Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
spike380

Projetinho residencial CONCLUÍDO

Recommended Posts

E ae pessoal

Tô precisando da ajuda de algum técnico, pois preciso saber qual a quantidade de capacitor, quantos farads eu

precido pra tocar um amp de 400Wrms em casa através de uma fonte.

Eu possuo uma fonte +ou- 70A, um amplificador de 400Wrms (4 canais de 100Wrms), 1 par de caixa pra voz e um sub de 10" 200Wrms.

Esse conjunto tava tocando aqui em casa com uma bateria que usava no som antigo do carro, mas a bateria foi pro saco. Agora queria

saber se ao invés de comprar outra bateria eu posso colocar um banco de capacitores que aguente segurar o grave.

Qualquer ajuda é muito bem vinda.

/////////////////////////

Demorei mas concluí

Fiz um banco de capacitor de 126 000 uF. Utilizei 2 capacitores usados (comprei de um cara que mexe com transformadores) de 16 000uF/50V

+ 20 capacitores de 4700uF/25V (R$2,50 cada).

Primeiro testei com os 2 capacitores de 16000uF/50V e achei que deu um resultado bem satisfatório, mas como já havia comprado os outros capacitores,

montei um banco maior.

Minha fonte estava dando 19,5V, tentei ligar no amp apenas fonte + capacitor e não deu certo, o amp entra em proteção.

Fui num cara que mexe com transformador e pedi pra ele baixar a tensão do transformador pra que no final, depois da retificação da onda, ficasse

entre 14,5 e 15,5V. Ele baixou pra 14V, mas o ideal mesmo é entre 15 e 15,5V pois na hora da pancada a tensão não baixa tanto. Lembrando que

o amp mosfet entra em proteção quando atinge 16V e garanto que entra mesmo, testei com uma fonte de tensão variável e até 15,9V o amp toca

tranquilo, só o cooler que fica "gritando", quando coloquei em 16V ele entrou em proteção.

Vou postar fotos e outras sugestões mais tarde

Não utilizei um mega capacitor automotivo pelo fato de ter que carregar ele primeiro toda vez que for ligar o som, mas bolei um idéia simples pra isso.

Pra recarregar o capacitor é só utilizar um fonte separada de 12V por 1 amper +ou- com um resistor, só pra carregar mesmo. Depois de atingir 12V,

desliga essa fonte menor, liga a fonte maior e o amp. Só vai ter que esperar + ou - um minuto pro mega capacitor carregar.

Gastei uns 100reais e nunca mais vou precisar de uma bateria, que causa muita dor de cabeça quando ela vai pro saco. O som toca alto e tá a mesma coisa

de antes, quando utilizava uma bateria.

Esquema do que foi feito

Ts_d1U9.jpg

Ts_6lm0.jpg

Ts_6vkA.jpg

Notem que optei por uma placa de circuito impresso Dupla Face, tem cobre dos dois lados da placa, aumenta a capacidade de

passagem de corrente. Um banco de capacitores nada mais é que um monte de capacitores ligados em paralelo para aumentar a capacitência. É só

ligar POSITIVO com POSITIVO e NEGATIVO com NEGATIVO.

Ts_6HOi.jpg

Ts_7CaA.jpg

Esse subwoofer mtx T4510-04 é valente. Já comparei ele com um pioneer antido de 12" (modelo arroizin ou brigadeiro) e o mtx de 10" além de ser

mais forte, o grave é bem mais macio

Ts_7OEi.jpg

Essa é a chave liga/desliga do amp, fica embaixo do monitor do meu PC.

Ts_8J0A.jpg

Minha fonte. Esse gabinete da fonte é de madeira. Fiz ele pra colocar um cooler de 12cm, faz menos barulho e venta pra caramba.

Ts_9jqJ.jpg

Mais uma foto do meu sub. A caixa também fui eu que fiz. É chato, mas compensa pra caramba em $$. colocar a caixa do sub num dos cantos do ambiente

é o melhor lugar, já testei em vários lugares e o melhor, indiscutível, é o canto.

Ts_9KSi.jpg

Ainda preciso organizar esses fios e o banco de capacitores.

Editado por spike380

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for classe D, 1 Farad resolve! Mas se for AB, pelo uns 2 farads (pra estabilizar 100%)

Compartilhar este post

Link para o post
Se for classe D, 1 Farad resolve! Mas se for AB, pelo uns 2 farads (pra estabilizar 100%)

Beleza

Então, o único problema de um mega capacitor é ter que carregar ele antes de ligar o amp. Eu pensei em fazer um banco de

capacitores com esses mais comuns, esses eletrolíticos usados em eletrônica. Fui em um lugar aqui de Brasília que faz fontes

pra som automotivo e o cara disse que já tinha feito isso que eu quero, mas ele usou pouco capacitor ( acho que 32000 Micro Farads). Pra

tocar voz até dá, mas grave não vai.

Eu pensei num banco acima de 100 000 micro farads, ia sair por volta de 60 reais. Meu amp é classe AB. O único canal que é forçado

de vez enquando é o bridge que alimenta o sub, pois os outros dois canais de voz nem são forçados porque não gosto muito de gritaria na orelha.

Assim, estaria sendo usado no máximo 300Wrms, mas eu devo usar mesmo uns 250Wrms, onde 200W pro sub e 25W pra cada caixa de voz.

Compartilhar este post

Link para o post

Não intendi...

Qual amp em questão? Tu ta falando da fonte do amp ou uma fonte externa pra um amp automotivo?

Compartilhar este post

Link para o post
Não intendi...

Qual amp em questão? Tu ta falando da fonte do amp ou uma fonte externa pra um amp automotivo?

Usar uma fonte externa(220V->14V) para alimentar um amp automotivo. Eu estava usando uma bateria + fonte para alimentar o amp automotivo, mas a

bateria estragou. Somente a fonte não aguenta alimentar o amp, por isso queria saber qual a quantidade de Farads eu preciso para que tudo funcione legal.

Usar um mega capacitor de som automotivo seria a solução mais simples, mas eu teria que recarregar ele toda vez antes de ligar o som, por isso queria

utilizar esses capacitores eletrolíticos comuns, pois não há necessidade de recarregá-los antes de ligar o som.

Olha ae como era o esquema:

phpdc1svb.png

Compartilhar este post

Link para o post

1F pra 400W dá pro gasto... mas se for pra ter grave bem redondinho ouvindo black ou qualquer música com graves longos, o ideal seria entre 2 e 4F.

Compartilhar este post

Link para o post
1F pra 400W dá pro gasto... mas se for pra ter grave bem redondinho ouvindo black ou qualquer música com graves longos, o ideal seria entre 2 e 4F.

É... então não vai ter como fugir de um mega capacitor não. Juntar 1 farad desse capacitor pequeno vai ser difícil e inviável($$).

Mas valeu pela ajuda ae galera.

Abs

Compartilhar este post

Link para o post
Derrepente mais vale um UP na fonte do que adicionar caps...

Minha fonte já era fortinha, depois de um tempo, abri e vi que ela só tinha um diodo, tava retificando meia onda somente. Comprei

2 pontes de diodos e liguei em paralelo pra aguentar 100A, agora ela tá retificando onda completa, tá gerando o dobro de corrente.

Ela tá bem forte, pois já testei em uma beteria de 60A e recarrega muito rápido. Vou colocar mais uma ponte em paralelo

pois as 2 que já estão na fonte estão esquentando bem. Mas não tem como não ter capacitor ou bateria, pois ele serve de filtro e é ele que

vai despejar rápido a carga necessária quando o amp pedir.

Compartilhar este post

Link para o post
Minha fonte já era fortinha, depois de um tempo, abri e vi que ela só tinha um diodo, tava retificando meia onda somente. Comprei

2 pontes de diodos e liguei em paralelo pra aguentar 100A, agora ela tá retificando onda completa, tá gerando o dobro de corrente.

Ela tá bem forte, pois já testei em uma beteria de 60A e recarrega muito rápido. Vou colocar mais uma ponte em paralelo

pois as 2 que já estão na fonte estão esquentando bem. Mas não tem como não ter capacitor ou bateria, pois ele serve de filtro e é ele que

vai despejar rápido a carga necessária quando o amp pedir.

A fonte não tem nenhum capacitor? Bom, pra 70A, vc pode fazer um arranjo com 14 capacitores eletrolíticos 25V / 4700uF (em paralelo) ... vai ficar viável ($) e tocar beleza!!! Faz um teste!

Compartilhar este post

Link para o post

Blz Juriti

Eu pensei em colocar 20 capacitores ou mais em paralelo de 4700uF/35-105° de R$2,22. Pensei em algo acima de 100 000uF.

A fonte tem um capacitor de 4700uf para o cooler e o led e um capacitor de ???(não me lembro) para a bateria.

Voz eu sei que toca, mas o problema é o grave.

Compartilhar este post

Link para o post
Blz Juriti

Eu pensei em colocar 20 capacitores ou mais em paralelo de 4700uF/35-105° de R$2,22. Pensei em algo acima de 100 000uF.

A fonte tem um capacitor de 4700uf para o cooler e o led e um capacitor de ???(não me lembro) para a bateria.

Voz eu sei que toca, mas o problema é o grave.

Pode ir sem medo nessa dica que eu te dei que vai funfar blza! Prepara a bagaça aí e posta o resultado... vlws!

Compartilhar este post

Link para o post

Aê Spike380, sabe dizer como técnico fez pra baixar a tensão da fonte? Desenrolou o secundário do trafo ou o q??

Compartilhar este post

Link para o post

ae cara ja fiz um banco d capacitores +/- assim mas o meu é gambiarrado com fios entre os capacitores pra caberem dentro da fonte ahsuahsuahsa mas a ideia realmente funciona e ajuda bem

Compartilhar este post

Link para o post
Fala Juriti

Pra abaixar a tensão tem que enrolar mais o secundário.

bebese? tem que diminuir as espiras. hand26

Compartilhar este post

Link para o post

Meu banco de capacitores agora tá dentro de uma caixa de metal compacta pintada de preto, ficou até bonito. Cara, o sozinho é muito bom, treme

tudo e com qualidade. A única coisa que eu não terminei foi a caixa do kit 2 vias, na verdade é só o acabamento dela. Eu passei courvin e coloquei

uma tampa com tela preta, mas eu não achei legal, parece um caixa dos anos 80. Eu vou mais tarde mandar um marceneiro bom dar acabamento nela

ou mando pintar tudo de preto brilhante ou preto fosco com brilhante. Eu até tentei pintar uma madeira qualquer só pra teste mesmo, passei uma base pra

tinta, o PRIMER, lixei e pintei com spray, mas a superfície fica com a aprarência de casca de laranja. EU fiz uns 10 testes, mas com o mesmo resultado.

O problema do kit 2 vias da bravox CS60D é que a borda do mid bass dele, onde vão os parafusos, é muito feia, aí eu fiz uma tampa pra somente cobrir a

borda do mid bass e o tweeter vai na frente dela. Só falta o acabamento da caixa mesmo. De resto, tá perfeito.

ae cara ja fiz um banco d capacitores +/- assim mas o meu é gambiarrado com fios entre os capacitores pra caberem dentro da fonte ahsuahsuahsa mas a ideia realmente funciona e ajuda bem

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...