Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Dudu Lima

How Stuff Works (Como tudo funciona) - Acessando o canal Surround

Recommended Posts

Fonte: http://eletronicos.hsw.uol.com.br/som-surround7.htm

A maneira mais fácil de acessar o canal surround é por meio de um receptor com um decodificador de som surround. O decodificador reorganiza a informação fora de fase que é transportada para um terceiro canal. Para balancear o som, o receptor também aumenta o volume do canal e faz pequenos ajustes de tempo. Se você tem um aparelho de som estéreo comum, é possível acessar o som surround, já que toda informação está gravada nos canais direito e esquerdo.

Para fazer isso, consiga um par de alto-falantes traseiros e posicione-os do lado direito e esquerdo do ouvinte. Conecte o terminal positivo do amplificador para o canal direito no terminal positivo do falante traseiro direito. Depois conecte o terminal positivo do amplificador para o canal esquerdo no terminal positivo do alto-falante traseiro esquerdo. Para terminar, conecte os dois terminais negativos nos alto-falantes traseiros.

surroundsoundhookup.th.gif

O sistema surround caseiro

Os sinais estéreo que estão em fase nos canais frontais se cancelam nos falantes traseiros. As correntes positivas do canal esquerdo e direito vão chegar nos terminais positivo e negativo de cada alto-falante ao mesmo tempo. Dessa forma, a corrente não vai mudar a posição do eletroimã.

No entanto, os sinais que estão fora de fase no canal estéreo vão formar uma nova corrente. A corrente destes sinais sairá do terminal positivo do amplificador para o canal esquerdo enquanto o terminal positivo do alto-falante vai em direção ao terminal positivo do amplificador e então, para o canal direito. Estes sinais fora de fase movem o eletroimã do alto-falante traseiro e controlam o som que vem deles.

Para configurar um simples alto-falante central (o que une os alto-falantes estéreo direito e esquerdo) basta ligar a sua TV. Se for uma televisão mono, ela vai reproduzir os dois canais ao mesmo tempo. As televisões estéreo também funcionam no nosso experimento pois os dois canais saem de um ponto próximo.

Uma outra peça fundamental desta configuração é um potenciômetro, dispositivo que aplica diferentes graus de resistência a uma corrente e com isso reduz a voltagem de um circuito. Na nossa configuração, o potenciômetro funciona como um controle de volume para os alto-falantes traseiros. Você pode colocá-lo em qualquer ponto do circuito que vai para estes alto-falantes.

##########

Se funcionar legal mesmo, quero fazer esse teste no meu carro, pegando mais uma caixinha de full-ranges e ligar como canal central no centro do painel.

Editado por dudufuddellys

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas isso seria 100% bom nos filmes... onde existem detalhes no efeito estereofonico.. feitos exclusivamente pra isso!

No carro o maximo q vai acontecer é uma ambiencia melhorada! mas vale à pena testar! =)

Compartilhar este post

Link para o post

Vou testar isso assim que eu chegar em casa, mas quero ver o modo que vou ligar isso :pasmafaute

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, eu achei a explicação claríssma.. show de bola! Vou fazer em casa, no PC.. certeza! Adoro assistir filmes aqui! Agora.. no carro, eu pensaria 2x.. pq o canal traseiro vai ficar ATENUADÍSSIMO!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Ah, eu achei a explicação claríssma.. show de bola! Vou fazer em casa, no PC.. certeza! Adoro assistir filmes aqui! Agora.. no carro, eu pensaria 2x.. pq o canal traseiro vai ficar ATENUADÍSSIMO!!!

Mas nesse caso quero ligar sem poteciômetro, mas quero descobrir como vou fazer as ligações. Se é positivo do canal central no positivo do canal esquerdo e negativo do canal central no negativo do canal direito :pasmafaute

Quero pensar um método aqui

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...