Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
I2afael

Qualidade dos Arquivos de Audio

Recommended Posts

realmente, quando fiz o teste foi em um Sistema de som PA, o que tenho de som no pc é uma caixa sony que deve ser de 1972 uhuaehua

São os melhores sistemas de audio que reproduzem mto bem todas as faixas de audio, Os sistemas Antigos Gradiente, Polivox, Cignus, Philips, Sony, Kenwood e por ai vai no www.audiorama.com.br tem mta coisa boa por lá, mas já estamos saindo do foco do tópico, só abri essa parte para comentar sobre os equipamentos para teste da qualidade de audio.

[ ] 's

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lupg, tem algumas placas ainda melhores... M-audio, Yamaha, mas ai o preço vai pras nuvens... hehehe...

(a propósito, sou de Ibaiti, saudade dos domingos de Tmz rs...)

Compartilhar este post

Link para o post
Lupg, tem algumas placas ainda melhores... M-audio, Yamaha, mas ai o preço vai pras nuvens... hehehe...

(a propósito, sou de Ibaiti, saudade dos domingos de Tmz rs...)

Vdd, mencionei a que tenho aki..rss, quem sabe qdo fazer um UP no meu PC eu encare uma dessas q vc mencionou.

Pois é TMZ é o fervo..rs, sou de Andirá mas agora em novembro faz 1 ano que moro aki, durante a semana, e fins d semana vou p cidade da mãe e da namo né..rs.

Agora final do mes tem Canoagem, vai ser mó fervo.

Tu é de Ibaiti mas tá morando em Ctba?

Compartilhar este post

Link para o post
Vdd, mencionei a que tenho aki..rss, quem sabe qdo fazer um UP no meu PC eu encare uma dessas q vc mencionou.

Pois é TMZ é o fervo..rs, sou de Andirá mas agora em novembro faz 1 ano que moro aki, durante a semana, e fins d semana vou p cidade da mãe e da namo né..rs.

Agora final do mes tem Canoagem, vai ser mó fervo.

Tu é de Ibaiti mas tá morando em Ctba?

Então, é isso msm, sou de Ibt mas tou em Ctba agora... mas canoagem não vai rolar, virou mer** aquilo lá... já tem anos que não é mais a mesma coisa...

Então, voltando ao tópico, se puder investir em placas de som melhores, vai fundo, mas vai precisar de caixas melhores tb... tem algunas Edifier mt boas...

Compartilhar este post

Link para o post
Então, é isso msm, sou de Ibt mas tou em Ctba agora... mas canoagem não vai rolar, virou mer** aquilo lá... já tem anos que não é mais a mesma coisa...

Então, voltando ao tópico, se puder investir em placas de som melhores, vai fundo, mas vai precisar de caixas melhores tb... tem algunas Edifier mt boas...

Tem sim, eu já escutei essas caixas tocando e fiquei de boca aberta, para mim são os melhores C/B nesse quesito, vc tem dessas caixas ai no teu pc?

Compartilhar este post

Link para o post

Blah... Eu sou tão surdo, mas tão surdo, que ouço 320 kbps e já estou feliz :vts

Claro que flac é fantástico, mas não faço extrema questão de pegar FLAC não....

Hmm.. Outro detalhe interessante (Até para a galera de SPL)...

Mesma música em mp3 320 kpbs e 128 kpbs.... 128 meu sub chera bobina :vts 320 não, além de descer mais =P

Compartilhar este post

Link para o post
realmente, se Zipar o arquivo em WAV o tamanho vai reduzir, mais tente reproduzir o arquivo em zip ?

passei no winrar o mesmo arquivo WAV de 82,9mb e ficou com 59,7mb. se existir algum player que toca arquivo em RAR é uma boa hehe

mais Kleber, seria obvio este resultado na conversão de WAV p/ FLAC, pois a origem é WAV.

se fosse possivel analizar O ARQUIVO EM FLAC, tenho certeza que o resultado seria diferente.

Então, pra reproduzir vc precisa descomprimir, não?

É o que faz qualquer CODEC. Pega o arquivo comprimido (seja MP3, WAV, Flac, APE, etc), e o transfere em formato PCM (o mesmo do Wave) para a placa de som.

Ou seja, até o MP3 vira PCM na hora de tocar. Só que o Codc faz isso "on the fly", por isto vocênão enxerga o processo.

Compartilhar este post

Link para o post

O seguinte link possui algumas informações interessantes sobre o formato FLAC e sua vantagem sobre mp3 e a comparação com WAV.

http://www.guiadohardware.net/comunidade/f...ntagens/867341/

Um bom teste que faço e ripar um cd em FLAC e outro em WAV(PCM) e comparar a qualidade de um com o outro.

lembrando que WAV é um conteiner e pode conter até codificação MPEG Layer 3, ou seja não vai ter uma qualidade boa

comparada ao CD original.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu uso wav ou qualquer formato lossless (FLAC, ALAC...)

Teoricamente, FLAC e ALAC soam identicos ao wav, porém ocupam um pouco menos de espaço

Compartilhar este post

Link para o post
Então, pra reproduzir vc precisa descomprimir, não?

É o que faz qualquer CODEC. Pega o arquivo comprimido (seja MP3, WAV, Flac, APE, etc), e o transfere em formato PCM (o mesmo do Wave) para a placa de som.

Ou seja, até o MP3 vira PCM na hora de tocar. Só que o Codc faz isso "on the fly", por isto vocênão enxerga o processo.

então o que explicaria a diferença de qualidade em um Sistema PA entre WAV e FLAC ??

lembrando que foram mixadas a MESMA musica em formatos diferentes, foi percebido uma consideravel falta de "pressão" nos graves e os agudos não ficaram tão limpos como em WAV.

em Flac é MUITO superior a qualquer MP3, porém PRA MIM é inferior a wav.

Compartilhar este post

Link para o post
Eu uso wav ou qualquer formato lossless (FLAC, ALAC...)

Teoricamente, FLAC e ALAC soam identicos ao wav, porém ocupam um pouco menos de espaço

;)

Compartilhar este post

Link para o post
então o que explicaria a diferença de qualidade em um Sistema PA entre WAV e FLAC ??

lembrando que foram mixadas a MESMA musica em formatos diferentes, foi percebido uma consideravel falta de "pressão" nos graves e os agudos não ficaram tão limpos como em WAV.

WAV puro não tem compressão...que já é uma grande coisa.

WAV é sempre superior aos outros formatos de áudio....principalmente pelo fato dele não precisar ser reprocessado (descomprimido) para ser executado....a grande maioria dos chips responsáveis pela "descompressão" não conseguem fazer com fidelidade suficiente, degradando a qualidade do áudio se comparada ao WAV que é tocado direto.

Editado por BinhoSPL

Compartilhar este post

Link para o post

Eu humildemente acho q vc nao seria capaz de obter mais do q 80% de acerto em um teste cego FLAC vs WAV (contando chutes)...

Eletronicamente falando, é como se vc dissesse que um wav gravado em cd toca diferente do mesmo wav gravado num pen-drive :blink: (Apesar de que tem audiofilo q diz q a prensagem de cada CD em particular pode influir no som gerado....) Loucura neh...

Alias, se importaria em descrever esse sistema de PA?

A musica mixada era vinda de sintetizador ou de instrumentos reais ???

Compartilhar este post

Link para o post
Eletronicamente falando, é como se vc dissesse que um wav gravado em cd toca diferente do mesmo wav gravado num pen-drive :blink: (Apesar de que tem audiofilo q diz q a prensagem de cada CD em particular pode influir no som gerado....) Loucura neh...

Não é loucura não....tem inclusive um post aki no forum sobre isso......uma cópia identica de um CD soa diferente dependento dos equipamentos......isso devido a maior dificuldade dos leitores com relação aos cristais de CD não prensados industrialmente..... a cópia pode ser a mesma...conferida por HASH, mas tocam diferentes.

Se não me engano isso foi discutido num post do Lucas Mazer dentro da seção HI-FI....

Sobre percepção ou não de diferentes tipos de formatos de áudio: Recomendo uma leitura do artigo do Marcelo Lacerda na saudosa Som&Carro nº111, sobre psicoacustica.

Editado por BinhoSPL

Compartilhar este post

Link para o post
WAV puro não tem compressão...que já é uma grande coisa.

WAV é sempre superior aos outros formatos de áudio....principalmente pelo fato dele não precisar ser reprocessado (descomprimido) para ser executado....a grande maioria dos chips responsáveis pela "descompressão" não conseguem fazer com fidelidade suficiente, degradando a qualidade do áudio se comparada ao WAV que é tocado direto.

Quem faz a descompressão não é hardware, é software, exceto em MP3 players...

VAV é o estado puro... 44100 amostras por segundo do sinal que estava lá na entrada do gravador, gravados em 16 bits, pelos padrões atuais dos CDs.

Quando você comprime pra FLAC ou APE, tem o MESMÍSSIMO material. So que com compressão. A compressão é de DADOS, não de CONTEÚDO (o que ocorre no MP3, DTS, DOLBY, etc), logo, quando o arquivo for lido, o mesmíssimo conteúdo será recebido pela placa de som.

Tanto é que, se você desconverter um arquivo FLAC pra WAV novamente (o mesmo processo que o CODEC faz pra tocar, a diferença é que, ao invés de mandar os dados pra placa de som, vai mandar pro disco. O processo de desconversão é o mesmo) e fizer uma comparação bit a bit (como já foi extensamente feito pelo mundo) vai descobrir que os arquivos são idênticos.

Logo, onde é que estará a perda de qualidade?

Compartilhar este post

Link para o post
Eu humildemente acho q vc nao seria capaz de obter mais do q 80% de acerto em um teste cego FLAC vs WAV (contando chutes)...

Alias, se importaria em descrever esse sistema de PA?

A musica mixada era vinda de sintetizador ou de instrumentos reais ???

Quanto pior a mídia, mais sujeira na leitura, logo, menor precisão na desconversão pro áudio. Isto se chama Jitter. No mundo ideal, os dados chegam perfeitinhos, no tempo exato que a DAC espera recebê-los. No mundo real, não.

Compartilhar este post

Link para o post
realmente, se Zipar o arquivo em WAV o tamanho vai reduzir, mais tente reproduzir o arquivo em zip ?

passei no winrar o mesmo arquivo WAV de 82,9mb e ficou com 59,7mb. se existir algum player que toca arquivo em RAR é uma boa hehe

mais Kleber, seria obvio este resultado na conversão de WAV p/ FLAC, pois a origem é WAV.

se fosse possivel analizar O ARQUIVO EM FLAC, tenho certeza que o resultado seria diferente.

O foobar2000 toca arquivos compactados, só que isso não é padrão na instalação, na hora de instalar

você tem que mudar o tipo da instalação para full para ter essa opção no player, para 7zip, lha, jma e formatos

unix (.TAR, .GZ e .BZ2) tem que instalar um plugin depois de instalado o programa.

Foobar2000 suporta vários plugins e trabalha com os seguintes formatos de músicas. Os nativos são: MP1, MP2, MP3, MP4, Musepack, AAC, Ogg Vorbis, FLAC/Ogg FLAC, Speex, WavPack, WAV, AIFF, AU, SND, CDDA e WMA. Outros formatos podem rodar por meio de plugins, como: TTA, Monkey`s Audio, ALAC, MOD, SPC, TFMX, Shorten, OptimFROG, LPAC, AC3, DTS, PSF, NSF, XID, XA, Matroska, MMS, RSTP e outros.

Uma das melhores vantagens é a possibilidade de rodar músicas compactadas em RAR, ZIP, LHA, JMA e 7zip sem necessitar ter um compactador, visto que o programa reproduz diretamente a música.

Agora player pra carro só se for um CarPC, player standard ainda não tem todas as funcionalidades que agradem todos.

Um bom artigo sobre o foobar2000 pode ser encontrado aqui:

Foobar2000

Transformar de um formato para outro: mp3 para wma ou vice-versa recebe o nome de transcodificação

Editado por AlvoErrado2

Compartilhar este post

Link para o post
Agora player pra carro só se for um CarPC, player standard ainda não tem todas as funcionalidades que agradem todos.

^^

Mas não pense que um CarPC é a solução de todos os problemas também....

Tem horas que me arrependo de não ter comprando um dvd normal e um ipod 160 gb....

Compartilhar este post

Link para o post

João, é pq vc instalou o seu "verde" ainda...

Isto explica pq eu ainda não instalei o meu no carro... só vai quando a integração estiver 100%, e já está quase lá.

Player automotivo nunca mais!

Compartilhar este post

Link para o post

Te garanto que tem problemas que você só vai descobrir quando instalar ^^

O meu na bacada tava perfeito, passou uma semana como minha fonte de áudio em casa...

Se depois quiser trocar uma idéia dos possíveis problemas envolvendo carputer, só avisar :P

Claro que vale a pena, mas com um orçamento baixo (gastei menos do que um DVD) tem muitos problemas ruins de se contornar...

Principalmente quando eu demoro 3 minutos da minha casa até a faculdade... Ouço música por um minuto e meio, o resto do tempo é para ligar e desligar o computador/inversor e tal :P

Compartilhar este post

Link para o post
Quem faz a descompressão não é hardware, é software, exceto em MP3 players...

VAV é o estado puro... 44100 amostras por segundo do sinal que estava lá na entrada do gravador, gravados em 16 bits, pelos padrões atuais dos CDs.

Quando você comprime pra FLAC ou APE, tem o MESMÍSSIMO material. So que com compressão. A compressão é de DADOS, não de CONTEÚDO (o que ocorre no MP3, DTS, DOLBY, etc), logo, quando o arquivo for lido, o mesmíssimo conteúdo será recebido pela placa de som.

Tanto é que, se você desconverter um arquivo FLAC pra WAV novamente (o mesmo processo que o CODEC faz pra tocar, a diferença é que, ao invés de mandar os dados pra placa de som, vai mandar pro disco. O processo de desconversão é o mesmo) e fizer uma comparação bit a bit (como já foi extensamente feito pelo mundo) vai descobrir que os arquivos são idênticos.

Logo, onde é que estará a perda de qualidade?

Justamente falei em CHIP pq estava me referindo a HARDWARE (MPx players) e não no PC.

Eu sei que APE e FLAC não tem compressão de conteúdo justamente por isso são classificados como LOSSLESS........ sei bem a diferença entre conteúdo e dados......inclusive o meu "conversor" foi pragramado por mim mesmo, e o arquivo final e em wav, muito parecido com que os APE e FLAC fazem.

Compartilhar este post

Link para o post
Te garanto que tem problemas que você só vai descobrir quando instalar ^^

O meu na bacada tava perfeito, passou uma semana como minha fonte de áudio em casa...

Se depois quiser trocar uma idéia dos possíveis problemas envolvendo carputer, só avisar :P

Claro que vale a pena, mas com um orçamento baixo (gastei menos do que um DVD) tem muitos problemas ruins de se contornar...

Principalmente quando eu demoro 3 minutos da minha casa até a faculdade... Ouço música por um minuto e meio, o resto do tempo é para ligar e desligar o computador/inversor e tal :P

Tá doido, rapaz... o meu liga e toca em menos de 30 segundos... sinal que o seu ainda tem onde melhorar... meu medo mesmo é só travar com trepidação... hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Se fizer um CarPuter bem feito, é só alegria.

Fazer com o mínimo de partes móveis. Uma placa Mini-Atx bacana, da pra rodar tudo via PenDrive por exemplo, ou algum cartão de memória. E ter um HD portátil cheio de lossless.

Compartilhar este post

Link para o post

Até que HD não é problema, se bem montado. Com a facilidade de ter muito mais espaço pros arquivos.

O complicado mesmo é a interface... tem que ser bem objetiva, tem que ser tudo bem leve. Acho que cheguei nesse nível, usando Foobar e um frontend bem levinho, o que me permite usar muito pouca RAM, agilizando o processo de hibernação. Hoje uso 128mb, e sobra memória.

Mais importante ainda é lembrar do bom e velho PATO. Pato nada, anda, voa. Faz tudo, mas não faz nada direito. Quanto mais funções no CarPC, mais problemático ele vai ficando. Foquei o meu no áudio, GPS prefiro portátil, vídeo pra mim é inútil, ligação com a injeção eletrônica é um briquedo de 5 minutos... depois que vc vê tudo rodando, nunca mais usa, exceto se o carro apresenta alguma falha.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já acho que a interface é a parte mais simples.

Hoje em dia tem muitas opções.

O Centrafuse é excelente. Tem alguns acessórios muito bacana pra ele como o Space Navigator ou o controle da Griffin, sem contar telas touchscreen. Da pra fazer uma interface sensacional, bem melhor que qualquer DVDPlayer.

Eu já acho que se tem CarPC, seria mto desperdício não ter algumas coisas extras, como GPS por exemplo. Não precisa ter aquelas funções todas de OBD/etc.. mas GPS é mto bacana.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...