Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
I2afael

Qualidade dos Arquivos de Audio

Recommended Posts

Sim, mas ainda não entendi por que você consegue converter flac para wav (sem perda de qualidade) mas não consegue tocar como wav...

Afinal, digital por digital, logo antes do DAC a informação é a mesma!

Claro que alguns players PODEM não conseguir aproveitar todo o flac por lerdeza do sistema, não consegue desconverter rápido o suficiente para tocar e acaba perdendo alguns detalhes. Mas acredito que não seja meu caso.

Sim, foobar é um player idolatrado. Eu conheço ele a um mes, e para mim é exatamente igual qualquer outro, exceto que muito customizável :vts

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sim, mas ainda não entendi por que você consegue converter flac para wav (sem perda de qualidade) mas não consegue tocar como wav...

Afinal, digital por digital, logo antes do DAC a informação é a mesma!

Claro que alguns players PODEM não conseguir aproveitar todo o flac por lerdeza do sistema, não consegue desconverter rápido o suficiente para tocar e acaba perdendo alguns detalhes. Mas acredito que não seja meu caso.

Sim, foobar é um player idolatrado. Eu conheço ele a um mes, e para mim é exatamente igual qualquer outro, exceto que muito customizável :vts

talvez porque foi tocado em um CDJ e não em um computador.

e com certeza o cdj (pelo menos o 100s) não faz nenhum tipo de conversão de arquivo de audio.

mais não acho que um arquivo FLAC tocando em um computador toque igual a um arquivo WAV tambem no computador.

Compartilhar este post

Link para o post
eu deixo uma pergunta, se o FLAC é um formato tão bom quanto WAV porque em programas de produção musical(ableton, cubase, fruit loops) não é possivel criar o arquivo (a musica) em FLAC ? pasmafaute

Porquê é preciso converter todo o material já pronto para o FLAC ou APE. Pra isto usa-se plugins. Se os programas não oferecem, é pq simplesmente seria contraproducente, afinal, prá quê guardar o arquivo em FLAC e ter que converter e desconverter a cada uso?

Tente editar uma rquivo em MP3 nesses programas, e vc vai ver o que falo... cada salvamento, cada abertura, cada alteração, exige toda a reconversão. Em WAV, não.

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, os 2 arquivos que vc testou são WAV!

o fato de converter para FLAC e depois para WAV não quer dizer absolutamente nada pois o arquivo ficará idêntico ao de origem, tente fazer uma comparação de um arquivo WAV com um arquivo FLAC, não conheço algum programa que pode ser feito esse teste. nem EAC reconhece flac.

Então peraí, vamos organizar a conversa...

Eu peguei um arquivo WAV, converti pro FLAC, converti pra WAV novamente, e os arquivos era WAV idênticos.

Você pegou um FLAC, gravou em CD (ou seja, você grou o WAV, não o FLAC. FLAC só pode ser lido com o codec correspondente), e tocou diferente. Mas a desconversão do FLAC pra WAV dá o mesmo resultado, então como pode ter tocado diferente??????

É isto que não consigo entender. Você testou a mesma gravação nos dois CDJ pra saber se tinha diferença? Porquê, na realidade, seu CD do WAV e seu CD do FLAC tinham exatamente o mesmo conteúdo, como eu provei lá em cima.

Se temos o mesmo conteúdo após a desconversão, porquê não toca igual, nem no computador? O CODEC, seja do MP3, seja do FLAC ou seja do APE, vai entregar a informação em WAV para a placa de som... WAV é a sequência dos valores binários em cadeias de 16 bits que irão reconstruir o áudio.

Ou seja, no final das contas estamos falando que o mesmo material tocou diferente em 2 cd-players... A não ser que seu CD-Player consiga ler o FLAC direto, neste caso você não gravou um CDA... como disse que gravou, já descartei essa possibilidade, até pq acho que essas CDJs não leem mesmo FLAC.

Compartilhar este post

Link para o post
se vc pegar o arquivo em FLAC e gravar direto no CD a origem desse arquivo não é WAV, é FLAC.

agora se vc converter o FLAC para WAV e depois gravar no CD, ai sim terá um arquivo em WAV :legal:

flac é usado pra facilitar o envio e recebimento das musicas pela net. funciona como o Zip ou Rar.

se você baixa um dvd em RAR grava em DVD e colocar pra tocar no seu aparelho de DVD, o aparelho não vai idêntificar um arquivo de DVD e sim um arquivo RAR.

é só um exemplo.

Dread, não existe CDA em FLAC.

CDA é WAV, se você grava um FLAC num CDA, ele será convertido automáticamente pra WAV.

Compartilhar este post

Link para o post
Dread, não existe CDA em FLAC.

CDA é WAV, se você grava um FLAC num CDA, ele será convertido automáticamente pra WAV.

foi o que eu fiz, peguei o ARQUIVO em FLAC e gravei como cd de audio normal (cda).

agora, se no processo de gravação (utilizo o nero) é convertido automaticamente para WAV, essa conversão automática tem perdas, pois a forma correta de converter o FLAC é com o programa especifico.

Compartilhar este post

Link para o post
Então peraí, vamos organizar a conversa...

Eu peguei um arquivo WAV, converti pro FLAC, converti pra WAV novamente, e os arquivos era WAV idênticos.

Você pegou um FLAC, gravou em CD (ou seja, você grou o WAV, não o FLAC. FLAC só pode ser lido com o codec correspondente), e tocou diferente. Mas a desconversão do FLAC pra WAV dá o mesmo resultado, então como pode ter tocado diferente??????

É isto que não consigo entender. Você testou a mesma gravação nos dois CDJ pra saber se tinha diferença? Porquê, na realidade, seu CD do WAV e seu CD do FLAC tinham exatamente o mesmo conteúdo, como eu provei lá em cima.

Se temos o mesmo conteúdo após a desconversão, porquê não toca igual, nem no computador? O CODEC, seja do MP3, seja do FLAC ou seja do APE, vai entregar a informação em WAV para a placa de som... WAV é a sequência dos valores binários em cadeias de 16 bits que irão reconstruir o áudio.

Ou seja, no final das contas estamos falando que o mesmo material tocou diferente em 2 cd-players... A não ser que seu CD-Player consiga ler o FLAC direto, neste caso você não gravou um CDA... como disse que gravou, já descartei essa possibilidade, até pq acho que essas CDJs não leem mesmo FLAC.

isso é fato! no EAC tambem ficam identicos. a questão que eu to colocando não é essa. é FLAC vs WAV e não WAV vs WAV.

como já foi falado anteriormente um arquivo WAV é convertido p/ FLAC e depois é convertido a WAV. os arquivos WAV são idênticos. atenção ARQUIVOS WAV!

sim, testei os 2 cdj com os 2 cds. e tocando musicas em WAVs não tinha nenhuma diferença, tocando com WAV p/ FLAC apresentou diferença.

na teoria tinha o mesmo conteudo, mais na prática deu diferença. isso eu não sei explicar o porque. não to aqui querendo condenar o uso do flac, muito pelo contrário. quero de alguma forma incentivar o uso do FLAC e do WAV. são 2 excelentes formatos MUITO superiores a qualquer Mp3 (não falo de ape porque não tenho experiencias com este).

não temos o mesmo conteudo, será que essa rápida "conversão" do flac para WAV tem o mesmo resultado de uma conversão tradicional com o programa especifico?

Não é o mesmo material, é um WAV e outro FLAC para ser o mesmo material teriam que ser 2 WAV's ou 2 FLAC's. cdj-100s não le dados somente AUDIO.

cdj 200 le dados não tenho certeza do formato FLAC.

Editado por Ю€åÐ!* XD *!

Compartilhar este post

Link para o post

O Nero usa plugins, não sei quanto à precisão de cada um. O fato é que o problema não está no FLAC. O problema está OU na gravação ou nos equipamentos... O FLAC, em si, é totalmente lossless mesmo. O que está lá dentro é o WAV perfeitinho.

Compartilhar este post

Link para o post
O Nero usa plugins, não sei quanto à precisão de cada um. O fato é que o problema não está no FLAC. O problema está OU na gravação ou nos equipamentos... O FLAC, em si, é totalmente lossless mesmo. O que está lá dentro é o WAV perfeitinho.

VOCÊ afirma que o problema não esta no FLAC.

EU afirmo que o problema não estava nos equipamentos. pois se tivesse não teria acontecido a festa :rolleyes:

então podemos concluir que uma simples gravação de um arquivo FLAC, usando um programa normal como o NERO pode ter uma perda de qualidade no processo de conversão?

sendo recomendado uma conversão do FLAC p/ WAV com um programa especifico de conversão de FLAC p/ WAV, antes da gravação simples?

concorda?

Compartilhar este post

Link para o post

Não digo defeito. Digo diferenças, afinal até um pickup mais desgastado provoca queda de qualidade. Como afirmar que não era esta a causa? Como afirmar que um cabo ou mesmo uma diferença entre os canais do mixer não tenham causado o resultado?

Este tipo de teste a gente costuma fazer no mesmo equipamento, pra evitar esse tipo de problema.

Quanto ao Nero e etc, é fácil tirar a prova dos nove... Grava-se o FLAC no NERO, e bota pra comparar os arquivos... topa?

Compartilhar este post

Link para o post
Não digo defeito. Digo diferenças, afinal até um pickup mais desgastado provoca queda de qualidade. Como afirmar que não era esta a causa? Como afirmar que um cabo ou mesmo uma diferença entre os canais do mixer não tenham causado o resultado?

Este tipo de teste a gente costuma fazer no mesmo equipamento, pra evitar esse tipo de problema.

Quanto ao Nero e etc, é fácil tirar a prova dos nove... Grava-se o FLAC no NERO, e bota pra comparar os arquivos... topa?

Se tivesse diferença nos equipamentos, essa diferença permaneceria pela festa inteira, só eu tokei mais de 2 horas e a festa durou umas 12 horas no minimo com o som perfeito e com muita qualidade. a diferença de qualidade não apareceria somente na hora que eu fiz o teste.

eu afirmo que os equipamentos estavam perfeitos.

essa prova dos 9 é valida.

Editado por Ю€åÐ!* XD *!

Compartilhar este post

Link para o post

Estou acompanhado o tópico de vcs? E queria saber qual é o melhor programa para gravação de cds de audio com qualidade, o nero faz com que as músicas perdam qualidade partindo tanto de arquivos com extensão .waw como flac?

Compartilhar este post

Link para o post
Qual sua versão do Nero? O meu não abre FLAC.

Nero 6 :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Qual sua versão do Nero? O meu não abre FLAC.

Basta baixar umplugin disponível na net para a sua versão do nero

Compartilhar este post

Link para o post

Da mesma forma que os formatos AVI e ASF, o WAV é somente um contêiner de arquivo. O conteúdo de áudio compactado com uma ampla variedade de codecs e armazenado em um arquivo .wav pode ser reproduzido no Windows Media Player, desde que os codecs apropriados estejam instalados no computador. Os codecs de áudio mais comuns usados nos arquivos .wav são o MS ADPCM (Microsoft Adaptive Differential Pulse Code Modulation) e o PCM (Modulação por Código de Pulso) descompactado.

CDs de áudio não usam WAV como formato de som. Em vez disso, usam o Red Book Audio. O ponto em comum é que ambos têm o áudio codificado em PCM. WAV é um formato de arquivo de dados para uso no computador. Se um CD de áudio fosse codificado em um arquivo WAV e em seguida gravado num CD-R usando um CD de dados(no formato ISO), o CD não tocaria em um aparelho de som que foi projetado para tocar CDs de áudio.

Compartilhar este post

Link para o post

bom galera, o tópico está se voltando muito para a parte tecnica de gravação de cds, codecs e etc.

não é essa a intenção.

e sim um debate sobre a própria qualidade do audio em si, pois sobre equipamentos são levados vários fatores em consideração.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui é um forum de som automotivo, então praticamente ninguém roda os arquivos em FLAC.

Mesmo, quem tem um CARPC não faz muito sentido rodar em FLAC. Espaço hoje em dia é muito barato. Pode se armazenar tudo em .WAV.

Então não sei qual a discussão aqui.

Quem baixa arquivos APE/FLAC na Internet, simplesmente converte para WAV e depois faz a gravação. Ou existem programas como o BURRN que dependendo do .cue file já gravam direto um arquivo APE ou FLAC. A qualidade se mantem a mesma, dependendo da origem do arquivo. É simples.

Compartilhar este post

Link para o post
Aqui é um forum de som automotivo, então praticamente ninguém roda os arquivos em FLAC.

Mesmo, quem tem um CARPC não faz muito sentido rodar em FLAC. Espaço hoje em dia é muito barato. Pode se armazenar tudo em .WAV.

Quem baixa arquivos APE/FLAC na Internet, simplesmente converte para WAV e depois faz a gravação. Ou existem programas como o BURRN que dependendo do .cue file já gravam direto um arquivo APE ou FLAC. A qualidade se mantem a mesma, dependendo da origem do arquivo. É simples.

exatamente, penso da mesma forma.

não vejo muitos motivos para rodar o som em FLAC. mais para quem preferir ficará ainda MUITO superior a mp3.

Compartilhar este post

Link para o post
vejo muita gente com mais de 5 mil reais de som no carro e tocando arquivos mp3, acho isso deprimente :banghead

:unsure:

Compartilhar este post

Link para o post

Considerando que boa parte eu tô pegando da internet, pra mim faz todo o sentido rodar FLAC ao invés de wav. Sem falar que não vou arriscar um HD zerado, prefiro botar um HD usado (e de reposição barata) pra jogo. FLAC consegue ficar com 40% do tamanho de um WAV, ou seja, cabe MUITA coisa... até pra transferir sai mais rápido... hauhauhauhauhau

Compartilhar este post

Link para o post
:unsure:

Pelo menos no meu caso, na maior parte do dia, dane-se qualidade, só preciso de algo tocando de forma que não irrite. Tem coisa melhor que MP3 nesses casos? Não precisa ficar trocando disco, toca direitinho sem voz de telefone, e resume a poucos CDs o seu Case. Pra quem andava com cerca de 100 - 120cds no carro (meu caso), é o paraíso. Melhor que isto, só o CarPC... hauhauhauhauhau.

Compartilhar este post

Link para o post

Gente,

Faz quase 10 anos que a maioria dos DVD players no Japao tem HD embutido....e na maioria (meu player no caso)a conversao é feita em Atrac!!!O que leva a crer que aqui tambem acontecerá!!No caso do GPS ser separado pelas facilidades é a mesma coisa.....ha uns 5 anos que a atualizaçao dos mapas é feita automaticamente via satelite, alem de vc receber as atualizaçao dos mapas recebe tbm atualizaçao do sistema, pode verificar a previsao do tempo no local, custo dos pedagios em curso e as chatas propagandas cd´s de musicais (neste caso vai para uma pasta exclusiva).E os mapas sao em 3d. Quer mais facilidade do que isto.....isto esta proximo ao Brasil!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Pelo menos no meu caso, na maior parte do dia, dane-se qualidade, só preciso de algo tocando de forma que não irrite. Tem coisa melhor que MP3 nesses casos? Não precisa ficar trocando disco, toca direitinho sem voz de telefone, e resume a poucos CDs o seu Case. Pra quem andava com cerca de 100 - 120cds no carro (meu caso), é o paraíso. Melhor que isto, só o CarPC... hauhauhauhauhau.

Concordo, eu que nao vou gastar 500 megas pra ouvir Marilia Cecília & Rodolfo em "formato com mais qualidade". hehehhahaa

Compartilhar este post

Link para o post

Isso já existe nos EUA/Europa/Japão faz tempo.

Até chegar no Brasil com qualidade acredito que ainda demora.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...