o teste e nada. Virei o amp de cabeça pra baixo e não encontrava o problema até que resolvi ver o contato positivo do cabo no conectro RCA do amp. Aquela porcaria estava empenada pra baixo talver por alguma forçada no plugue do cabo. Puxei um pouco pra cima e funcionou 100%. O som tocou por 3 horas seguidas sem chiar. Já andei no carro com o som ligado e nenhuma interferência ou surpresa desagradável foi notada. Resumindo, foi só alegria!!! :P[]-[]:vts

Mais uma vez fico grato à família Autosom.net que tem sempre disposição de ajudar.

Quanto ao churrasco, vamos agilizar isso aí!!!

Fredão, bom saber que futuramente você terá um lugar coberto pra curtir!!

Obrigado a todos e um abraço,

Sérgio.

P.S. Como só consegui botar o micro pra funcionar agora, posto as fotos daqui a pouco, é só o tempo de fazer o up das fotos :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Como prometido, mesmo atrasado, aí vão as fotos!!

Diodo torrado

1000630.jpg

Soldas partidas nas entradas RCA

1000635x.jpg

Diodo já trocado

1000639.jpg

Soldas reforçadas

1000637e.jpg

1000638i.jpg

1000640.jpg

Amplificador em testes

1000645.jpg

Prontinho pra montagem

1000646.jpg

Um abraço a todos e muito obrigado,

Sérgio.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...