Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Logan

Alguem Ja fez BAND PASS para UXP Power?

Recommended Posts

Fala ae galera FMZ total...

Eo seguinte.. peguei um UXP power D4 faz 1 mes e fiz uma caixa BAND PASS 4 ordem....

To usando um Hurricane 4.120..... so para o UXP...

As medidas da caixa... ficaram 56 Litros total... 24l parte menor e +- 30l parte maior...

Duto coloquei de 20 CM ficou uma mer**...Estou usando agora so 10 CM...

Duvidas alguem sabe como poderia melhorar o rendimento, esta sem SPL algum fraquissimo?? Alterar Duto?? Transformar em 6 ordem????ou devo transformar a caixa em VENTED???to quase fazendo isso ja....

Não achei post no forum com relatos de alguem com band pass em uxp..

Segue fotos...

HPIM2198.jpg

HPIM2199.jpg

HPIM2200.jpg

HPIM2201.jpg

HPIM2202.jpg

HPIM2203.jpg

HPIM2204.jpg

HPIM2215.jpg

HPIM2216.jpg

VALEWW

Editado por Logan

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

orra nao gosto mais deve te um fdp de um subgrave ein!!

falto só um ampli mais potente pra ele ,tipo um HT600 ein!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pior que o Sub grave não ficou la essas coisas cara... eu espera mais...

Acho q a caixa ficou uns 5 litros mais pequena do que deveria...

Compartilhar este post

Link para o post

eu fiz esse tópico esses dias, mais o forum hj não é mais como antigamente mesmo =/

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=134610

estou usando uma dutada no meu, estava pensando numa band pass mais os graficos não eram mto animadores. Perguntei a opinião de alguem e nada de respostar.

Ps. tu ta aplicando mto pouca potencia no teu. Estou usando um amp que promete 700rms no meu uxp e pelo que parece o bixinho aguenta bem mais. Usaria um Sd-1k facilmente...

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente as vezes agente precisa de uma luz e não consegue nada, ai acaba sendo melhor partir para o mais corriqueiro para não ter problemas. A tua sorte é que o UXP 500 pede litragem menor que o outro e talvez tua caixa não esteja totalmente perdida, mas em últimos casos eu se fosse você, tentaria transformar ela em dutada!

Compartilhar este post

Link para o post
Pior que o Sub grave não ficou la essas coisas cara... eu espera mais...

Acho q a caixa ficou uns 5 litros mais pequena do que deveria...

cara passa os parametros do sub ai, vamos ver no que podemos ajudar...mas ja adianto,nao espere milagres de SPL de uma band pass com tao pouca area de duto, provavelmente deve estas soprando bastante....

só nao garanto uma resposta muito rapida,o tempo ta bem corrido aqui,mas vamos fazer o possivel pra ajudar...

Compartilhar este post

Link para o post
eu fiz esse tópico esses dias, mais o forum hj não é mais como antigamente mesmo =/

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=134610

estou usando uma dutada no meu, estava pensando numa band pass mais os graficos não eram mto animadores. Perguntei a opinião de alguem e nada de respostar.

Ps. tu ta aplicando mto pouca potencia no teu. Estou usando um amp que promete 700rms no meu uxp e pelo que parece o bixinho aguenta bem mais. Usaria um Sd-1k facilmente...

Cara, se o seu modelo de uxp for diferente deste topico me passa os parametros ai, daqui a pouco te dou uma luz no seu topico com umas explicaçoes...

aqui vai um topico com algumas ideias do inicio das experiencias com band pass e outros sistemas...essa ai foi a primeira depois dessa os estudos evoluiram bastante....... http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=127174&hl=

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal valew pela prontindão em tentar ajudar, estou colocando as imagens do WINISD com as specs do UXP, fiz a simulação no WINISD e tinha ficado mto bom mas na realidade....

Sobre potencia, por incrivel que pareça o meu Hurricane empurrava um BP de 15" 550 rms de boa, sem BASS BOST, com ganho em 70%, sinceramente o sub parecia que ia abrir o bico...vou tentar arranjar um modulo mais potente para fazer testes...

SPECS:

Parameters.jpg

Parameters2.jpg

Simulação:

Simula1.jpg

Simula3.jpg

DETALHE.. não sei se e falta de voltagem na saida RCA pode estar causando isso....antes eu tinha um pionner 6xxx, agora o carro esta com o aparelho original do fiat stilo que não tem RCA, comprei o conversor da CORZUS que diz mandar 4v....

Esse Fim de semana, vou fazer os seguintes testes:

1 - Vou testar em outro carro com um sony com saida RCA 6V e o modulo igual para ver se o problema e falta de voltagem no RCA.

2 - Vou fazer testes com o duto para fora da caixa...

3 - Se ficar injuriado vou abrir a frente da caixa e transformar em VENTED...mas não queria deixar o sonho de sub graves em band pass tão cedo... OpO

Ajudem ae com suas experiencias.... ninguem nunca fez Band Pass em UXP POWER???

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca tinha visto o duto na camara traseira.

Compartilhar este post

Link para o post
Fala ae galera FMZ total...

Eo seguinte.. peguei um UXP power D4 faz 1 mes e fiz uma caixa BAND PASS 4 ordem....

To usando um Hurricane 4.120..... so para o UXP...

As medidas da caixa... ficaram 56 Litros total... 24l parte menor e +- 30l parte maior...

Duto coloquei de 20 CM ficou uma mer**...Estou usando agora so 10 CM...

Duvidas alguem sabe como poderia melhorar o rendimento, esta sem SPL algum fraquissimo?? Alterar Duto?? Transformar em 6 ordem????ou devo transformar a caixa em VENTED???to quase fazendo isso ja....

Não achei post no forum com relatos de alguem com band pass em uxp..

Segue fotos...

VALEWW

Inverte a tampa da frente. O duto teria que ficar na outra camara e não aonde o sub está.....

Editado por Ernany

Compartilhar este post

Link para o post

putz cara , band pass é uma coisa difícil de acertar mano ... E muitas vezes Frustrante !!!

Pela simulação , tá legal sua caixa , era pra tocar bem de 40hz pra cima , mas tenta comparar com uma dutada , com mesma litragem pra ver se tem um GANHO de verdade em cima de uma dutada ... Muitas vezes tem falantes que não SÃO pra Band Pass ! Infelizmente !!!

Tenta postar um gráfico de Dutada x Sua Band Pass !!!

aplicando a mesma potência e tal !

Compartilhar este post

Link para o post
Inverte a tampa da frente. O duto teria que ficar na outra camara e não aonde o sub está.....

ow véio , desculpa te dar uma bronca , mas precisa QUOTAR esse monte de foto mano ?

Compartilhar este post

Link para o post

Tambem acho que esse duto ta em lugar errado....hehehe....nem todo burado tem que ser na traseira (desculpe nao pude perder a piada) abraços e boa sorte ai...tenta inverter essa tampa ai!

Compartilhar este post

Link para o post

Blz.. mn.. vou fazer este teste, mas li em algum POST de um user MASTER aqui que recomendou o duto no lado da traseiro do alto falante para a melhor ventilação da bobina....

VALEW

Compartilhar este post

Link para o post

experimenta inverter essa caixa sua e olha o resultado.

inverte na simulaçao. Coloca o valor da camara traseira nacamara dianteira e visse versa.

Ps. user master eh so quantidade de posts, muitas veses nao quer dizer conhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post
Blz.. mn.. vou fazer este teste, mas li em algum POST de um user MASTER aqui que recomendou o duto no lado da traseiro do alto falante para a melhor ventilação da bobina....

VALEW

Derrepente houve uma má comunicação ai, o que pode ser feito o o seguinte:

Faz o projeto da caixa, ai teraz o volume das camaras, ai vc faz a camara selada com o volume livre que ela tem de ter e a camara dutada com o volume livre + o volume ocupado pelo sub e usa o sub invertido na band pass (e inverte a ligação do sub), aí ficaria como se fosse uma dutada ou selada com sub invertido... e a ventilação seria bem melhor!!!

quando estava conversando com o robson andrade sobre a bandpass para o P3 cheguei a dar esta idéia, mas a caixa ficou bem gigante, e ai assasinar minha mala toda, ai ficou inviável pra mim.

Bom, é isso...

Compartilhar este post

Link para o post
Nunca tinha visto o duto na camara traseira.

A vantagem do duto numa band-pass ficar na câmara traseira é que ele refrigera o conjunto magnético do sub.

É meu sonho ter um sub numa BP. Tava pensando em mandar fazer uma BP para o meu Lythium de 10", mas eu não encontro os parâmetros dele em lugar nenhum! :(

Depois que eu ouvi duas caixas BP para SPL, fiquei impressionado ehhehe. No meu caso queria uma meio termo.

Compartilhar este post

Link para o post
Derrepente houve uma má comunicação ai, o que pode ser feito o o seguinte:

..

Cara valew pela dica mas o problema e MADEIRA.... a chapa q eu arranjei foi toda neste caixa...

O teste que vou fazer mesmo e inverter a parte da frente da caixa... o duto em vez de ficar para cima ira ficar para baixo do lado da frente do sub....vamos ver o que da...

VALEW

Compartilhar este post

Link para o post
A vantagem do duto numa band-pass ficar na câmara traseira é que ele refrigera o conjunto magnético do sub.

DUDU, não sei se voce tem experiencia mas faz diferença mesmo em qual lado esta o DUTO???

Agora ficou meio encucado com isso...

VALEW

Compartilhar este post

Link para o post

eu nunca acreditei nisso e nunca vou acreditar, mas tudo bem =)

Compartilhar este post

Link para o post
DUDU, não sei se voce tem experiencia mas faz diferença mesmo em qual lado esta o DUTO???

VALEW

O duto na câmara traseira, onde vai o imã do subwoofer.

Com BP eu não tenho experiências.

Compartilhar este post

Link para o post

VALEW

Sei que a pergunta foi para o dudu, mas vou dar meu pitaco tb...

Bom o sub toca na caixa selada (no caso BP4) e a caixa dutada é a caixa que determina a banda passante... Se for uma BP6, ai sim, as duas camaras são dutadas...

Mas no caso da BP4, nada impede de inverter o sub e ele tocar na selada porem com o imã virado para a dutada... vai ter que ser feito só o ajuste de volumes, por ter tirado o sub de uma caixa e virado para outra... a selada irá diminuir e dutada aumentar...

Compartilhar este post

Link para o post
Sei que a pergunta foi para o dudu, mas vou dar meu pitaco tb...

Bom o sub toca na caixa selada (no caso BP4) e a caixa dutada é a caixa que determina a banda passante... Se for uma BP6, ai sim, as duas camaras são dutadas...

Mas no caso da BP4, nada impede de inverter o sub e ele tocar na selada porem com o imã virado para a dutada... vai ter que ser feito só o ajuste de volumes, por ter tirado o sub de uma caixa e virado para outra... a selada irá diminuir e dutada aumentar...

VAlew pela dica mn... foi mais ou menos oque imaginei.... vou fazer a alteração neste FDS e posto os RESULTS...

VALEW

Compartilhar este post

Link para o post

Fala ae galera, estava vendo um outro topico e tinha este link no mesmo

http://www.studior.com.br/bp4sim.pdf

Neste doc, que me parece ser feito por alguem que entende, bem no 3 paragrafo segue a extração:

"Neste trabalho, consideraremos a câmara 1

como sendo a selada, cabendo à câmara 2 conter o duto

e o conjunto magnético do falante, pois a prática

recomenda isso em virtude da melhor refrigeração

proporcionada pelo duto (ver a referência bibliográfica

5), o que irá contribuir significativamente para reduzir

a temperatura da bobina, o que é vital para a

sobrevivência do falante ao trabalhar com potências elevadas, como geralmente acontece com os sub

woofers."

Agora a duvida aumenta...... ???

Vou acabar e desistindo de BP e ir para VENTED.....

VALEW

Compartilhar este post

Link para o post

Bom aguardamos o resultado...cara pensou em gravar um video as vezes ajuda o pessoal a entender o que esta acontecendo no som!

Particularmente por melhor que sej ao grave de uma BP não substitui a sensação de ver um belo sub tocando e excursionando!

ABraços e boa sorte ai!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...