Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
Bronsted

LPF do Player X LPF do amp

Recommended Posts

Olá pessoal. Quero relatar uma análise que fiz e tentar, juntamente com vcs, entender oq acontece. O fato é que tenho no sistema de grave um sub de 12" e um amp fosgate alimentando. Meu cd-player tem um sistema de corte que ao acionar, ele já seta uma frequencia pra LPF e HPF (n tem como deixar apenas um acionado) - se eu colocar "crossover 120hz", ele manda LPF e HPF nessa frequêcia, eles são interligados. Oq acontece é o seguinte: Quando eu ativo o cross do player e DESATIVO o LPF do AMP (deixando assim o corte feito somente pelo player), noto que o sub fica muito mais fraco (25V medidos com carga na saída bridge), ao ativar o LPF do AMP (lembrando que o do player também está ligado - é na verdade um filtro sobre o outro), o sub fica muito mais forte (com carga, 40V).

Queria saber de vcs o pq disso acontecer.

É normal o filtro do amp gerar um "ganho" sobre a saída?

Será que é por conta de ser o filtro do player (em 120hz) + o do amp (em 90Hz), que ao se "somarem" geram essa desconformidade?

Como funciona essa junção de filtros quanto à ordem: 12db/oitava + 12db/oitava é similar a um corte de 24db/oitava?

Abraço a todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá pessoal. Quero relatar uma análise que fiz e tentar, juntamente com vcs, entender oq acontece. O fato é que tenho no sistema de grave um sub de 12" e um amp fosgate alimentando. Meu cd-player tem um sistema de corte que ao acionar, ele já seta uma frequencia pra LPF e HPF (n tem como deixar apenas um acionado) - se eu colocar "crossover 120hz", ele manda LPF e HPF nessa frequêcia, eles são interligados. Oq acontece é o seguinte: Quando eu ativo o cross do player e DESATIVO o LPF do AMP (deixando assim o corte feito somente pelo player), noto que o sub fica muito mais fraco (25V medidos com carga na saída bridge), ao ativar o LPF do AMP (lembrando que o do player também está ligado - é na verdade um filtro sobre o outro), o sub fica muito mais forte (com carga, 40V).

Queria saber de vcs o pq disso acontecer.

É normal o filtro do amp gerar um "ganho" sobre a saída?

Será que é por conta de ser o filtro do player (em 120hz) + o do amp (em 90Hz), que ao se "somarem" geram essa desconformidade?

Como funciona essa junção de filtros quanto à ordem: 12db/oitava + 12db/oitava é similar a um corte de 24db/oitava?

Abraço a todos.

Que cd-player é esse que vc usa? Pois comigo é diferente! Sinto o sinal do áudio mais forte, quando deixo o cross do amplificador em Full e faço os cortes HPF e LPF pelo cd-player. Se eu deixar os cortes HPF e LPF do player em Full e cortar pelo amplificador, o aúdio fica mais duro e baixo em volume, diferençazinha mínima no volume, mas perceptível.

Compartilhar este post

Link para o post
Uso um JVC AVX-33 - dvd player.

Seu aparelho só faz o LPF em 120Hz? Se tiver os cortes mais baixo, testa pra ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Testei em 80hz tb... acontece a mesma coisa. Estava vendo o pessoal discutindo, topicos do passado, se 12db+ 12db dá 24db de corte. Não vi conclusão qt a isso... alguem sabe? Uma minoria disse q o resultado desses cortes daria 18db... chegaram a algum ponto comum qt a isso?

Compartilhar este post

Link para o post

qual o modelo do fosgate? usar filtro sobre filtro vai ter atenuaçao igual a soma dos dois se os filtros estiverem sintonizados nas mesmas frequencias. parece que seu amp tem o bass boost no low pass igual ao dos corzus.

Compartilhar este post

Link para o post

Você só ativa ou desativa o LP?! Só isso?

Nos meus amplis eu não sinto diferença nenhuma, além do corte em si....

Obviamente o player não contribui para isso, afinal ele manda o sinal do mesmo jeito....

Sei lá tio! Se fica melhor deixar cortado pelo ampli, corta por ele mesmo =P

Sobre os cortes, eu também fico em dúvida... Pois 12dB + 12dB é 12 dB * 2 certo? E cada 3 dB é o dobro, logo, 12dB + 12dB = 15 dB?!

O praia falou uma vez que seria 24 dB, mas nunca fiquei muito convencido...

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Meu amp tem o bass boost... Mas isso é apenas um ganho numa determinado frequência (ajustável). Nem uso isso. Não influencia em nada no corte.

Rapaz, estou deixando corte sobre corte mesmo, pq se eu desligar o LPF do player, desliga-se tb o HPF, então deixo ele ligado e o LPF do amp tb (pq como disse, o amp manda mais potencia - sem mexer no ganho - com o LPF ligado).

Quanto ao 12 + 12 = x. Só Deus sabe mesmo... e quem sabe, parece q guarda segredo! :D

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, não é a 1a vez q escuto isso. Alguns amplis dão um ganho quando se ativa a LPF. O corzus faz isso tb.. e alguns outros.. mas isso nao deveria acontecer. Isso dá a sensaçao que o modulo é muito mais forte pra subs que alguns concorrentes.. Isso é uma mágica lá que eles fazem... hehehe

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

É... li algo sobre isso. Mas n é "plus" nenhum, pq a distorção vai chegar antes. Se sem LPF ligado o sinal clipasse no ponto 9 do ganho, com ele ligado cliparia no 6. *Mero exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post
É... li algo sobre isso. Mas n é "plus" nenhum, pq a distorção vai chegar antes. Se sem LPF ligado o sinal clipasse no ponto 9 do ganho, com ele ligado cliparia no 6. *Mero exemplo.

Sim sim... por isso eu disse q nao poderia acontecer.. Acontece que alguns fabricantes usam isso como arma para "parecer" ser mais potente. Isso realmente existe e ja ouvi alguns casos.. Não dá pra entender uma marca top fazer algo assim.. pasmafaute

[]´s

Leo

Compartilhar este post

Link para o post

usar filtros em cascata: soma (em módulo) ou multiplica os filtros. se a escala for linear, faz multiplicaçao, se a escala for log, faz soma. to meio enferrujado em matemática, mas é isso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Olha, não é a 1a vez q escuto isso. Alguns amplis dão um ganho quando se ativa a LPF. O corzus faz isso tb.. e alguns outros.. mas isso nao deveria acontecer. Isso dá a sensaçao que o modulo é muito mais forte pra subs que alguns concorrentes.. Isso é uma mágica lá que eles fazem... hehehe

[]´s

Leo

Concordo com a questão do ganho,

alguns amps inclusive tem um botão chamado "bass bost", como exemplo o soundstream rubicon, que permite aumento de até 9db quando se liga o LPF.

Acredito que o unico motivo plausivel seja algo parecido.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...