Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
I2afael

Qualidade dos Arquivos de Audio

Recommended Posts

Kleber um oposto, eu outro, Ianaconi no meio :vts

Você está botando um computador dentro do carro! Por que não tirar o máximo proveito de tudo que ele tem a oferecer?

Interface, OBD, gps, vídeo, dvd, internet, bluetooth... Estão todos prontos praticamente, por que não usar?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

João, o vídeo mesmo eu já desisti, porquê teria que fazer muita gambiarra pra botar o vídeo pra rodar com o mesmo processamento de áudio... sem falar que, a não ser que eu deixe arquivos MPEG em qualidade de DVD, a perda de qualidade no áudio será enorme... prá quê então usar vídeo?

Depois que priorizei o áudio, usando foobar a todo custo, percebi que o resto só iria atrapalhar. Além disto, GPS eu prefiro portátil mesmo, muito melhor de operar/atualizar/usar mesmo. Se for viajar em outro carro é só pregar a ventosa. Se tiver perdido pelas ruas de SP a pé ou tiver fazendo trilha... Pra mim não justifica fazer um investimento num GPS dentro do carputer, o que ainda me obrigaria a usar mais recursos, mais memória e tudo mais... sendo que meu trunfo foi ter conseguido usar poucos recursos... por conta disto, meu sistema liga e toca em menos de 30s. Você mesmo disse que o seu tá levando 1 minuto e meio.

Pra mim só o áudio tá mais que compensando o custo/trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu humildemente acho q vc nao seria capaz de obter mais do q 80% de acerto em um teste cego FLAC vs WAV (contando chutes)...

Eletronicamente falando, é como se vc dissesse que um wav gravado em cd toca diferente do mesmo wav gravado num pen-drive :blink: (Apesar de que tem audiofilo q diz q a prensagem de cada CD em particular pode influir no som gerado....) Loucura neh...

Alias, se importaria em descrever esse sistema de PA?

A musica mixada era vinda de sintetizador ou de instrumentos reais ???

concordo, em um teste cego não teria essa margem de acerto.

o teste que fiz não foi cego e foi bem prático e simples de fazer.

GRAVEI um CD com uma musica em WAV e outro CD com a MESMA MUSICA em FLAC, coloquei um cd em cada CDJ (100s) e fiz a mixagem com o mixer que tinha disponivel um djm400, fiz esse teste em uma Rave no inicio da festa, toco Psytrance.

o que eu estou afirmando é que o formato WAV é MUITO superior a Mp3 em qualidade, e ainda é superior a FLAC tambem em qualidade, porem para muitos o formato não é viavel pois os arquivos ocupam muito espaço no HD.

eu não tenho conhecimento suficiente para dizer que WAV gravado em CD toca diferente de WAV gravado em pendrive.

sistema PA é um sistema de som profissional, não sei descrever quais equipamentos tinham no rack. mais na mesa que eu tinha acesso era 1 par de cdj 100s e 1 djm400.

sobre a musica já foi explicado acima era psytrance muito provavel que seja de sintetizador pois são pouquissimos projetos que utilizam instrumentos reais, mais no momento do teste utilizei o CD gravado em casa mesmo, numa gravadora normal.

Compartilhar este post

Link para o post
Quem faz a descompressão não é hardware, é software, exceto em MP3 players...

VAV é o estado puro... 44100 amostras por segundo do sinal que estava lá na entrada do gravador, gravados em 16 bits, pelos padrões atuais dos CDs.

Quando você comprime pra FLAC ou APE, tem o MESMÍSSIMO material. So que com compressão. A compressão é de DADOS, não de CONTEÚDO (o que ocorre no MP3, DTS, DOLBY, etc), logo, quando o arquivo for lido, o mesmíssimo conteúdo será recebido pela placa de som.

Tanto é que, se você desconverter um arquivo FLAC pra WAV novamente (o mesmo processo que o CODEC faz pra tocar, a diferença é que, ao invés de mandar os dados pra placa de som, vai mandar pro disco. O processo de desconversão é o mesmo) e fizer uma comparação bit a bit (como já foi extensamente feito pelo mundo) vai descobrir que os arquivos são idênticos.

Logo, onde é que estará a perda de qualidade?

sim, concordo que se converter um WAV p/ Flac e depois desconverter o arquivo será idêntico ao original.

o que eu estou afirmando é que um arquivo FLAC não toca idêntico ao arquivo em WAV. essa era uma duvida que eu tinha e gostaria de saber se um arquivo em FLAC teria a mesma qualidade da WAV até que fiz o teste e percebi algumas diferenças. pois seria de muito interesse meu converter para flac os quase 100gb de musicas em WAV que tenho no hd hehehe.

e onde esta a perda da qualidade? boa pergunta pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post
O flac foi você que gravou? A partir do wav?

exatamente :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
sim, concordo que se converter um WAV p/ Flac e depois desconverter o arquivo será idêntico ao original.

o que eu estou afirmando é que um arquivo FLAC não toca idêntico ao arquivo em WAV. essa era uma duvida que eu tinha e gostaria de saber se um arquivo em FLAC teria a mesma qualidade da WAV até que fiz o teste e percebi algumas diferenças. pois seria de muito interesse meu converter para flac os quase 100gb de musicas em WAV que tenho no hd hehehe.

e onde esta a perda da qualidade? boa pergunta pasmafaute

Quando vc gravou seu CD com o FLAC, o fez em CDA normal (ou seja, convertido pra WAV) ou o CDJ consegue ler FLAC?

Se gravou em CDA, e a desconversão transforma em um WAV perfeito (vc pode fazer um teste comparando bit a bit o wav original e o wav->flac-wav), não há motivo pra tocar diferente.

Além disto, qual a possibilidade de as duas CDJ não estarem tocando igual por problemas de versão de hardware, desgaste do pickup, calibração, cabos diferentes, entradas do mixer com resposta em frequência diferente (causado por algum erro de projeto ou por margem de erro dos componentes), ou mesmo uma auto-sugestão na hora do teste?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, uma imagem vale mais que mil palavras...

comphb.jpg

Esse teste eu acabei de fazer aqui. A partir de um arquivo WAV copiado do CD Best of Chesky vol 2 usando o EAC, criei um FLAC, em seguida o converti para WAV novamente, tudo usando o foobar. Comparei os WAV original e o WAV->FLAC->WAV e... NENHUMA diferença, tudo igualzinho. Sem perda alguma, bit a bit é tudo igual. Usei uma faixa BEM complexa, Jazz com vocal feminino, muito arejada... tanto é que, de 22mb, o FLAC ficou com apenas 9mb.

Considerando o fato de um WAV ser uma espécie de tabela com o valor binário de cada uma das 44100 amostras por segundo, isto significa que não haverá absolutamente nenhuma diferença na reprodução de um FLAC ou WAV, exceto quando o software iou hardware envolvido for impreciso ao ponto de desconverter totalmente errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer dúvida, apenas perguntar para o kleber!

Agora fica difícil duvidar de algo...

Compartilhar este post

Link para o post

FLAC está ficando cada vez mais popular, até o meu Sandisk Sansa e o meu player Chinês XingLing já suportam o formato, só ainda não consegui descobrir como ligá-los aos alto falantes do meu carro, eu também gosto de arquivos em APE e o meu player XingLing também suporta.

Vi um CarPC montado que um amigo trouxe de fora, show de bola o bicho.

Estou pensando em comprar um netbook e usar como CarPc, mas só imagina como integrá-lo ao sistema.

Compartilhar este post

Link para o post
uma auto-sugestão na hora do teste?

Voto nessa...

O que me incomoda um pouco é a falta de contextualização das coisas.

Jitter eh um exemplo: Estamos em um forum de som automotivo falando de jitter ?!?!?! Francamente neh... Ateh no sistema de PA pra tocar em pvt acho q discutir jitter nao vem ao caso...

Compartilhar este post

Link para o post

E o Jitter não é fator limitante mesmo em sistemas automotivos?

Não é pq é automotivo que tem que tocar mal, ou não se possa discutir como pode tocar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
E o Jitter não é fator limitante mesmo em sistemas automotivos?

Não é pq é automotivo que tem que tocar mal, ou não se possa discutir como pode tocar melhor.

Eu acho q nao, e ponto.

Mas como diria Erasmo carlos: Sou uma criança, não entendo nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Entao cara,eu tbm sou dj e nao uso mp3 para tocar , agora ,a nao ser q vc tenha um som muito forte acho q nao teria muita necessidade de usar em WAV , pois em mp3 tbm toca legal ;;;;

abs

Compartilhar este post

Link para o post
Quando vc gravou seu CD com o FLAC, o fez em CDA normal (ou seja, convertido pra WAV) ou o CDJ consegue ler FLAC?

Se gravou em CDA, e a desconversão transforma em um WAV perfeito (vc pode fazer um teste comparando bit a bit o wav original e o wav->flac-wav), não há motivo pra tocar diferente.

Além disto, qual a possibilidade de as duas CDJ não estarem tocando igual por problemas de versão de hardware, desgaste do pickup, calibração, cabos diferentes, entradas do mixer com resposta em frequência diferente (causado por algum erro de projeto ou por margem de erro dos componentes), ou mesmo uma auto-sugestão na hora do teste?

gravei em CDA, normal... o arquivo em FLAC gravado em CD normal.

nenhuma possibilidade das cdj estarem tocando diferentes. pois tocando WAV com WAV não tinha diferença no som, e WAV com FLAC existia diferença. teóricamente pode até não existir diferenças, mais na PRÁTICA não é bem assim que funciona. o porque eu não sei explicar, pois sou quase leigo no assunto.

eu deixo uma pergunta, se o FLAC é um formato tão bom quanto WAV porque em programas de produção musical(ableton, cubase, fruit loops) não é possivel criar o arquivo (a musica) em FLAC ? pasmafaute

podem existir n fatores teóricos indicando que FLAC toca igual a um WAV, eu seria o maior interessado em transferir minhas musicas em WAV pra FLAC, mais não faço isso pois na MINHA opnião existe perda da qualidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Bom, uma imagem vale mais que mil palavras...

comphb.jpg

Esse teste eu acabei de fazer aqui. A partir de um arquivo WAV copiado do CD Best of Chesky vol 2 usando o EAC, criei um FLAC, em seguida o converti para WAV novamente, tudo usando o foobar. Comparei os WAV original e o WAV->FLAC->WAV e... NENHUMA diferença, tudo igualzinho. Sem perda alguma, bit a bit é tudo igual. Usei uma faixa BEM complexa, Jazz com vocal feminino, muito arejada... tanto é que, de 22mb, o FLAC ficou com apenas 9mb.

Considerando o fato de um WAV ser uma espécie de tabela com o valor binário de cada uma das 44100 amostras por segundo, isto significa que não haverá absolutamente nenhuma diferença na reprodução de um FLAC ou WAV, exceto quando o software iou hardware envolvido for impreciso ao ponto de desconverter totalmente errado.

Kleber, os 2 arquivos que vc testou são WAV!

o fato de converter para FLAC e depois para WAV não quer dizer absolutamente nada pois o arquivo ficará idêntico ao de origem, tente fazer uma comparação de um arquivo WAV com um arquivo FLAC, não conheço algum programa que pode ser feito esse teste. nem EAC reconhece flac.

Compartilhar este post

Link para o post
Entao cara,eu tbm sou dj e nao uso mp3 para tocar , agora ,a nao ser q vc tenha um som muito forte acho q nao teria muita necessidade de usar em WAV , pois em mp3 tbm toca legal ;;;;

abs

como já falei anteriormente, o som que foi feito o teste não é meu, foi alugado. e realmente o som era MUITO forte era uma rave para 3 ou 4 mil pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é disso que estamos falando..

Como vamos tocar um arquivo FLAC no carro?

Eu baixo arquivos em FLAC, e depois converto pra WAV ou gravo em CD de áudio, ou seja, fica 99% igual ao CD original.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas é disso que estamos falando..

Como vamos tocar um arquivo FLAC no carro?

Eu baixo arquivos em FLAC, e depois converto pra WAV ou gravo em CD de áudio, ou seja, fica 99% igual ao CD original.

se vc pegar o arquivo em FLAC e gravar direto no CD a origem desse arquivo não é WAV, é FLAC.

agora se vc converter o FLAC para WAV e depois gravar no CD, ai sim terá um arquivo em WAV :legal:

flac é usado pra facilitar o envio e recebimento das musicas pela net. funciona como o Zip ou Rar.

se você baixa um dvd em RAR grava em DVD e colocar pra tocar no seu aparelho de DVD, o aparelho não vai idêntificar um arquivo de DVD e sim um arquivo RAR.

é só um exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post
Kleber, os 2 arquivos que vc testou são WAV!

o fato de converter para FLAC e depois para WAV não quer dizer absolutamente nada pois o arquivo ficará idêntico ao de origem, tente fazer uma comparação de um arquivo WAV com um arquivo FLAC, não conheço algum programa que pode ser feito esse teste. nem EAC reconhece flac.

O Foobar tem plugins que fazem a comparação cega!

Experimente :)

Eu não consegui diferenciar...

Aliás, eu não consigo diferenciar muitas coisas, não sirvo de base =P

Compartilhar este post

Link para o post
se vc pegar o arquivo em FLAC e gravar direto no CD a origem desse arquivo não é WAV, é FLAC.

agora se vc converter o FLAC para WAV e depois gravar no CD, ai sim terá um arquivo em WAV :legal:

flac é usado pra facilitar o envio e recebimento das musicas pela net. funciona como o Zip ou Rar.

se você baixa um dvd em RAR grava em DVD e colocar pra tocar no seu aparelho de DVD, o aparelho não vai idêntificar um arquivo de DVD e sim um arquivo RAR.

é só um exemplo.

Então, seguindo sua linha de raciocínio...

Pegar Mp3 e converter para WAV, depois gravar em CD vai ficar melhor do que gravar mp3 direto e mandar tocar?!

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é obvio... Eu sei exatamente o que é um arquivo FLAC...

Geralmente encontramos arquivos FLAC/APE/etc na Internet.

É só fazer a conversão e gravar no CD.

Compartilhar este post

Link para o post
O Foobar tem plugins que fazem a comparação cega!

Experimente :)

Eu não consegui diferenciar...

Aliás, eu não consigo diferenciar muitas coisas, não sirvo de base =P

o foobar é um player??

vc diz fazer uma comparação ouvindo as 2 musicas?

pra isso é necessário ter um bom equipamento de som, o que não é o meu caso.

e tambem não é nenhuma diferença de qualidade gritante, a diferença que percebi foi MIXANDO a mesma musica em formatos diferentes. não foi ouvindo primeiro uma e depois a outra.

o ponto que eu quero chegar é bem simples

muitas vezes por uma pequena diferença de qualidade entre equipamentos compramos o melhor e MUITO mais caro (muitas vezes até o dobro do preço) porque não fazemos a mesma coisa com o arquivo de áudio?

vejo muita gente com mais de 5 mil reais de som no carro e tocando arquivos mp3, acho isso deprimente :banghead

Compartilhar este post

Link para o post
Então, seguindo sua linha de raciocínio...

Pegar Mp3 e converter para WAV, depois gravar em CD vai ficar melhor do que gravar mp3 direto e mandar tocar?!

não, mp3 é uma coisa e flac é outra completamente diferente.

o Mp3 depois de convertido jamais volta a qualidade anterior.

o flac funciona como o winzip ou o winrar, ele comprime e descomprime a musica fazendo a mesma voltar a sua qualidade original (WAV)

agora, não adianta pegar um arquivo em mp3, converter para flac e depois para WAV e achar que vai estar tocando um arquivo em WAV, na verdade não passa de um Mp3.

Compartilhar este post

Link para o post
Mas é obvio... Eu sei exatamente o que é um arquivo FLAC...

Geralmente encontramos arquivos FLAC/APE/etc na Internet.

É só fazer a conversão e gravar no CD.

se o arquivo FLAC tiver realmente a origem de um WAV.

fica perfeito :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...