Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
lowe

Ajuste de LPF e SUBSONICO

Recommended Posts

Eu sei que várias pessoas perguntaram e que tem alguns tópicos sobre isso aqui no fórum, mas eu gostaria de uma sugestão menos genérica do tipo: "eu tenho um set parecido e escuto o mesmo tipo de som e ficou legal o corte LPF em X o HPF em Y e o subsonico em Z para eu poder testar as sugestões e ver qual ficaria mais próximo do meu gosto. Os equips são os que estão na minha assinatura e a minha caixa é selada com 37 litros para cada subwoofer, lembrando que geralmente escuto musica eletrônica e rock.

Valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara.. se sua porta dianteira (onde eu suponho que estejam os bravox) forem tratadas, dá pra usar LP apartir de 50hz! Mas isso é 80% questão de gosto e 20% de desempenho! Eu gosto de LP baixo, sempre baixinho! 50~60hz o ideal! Se for trio, uso no maximo 120hz!

Já subsonico é exatamente o contrário! 80% questão de projeto e 20% de gosto! Tu tem q avaliar o rendimento do teu sub no sistema! Olhe no manual quantos mm de x-max ele tem... dps bote ele pra tocar numa música forte de subgraves (SPL test..) e aumente o volume observando o x-max. O ideal é que o subsonico no começo esteja no maximo (cortando em 50hz) e dps tu vai "abrindo" aos poucos. Sempre observando o x-max do sub... se ele tiver "pulando demais" pode levar à queima precoce por excesso de excursão (quebra na hora, tipo "poc") ou por passar mto tempo saindo do gap (excursão além do indicado favorece o aquecimento da bobina).

ENtão é isso! Dps posta o resultado aqui! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
Cara.. se sua porta dianteira (onde eu suponho que estejam os bravox) forem tratadas, dá pra usar LP apartir de 50hz! Mas isso é 80% questão de gosto e 20% de desempenho! Eu gosto de LP baixo, sempre baixinho! 50~60hz o ideal! Se for trio, uso no maximo 120hz!

Já subsonico é exatamente o contrário! 80% questão de projeto e 20% de gosto! Tu tem q avaliar o rendimento do teu sub no sistema! Olhe no manual quantos mm de x-max ele tem... dps bote ele pra tocar numa música forte de subgraves (SPL test..) e aumente o volume observando o x-max. O ideal é que o subsonico no começo esteja no maximo (cortando em 50hz) e dps tu vai "abrindo" aos poucos. Sempre observando o x-max do sub... se ele tiver "pulando demais" pode levar à queima precoce por excesso de excursão (quebra na hora, tipo "poc") ou por passar mto tempo saindo do gap (excursão além do indicado favorece o aquecimento da bobina).

ENtão é isso! Dps posta o resultado aqui! :legal:

Hum...valeu bloom vou testar fds...moro em prédio e se eu fizer isso em dia de semana eu sou expulso de casa...para o LP do sub você recomendaria qual corte?lembrando que escuto eletronico e rock.

Editado por lowe

Compartilhar este post

Link para o post
HPF em 80 ~ 125

LPF em 50 ~ 63

Subsonico no equipamento que utilizo não tenho essa opção.

[]'s

Valeu Victor vou testar sua sugestão no fds...depois posto o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Teste :P

Eu uso em 80 Hz.... Pois toda e qualquer música que ouço tem "batida" abaixo de 80 Hz, e como gosto de SPL deixo o subwoofer fazer esse trabalho :vts

Use 80 Hz, depois mude para 60 e veja se melhora/piora....

Cada faixa de frequência de corte tem uma vantagem... Algumas favorecem a qualidade (mais baixas) outras o SPL (mais altas). Depende muito!

SubSonico eu tenho um modo diferente de regular.... Meu carro tem um grave problema em frequencias muito baixas... Então eu ligo uma música com MUITO SUBGRAVE e deixo em volume mediano (para não queimar nada) com o subsonico inteiro aberto (mais baixo possível), depois vou aumentando ele devagar até notar que começa a fazer diferença. Ae baixo um pkinho (para parar de fazer diferença) e pronto, considero regulado :vts

Resumindo, LPF o mais baixo possível para manter o seu objetivo nas músicas e SubSonico o mais alto possível sem atrapalhar as suas músicas :vts

Ps. Note que HPF das portas e LPF do subwoofer é legal ser o mesmo :P LPF mais baixo apenas se tiver muito mais potência no subwoofer do que no resto do sistema.... Se não cria buraco no som =P

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...