Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
vxice

[teste de musicalidade] PDX 4.150 x fosgate 4.6x x sd500.4AB x audison

Recommended Posts

Ola.

Sabado agora (dia 22/08) vai ter um teste de alguns amplificadores para avaliar a musicalidade, timbre e muito mais de cada amplificador.

Amplificadores analizados.

- kicker 160ss (cego)

- sd500.4AB (cego)

- alpine PDX 4.150

- rockford fosgate 4.6x (cego)

- Audison millennium power 4

- JVC 7700

Equipamentos utilizados

- Kit 2 vias focal 2k (tw em coluna)

- cabos RCA Monster

- cabos speakes da discabos (nao me lembro o modelo... mais eh top)

- player Alpine 7892

- Alimentaçao: 1 bateria de 75A

Ouvidos

- Douglas Tome

- gabrielnt

Instaladores (responsaveis pela troca de amps)

- marcelo Spalenza

nao sera avaliada a potencia do amplificador, e sim como ele se sai nos testes de musicalidade.

Resultados:

Opiniao de: Douglas Tome.

Bom pessoal, to numa ressaca basal aqui de todo domingo né rsrsrs.

Primeiro gostaria de comentar o teste, achei muito legal e como nunca tinha feito nada assim mais sério fiquei surpreso em poder concluir algumas coisas, e cada vez aprendendo mais, espero que isso possa me ajudar no meu próximo som. Só fortalecendo aqui que nem eu nem Gabriel somos experts em som, portanto a descrição não está tão ao nível de alguns que já ví aqui no forum.

Lamento não poder fazer isso com uns kits antes de comprar o meu novo. Mas vamos ao teste:

Sugestão, baixem as músicas e ouçam.

Em alguns momentos consegui classificar em Ótimo, Bom, Regular(Re) e Ruim(Ru). Na próxima vez deviamos trabalhar mais nisso e também em criar uma tabela de pontuação.

Músicas:

1 - Michael Ruff - I Will Find You There

2 - Ana Caram - Viola Fora de Moda

3 - Jonny Frigo - Just Friends

4 - Madona - Take A Bow

Amplificador 1 (4.6x)

Música 1 - Agudos bem definidos, sobe bem. (O)

Bateria presente e com impacto, ouçam a música no carro de vocês, a depender do sistema em alguns momentos vai parecer que o cara pegou o prato e deu bem na sua cara srrsrs.

Música 2 - Dinâmica entre regular e bom, essa música tem bastante execução de sons de baixa e alta intensidade, e muito variados, como de costume em músicas da Ana Caram, vejam Correnteza que também tem a introdução assim.

Médios pouco presentes sem detalhar muito, (Re).

Música 3 - Anotei aqui "Não cumpriu com a vigorosidade da música em teste.", explicando melhor, essa múscia deveria ter soado mais cheia e quente, acredito que a deficiência nos médios trouxe tal característica. (Re)

Não detalhou a viola(não estou bem certo se realmente é uma viola, mas é um instrumento de cordas).

Música 4 - Novamente se saiu muito bem nos agudos, para mim foi o melhor agudo do teste cego. Boa execução de médio-grave(B)

Amplificador 2 (Kicker 160ss)

Música 1 - Agudo (De Re a B), o agudo não sobe muito, ficou evidente com ele entrando após o 4.6

Impacto Re, a bateria não esteve muito presente

O grave estava forte nos mids, achei até um pouco encorpado.

Música 2 - A voz teve timbre natural (B). A dinâmica foi bem ruim, mas o spalenza esqueceu de regular o ganho, não sei até que ponto isso influencia. Tudo na introdução estava tocando com a mesma intensidade.

Música 3 - Esse encheu o carro com instrumentos, muito bom. Boa velocidade, antes de ouvir esse amp nem estava entendendo muito o porque dessa música no teste mas ficou bem claro com ele tocando.

Música 4 - Só anotei que encorpou um pouco no grave.

Amplificador 3 (SD500AB)

To saindo para almoçar, depois termino aqui. Provavelmente à noite, mas pouca coisa diferente do Gabriel.

Quanto aos outros para mim o JVC se saiu melhor. O 4.6 tem agudo melhor que o audison e o kicker é bem completo, depois detalho mais tambem.

Vlw

Agora a avaliaçao de Gabrielnt

Bom pessoal, testamos os amplificadores aqui conforme combinado, sendo que Eu e o Douglas ficamos na audição e o vxice ficou na troca dos amplificadores.

Vou postar aqui minhas impressões conforme ordem da audição, lembrando que o teste foi cego, portanto não sabiamos qual era os amplificadores.

Músicas:

1 - Michael Ruff - I Will Find You There

2 - Ana Caram - Viola Fora de Moda

3 - Jonny Frigo - Just Friends

4 - Madona - Take A Bow

Amp 1 (4.6x)

Música 1 - Médio agradável, limpo, sem embolar, evidenciando razoavelmente a caixa de bateria que se destaca na música - Avaliando que a música deveria ser impactante, classifico o resultado como (Bom).

Música 2 - Dinâmica agradável com boa percepção da variação de volume dos instrumentos, infelizmente a voz não soou tão agradável. (Bom).

Música 3 - Médio com pouca presença, sem prolongamento, sem vigor, dificultou a identificação dos instrumentos (Regular)

Música 4 - Agudo limpo, sem sibilância, mais sem apresentação de nada além do esperado. (Regular)

Amp 2 (Kicker)

Música 1 - Médio forte, presente, rápido, impactante, só não consegui perceber uma mudança de graduação de volume de instrumentos (destaque). (Regular)

Música 2 - Voz mais agradável, enriquecimento dos agudos, apresentou melhor os detalhes. (Bom)

Música 3 - Médio mais claro, com presença e com fácil distinção de todos instrumentos, rico em médios, vigoroso. Não consegui observar instrumentos com volume mais baixo, somente os em destaque. (Bom)

Música 4 - Médio firme, sem distorção. Agudo limpo e sem sibilância, mais nada além do esperado. (Bom)

Como foi um teste cego, e como nunca tinha parado para ouvir um PDX detalhadamente, achei que pudesse estar ouvindo esse. Gostei muito do Kicker.

Amp 3 (SD)

Música 1 - Médio forte, curto e seco, sem destaque dos instrumentos. (Regular)

Música 2 - Música ficou sem textura, sem brilho, empobrecimento de detalhes. (Regular)

Música 3 - Agudo forte e estridente, Médio sem clareza, sem vigor e prolongamento. (Regular)

Música 4 - Nada me chamou a atenção (Regular)

Na comparação entre os mesmos e seguindo uma linha do mais agradável no geral, classifico.

Primeiro - Kicker (Me surpreendi com o amplificador, muito agradável mesmo)

Segundo - RF 4.6x (Bom para um set de entrada, como é de conhecimento de todos)

Terceiro - SD500 (Não tenho muito o que dizer deste, somente usaria um dos dois anteriores)

Pessoal, lembrando mais uma vez que o teste foi cego, então não sabia nem quais amplificadores estavam participando, inclusive achei que o PDX tava na jogada.

Vamos esperar o post do Douglas para ver se a ordem permanece dessa forma.

Atencisamente,

GabrielNT

mais resultados muito em breve. Eh so esperar os "CARAS" postarem.

Abraços

Editado por vxice

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

legal

aproveitem para fazer o seguinte teste:

testem qualquer coisa, graduem.

depois alguem vai la no player e bota +3 nos agudo

testem tudo denovo.

Compartilhar este post

Link para o post

E aew murilao...

Player todo em flat.

Pra galera que vai participar: Poderia ser na casa do slot.

La tem lugar pra fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

GabrielNT se puder comparecer tb, seria bom...

Pois eh, agora e so esperar...

Abraco..

Compartilhar este post

Link para o post

Legal, boa iniciativa!

E melhor que tenho um dos amps da lista hehe.

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, nem tava sabendo que ia rolar esse teste hehehe.

Então, acho que o carro do tarcizio vai precisar de uns acertos antes do teste, principalmente a fixação dos bafles.

Outra coisa é a metodologia do teste, alguem vai ter que deixar de participar para trocar os amps, acho legal que seja um teste cego.

E a lista de amplificadores está muito extensa rsrsrs, vai demorar demais heheheuhhue. Queria incluir o JVC do gabriel aí tambem que é um amp muito bom.

A discografia também tem que ser fixa claro, pena que meus cds não estão aqui mas vou levar o pc com os FLAC

E por último é importante ter o conceito do que é cada item desses.

Valeu pessoal, espero que esse teste seja legal. E é bom salientar que objetivo do teste ao menos para mim não é dizer que amp X é melhor que amp Y, mas sim descobrir as características de cada um.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, acho que o carro do tarcizio vai precisar de uns acertos antes do teste, principalmente a fixação dos bafles.

Outra coisa é a metodologia do teste, alguem vai ter que deixar de participar para trocar os amps, acho legal que seja um teste cego.

E a lista de amplificadores está muito extensa rsrsrs, vai demorar demais heheheuhhue. Queria incluir o JVC do gabriel aí tambem que é um amp muito bom.

A discografia também tem que ser fixa claro, pena que meus cds não estão aqui mas vou levar o pc com os FLAC

Valeu pessoal, espero que esse teste seja legal. E é bom salientar que objetivo do teste ao menos para mim não é dizer que amp X é melhor que amp Y, mas sim descobrir as características de cada um.

Douglas aquele blafe e de 20mm ou 25mm? acho que era 25mm, ai durante a semana já providencio a madeira.

E outra, Seria bom um outro cabo rca, o meu é bruto, é capaz de arrebenta os conectores, já que vai ser um troca troca de ampli.

Vamos usar bi amplificação ou usar os 4 canais para tocar tudo (kit + sub) ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, sei que nao é pedir demais entao vo pedir uma coisa. Cada uns dos juízes (ejeehhehe) poderia postar ao lado do nome o que já tiveram em seus carros ou o que já foram acostumados a ouvir? Sei que todos sao cobras criadas na coisa mas eu mesmo nao sei o que cada um já teve chance de ouvir por um tempo, acostumar o ouvido... aquela coisa e tal

valeu, nao bebam antes, abraco e boa diversao []-[]

Compartilhar este post

Link para o post
Douglas aquele blafe e de 20mm ou 25mm? acho que era 25mm, ai durante a semana já providencio a madeira.

E outra, Seria bom um outro cabo rca, o meu é bruto, é capaz de arrebenta os conectores, já que vai ser um troca troca de ampli.

Vamos usar bi amplificação ou usar os 4 canais para tocar tudo (kit + sub) ?

Tocar somente o kit. Mais a gente pode fazer os testes com grave tambem.

Ja que vc tem 2 Jl 8w0... eh ate facil de ligar...

Compartilhar este post

Link para o post
Pessoal, sei que nao é pedir demais entao vo pedir uma coisa. Cada uns dos juízes (ejeehhehe) poderia postar ao lado do nome o que já tiveram em seus carros ou o que já foram acostumados a ouvir? Sei que todos sao cobras criadas na coisa mas eu mesmo nao sei o que cada um já teve chance de ouvir por um tempo, acostumar o ouvido... aquela coisa e tal

valeu, nao bebam antes, abraco e boa diversao []-[]

Pois e fernando, na verdade eu nunca tive sq, sempre tive som mais voltado pra spl, ate meu ouvido ja ta meio bambo...

Apesar de sempre escutar os setups aki da galera do sq no ES, reconheco que naum estou apto, pq escutando esses sq com a presenca de quem tem um pouco mais de caminhada nesse ramo, naum consegui perceber alguns detalhes que ficaram evidentes para outros mais experientes no sq...

Por isso ateh preferiria ficar na equipe de instalacao, que tb acho que moises possa ajudar nisso... mas mesmo assim vo ter minha opiniao off...

Abraco..

Compartilhar este post

Link para o post

ah ...

faz uma força ai com relação ao teste CEGO !

duas pessoas podem escutar por vez ... não o ACHISMO é ZERO !

a briga entre eles é boa demais , eu chuto q a 4.6 não vai fazer feio perto dos mais caros .

Compartilhar este post

Link para o post

Ia oferecer meu Clean pra testes mas ta meio longe hein........... ;)

Parabens pela iniciativa, to com vontade de fazer o mesmo aqui em sp...

Abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, que bacana a idéia pessoal

Seguinte se tiverem interesse em colocar meu JVC KS-AX7700 posso levá-lo. Apesar de se tornar uma lista bem grande.

Sou a favor do teste cego, e da criação de um set-list definido e as características bem claras.

Tipo:

Musica 1, observar a e b.

Música 2, observar x e y.

Duas pessoas ouvido junto (para não se tornar uma coisa muito prolongada).

Se quiserem definir certinho é só me falar, crio uma planilha bem definida, com os amplificadores, músicas e características.

Tenho uns cds aqui, se quiserem, podemos definir as músicas deles.

Segue alguns:

Made In Heaven (Queen)

Ultimate (Santana)

Eagles (Hell Freezes Over)

Eric Clapton (Unplugged)

The Wall cd2 (Pink Floyd)

Alice in Chains (Unplugged)

O Pessoal do fórum pode ajudar a definir as músicas e características dos cds acima.

Poxa, queria testar meu 10w0v2.

Atenciosamente,

GabrielNT

Editado por GabrielNT

Compartilhar este post

Link para o post

Que seleçao gabriel... sensacional.

Vc tem essas musicas em wav ai ?

Se tiver, poderia gravar um cd wav com elas.

E sim. Sou a favor do teste cego. Numerar os amplificadores e organizar as planilhas por numeros. So depois de analizados seria dito qual era a ordem de amps do teste.

Deixar o vinicius, o joao guilherme, o beninca e o "pit bull" (amigo do vinicius), na parte de instalaçao dos amps e na mumeraçao de cada amp. Eu, vc, luiz Henrique, douglas e o tarcizio na avaliaçao...

Editado por Ianaconi

Compartilhar este post

Link para o post

Pega o cd de testes da focal ou algo semelhante :P

Já tem uma seleção bem feita...

Aqui no fórum mesmo o Kleber preparou uma seleção que dá para aproveitar algumas coisas :P

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho o cd do kleber aqui, e tenho tambem o cd da Focal.

Podemos testar.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal esses são os cds, originais, ou copias fieis.

É só escolher as músicas deles.

Tem a lista que o Kleberlpa fez também, lá já tem as músicas e características, algumas podemos aproveitar (visto que o cd foi baseado para testar o equilíbrio do projeto), eu tenho esse cd gravado tbm.

Atenciosamente,

GabrielNT

Compartilhar este post

Link para o post
Ia oferecer meu Clean pra testes mas ta meio longe hein........... ;)

Parabens pela iniciativa, to com vontade de fazer o mesmo aqui em sp...

Abs!

não por isso o feio....

tem um audison lrx4.300 p/ excomungar esse roxinho seu!!! pasmafaute

abs!

Compartilhar este post

Link para o post

Parabens pela iniciativa

fizemos aki com cabos um tempo atras

E meu conselho é diminui os amps

e o numero de pessoas que vao ouvir

eh inviavel tanta gente

o ideal sao 3 pessoas

qualquer coisa faz 2 sistemas

trocando os amps

Faz assim, um troca e os dois escutam ao msm tempo

Ai trocam os 4 amplificadores

Depois oq estava trocando vai ouvir

e assim por diante

Acompanhando

Compartilhar este post

Link para o post

[EDIT]

Rapaziada, vou ficar de fotografo e espectador...

Editado por Gui_MA

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...