Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
genesiosch

Qual a importancia do crossover nos kits 2 vias.

Recommended Posts

:rever1: salve galera..

fui pra terra santa fds que passou, e me bati atraz de um kit duas vias selenium

nao achei..

porem tava pensando em comprar um par de 6" 6MB11A

e um par de tweeter o 3/4TW1 tudo da selenium..

porem nao comprei pelo seguinte.. todos os kits dizem q vem o tal do crossover..

muito bem dessa forma se eu comprasse, nao viria o crossover..

porem o tweeter acompra um divisor de frequencia

agora a pergunta,

com esse divisor de frequencia eu nao precisaria do crossover, ou

crossover e divisor de frequencia é a mesma coisa?

e ainda, o meu set, eh composto por 1 power one

um 12" 308d2 ocupando um bride do modulo

tava pensando em ligar nos dois canais restantes, em um

1 par de 6x9 pioneer o 6992 (hoje esta ligado em dois canais)

e o canal restante o kit duas vias..

e ai, o power one guenta tocar um par de 6x9 em apenas um canal ?

e ligando o kit 2vias em um canal, sem o crossover somente com o divisor de frequencia

terei um resultado bom?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crossover é o divisor de frequencia.

Alguns vem com crossover 2 vias sendo passa baixa para o mid e passa alta para o tweeter, já outros(exemplo bravox cs60d/b/k) acompanha um divisor passa alta para o tweeter sendo o passa baixa acoplado no próprio midbass.

Ligar o kit em um dos canais e o 6x9 em outro nem rola.. o kit vai tocar um canal e os 6x9 o outro, ou seja, o kit vai tocar L e o par de 6x9 vai tocar o R sendo que um é diferente do outro.

Para seu set acho que é mais doque o suficiente o kit selenium ligado nas saidas dianteiras do amp.. não precisa de 6x9 atras não.

No máximo um par de coaxial ligados nas traseiras amplificadas do player(com o fader vc pode ajustar o volume dos mesmos) pra ajudar o ambiente.

Compartilhar este post

Link para o post

'genesiosch'

fui pra terra santa fds que passou, e me bati atraz de um kit duas vias selenium

nao achei..

porem nao comprei pelo seguinte.. todos os kits dizem q vem o tal do crossover..

agora a pergunta,

Ta bom ???

Quando o Crossover esta ligado ao fio antes do Tweeter ele esta cortando as frequências abaixo de +/- 5.000Hz que o Tweeter não suporta !!!

Agora quando o Mid Bass e o Tweeter vão ligados a um Divisor de Frequência "geralmente" ele esta dividindo as frequências, o Mid Bass toca até ex.: 5.000Hz e o Tweeter começa a tocar em 5.000hz assim os dois em paralelo a impedância não cai pois eles estarão tocando frequências distintas conservando a impedância dos dois que deve ser 4ohms !!!

e ligando o kit 2vias em um canal, sem o crossover somente com o divisor de frequencia

terei um resultado bom?

Primeiro vai ficar descompensado se a potência dos 6x9 forem maior que a do Kit duas vias eles vão tocar mais alto !!!

Segundo se você colocar dois 6x9 4ohms em paralelo num canal e o Kit 4ohms em paralelo n'outro o Amplificador guenta pois acho que ele é 2ohms em estéreo só que o som vai ficar Mono ... coloca um 6x9 + um dos do Kit em paralelo num canal e o resto em paralelo no outro !!!

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post
'genesiosch'

nao achei..

agora a pergunta,

Ta bom ???

Quando o Crossover esta ligado ao fio antes do Tweeter ele esta cortando as frequências abaixo de +/- 5.000Hz que o Tweeter não suporta !!!

Agora quando o Mid Bass e o Tweeter vão ligados a um Divisor de Frequência "geralmente" ele esta dividindo as frequências, o Mid Bass toca até ex.: 5.000Hz e o Tweeter começa a tocar em 5.000hz assim os dois em paralelo a impedância não cai pois eles estarão tocando frequências distintas conservando a impedância dos dois que deve ser 4ohms !!!

terei um resultado bom?

Primeiro vai ficar descompensado se a potência dos 6x9 forem maior que a do Kit duas vias eles vão tocar mais alto !!!

Segundo se você colocar dois 6x9 4ohms em paralelo num canal e o Kit 4ohms em paralelo n'outro o Amplificador guenta pois acho que ele é 2ohms em estéreo só que o som vai ficar Mono ... coloca um 6x9 + um dos do Kit em paralelo num canal e o resto em paralelo no outro !!!

Abraço !!!

João Otávio

Amigo.. agora fiquei com uma dúvida aqui.

Por exemplo.. o kit bravox cs60d tem os seguintes cortes:

Lp 3.5khz 6db/ 8ª > mid bass.

HP 4khz 12db/ 8ª > Tweeter

A pergunta é:

Com esses cortes ddiferentes, sendo 6 e 12db/oct a impedância se mantem em 4ohms certo?

Hj eu uso o mid cs60d(lp 3.5khz) em conjunto com o 1tw1 e seu respectivo divisor(hp 2.5khz 18db/oct).. com isso a minha impedancia cai pra 2ohms ou ainda é conservada?

Compartilhar este post

Link para o post
Crossover é o divisor de frequencia.

Alguns vem com crossover 2 vias sendo passa baixa para o mid e passa alta para o tweeter, já outros(exemplo bravox cs60d/b/k) acompanha um divisor passa alta para o tweeter sendo o passa baixa acoplado no próprio midbass.

Ligar o kit em um dos canais e o 6x9 em outro nem rola.. o kit vai tocar um canal e os 6x9 o outro, ou seja, o kit vai tocar L e o par de 6x9 vai tocar o R sendo que um é diferente do outro.

Para seu set acho que é mais doque o suficiente o kit selenium ligado nas saidas dianteiras do amp.. não precisa de 6x9 atras não.

No máximo um par de coaxial ligados nas traseiras amplificadas do player(com o fader vc pode ajustar o volume dos mesmos) pra ajudar o ambiente.

muito obrigado..

porem nao estou pensando em ligar no L os 6x9 e no R o kit por exemplo.. mas estou pensando em explorar

o meu player..

ele tem 3 saidas RCA,

Frente, Traseiro, e sub.. tenho 2 cabos RCA, estou pensando em usar um cabo RCA para o sub.. (hoje esta assim)

e o outro RCA usarei 2 Y, ai como o cabo é duplo, estou pensando em usar, uma parte do cabo para 1 canal do modulo, para o kit 2 vias, e a outra parte para o par de 6x9, sendo assim eu poderia controlar, diminuir com o fader para os 6x9 e jogar mais pra frente e tal.. ou mais pra traz ...

isso q estou pensando em fazer..

mas em relacao ao kit duas vias entao, eu poderia comprar o 6" e o tweeter com o divisor de frequencia..

que vai rolar de boa..

a minha maior duvida era realmente sobre o tal do crossover heheh

Compartilhar este post

Link para o post
'genesiosch'

nao achei..

e um par de tweeter o 3/4TW1 tudo da selenium.............

....

Abraço !!!

João Otávio

muito obrigado...

dessa maneira nao poderei controlar pelo player pra mandar mais som pra frente ou pra traz..

ja com os 6x9, em uma pesquisa vi que posso usar uns Resitores, pra fazer eles se igualarem e tal..

mas porem qto ao kit entao tendo o divisor de frequencia ou o crossover, a funcionalidade é praticamente a mesma

certo?

Compartilhar este post

Link para o post

'distroy'

A pergunta é:

Com esses cortes ddiferentes, sendo 6 e 12db/oct a impedância se mantem em 4ohms certo?

Hj eu uso o mid cs60d(lp 3.5khz) em conjunto com o 1tw1 e seu respectivo divisor(hp 2.5khz 18db/oct).. com isso a minha impedancia cai pra 2ohms ou ainda é conservada?

Como vai distroy ???

Nesse caso a impedância não cai mesmo com a diferença de ordem dos cortes (6dB/8ª - 12dB/8ª) pois o Mid Bass para de tocar em 3.500Hz e o Tweeter começa a tocar em 4.000Hz !!!

O corte do Mid Bass é feito pela bobina que esta em volta de seu imã e o corte do Tweeter por um crossoverzinho estilo caixinha !!!

Já no segundo caso que o Mid Bass termina em 3.500 e o TW1 começa em 2.500Hz a impedância cai um pouco mas não a ponto de armar a proteção do amplificador (se estiver em um Bridge de 4ohms) agora se estiver em um canal de 20hms tranquilo pois a queda seria até benéfica !!!

Tem até um esqueminha para mudar o corte do Mid Bass caso o som dele esteja ruim nas altas !!!

Abraço !!!

João Otávio

Compartilhar este post

Link para o post
'distroy'

A pergunta é:

Como vai distroy ???

Nesse caso a impedância não cai mesmo com a diferença de ordem dos cortes (6dB/8ª - 12dB/8ª) pois o Mid Bass para de tocar em 3.500Hz e o Tweeter começa a tocar em 4.000Hz !!!

O corte do Mid Bass é feito pela bobina que esta em volta de seu imã e o corte do Tweeter por um crossoverzinho estilo caixinha !!!

Já no segundo caso que o Mid Bass termina em 3.500 e o TW1 começa em 2.500Hz a impedância cai um pouco mas não a ponto de armar a proteção do amplificador (se estiver em um Bridge de 4ohms) agora se estiver em um canal de 20hms tranquilo pois a queda seria até benéfica !!!

Tem até um esqueminha para mudar o corte do Mid Bass caso o som dele esteja ruim nas altas !!!

Abraço !!!

João Otávio

Quanto ao cross embutido no mid(a tal bobina) eu já sabia.. mas fiquei curioso com a alteração ou não da impedância com os tais cortes.

Como estou sempre mechendo nas configurações do player/amplificador eu acabei não percebendo o ganho na potência no meu kit após a troca do cross e tweeter. O kit está sendo tocado em estéreo dianteiro no power one com impedância mínima de 2ohms, sendo assim, não terei problema algum.. muito pelo contrário.

No caso do mid subindo até 3.5khz e o tweeter partindo do 2.5khz, a impedância chega a 2ohms ou não cai tudo isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Pense na impedância VS frequência...

No caso descrito (mid 3.5, tweeter 2.5) você vai ter um pico entre 2.5 e 3.5 em que a impedância vai ser mais baixa do que 4 ohms (mas maior que 2). Nessas frequências o amplificador vai dar mais potência (Afinal a impedância é menor, nesta faixa) e o som dessas frequencias vai se "sobressair" sendo necessário equalização (ou, dependendo, você até gosta do jeito que fica..).

O ideal é estudar certinho os cortes, eu diria que é a maior dificuldade de um sistema. Usar cross originais permite não ter tanta dor de cabeça com acertos....

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Essa mesma regra se aplica tambem as cornetas e supertweeters?

Ligando 2 drivers e 2 tweeters de 8ohms com crossovers passivos, cada falante tocando a sua faixa resultaria em 4ohms?

Oia so, cada vez mais to ficando mais esperto [-]

Esse forum e o melhor []-[]

Compartilhar este post

Link para o post

E se eu abandonar os 6x9, e colocar 2 kits duas vias, ou pelo menos 2 pares de 6"

nas portas dianteiras com os tweeters e tal.. mas no tampao lah atraz, colocar com

aros adapatadores mais 2 6" fica um som +/- se abrir a mala, do tipo num

churrasquinho, vou conseguir ouvir o som se o carro estiver a uns 10 metros de mim por exemplo?

com os 6x9 ouço blz..

Compartilhar este post

Link para o post

aee galera blz, tb estou com um problema q n to conseguindo resolver , eu ja possuia um kit 2 vias de 06 da MTX de 240rms ( fora os tueterzinho q n sei quantos rms sao )eu escutava um som limpo bonito ligados no crossover q veio no proprio kit, este kit junto com os tueterzinhos ligados num canal de 250rms 4 OHMS da power two, dava uma qualidade e ficava bem alto porem resolvi melhora mais pondo outro kit , dae peguei outro kit igual so q de 05 polegadas mas q possui a mesma potencia de3 240 rms, este kit de 05 esta ligado no outro canal da power two, soq dpeosiq puis o kit 2 tueters n kerem funciona mais , ta tocando so 2 tueters , eu retirei o crossover q veio ta sem , sera q pode ser isso? eu notei q os mids tao tocando mais alto doq quando tava nos crossover.

Compartilhar este post

Link para o post

Crossover faz perder um pouco da potência sim, tanto que ele aquece. No seu caso teria que desmontar e ver o que tem de errado, pode ser solda fria, equipamento queimado, instalação mal feita.

Compartilhar este post

Link para o post

Crossover faz perder um pouco da potência sim, tanto que ele aquece. No seu caso teria que desmontar e ver o que tem de errado, pode ser solda fria, equipamento queimado, instalação mal feita.

eu tava pensando em por 1 par de st200 no lugar dos 4 twterziinhos, ficaria bom?aee eu desativo os 4 twterzinhos e deixo so opar de st200, consigo o par de st200 por 60 reais e o par de tweterzinho novo tb pelo memso preco, eu so n kero q fike tb algo muitoe stridente, meus 4 mids tem 120 rms cada dando 480 rms eles tao batem forte

Compartilhar este post

Link para o post

pra mim um kit é difidido em 50% componentes que reproduzem som e 50% no crossover.... crossover é MUITO importante... sim sim isso mesmo! crossover bom em um kit deixa o som muito bom... em kits hi fi um crossover chega a mais de 3000 reais...isso tudo pra cortar as frequencias = /

entao eu aprovo compra mid de uma marca..tweeter de outra...mas procura usar um crossover de qualidade ^^

Compartilhar este post

Link para o post

mas bah, usa um capacitor no tweeter e liga em paralelo no ampli e já era.

Compartilhar este post

Link para o post

To com uma duvida em curva de impedancia...

Vi umas curvas de Reposta X Impedancia e qnto maior vai ficando a freq. a impedancia vai aumentando tbm...

Se eu tiver um Triaxial @4Ohms ligado direto no player, e fizer uma ligação paralela com mais um Tweeter @4Ohms (corte 4KHz pra cima) a impedancia vai cair muito a ponto de chegar a 2Ohms e queimar a saida amplificada do player de 4Ohms ou aguenta?

Compartilhar este post

Link para o post

arriscado e desnecessario

Para que outro tweeter?

Iria ligar Triax + Tweeter em uma caixa selada que fiz pra dar um sonzinho pra fora pra acompanhar o sub num churras tal, pra fazer um pouco mais de barulho msm ja que os tweeters do triaxial nao sao la essas coisas ligados no player, mas to com medo de acabar queimando a saida... pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

pra mim um kit é difidido em 50% componentes que reproduzem som e 50% no crossover.... crossover é MUITO importante... sim sim isso mesmo! crossover bom em um kit deixa o som muito bom... em kits hi fi um crossover chega a mais de 3000 reais...isso tudo pra cortar as frequencias = /

entao eu aprovo compra mid de uma marca..tweeter de outra...mas procura usar um crossover de qualidade ^^

Obrigado por ajudar amigo, os meus 2 kits sao da mtx e veio com o crossover da mtx , eles sao bons? ou eu precisaria de um crosssover dakele 104 da stetsom? kit mtx mais crssover mtx em tweter st200 esta e minha duvida c fica bom o som

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...